Escola
Municipal Vereador Moisés Ribeiro Gama
Nome:
____________________________ Série: 3ªano
Professora: Valdéria Data: __ /__ /__
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Quem lê, aprende e viaja. Viajar e aprender são
aventuras inesquecíveis. Neste bimestre viajamos com vários textos durante o
projeto de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa e das outras disciplinas,
Descobrindo o mundo mágico da leitura e escrita, agora demonstre o que aprendeu
com suas viagens.
1 –
Lendo o texto. “O circo”
As ilusões do mágico. Destacam-se, ainda,
os números dos domadores que comandam leões, elefantes e fazem atuar os
macacos.
Nos
dias de hoje, porém, existe um movimento chamado Novo Circo. Ele combina os
malabarismos e as acrobacias do circo tradicional com técnicas de dança e
teatro. As apresentações contam com efeitos de luzes, música e roupas
multicoloridas. Nessa nova tendência da arte circense, não há mais a presença
de animais.
Os estilos de circo variam, porém o
importante é manter um espetáculo de alegria, mágica e fantasia como forma de diversão.
Autor desconhecido
2 –
Interpretando o texto.
a).
O texto “O circo” é:
(
) Um poema
(
) Um texto expositivo
(
) Um conto
b).
Qual é o assunto principal do texto.
(
) Dar informações sobre o circo.
(
) Convidar crianças para irem ao circo.
c).
Neste texto são comparados dois elementos. Quais são eles?
(
) Circo tradicional e Novo Circo
(
) Palhaços e trapezistas
c).
Assinale as características do Novo Circo.
(
) Não há mais a presença de animais.
(
) Há muitos palhaços
(
)Apresenta dança e teatro
(
) Espetáculos de acrobacias4
3-
Números com leões, macacos e elefantes é uma característica do circo
(
) tradicional
(
) novo
4-Assinale
a resposta correta.
(
) O texto expositivo conta uma história inventada.
(
) O texto expositivo pode explicar algo, expor ideias e dar informações sobre
um assunto.
5-
Coloque C para conto e E para texto expositivo.
(
) O patinho feio
(
) O circo
2. Observando os desenhos abaixo,
identifique o que não há mais nessa
nova tendência dos circos.
3–
Produzindo texto com a autor.
Coloque-se no lugar do autor do texto e
escreva sobre o que você mais gosta num circo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4– Retire do texto e escreva abaixo, duas palavras iniciada com:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4– Retire do texto e escreva abaixo, duas palavras iniciada com:
a)
Consoante: ________________________________
b)
Vogal: ____________________________________
c)Encontro
consonantal_________________________
5-Explorando a língua escrita do texto.
a). Observe algumas palavras do texto.
Mágico -elefantes -acrobacias-
luzes, música roupas - fantasia - diversão-
Circo- não
|
b) Coloque-as em ordem alfabética.
|
|
|
|
|
|
|
|
c) Do mesmo
grupo de palavras, localize e copie algumas palavras que contenha encontro
vocálico.
|
d) Agora classifique todas as palavras de acordo
com o número de sílabas que elas
possuem. Escreva-as nos quadros abaixo, separando as sílabas.
possuem. Escreva-as nos quadros abaixo, separando as sílabas.
Monossílabas
|
Dissílabas
|
Trissílabas
|
Polissílabas
|
|
|
|
|
6-Separe em sílabas as palavras abaixo e conte os seus pedacinhos.
caixote
__________________________ ( )
hipopótamo
_____________________ ( )
gota
____________________________ ( )
tosse
___________________________ ( )
barraca
_________________________ ( )
Nenhum comentário:
Postar um comentário