"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de abril de 2013



 MODELO DE AVALIAÇÕES

PARA O 5º ANO


Escola:_______________________________________________________                                                                                       Aluno (a):_____________ _______________________________________                          
Professora:  Valdéria   Data:_____________________5º ano                                 

Avaliação de Ciências da II Unidade
Querido (a) aluno (a),
Hoje, você vai fazer sua segunda prova deste ano. É uma prova que você vai mostrar o que aprendeu, responda com calma e atenção. Você é capaz.            Capriche

1-A vida do ser humano possui fases. Escreva o nome das fases que acontecem nas seguintes idades:

a)       os nove anos;_________________________________________________________
b)       Dos dez aos quatorze anos;_______________________________________________
c)       Dos quinze aos vinte anos;______________________________________________
d)       A partir dos vinte e um anos._____________________________________________

2-Copie, lado a lado, o nome das partes do corpo e o dos orhãos correspondentes:


- cabeça  (1)

- tronco  (2)

- membros (3)
- escápula, braço, antebraço, mão, quadril, coxa, perna, pé (   )
- laringe, faringe, costela, pulmões, coração, fígado, estômago, umbigo (   )
- cérebro, olhos, boca, nariz (   )


3-Complete as frases:

a)     O conjunto de ossos do corpo humano chama-se________________________
b)    Os ossos, músculos e articulações permitem nossa________________________
c)     As articulações que permitem muitos movimentos são chamadas_________________
d)    As articulações que permitem poucos movimentos são chamadas_________________
e)     As articulações que não permitem movimentos são chamadas____________________


4-Escreva o nome dos sentidos que Renata usou quando estava na praia..


a)     A água do mar era bem verdinha. ________________________
b)    As ondas faziam pouco barulho. ________________________
c)     De vez em quando vinha o cheiro de maresia. ________________________
d)    A temperatura da água era fria. ________________________

5-Complete com as palavras existentes no quadro:
Tato        –        olfação       –     visão       –       audição     –     gustação     –     órgãos dos sentidos


a)     O órgão do __________________________ é a pele, que recobre todo o nosso corpo.
b)    Os olhos são os órgãos da ______________________________.
c)     O órgão da __________________________é o nariz.
d)    Os órgãos da __________________________são os ouvidos.
e)     O principal órgão da __________________________ é a língua.
f)     Todos juntos formam nossos __________________________

6-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.


(a)   Fezes

(b)   Digestão

(c)   Bolo alimentar

(d)   Sistema digestivo


 (    ) alimentos mastigados pelos dentes, umedecidos pela saliva
(    ) conjunto de órgãos encarregados da digestão
(    ) transformação de alimentos em substâncias nutritivas
(    ) parte do alimento que não é aproveitada pelo organismo


7-Assinale com x as expressões que completam as frases.

a)O oxigênio é levado a todas as células do corpo:

(    ) pelos pulmões.
(    ) pelo sangue.
(    ) pelos brônquios

b)No corpo humano a troca de oxigênio por gás carbônico acontece:

(    ) nas fossas nasais.
(    ) na boca.
(    ) os pulmões

c)O gás carbônico é conduzido das células até os pulmões:

(    ) Pelo sangue.
(    ) Pela faringe.
(    ) Pela traquéia.

d)Enquanto produzem energia, as células eliminam:

(    ) oxigênio.
(    ) substância nutritivas.
(    ) Gás carbônico.



8-Complete as cruzadinhas.

a-     Nome que o bolo alimentar recebe depois de misturado ao suco gástrico
b-    Suco produzido pelo fígado
c-     Órgãos duros que trituram os alimentos
d-    Nome que recebe o quimo depois de misturas aos sucos digestivos
e-     Líquido que umedece o alimento durante a mastigação












9-Observe o desenho e numere os órgãos de acordo com o caminho que o ar percorre no movimento de inspiração.
(    ) Fossa nasais
(    ) Laringe
(    ) Pulmões
(    ) Traquéia
(    ) Brônquios
(    ) Faringe






10 -Assinale com X as expressões que completam as frases

a)     O sangue absorve oxigênio e elimina gás carbônico:

(     ) no coração.
(     ) nos pulmões.
(     ) nas células

b)    O órgão que impulsiona o sangue para todo o corpo é

(     ) o estômago.
(     )o cérebro.
(     ) o coração.


11-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(a)  artérias

(b) veias

(c) capilares
(     ) trazem o sangue dos outros órgãos para o coração.
(     ) são canais finíssimos em que se dividem as veias e as artérias.
(     ) levam o sangue do coração para todo o corpo.



12-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(     ) o sangue chega ao coração carregado de gás carbônico.
(     ) o coração impulsiona o sangue para todas as outras partes do corpo.
(     ) nos pulmões o sangue recolhe oxigênio e deixa gás carbônico.
(     ) o coração bombeia o sangue até os pulmões.
(     ) carregado de oxigênio, o sangue retorna ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário