"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 6 de março de 2016

Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Esta é uma atividade muito interessante para se trabalhar com adjetivo e seu conceito em todas as turmas de Fundamental I.
Fique de olho na nossa Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem e deixe seu comentário.
Preparação:

No dia anterior  pediremos que cada grupo escolha um desenho infantil e destaque nele um personagem.
Você pode ainda escolher um  livro, fazer a leitura deleite adaptar nossa ideia com sua turma
Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Disciplina:

Língua Portuguesa

Objetivos:
  • Compreender o conceito de adjetivo e seu uso
  • Confeccionar cartaz com características de personagem de desenho infantil;
  • Escrever lista de adjetivos;
  • Empregar adjetivos de forma adequada;
  • Promover a troca de conhecimentos através de trabalho em grupo;
  • Socializar as experiências com os colegas;
  • Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação.
Etapa 1: Convidar cada grupo a assistir o desenho escolhido ou um trecho dele e abrir discussões no grupão sobre o personagem escolhido de cada grupo:

Como ele é? O que gosta de fazer? Como trata as outras pessoas?

Etapa 2: Solicitar que cada grupo faça uma lista com as principais características do personagem escolhido pelo grupo e apresente aos colegas para que façam as considerações sobre a impressão que tiveram.

Etapa 3: Defina para a turma o que é substantivo e adjetivo e peça que eles pintem nas suas listas quais são os adjetivos

Etapa 4:Fazer sorteio de duplas e pedir que se observem naturalmente no decorrer das atividades.
Esta etapa servirá de apoio à etapa 7

Etapa 5:  Peça que cada grupo crie seu cartaz ADJETIVANDO sobre o personagem escolhido.

Disponibilize cartolina, TNT ou papel metro, pedaços de papel cartão de cores variadas, canetinhas, fita adesiva, giz de cera e lápis de cor.

Eles vão iniciar desenhando o personagem escolhido. Por cá escolhemos a Lola do Charlie e Lola depois de ver o desenho EU QUERO SER O SOL, cortamos os quadrinhos e escrevemos as características que mais chamaram atenção no personagem.

Etapa 6: Cada grupo deverá socializar seu cartaz informado o nome de seu personagem e as características mais marcantes dele.

Etapa 7: Orientar como para casa que o aluno faça um desenho do colega observado e quadradinhos com adjetivos.

Sugestão de aula de Gi Barbosa e cartaz adaptado de MPM Ideias. Corre lá pra ver o cartaz original de Kayla


Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Esta é uma atividade muito interessante para se trabalhar com adjetivo e seu conceito em todas as turmas de Fundamental I.
Fique de olho na nossa Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem e deixe seu comentário.
Preparação:

No dia anterior  pediremos que cada grupo escolha um desenho infantil e destaque nele um personagem.
Você pode ainda escolher um  livro, fazer a leitura deleite adaptar nossa ideia com sua turma
Sugestão de Aula Adjetivo Cartaz com Características do Personagem

Disciplina:

Língua Portuguesa

Objetivos:
  • Compreender o conceito de adjetivo e seu uso
  • Confeccionar cartaz com características de personagem de desenho infantil;
  • Escrever lista de adjetivos;
  • Empregar adjetivos de forma adequada;
  • Promover a troca de conhecimentos através de trabalho em grupo;
  • Socializar as experiências com os colegas;
  • Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação.
Etapa 1: Convidar cada grupo a assistir o desenho escolhido ou um trecho dele e abrir discussões no grupão sobre o personagem escolhido de cada grupo:

Como ele é? O que gosta de fazer? Como trata as outras pessoas?

Etapa 2: Solicitar que cada grupo faça uma lista com as principais características do personagem escolhido pelo grupo e apresente aos colegas para que façam as considerações sobre a impressão que tiveram.

Etapa 3: Defina para a turma o que é substantivo e adjetivo e peça que eles pintem nas suas listas quais são os adjetivos

Etapa 4:Fazer sorteio de duplas e pedir que se observem naturalmente no decorrer das atividades.
Esta etapa servirá de apoio à etapa 7

Etapa 5:  Peça que cada grupo crie seu cartaz ADJETIVANDO sobre o personagem escolhido.

Disponibilize cartolina, TNT ou papel metro, pedaços de papel cartão de cores variadas, canetinhas, fita adesiva, giz de cera e lápis de cor.

Eles vão iniciar desenhando o personagem escolhido. Por cá escolhemos a Lola do Charlie e Lola depois de ver o desenho EU QUERO SER O SOL, cortamos os quadrinhos e escrevemos as características que mais chamaram atenção no personagem.

Etapa 6: Cada grupo deverá socializar seu cartaz informado o nome de seu personagem e as características mais marcantes dele.

Etapa 7: Orientar como para casa que o aluno faça um desenho do colega observado e quadradinhos com adjetivos.

Sugestão de aula de Gi Barbosa e cartaz adaptado de MPM Ideias. Corre lá pra ver o cartaz original de Kayla

Veja também:

Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono

Olha só que legal nossa próxima atividade com o texto A Casa e Seu Dono de Elias José!
Como podem ver esta é mais uma daquelas atividades que recomendamos sejam coladas em uma pasta tipo portfólio , pois servirão para consultas posteriores ou para estudar para as avaliações. Elas são eficazes na aprendizagem pois revelam conceitos chaves para a aprendizagem dos conteúdos propostos 
A atividade pode ser desenvolvida em todos os anos do Fundamental I

Para as turmas de 4° e 5° ano sugerimos pesquisa mais aprofundada sobre cada uma das espécias e posterior produção de texto descritivo sobre um dos animais da atividade.
A pesquisa também é recomendadas para as demais turmas que certamente ficarão curiosas por descobrir, por, exemplo, o que as baratas comem...
Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono
Temos os imprimíveis logo abaixo que facilitarão o seu trabalho.
Termos de uso:

Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared,  Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE
Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento  ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola

Atividade Ciências Ficha dos Animais do texto A Casa e Seu Dono
A montagem é simples:

Recorte a ficha com os animais , faça também cortes nas linhas que separam os quadros e cole sobre a outra ficha.
Depois é só colorir e responder
O professor pode pesquisar junto com os alunos um animal do texto por dia e por fim utilizar esta atividade como forma de registro.

Muito bacana, né?
Esperamos que as crianças possam ser bem envolvidas com esta atividade

Veja também:

Sequência Didática Chico Bento Personagem Maurício de Souza

Retornamos com mais uma Sequência Didática super legal para trabalhar conteúdos diversos em Turmas de Fundamental I.
Atividades super bacanas com texto sobre o personagem Chico Bento do ilustríssimo Maurício de Souza, contemplando leitura de texto, interpretação,substantivos próprios e comuns, adjetivos, gênero do substantivo, problemas com dúzia, animais e suas características , Gênero textual carta, etc...
Tudo se encontra lindamente montado em qualidade excelente e prontinho para imprimir

Atividade 1, 2 :

Texto sobre Chico Bento e Interpretação.
Atividade Texto sobre Chico Bento e Interpretação.
Termos de uso:
Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared, Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE

Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola
Sequência Didática Chico Bento Personagem Maurício de Souza

Atividade 3: Auto ditado de completar frases, adjetivos, substantivos próprios e comuns
Atividade Auto ditado de completar frases, adjetivos, substantivos próprios e comuns
Atividade 4:Formação de frases, número de sílabas  de palavras do texto e diminutivo.
Atividade Formação de frases, número de sílabas e diminutivo

Atividade 5: Produção textual com gênero carta
Atividade Produção textual com gênero carta
Atividade 6: Problemas relacionados ao Sítio de Chico Bento com conteúdo Dúzia
Atividade  Problemas com conteúdo Dúzia

Atividade 7: Silabas complexas, CH, LH, NH para completar, ler e organizar.
Atividade Silabas complexas  CH, LH, NH
Atividade 8- Animais e suas características para pesquisa e preenchimento de fichas
Atividade Animais e suas características

Material produzido sem fins lucrativos- Produção LIPITIPI, Imagens Maurício de Souza borda My Cute Graphics, texto base extraído do Site Turma da Mônica

Veja outras atividades úteis:

Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano

Atividade para primeiro ciclo com receita

Nesta proposta vamos explorar o gênero textual receita .
Receita de Rosquinha de Leite Condensado e interpretação.
Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano



Atividade Gênero Textual Receita 3° Ano
Veja ainda:



LIPITIPI®. Artigo criado por Gi Barbosa em Atividades pedagógicas para turmas de 1° ao 5° ano Atividades e planos de aula para professores do Fundamental I. Classificação: 5

Atividades os estados físicos da água e o ciclo da água 3° ano

Com estas atividades ilustradas, podemos trabalhar os conteúdos ciclo da água, estados físicos da água e os processos de solidificação, vaporização liquefação,fusão e sublimação com turmas de Fundamental I.

Antes de aplicar a atividade o professor pode exibir vídeo sobre o tema ou fazer demonstrações aos alunos utilizando bexigas de água, fogareiro, algodão e chaleira.
Atividades OS Estados Físicos da Água E O ciclo da Água
  • Mostre aos alunos uma bexiga com água no estado líquido e brinquem de joga-la um para o outro em um círculo.
  • Em seguida presentar uma bexiga com água no estado sólido, deixe os alunos explorarem e fale sobre a solidificação da água
  • Por fim, coloque água para ferver em um pequeno fogareiro e no momento da vaporização coloque um pedaço de algodão sobre a panela no alto. O algodão ficará cheio de gotinhas, o que te dará base para explicar o ciclo da água
Atividades OS Estados Físicos da Água EO ciclo da Água

Jogo Pedagógico Substantivos Coletivos e Atividade

Jogo Substantivos Coletivos 

  • Elabore fichas com substantivos e seus respectivos coletivos
  • Disponha as crianças em duas filas.
  • Entregue em uma das filas os substantivos e na outra os adjetivos e peça que façam pares.
  • Repita o jogo trocando as fichas e marque ponto no quadro para as crianças que conseguirem formar os pares primeiro.
Depois do jogo, que tal realizar a atividade abaixo em que as crianças escreverão o coletivo das palavras?

Jogo Substantivo Coletivo e Atividade

Boa aula





Veja ainda:

Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos

Esta atividade envolve o desafio de decifrar códigos simples e escrever substantivos compostos.

Como podem ver é uma daquelas atividades de recorte  e colagem com respostas escondidas que as crianças adoram!
Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos


Por cá foi muito interessante ver as crianças fazendo novas descobertas a partir dos código simples.
Uma delas disse:
-Tubarão-baleia?Isso existe?
O que já rendeu assunto para outra aula.
Atividade Lúdica Auto Ditado Substantivos Compostos
O mais engraçado no entanto é como elas ficam tentando decifrar o quadro 4
policial e nuvem, policial e chuva, guarda e nuvem ... É guarda ... Mas o que tem a ver um guarda e uma chuva... Ahhh , guarda-chuva!
É uma atividade ótima e certamente elas vão entender rapidinho o conceito de substantivo composto

Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho

Esta é mais uma de nossas atividades do tipo simuladinho para familiarizar as crianças com as questões da Prova Brasil.
É um simulado curto envolvendo os conteúdos de  Adição, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho com os personagens Moranguinho e Limãozinho.
Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho
É a mesma atividade só que com personagens diferentes.

Termos de uso:
Ao fazer alterações (apenas para seu uso pessoal e não publicações em grupo) a marca do LIPITIPI não pode ser removida.

VOCÊ NÃO PODE
Armazenar nosso material em grupos de Facebook, Google,yahoo, etc ...
Transformar nosso material em PDF para distribuição em sites de armazenamento como 4shared, Mega, etc e nem vendê-lo sob hipótese alguma.

VOCÊ PODE

Compartilhar em grupos e redes sociais utilizando os botões de compartilhamento ao lado ou acima da postagem.
Imprimir quantas cópias quiser
Divulgar o endereço do site na sua escola

Atividade Simulado Matemática Soma, Subtração Sequência Numérica e Valor do Quadrinho

Atividade A Casa / Interdisciplinar

Olá.
Com essa atividade iremos trabalhar o conteúdo A Casa chamando a atenção para o cômodo sala através de lista de palavras e sopa de letrinhas .
Atividade A Casa / Interdisciplinar
É o tipo de atividade que estimula a criança, uma vez que mostra um pequeno desafio de fácil resolução, leva-o a analisar o espaço de sua casa observando de longe detalhes que diariamente passam despercebidos...
E  ilustrado lindamente pela Mônica então ... Nem dá pra imaginar que eles não gostem (rsrs).

Atividade 10 Maneiras de Salvar a Terra / Temática Projeto Meio Ambiente

Atividade de escrita espontânea com o tema Meio Ambiente
As crianças , reunidas em trios descobrirão e listarão dez formas de salvar o planeta Terra.
Atividade 10 Maneiras de Salvar a Terra / Temática Projeto Meio Ambiente

Atividade Numerais Romanos / Temática As Grandes Navegações

Um pequeno texto informativo sobre as caravelas abre esta atividade.
Os estudantes observarão em que contexto os numerais romanos são utilizados e escreverão por extenso em atividade proposta abaixo.
Atividade Numerais Romanos / Temática As Grandes Navegações

Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental

Elaborei os textos abaixo no intuito de falar às crianças sobre os astros de uma forma divertida.
As informações contidas no texto e passadas pelo Sol e pela Lua em uma linguagem informal são verdadeiras e podem ser utilizadas para futura aplicação de avaliações.
Segue com eles uma sugestão de atividade englobando os 2 textos que podem ser aplicados do 3º ao 5º ano ou mesmo lido para séries iniciais a fim de fazer perguntas oralmente e verificar a forma como as crianças interpretam aquilo que ouvem. 
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental
Atividade Astros/ Sol e Lua Ciência Ensino Fundamental




Atividades relacionadas:
UMA EXCELENTE AULA!

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil

Atividades Educativas Antecessor e Sucessor - Sequência Numérica para Educação Infantil
Atividade produzida por  Ideia Criativa Ensino Fundamental Imagens de My Cute Graphics

Atividades educativas de matemática para alunos do ensino fundamental. Para trabalhar antecessor e sucessor. E sequência numérica. A partir de caça-palavras e cruzadinhas.

- Antecessor é o número que vem antes de outro. Por exemplo: 25 é o antecessor de 26. E 26 é o antecessor de 27.

- Sucessor é o número que vem depois de outro. Por exemplo. 26 é o sucessor de 25. E 25 o sucessor de 24.

Mais atividades para o 3° ano:

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental

Atividades educativas Rimas Língua Portuguesa para ensino fundamental
Atividade educativa para trabalhar com alunos do ensino fundamental o conceito de rimas com as poesias "Leilão de jardim", de Cecília Meireles, "Meus brinquedos", de Clarice Pacheco e "O Bicho" de Manuel Bandeira.
Pode-se também trabalhar as cinco vogais do alfabeto. Os encontros vocálicos. Uso de minúscula e maiúscula em frases, interpretação e organização de texto.
Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. Wikipedia

Mais atividades de Língua Portuguesa:

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental

Atividades Educativas Nomes comuns e próprios Uso de Letra Maiúscula e Minúscula Língua Portuguesa 3° ano fundamental
Atividades educativas de Língua Portuguesa para os alunos do 3° ano do ensino fundamental, para trabalhar o uso correto das letras maiúsculas e minúsculas em textos e frases, e conceito de nomes comuns e próprios, a partir de textos e questões de perguntas e respostas.

Nomes comuns e próprios:

Nomes comuns são os nomes de coisas, ou objetos, e são escritos com inicial minúscula, a não ser que venham no início de frase.

Nomes próprios, são os nomes de pessoas, animais, rios, cidades, países, estados etc. e são sempre escritos com inicial maiúscula, mesmo que venham no meio do texto ou frase.

Mais atividades para o 3° ano:

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividades Educativas Uso de 'S' e 'Z' e Classes Gramaticais (Verbo e Adjetivo) Língua Portuguesa 2°/3° ano fundamental

Atividade educativa para trabalhar com alunos do 2° e 3° ano do ensino fundamental. Com elas será possível trabalhar o uso, diferença e semelhança de som entre as consoantes 'S' e 'Z', com o poema "A Estrela", de Manuel Bandeira. Poderá também ser trabalhadas também as classes gramaticais, adjetivo e verbo.

Adjetivo: É a palavra que caracteriza o ser. Por exemplo:
01. "A árvore é alta"
02. "Ana é bonita"

Verbo: É a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno, e se localiza no tempo. Por exemplo:
01. "Eu quero esse lápis"
02. "Ele ficará aqui"

Mais atividades para o 2° e 3° ano

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental

Atividades Educativas Números Ordinais Matemática 3° ano Fundamental
Atividade produzida por  Ideia Criativa Ensino Fundamental Imagens de My Cute Graphics

Os números ordinais são usados para dar ideia de ordem, sequência, lugar, posição. Sempre que falamos de um número ordinário devemos colocar após, o símbolo "°", que dá sentido de ordem.
Abaixo, uma lista dos números ordinais até o número 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário