Jogos e Afins
ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO NO AEE, É FÁCIL!
Operando com Varetas
Multiplicação e adição com varetas. Usei este método e foi um sucesso!
Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.

Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.
FORCA
Utilizando alguns recursos bem simples como: caixa de texto, inserir formas e figuras, montamos esse jogo da forca para que os alunos atendidos trabalhem, preferencialmente, em duplas. São aproximadamente 20 palavras a serem montadas por eles de forma lúdica e prazerosa.
Um jogo e muitas opções de trabalho
Visitando o Blog Lá na minha escola "http://lanaminhaescola.blogspot.com.br" , resolvemos aproveitar a ideia de um jogo e adaptá-lo para trabalhar com nossos alunos atendidos no AEE. Deu muito certo. Várias foram as atividades feitas até hoje, como nos exemplos abaixo. Os alunos adoraram.
| Outra ideia para uso da árvore, é usá-la como jogo da memória, no caso aqui fizemos o jogo de memória com o tema Páscoa |
PORTAL DE AJUDAS TÉCNICAS
Com várias idéias de adaptações de jogos para o trabalho com o aluno com deficiência
Clique no link abaixo e confira:
A importância do jogo para o desenvolvimento humano, segundo Humberto Maturana(trecho de entrevista concedida aos Professores Mércia Helena Sacramento e Adriano J. H. Vieira, durante o seminário comemorativo dos 10 anos do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília)
... O jogo é uma atividade que se realiza no prazer de ser feito, com a atenção posta no prazer de fazer a coisa, pelo fazer mesmo, não na conseqüência. A importância disso é que o jogo permite a colaboração. Permite a seriedade do fazer pelo próprio fazer, pelo respeito àquilo que se está fazendo, pelo prazer de fazê-lo e não pelas conseqüências que poderá ter. A criança, ao jogar, aprende um modo de viver cuja atenção não está nas conseqüências, mas está na responsabilidade do que faz. Claro que vão ter conseqüências, mas o central não são as conseqüências, mas aquilo que a criança está fazendo ao jogar. Se alguém aprende isso pode colaborar, pode estudar, pode fazer qualquer coisa com satisfação e com prazer. Por que o central não será o resultado, uma nota, não é o que vai ganhar com aquilo, mas o processo mesmo de fazer. Isso dá liberdade de ação. Não quero dizer que alguém não pode fazer nada pelo resultado, sim, pode fazer, mas vai fazer com a seriedade de respeitar o processo, não vai fixar-se nos resultados...
Veja a entrevista na íntegra
http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm
Sugestão de jogo para trabalho com alunos na fase inicial da escolarização:
Jogo das silabas:
Meta: ter o maior número de cartas possíveis
Jogadores: de 2 em diante
Componentes: 30 fichas ou mais com diversos tipos de figuras, ou de uma categoria como por exemplo: frutas, animais, objetos de higiene pessoal, entre outras.
Como confeccionar: usando papel cartão (mais resistente que a folha de cartolina) corta-se 30 retângulos ou mais, de 5cm por 8,5cm aproximadamente, e colar figuras que podem ser achadas em revistas. Caso seja possível encapar com contact.Regras: Coloca-se todas as fichas viradas com a figura para baixo, em cima da mesa. Cada jogador pega uma ficha e, de acordo com a ordem estabelecida com o grupo, o jogador fala o nome relacionado com a mesma e diz quantas sílabas tem a palavra. Exemplo: Falar pausadamente a palavra CO E LHO, podendo utilizar os dedos ao mesmo tempo que fala a palavra. Caso haja empate entre dois jogadores ou mais, os mesmos virarão outra carta até que um deles tire a palavra que tenha mais sílabas.
JOGOS E AFINS
Jogos e afins confeccionados por mim para trabalho com alunos com deficiência em Sala Multifuncional.
| QUEBRA CABEÇA ALFABETO |
| LETRAS MÓVEIS |
| DADOS PARA MATEMÁTICA |
| CALENDÁRIO |
| DIFERENTES TAMANHOS DE LETRAS |
| JOGOS DAS CORES |
| UMA COR NÃO PODE ENCONTRAR COM A MESMA |
| JOGO DA VELHA |
| DOMINÓ MATEMÁTICO |
| MEMÓRIA ANIMAIS |
| TARJETAS COM NOME DO ALUNO, DA ESCOLA, NÚMEROS ATÉ 20 E ALFABETO |
| FEITA COM CAIXA DE CREME DENTAL |
| QUEBRA CABEÇA GATO |
| MEMÓRIA DE ASSOCIAÇÃO LIVRO LIDO E PERSONAGEM PRINCIPAL |
| MEMÓRIA FRUTA |
| MEMÓRIA DE TRÊS |
| JOGO DO BANCO MONTA TUDO
NINTENDO WII
Este vídeo trata, entre outras coisas, do uso do "Nintendo Wii" na reabilitação de crianças com deficiência.É mais um exemplo de que o jogo, o brincar, é essencial no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências do indivíduo. Quer saber mais sobre jogos de video games: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Wii www.kashiwakura.pro.br/kashiwa.pdf
O PAPEL DO JOGO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Clique aqui para ler o texto http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=018 Fácil de confeccionar e jogar. Para trabalhar cores, podendo variar utilizando dados com cores e/ou quantidade, dinamizando ainda mais o jogo ou como jogo da memória.
4 CORES
![]() Jogo simples de jogar e confeccionar. Com 4 lápis coloridos, cores diferentes, o aluno pinta os espaços de modo que a cor não coincida nem do lado,nem na diagonal. Exige atenção, concentração e estratégia. JOGOS PARA PC - JOGO DE LIGAÇÃO Software Holos – Apae de Bauru A utilização do sistema Holos propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global e sua aprendizagem, o conhecimento de seus direitos e a aquisição de habilidades básicas e de gestão, bem como de valores éticos e de cidadania. JOGO CARA CARA Jogo Cara a Cara Clássico jogo infantil para dois participantes, cujo o objetivo é desvendar o personagem do adversário. Cada jogador seleciona um dos personagens e outro faz perguntas sobre as características. Conteúdo: 2 tabuleiros; 48 molduras, 1 folha com rostos, 1 folha com 24 cartas e manual de instruções. JOGO DO BANCO ![]() ![]() O primeiro jogador lança os três dados e, usando os números neles obtidos, soma dois resultado e subtrai o terceiro à sua escolha. Ex: (6+4-3=7) Pega então as fichas correspondentes do “banco” e guarda-as para si. Final da partida: vence quem fizer 100 pontos primeiro Pode-se atribuir aos cartões coloridos números que melhor atenderem às necessidades do aluno. JOGO HORA DO RUSH ![]() Jogo Hora do Rush Coordenação viso motora/ coordenação fina : os movimentos são guiados pela visão, envolvendo orientação espaço temporal
FECHE A CAIXA - ADAPTAÇÃO PARA TRABALHO COM CORES
![]() Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair solicitar ao aluno que abaixe a "caixa" ou as "caixas" correspondentes. Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair, associar ao número abaixo, somando-o. E assim por diante ... FECHA CAIXA Jogo muito apreciado por todos alunos que atendemos. Tem inúmeras adaptações que podem ser feitas, como por exemplo: jogar com três dados, somando-se dois e subtraindo um. Jogado por marinheiros da normandia e regiões litorâneas da frança e inglaterra há mais de 200 anos Constitui-se num tabuleiro com “casas” numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, “fecha-se” as “casas” que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde. |







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