"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


LÁZARO O MILAGRE

LÀZARO O MILAGRELÁZARO O MILAGRE

Baseada no Evangelho de João 11, esta peça conta uns dos grandes milagres de Jesus.
Lázaro, amigo de Jesus estava doente, mandaram chamar Jesus.
Quando Jesus chegou era tarde, Lázaro estava morto há 3 dias, já enterrado.

NARRAÇÃO: Lázaro de Betânia se encontra enfermo, da aldeia de Maria e Marta que é suas irmãs. Maria é aquela a qual ungiu o Senhor com unguento perfumado e enxugou os seus pés com o seu cabelo.
MARTA: Mensageiro venha até aqui. (Com voz de desespero).
MENSAGEIRA: O que deseja Senhora.
MARTA: Maria e eu temos um recado para Jesus, diga a ele, que aquele que tu amas está enfermo.
MENSAGEIRA: Jesus está muito longe, mas mesmo assim entregarei o recado.
NARRAÇÃO: E depois de algum tempo.
MENSAGEIRA: Jesus!Jesus! Marta e Maria mandam dizer eis que está enfermo aquele que tu amas.
JESUS: Está enfermidade não e para morte, mas sim para a glória de Deus para que o Meu nome seja glorificado.
JESUS: (Fica com o semblante triste e chama os seus discípulos.)
JESUS: Já tem dois dias que estamos aqui vamos voltar para a Judeia.
DISCÍPULO: Mestre os judeus querem te apedrejar e ainda que voltar para lá?
JESUS: O dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não vai tropeçar porque vê a luz, mas se anda de noite tropeça porque nele não a luz.
JESUS: O nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo do sono.
DISCÍPULO: Já que ele dorme está salvo.
JESUS: Não! Lázaro não dorme, ele está morto.
NARRAÇÃO: Jesus chega até a aldeia de Betânia.
MARTA: Senhor, Senhor!(ela abraça Jesus) se tivesse vindo antes Lázaro não teria morrido, Clame a Deus e ele te responderá.
JESUS: Calma Marta, ele vai ressuscitar.
MARTA: Eu sei, na ressurreição do último dia todos vão ressuscitar.
JESUS: Marta EU Sou a ressurreição, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá porque EU SOU a vida eterna você crê em mim Marta?
MARTA: Eu creio Mestre que tu ÉS o Filho de Deus e que não existe outro além de ti.
MARTA: Maria o Mestre te chama.
Maria levanta da cadeira e saí correndo:
JUDEU 1: Ela está com muita pressa.
JUDEU 2: Vamos atrás ela vai chorar no túmulo de Lázaro. (debochando)
MARIA: (lança-se aos pés do Senhor) Ah senhor! Se estivesse aqui meu irmão Lázaro não teria morrido.
(Jesus se comove)
JESUS: Onde os Sepultastes?
MARIA: Vem Senhor vou te mostrar.
(Jesus chora)
JUDEU 3: Realmente ele o amava
JUDEU 4: Eu vi Jesus curando o cego será que ele não poderia ter feito alguma coisa para Lázaro não morrer?
(Jesus vai até o sepulcro)
JESUS: Vocês! Removam essa pedra. (Coloque um som sonoro de pedra removendo)
MARTA: Senhor não tem jeito ele já está morto há quatro dias, e está fedendo.
MULTIDÃO: Será se ele realmente é o filho de Deus?
MULTIDÃO: Tenho certeza, quem poderia fazer milagre tão grande assim.
MULTIDÃO: (Risos) Vocês e este falso Jesus estão Loucos.
JESUS: Maria confia em mim e verás a glória de Deus.
(Ele olha para o céu e fala)
Pai graças te dou por te me ouvido, eu sei que sempre me ouves, mas falo isto por causa desta multidão que está ao meu redor para que eles creiam que tu me enviaste.
JESUS: Lázaro Sai do sepulcro gelado e vem para fora, e receba sobre ti a vida de Deus!
Lázaro sai do sepulcro cantando a musica
Te Adoramos, Oh Altíssimo!
Toque No Altar
Deus de toda criação
Adorado entre os povos
Grande é o teu poder
És perfeito em glória
Os céus revelam tua grandeza
E o firmamento anuncia
As obras de tuas mãos
Sobre toda a Terra
Vem inundar
Nos envolver
Com tua presença
E a multidão que crer em Jesus canta o coro juntamente com LÁZARO:
Te adoramos, oh altíssimo
Te exaltamos, oh cordeiro
Tu és Digno, tu és Santo Senhor
Tua glória enche o Templo
E minha vida, por inteiro se completa
Ao ver tua majestade
JESUS: Eis aqui verdadeiros adoradores Desenrolem as faixas!
LÁZARO: (ajoelha nos pés de Jesus e fala) Mestre! Estava morto, mas tu me ressuscitaste,veja todos.
JUDEU 1: Nossa que milagre! Depois de quatro dias ele ressuscitou.
MULTIDÃO: Só pode ser uma brincadeira eu não consigo acreditar.
MULTIDÃO: Agora eu creio nele. Ele é mesmo o filho de Deus e o seu poder não tem limites, ele é o Rei da glória.
MULTIDÃO: Só acredito se eu estivesse morrido e ele me ressuscitasse, ai sim diria que ele é o rei (Com ironia e risos).
JUDEU 3: Vamos até os fariseus contar o que Jesus fez.
JESUS: Vai falar algo para a igreja espiritual e impactante a respeito da vida de Lázaro e quantos estão na igreja, mas a fé está morta.
FIM


A ARCA DE NOÉ

A ARCA DE NOÉ Esquete pra ser representada durante a narração, numero indeterminado de crianças participantes. Que deverão aos pares caracterizar os animais da arca.
A história de um mundo mal e violento, que tinha apenas um homem bom, sua família foi salva, a de Noé...

Personagens: Narrador, Deus, Noé, esposa, 3 filhos e três noras, um corvo, uma pomba e um arco-íris. As demais crianças farão o papel dos outros animais (sempre em pares), caracterizadas com máscaras tipificando os animais.
NARRADOR: Esta é a história de Noé. Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más. Para Deus todas as pessoas eram más, e havia violência por toda parte.
Mas Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus.
Deus disse a Noé:
DEUS: Noé, eu resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência.
Pegue madeira boa e construa para você uma grande barca. Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.
Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras.
Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos.
Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer.
NARRADOR: E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado. Depois o SENHOR Deus disse a Noé: DEUS: Entre na barca, você e toda a sua família. Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro. Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra.  Pois daqui a sete dias eu vou fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites. Assim vou acabar com todos os seres vivos que criei.
NARRADOR:
Noé, obediente, entrou na barca com sua família e com todos os animais, de dois em dois. Aí o SENHOR fechou a porta da barca.
Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cobrir a terra. A água subiu e levantou a barca, e ela começou a boiar. A água foi subindo, e a barca continuou a boiar. A água subiu tanto, que cobriu todas as montanhas mais altas da terra. E depois ainda subiu mais sete metros. E caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos. Os outros homens, que não gostavam de Deus, foram totalmente destruídos!
Depois de 40 dias Deus fez com que parasse de chover, e a água foi baixando pouco a pouco.
Cento e cinquenta dias depois, a barca parou sobre uma montanha e Noé abriu a janela que havia feito na barca e soltou um corvo, que ficou voando de um lado para outro, esperando que a terra secasse.
Depois Noé soltou uma pomba a fim de ver se a terra já estava seca; mas a pomba não achou lugar para pousar porque a terra ainda estava toda coberta de água. Aí Noé estendeu a mão, pegou a pomba e a pôs dentro da barca.
Noé esperou mais sete dias e soltou a pomba de novo.
Ela voltou trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé ficou sabendo que a água havia baixado.
E ele esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba, e dessa vez ela não voltou.
Noé, então, tirou a cobertura da barca e viu que a terra estava secando.
Aí Deus disse a Noé:
DEUS: Saia da barca junto com a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Faça sair também todos os animais que estão com você.
NARRADOR: Assim Noé e a sua mulher saíram da barca, junto com os seus filhos e as suas noras e também saíram todos os animais e as aves.
Noé construiu um altar para oferecer sacrifícios ao SENHOR. O cheiro dos sacrifícios agradou ao SENHOR, e ele pensou assim:
DEUS: “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.”
NARRADOR: Deus também disse a Noé e aos seus filhos:
DEUS: Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra.
Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo.
NARRADOR: E Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo o seguinte:
DEUS: Tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a terra!
(crianças saem, se espalhando em todas as direções, alegres e saltitantes).
Fonte WEB Programa Momentos com Jesus   lá há também o áudio para download.  Programa Momentos com Jesus  


BÍBLIA O LIVRO DE DEUS



BÍBLIA - Teatro CristãoEsta esquete é quase um jogral falando sobre a bíblia, sua função, seus críticos, seus fatos, sua mensagem... Tudo isso apresentado a uma universitária que começou a ter dúvidas sobre a veracidade deste livro.
Personagens:
FÉ (uma jovem, trajando longa túnica branca, no peito traz escrita a palavra FÉ);
SEIS JOVENS (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bíblia e um cartaz);
UNIVERSITÁRIA.

Cenário: duas ou três cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa está uma Bíblia.
Roteiro
UNIVERSITÁRIA: (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista)
Ah! Já ia esquecendo de que prometi à professora da Escola Dominical ler a Bíblia diariamente. (apanha a Bíblia que está na mesa, deixando em seu lugar a revista)
A Bíblia será mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Ciências diz que há tanta coisa errada na Bíblia... e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais.
Será que eles têm razão? (senta-se, pensativa).
FÉ: (entrando) Jovem universitária, não deixes que esmoreça a tua fé. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer tua fé, vou te apresentar seis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. (estende o braço para a porta; um a um vão entrando os jovens, e se colocando ao lado da Fé)
1º JOVEM: A Bíblia é composta de 66 livros: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num período de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: "Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!" só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIDADE)
2º JOVEM: Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções. A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIVERSALIDADE).
3º JOVEM: Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: PRESERVAÇÃO).
4º JOVEM: A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade através dos séculos prova que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: POPULARIDADE).
5º JOVEM: As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PROFECIA).
6º JOVEM: Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem as suas orientações, reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PODER).
FÉ: Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o teu coração, jovem, nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Serás feliz e abençoada, hoje e sempre.
(A moça universitária levanta-se, abre a Bíblia.
A personagem Fé estende a mão sobre a Bíblia.
Os seis jovens mantêm o cartaz erguido, enquanto um outro grupo coloca-se à frente e apresenta um cântico que fale da Palavra de Deus, ou um acróstico, ou uma poesia)
 
Fonte WEB Escola Bíblica Dominical

O PREÇO DA FUGA


O Preço da Fuga - Teatro Cristão A desobediência de Jonas quando o Senhor ordenou que fosse a Nínive e fugiu para Társis, suas consequências por ter desobedecido uma ordem direta de Deus.

Adaptação de Nan Breves

CENA 1 - (MÚSICA - Foco em Jonas no centro do palco ouvindo ao Senhor)
NARRAÇÃO - Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Mas Jonas levantou-se a fim de fugir (Levanta-se e foge) para Társis.
JONAS - Vou descer até Jope e lá encontrarei um navio que me levará até Társis.
NARRAÇÃO - Pagou a sua passagem, e embarcou nele, a fim de ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. (No meio do palco alguns marinheiros e tripulantes) Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento (Som de vento) e se fez no mar uma grande tempestade, (Som de tempestade) de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar. (Enquanto se narra, os atores vão demonstrando através da expressão corporal) Então temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançaram ao mar a carga do navio (Som de mar), para o aliviarem do seu peso. Jonas, porém, descera ao porão, onde se deitou e dormia um profundo sono.
MESTRE DO NAVIO - O que faz aquele homem dormindo no porão, como podes dormir? Levanta-te e invoca o teu deus! Talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
NARRAÇÃO - E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
MESTRE DO NAVIO - Declara-nos tu agora, por que nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? De que povo és?
JONAS - Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.
NARRAÇÃO - Então os homens se encheram de grande temor. Pois sabiam que fugia da presença do Senhor, porque lhes tinha contado.
TRIPULANTE - O que é isto que fizeste?
MESTRE DO NAVIO - Que te faremos nós, para que o mar se acalme?
JONAS - Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará. Eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
MESTRE DO NAVIO - Vamos remar e tentar chegar até a terra.
NARRAÇÃO - Entretanto os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra. Mas não podiam, porque o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
TRIPULANTE 2 - Ó Senhor, nós te rogamos, não nos deixes perecer por causa da vida deste homem, e não ponhas sobre nós sangue inocente, porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
NARRAÇÃO - Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar e a sua fúria. A tripulação agradeceu ao Senhor por grande bonança. (MÚSICA)
CENA 2 - (Foco em Jonas dentro de um grande peixe)
NARRAÇÃO - Jonas foi tragado por um grande peixe e ficou por 3 dias e 3 noites nas suas entranhas, e de lá orou ao Senhor.
JONAS - Na minha angustia clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Das profundezas da sepultura gritei, e tu ouviste a minha voz. Tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou…
NARRAÇÃO -Jonas orou, orou e suplicou ao Senhor que o libertasse das profundezas do mar, da angustia, do sofrimento que passava por causa de sua desobediência.
JONAS - Banido estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a olhar para o teu santo templo. As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça…
NARRAÇÃO - Jonas arrependido implorou ao Deus todo poderoso o seu favor, para que livrasse a sua alma daquele martírio.
JONAS - Eu desci até os fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra. Mas tu fizeste subir a minha vida da cova, ó Senhor, meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei de ti, ó Senhor, e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Mas eu, com um cântico de ações de graça, oferecerei sacrifício. O que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
NARRAÇÃO - E o Senhor atendeu ao clamor de seu servo e falou ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra.
CENA 3 - (Jonas agachado na praia ouve a voz do Senhor)
NARRAÇÃO - Veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, proclama contra ela a mensagem que eu te dou. (Levantando) Levantou Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. (Jonas chegando em Nínive o povo o cerca para ouvir)
JONAS - Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
NARRAÇÃO - Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco, desde o maior até o menor. Quando a notícia chegou ao rei de Nínive, levantou-se ele do seu trono, tirou de si as suas vestes reais, cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre cinzas.
REI - A partir de hoje que todos os homens e até os animais, não comam, e nem bebam água Estarão todos cobertos de pano de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência de que há nas suas mãos. Quem sabe se Deus se voltará, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
NARRAÇÃO - Quando Deus viu a obra deles, e como se converteram do seu mau caminho, Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez. Mas desgostou-se Jonas extremamente, e ficou irado. Não é assim em nossos dias, um ladrão ou assassino quando se arrepende e se converte ao Senhor, não tem a aprovação da sociedade, preferindo vê-lo morto. Essa mesma sociedade é conivente com o aborto, homossexualismo, corrupção, e muitos são consumidores de drogas. Jonas não queria que Deus salvasse o povo de Nínive por seu histórico de sangue, esse povo arrancava a pele dos adversários e os colocava para morrer no sol, depois cortava suas cabeças e as empilhava. Viu Deus que o povo se humilhou e buscou a sua face e achou por bem preservá-los e a sua misericórdia os alcançou.
JONAS - Ó Senhor! Não foi isso o que eu disse estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis. Eu sabia que és Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em amor, e que te arrependes do mal. Agora, ó Senhor tira a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver.
NARRAÇÃO - E Disse Deus: É razoável essa tua ira? Jonas saiu da cidade ao oriente dela. Fez uma barraca, e se assentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. Então o Senhor fez nascer uma aboboreira, (Aparece ao lado de Jonas) que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar de seu enfado, e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte o qual feriu a aboboreira, e esta secou. Aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas, de sorte que ele desfalecia.
JONAS - Melhor me é morrer do que viver.
NARRAÇÃO - Então Disse Deus: É razoável essa tua ira por causa da aboboreira?
JONAS - É justo que eu me enfade a ponto de desejar a morte.
NARRAÇÃO/DEUS - Tiveste compaixão da aboboreira que não te custou trabalho, a qual não fizeste crescer. Numa noite ela cresceu e numa noite pereceu. Mas em Nínive há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e também muito gado. Não hei de eu ter compaixão dessa grande cidade? (MÚSICA AUMENTA)
NARRAÇÃO - “Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará”. Estamos vivendo a falta de amor, o individualismo, a soberba, a ganância, onde os bens materiais são mais importantes que as vidas, onde o dinheiro predomina e eleva pessoas sem caráter, afeição e sem amor. Jesus está voltando! Creia na sua promessa e viva pra Ele, a vida de quem é fiel é de luta, mas Deus o prova e depois o aprova, Deus é amoroso, é Pai e o Pai nunca desampara seu filho, nunca seja desobediente porque não há derrota para o servo fiel, seja fiel, e viva com Ele até o dia da sua vinda gloriosa.
FIM
Direitos Reservados@
Escrito por Nan Breves em Setúbal - Portugal - nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2009
Apoio: Bibliaworldnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário