"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


Sugestões de atividades da historia de D.Baratinha













Este pode ser um momento adequado para trabalhar com este tipo de texto: Receita culinária. É importante mostrar para eles que a estrutura do texto é diferente dos outros e que a sua utilidade também. É preciso trabalhar com a receita antes de trabalhar com a próxima atividade, a de classificação dos ingrdientes do caldo de feijão. 


Atividade de classificação e também para trabalhar os alimentos saudáveis.
As cruzadinhas são ótimas para as crianças silábicas perceberem as "outras letrinhas", ou seja, mudar sua hipótese de escrita. Nas cruzadinhas que não trazem os nomes, eu passo no quadro, trabalho letra inicial, final e quantidade de letras, mas sem o desenho. Depois eles precisam achar o "nome" do desenho no quadro e encaixar na cruzadinha com os dados que ele tem. É muito legal, eles gostam muito!


A 1ª atividade desta folha é muito boa para trabalhar com os alunos.Inicialmente eu leio o texto com eles no quadro, depois em duplas eles recortam os versos e tentam identificar a sequência pela letra inicial e final, cantando a música. Quando realizam este tipo de atividade pela primeira vez, eles acham difícil, mas depois nas próximas eles fazem com mais facilidade, pois pegaram as "dicas" de como descobrir a sequência das frases.




dona baratinha!!!!!!!!!! mascaras









 FIZ A PEÇA TEATRAL  DA HISTÓRIA  DE DONA BARATINHA


NARRADOR- Um dia varrendo o sótão, encontrou três moedas de ouro. Naquele tempo, esta quantia valia muito e Dona Baratinha ficou muito feliz 
DONA BARATINHA  Com este dinheiro, poderei reformar minha casa e comprar roupas novas. O resto do dinheiro vou guardar dentro de uma caixinha. 
NARRADOR- Agora que estava rica e elegante, com a casa reformada e um bonito enxoval a Baratinha falou,
DONA BARATINHA achou que estava na hora de se casar.
NARRADOR-  Então, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes.O primeiro a aparecer foi o cavalo, o jovem mais fino da cidade. O cavalo achou Dona Baratinha muito graciosa,Dona baratinha então perguntou.
DONA BARATINHA - Quer casar com Dona Baratinha tão bonitinha e com dinheiro na caixinha? CAVALO -   Eu quero 
NARRADOR - Disse o cavalo. Mas Dona Baratinha tinha um sono muito leve e queria saber se o cavalo roncava alto .
DONA BARATINHA Como é que você faz de noite? 
NARRADOR-  perguntou Dona Baratinha. O cavalo relinchou tão forte que Dona Baratinha o recusou.
DONA BARATINHA -Não, não você não serve
NARRADOR - Então outra vez, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes cantando assim:
DONA BARATINHA -Quem quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha,
NARRADOR - Ia passando o boi,e falou 
BOI -Eu quero
DONA BARATINHA Como é que você faz de noite? 
NARRADOR-  perguntou Dona Baratinha. O Boi mugiu  tão forte que Dona Baratinha o recusou.
DONA BARATINHA -Não, não você não serve.
NARRADOR - Então outra vez, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes cantando assim:
DONA BARATINHA - Quem quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha,
CACHORROEu quero
 NARRADOR-  perguntou Dona Baratinha. Ao cachorro como é o seu latido, au,au fez o cachorro , ele latiu  tão forte que Dona Baratinha o recusou.
DONA BARATINHA -Não, não você não serve.
NARRADOR - Então outra vez, a tardinha, vestiu uma roupa bem bonita, fez um belo penteado e foi para a janela esperar os pretendentes cantando assim:
DONA BARATINHA -Quem quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha,
NARRADOR - Ia passando o gato ,e falou :
 GATO- Eu quero
 NARRADOR-  perguntou Dona Baratinha. Ao  como é o seu miado , 
GATO=  miau,miau
 NARRADOR - ele miou   tão forte que Dona Baratinha o recusou. Infelizmente todos eram muito barulhentos e não iam deixar D. Baratinha dormir. Já estava desistindo, quando apareceu D. Ratão muito elegante e charmoso.
DONA BARATINHA -Quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha,
D.RATÃO -EU QUERO ,EU QUERO.
NARRADOR -  Ela então, resolveu tentar mais uma vez. Felizmente, D. Ratão tinha uma voz suave e a noite seu ronco era fraquinho :Qui, Qui, Qui... Dona Baratinha ficou muito satisfeita com o pretendente e ficaram noivos.Começaram os preparativos para o casamento.Dona Baratinha toda agitada preparava um delicioso banquete para a festa do casamento e D. Ratão ajudava nos convites. Porém D. Ratão era muito guloso e pediu a noiva que fizesse para a festa seu prato favorito, feijão com toucinho. O feijão com toucinho que Dona Baratinha preparava estava muito cheiroso e D. Ratão ia toda hora na cozinha tentar provar um pouquinho, mas sempre tinha alguém perto. Tudo já estava pronto, banquete, igreja e os convidados chegando.Dona Baratinha e D. Ratão muito elegantes e felizes estavam a caminho da Igreja, porém o noivo só pensava na feijoada. Então disse para Dona Baratinha que tinha esquecido as alianças em casa, e que assim que as pegasse a encontraria na igreja.D. Ratão voltou para casa e correu até a cozinha para comer um pouco do toucinho. Mas na afobação, escorregou e caiu dentro da panela do feijão morrendo afogado. Dona Baratinha ansiosa esperava na igreja o noivo que não retornava. Horas mais tarde, muito triste Dona Baratinha e alguns convidados decidiram voltar para casa e comer o banquete. Logo descobriram o fim trágico do seu noivo e todos lamentaram muito. A pobre Dona Baratinha chorou a noite inteira e desde aquele dia nunca mais preparou feijão com toucinho!
* Atividades retiradas da Coleção Baú do Professor- Histórias e Oficinas Pegagógicas vol.4 Ed. FAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário