"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


 Sugestão de Jogral ou teatro para a Proclamação da República

Sugestão de jogral ou teatro para a Proclamação da República:






 Teatro para o dia das Mães!



São apresentadas várias mães, caricaturas de várias mães.
O público vai analisar qual delas merece ganhar das mãos de um anjo a coroa de mãe ideal.
Personagens:
MÃE AFLITA: roupas normais
• ANJO: vestido a caráter, trazendo várias bíblias e uma coroa na mão.
• MAE RICA: mulher bem vestida, cheia de joias.
• MÃE POBRE: mulher pobremente vestida, trazendo pelas mãos uma criança mal vestida e descalça, uma trouxa de roupa.
• MÃE FRÍVOLA: mulher com roupa esporte, e um acessório de esporte bola, raquete, cartas de baralho, dominó, etc.
• MÃE CRISTÃ: roupas discretas e uma bíblia na mão.
1ª parte:
A mãe aflita entra, senta numa mesa e começa a falar, que está preocupada com o filho, que saiu e não deu notícias. Ela está preocupada devido as más companhias dele e tudo indica que ele está no caminho dos vícios.
Que teria acontecido? Que faltava na educação de seu filho? Casada, muito nervosa, adormeceu. (mãe boceja, debruça na mesa e dorme) e enquanto dormia, sonhou com um anjo. (o anjo entra no palco e fica próximo a mesa) e começa a procurar a mãe ideal para colocar a coroa.
(Entra a MAE RICA: )
ANJO: Aonde vais tão bem vestida?
MAE RICA: Vou a cadeia visitar o meu filho (chora)
ANJO: O que ele fez?
MAE RICA: Ele procedeu mal, se envolveu com quem não devia e foi preso.
ANJO: E a sua riqueza não o salvou?
MAE RICA: Infelizmente o dinheiro não pode comprar tudo. Achei que eu dando tudo o que me pedia, seria o suficiente para fazê-lo feliz, mas vejo que me enganei.
ANJO: Espero que tenhas aprendido a lição que a vida te ensinou. Vá e leva este livro, a bíblia. Leia e dê a seu filho. Este livro é poderoso, te dará conhecimento e te levará a salvação. Se seu filho tivesse conhecido antes, com certeza não estaria onde está hoje.
MAE RICA: Uma bíblia vou lê-la e meu filho também.
(Sai a mãe rica e entra a mãe pobre.)
ANJO: Onde vais?
MÃE POBRE: Vou levar estas roupas para lavar. Tenho muitos filhos para sustentar.
ANJO: Onde estão os teus filhos?
MÃE POBRE: Devem estar em casa brigando, fazendo confusão com a vizinhança, falando palavrões, reclamando contra Deus...
ANJO: Você acredita em Deus?
MÃE POBRE: Acredito que ele existe, mas lá em casa ele não está...
ANJO: Você tem marido?
MÃE POBRE: Marido! Tenho sim, mas não presta pra nada. Vive no bar enchendo a cara.
ANJO: Deus não é o culpado da situação estar deste jeito.
MÃE POBRE: Tens razão a culpa é do meu marido, que não me ajuda, só me incomoda.
ANJO: Leva este livro, a bíblia. Você e sua família devem ler. Este livro pode salvar vocês desta situação em que vivem.
MÃE POBRE: Uma bíblia? Será que pode mesmo fazer alguma coisa por nós?
ANJO: Este livro é diferente, pode transformar a mente e o coração das pessoas.
MÃE POBRE: Muito obrigada.
(Entra a mãe frívola)
ANJO: Aonde vais?
MÃE FRÍVOLA: Vou no Clube, jogar com as minhas amigas.
ANJO: E seus filhos, onde estão?
MÃE FRÍVOLA: Os pequenos estão com a babá, e os maiores eu nem sei. São grandes, são donos do próprio nariz. Estou indo, gosto de jogar, ir ao cinema, shopping e bailes.
ANJO: No seu lar não há lugar para Deus?
MÃE FRÍVOLA: Bem, eu mando meus filhos, aos domingos irem a igreja. Sei que lá é um bom lugar e lá podem aprender coisas boas.
ANJO: E você não vai?
MÃE FRÍVOLA: No domingo, nem pensar, estou muito cansada, durmo muito tarde. A noite saio com o meu marido.
ANJO: Vejo que o futuro dos seus filhos é muito confuso. Sem uma mãe que os oriente... E certo que não serão felizes... Tome este livro, a Bíblia. Você e seu marido devem lê-lo todos os dias para aprender como criar seus filhos e salvar a felicidade de seu lar.
MÃE FRÍVOLA: Uma Bíblia!.? Há quanto tempo não via uma!!!
(Saí a mãe frívola e entra a mãe Cristã.)
ANJO: Aonde vais com tanta pressa?
MÃE CRISTÃ: Vou a Igreja.
ANJO: E seus filhos onde estão?
MÃE CRISTÃ: Eles já devem estar na igreja, foram com o pai. Eu me atrasei um pouquinho, adiantando o almoço. Mas se eu for depressa chego antes de começar.
ANJO: O que me dizes de teus filhos?
MÃE CRISTÃ: Meus filhos são umas bênçãos. São amorosos, bem comportados, estudiosos e trabalham na Seara do Mestre.
ANJO: Seu lar é feliz?
MÃE CRISTÃ: Muito feliz, graças a Deus, somos todos seguidores de Jesus.
ANJO: Como conseguiu isso?
MÃE CRISTÃ: Fazendo o culto doméstico todos os dias, coma participação de todos, indo a igreja com meu esposo e filhos e sempre tomando parte nos trabalhos da igreja. Em tudo procurando fazer a vontade de Deus. E agora, se me dá licença, tenho que ir não posso me atrasar para escola dominical.
ANJO: Antes de ir, quero colocar na sua cabeça a coroa da mãe ideal.
MÃE CRISTÃ: Eu??? Mãe Ideal???
ANJO: Sim, além de vestir, alimentar e educar seus filhos, mostrou-lhes o caminho de Deus.
( O anjo coloca a coroa na cabeça da mãe ideal e ambos saem)
(Ele volta rapidamente e deixa uma bíblia sobre a mesa, ao lado da mãe aflita).
A mãe aflita acorda, se espreguiça e olha espantada!
MÃE AFLITA: Que sonho! Vejo que tenho me descuidado da parte religiosa de meu filho. De agora em diante vou fazer o possível para ajudar meu filho, a ser um rapaz cristão.
Será que ainda dá tempo?.. Que livro é esse? (pega a Bíblia e a folheia). Uma Bíblia! Será que eu sonhei mesmo? Sim é isto mesmo. Cristo é a resposta para todo e qualquer problema! Confiarei Nele e Ele vai me ajudar.
NARRADOR: E você também gostaria de receber das mãos de um anjo uma coroa de Mãe Ideal? Pense nisso... e venha desfrutar do amor de Deus...
Música: Aline Barros
Vem desfrutar do amor de Deus
Você e sua casa
Deixe Jesus que é o Rei entrar no seu coração
Vida melhor ele quer te dar
Restaurar seu lar
Paz e harmonia
Ele quer trazer pra você!...

Fonte: Teatro Cristão



 Apresentação teatral: Uma criança, uma família, uma escola! Pela Escola Chapeuzinho Vermelho

 
 
 
 Agradeço de coração ao Pedagogo William e a toda a Escola Chapeuzinho Vermelho , situada no Município de Ariquemes, RO,  por terem entrado em contato de forma tão carinhosa, disponibilizando o vídeo do teatro realizado pela Escola: Um filho, uma família e uma escola. Fiquei imensamente feliz por assistir à peça, que nos faz refletir: Será que família e Escola estão conseguindo caminhar juntas? Ou ainda sofremos com os descompassos? Vale a pena ver o trabalho bonito da equipe e ao mesmo tempo refletir sobre o tema. Um abraço ao William e a toda a equipe, desejando um ano letivo muito produtivo a todos!! E sempre que tiverem novidades, entrem em contato. Agradeço, viu? Mais uma vez, obrigada! Profª Elizabeth (Liza)


 O teatro na Escola: muitas sugestões e atividades!

"Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais. Fazer teatro, para a criança, nem precisa ser algo muito elaborado, um ato de ensaios cansativos onde o "aprontamento" final da peça chega junto com a exaustão e o enfado total. Fazer teatro pode ser algo dinâmico, sem muitos rodeios, pode ser improviso, criação espontânea, deixar a fala vir e criar uma personagem! Pode também ter um cenário confeccionado com sucatas, nem precisa ser algo muito rico ou elaborado. O caso é que nós, adultos, nos preocupamos demasiadamente com as aparências e transferimos isto às inocentes crianças. Pode-se fazer tudo muito bem feito e ensaiado, mas não cansativamente sempre, e nunca abrindo mão da alegria, da felicidade, da criação, do sonho." (Liza)

 Peça teatral: Socorro! A mamãe pifou!!!


Socorro ! A Mamãe Pifou

Maria : mãe vc viu a minha camiseta da escola ?
M : Maria Eduarda, está na cabeceira da sua cama
Maria : ah é, a sra sempre coloca lá
Kelly: mãe cadê o secador ? vc pegou né ? (fala para a maria eduarda)
M : Kelly Cristina, não culpe a sua irmã, vc sempre se esquece onde guarda... está na armário do bwc
(as duas sai)
Esposo : bom dia meu bem... o café está pronto ? tenho reunião cedo, cadê a minha pasta ?
M: sente-se pra tomar o seu café, a sua pasta está no sofá amor...
Esposo : Q esposa abençoada...(e senta na mesa)
Sandra : manhêêê, olha o q o Pedro fez nos meus cadernos .....
Pedro : (choramingando)eu não, eu não, não fui eu deve ter sido o Luis, só pq eu sou o caçula eu tenho q levar a culpa
(e vai pra sai da mãe)
Sandra : vai chorar ?
M : Pedro Henrique e Sandra Mara parem com isto...se arrumem rápido pra tomar o café senão vcs vão se atrasar pra escola
(eles vão saindo)
Esposo : Pedro chame a sua irmã q ainda está dormindo
Pedro : mas ela já acordou ...
Esposo : não a Kelly, a Ana
Mãe : mas a Ana Paula estuda de tarde, não precisa acordá-la agora, benzinho toma seu café vai...
Esposo : ah, o q seria de mim sem vc
Pedro: Mãe, eu não mexi nas coisas da Sandra, eu vi a Kelly mexendo...
Kelly : q q vc tá me acusando hein seu chorão ???
M : parem com isto agora... Kelly Cristina senta pra comer e Pedro Henrique vai terminar de se arrumar
(Pedro sai choramingando)
Kelly: foi ele q começou, vc viu né pai ?
Pai (lendo o jornal) : obedeça a sua mãe
Maria : Mãe vc lavou a minha calça jeans preferida ?
Kelly : Qual das 20 calças vc tá falando ?
Maria : A mãe sabe qual, ela sempre sabe
M : Eu lavei sim filha, vou passá-la, enqto isso , vai chamar o seu irmão Luis Carlos.
(ela senta na mesa)
Maria : (gritando) Luis Carlos acorda seu dorminhocoooo!!!
Kelly : isso berre, grite mais alto porque acho q os vizinhos não ouviram...
Maria : (ela berra mais alto mas virada para a irmã) Luis acordaaaa
Luis : o q foi ?
(Maria se assusta)
Maria : ô menino q susto ? (qdo o vê com a cara de sono) aaaiii, vai lavar este rosto
Ele solta um bafão dizendo : eu te amo
Vai até a mãe...
Luis : Fala mãezinha do meu coração...
M : Luis Carlos, vc tem q se arrumar meu filho
Luis : Ah mãezinha deixa eu ficar, vai por favor por favor (chacoalhando mãe)
Nisso entra a Sandra e Pedro se atropelando falando :
-Eu também, eu também, só hoje mãe
(Luis deita no sofá)
M : Não , não e não
Eles : sim sim e sim
M : Astrogildo, fala com eles
Esposo : Ãh, o q foi ?
M : eu estava falando q vc está atrasado não ?
(eles começam a mexer nas roupas do cesto e jogar pra fora)
Esposo : Ah sim, é mesmo... Amor, eu deixei as contas pra pagar lá na cômoda, e não esquece q hoje tem q dar vacina no cachorro, e que o cara do seguro virá pra fazer vistoria no carro e não esquece q vc tem q pegar minha mãe na rodoviária às 17h , tá ? Beijo, tchau crianças (sai pelo centro)
Kelly : Pai, traz uma caixa de bombom pra mim ??
Esposo : A sua mãe vai no mercado e compra
Kelly : Mãe então não esquece de trazer ? Eu já comi e estou indo (Kelly sai)
M : Maria Eduarda a sua calça está passada.
Maria : Ô mãezinha brigadu
M : Luis, levanta daí e vai se arrumar ... (olhando para Sandra e Pedro;) O q vcs estão fazendo porque essa bagunça ? (e vai colocando de volta)
Pedro : Eu tô procurando a minha camiseta do corinthians
Sandra : E eu quero a minha babylook rosa
M : Mas pq vcs não pediram q eu falava onde está, e na escola não pode entrar sem a camiseta da escola
Pedro : Mas por baixo pode
M : tá, tá, está na última gaveta da cômoda do lado do guarda-roupa bem no canto esquerdo em cima das calças
Os dois : Onde ?
M: Pede para suas irmãs q elas sabem
M : Luis Carlos vai se arrumar
Luis : Tô indo , tô indo ( e sai)
Mãe olha para todos os lados e anda na ponta dos pés até a mesa pra tentar comer, e qdo vai de sentar
Entra Kelly e Maria :
Maria : Manhêêê, a Kelly usou a minha blusa e guardou suja e agora não dá pra eu usar
Kelly : claro q não...
Pedro : Manheeee cadê a camiseta ?
Luis : eu resolvi comer antes de me arrumar
Sandra : eu acheei, vc não
Pedro : olha ela, olha ela (choramingando)
Luis : iiih vai chorar
Mãe : quietos, quietos, fala um de cada vez, assim a minha cabeça irá pifar......
(apaga as luzes)
NARRADOR : A vida diária dessa mãe sempre foi assim : mulher, esposa, amiga, companheira, até parece que tem um computador na cabeça, e elas tem mesmo, maaaasss até que um dia....
(acende as luzes)
a mesma cena do início :
(Mãe entra com o balde com a pasta)
Maria: mãe vc viu a minha camiseta da escola ?
Mãe : Maria Victor , está na cabeceira do guarda roupa
Maria : Victor ? Cabeceira do guarda roupa ?
Kelly : Mãe, cadê o secador ? vc pegou né ?
M : Kelly Henrique, não culpe sua irmã, tá ali (e aponta para o aspirador) eu seco pra vc o seu cabelo
Kelly: não mãe...
Esposo : bom dia meu bem.. o café está pronto? Tenho reunião cedo cadê a minha pasta ?
M : sente-se pra tomar o seu café , a sua pasta eu lavei, está ali no balde mas não se preocupe porque seca logo.
Esposo : Você o q ?
M :É amorzinho, seus papéis ficaram mais branco q o branco, era assim q o sabão em pó dizia
Sandra : Manheeee, olha o q o Pedro fez nos meus cadernos...
Pedro : Eu não deve Ter sido o Luis, só pq eu sou o caçula eu tenho q levar a culpa ?
M : Não, Sandra Carlos, fui eu q peguei o seu caderno eu vi q ele era muito grande e pra aliviar o peso eu arranquei as folhas já usadas ?
(Sandra vai e chora para o irmão)
Sandra : Vc arrancou as minhas lições de escola ?
M : Pedro Kelly e Sandra Carlos parem com isto... e se arrumem rápido pra tomar o café senão vcs vão se atrasar pra escola.
Esposo : E Pedro, chame a sua irmã q ainda está dormindo
Pedro : mas ela já acordou ?
Esposo : Não a Maria, a Ana
M : É vai chamar a Ana Carlos já dormiu o bastante, ou seria a Luis Paula, ai q confusão
Esposo : Vc está bem ?
M : Claro, como todos os dias, deixa eu adoçar o seu café (e joga o pote inteiro)
Esposo : benhe, cuidado
M : é só pra adoçar a sua vida, cadê essas crianças...
Kelly José, Maria André, Luis Flavio, Pedro Carolina, João Claudia, Sandra Henrique, Paula Victor se arrumem rápido pra vcs não se atrasarem para a academia
Esposo : quem foi esse pessoal q vc chamou ? Q academia ?
Maria : Mãe vc lavou a minha calça jeans preferida ?
Kelly : Qual das 20 calças vc tá falando ?
Maria : A mãe sabe qual, ela sempre sabe
M : Eu lavei sim filha, vou passá-la, enquanto isso, vai chamar o seu irmão Luis Victor
Maria : Quem ? Luis Carlos ou o João Victor
Esposo : Sua mãe anda meio cansada acho q ela quis dizer o Luis q ainda deve estar dormindo
Maria : Luis Carlooooss acorda seu dorminhoco
Luis : Ãh, o q foi ?
Kelly : A mãe mandou vc acordar ...
Luis : eu só estava colichlando, Fala mãezinha do meu coração
M : Ô minha filha vc tem q se arrumar
Luis : filha ? ...ah mãe deixa eu ficar, vai por favor, por favor (chacoalhando a mãe)
A mãe gosta do chacoalho
Entra Sandra e Pedro falando :
- Eu também, eu também, só hoje mãe...
M : êêê isso (a mãe faz festa com eles), ninguém vai pra escola e vamos ficar assistindo tv, comendo pipoca e podemos também fazer brigadeiros e as meninas lavam a louça...
(todos ficam atônicos)
M : ah e vc (indo para o marido e tirando ele da cadeira e entregando a pasta molhada) vc está atrasado, vamos, vamos
Esposo : é verdade , estou mesmo ...bem, eu tenho uma coisas pra te passar, mas acho q é melhor não te passar, vc tá meio...
M : Imagina chuchuzinho, pode passar, vc sempre passou e alguma fez eu fiz algo errado ?
Esposo : não, claro q não...
M : então me passe
Esposo : Bem... tem uma contas em cima da cômoda, e hoje é dia da vacina do cachorro, e o cara do seguro virá fazer vistoria no carro e vc tem q pegar minha mãe na rodoviária às 17h, certo ?
M : Certíssimo, sua mãe está em cima da cômoda, vacinar o carro e o cara do seguro irá vistoriar o cachorro, viu ? Ou seria, vacinar a sua mãe, o cachorro está na cômoda ...
Kelly : vai pai, q eu entendi e compra uma caixa de bombom pra mim...
Esposo : tá filha eu compro , pq sua mãe é capaz de comprar uma caixa de sabão pra vc, tchau...
M : Maria Henrique, sua calça está passada ...
Maria : mãe minha calça queimou ....
Kelly dá risadas e as duas sai
M : luis pedro levanta daí e vai se arrumar
Mãe olhando pra bagunça das roupas
M : Ô q lindo estão arrumando pra mamãe né ?
Pedro: não mãe, eu quero a minha camiseta do corinthians
Sandra : e eu a minha baby look rosa
M: ah está, em cima das calças do lado esquerdo para quem olha de frente,ao lado do 2º guarda roupa em cima de uma cômoda, bem lá em cima na última gaveta.
Os dois : Onde ?
M : eu fui tão clara como vcs não entenderam, lá na última cômoda, do lado direito do guarda roupa, em cima da segunda gaveta.
Pedro : Vc entendeu ?
Sandra : eu não e vc ?
( os dois sai)
M : Luis Pedro vai dormir na cama !!!
Luis : obaaa Tô indo, tô indo.
Todos a espiam na porta
M: Ufa ! Acho q consigo tomar um cafezinho, ou quem sabe um chá...
Todos vão até na frente :
Kelly : a mãe tá estranha
Maria : é verdade, não parece a nossa mãe
Luis: (Abra a boca de sono) eu não tô gostando, parece uma estranha
Sandra : Ela sempre sabe onde está tudo de todo mundo
Pedro : (choramingando) eu quero a minha mãe....
Kelly : Eu também
M: Kelly Cristina, Maria Eduarda, Luis Carlos, Sandra Mara e Pedro Henrique...
Uma mãe jamais esquece o nome dos seus filhos...
Autora: Daniela Leon Vieira

Esta dramatização para o dia das mães foi retirada do site Eclesia. Se quiser ver muitas outras peças teatrais e mesmo uma apostila de teatro, faça uma visitinha! Vale a pena! Fica em ECLESIA

 Teatro: Uma criança, uma família, uma escola...

Teatro
Uma Criança, uma Família, uma História  


Introdução
– Era Uma vez um filho (Entra uma Criança)
– Uma família (Duas crianças representando o Pai e a Mãe)
– Uma Escola (Representantes da Direção e Coordenação)
Entram os personagens e se apresentam
A Mãe (Entra Arrumando o filho pra ir para a escola)
– Anda João! Está atrasado, o ônibus já vai passar. Se você perder o ônibus você apanha!
O aluno sai e volta como se tivesse ido à escola
O Pai pergunta:
– João, o que você fez na escola hoje?
– Teve muito dever?
João Responde:
– A Pai, a aula foi chata, a professora deu um monte de dever, to com meu dedo doendo.
Mãe:
– Ah, muito bem, assim que eu gosto de ver! Deixa de ser preguiçoso!
João diz:
– Mas mãe, o meu colega me deu um chute, falou mal da senhora e a professora não fez nada!
Mãe reclama:
– Assim não está certo! É assim que se ensina na escola? Criança sem educação, professor que não faz nada?
– Eu vou lá! Vou reclamar com a diretora, isto não está certo!
Volta o Narrador :
– É meus amigos, a vida na escola continua, o João continuava indo e vindo da escola para casa e da casa para escola.
– O João aprendia a ler e a escrever, mas não aprendia a respeitar para ser respeitado.
– Por sua vez, a escola fazia sua parte, mas o João era muito rebelde, brigão e dava muito trabalho.
– A professora o levava para a direção, a diretora conversava com ele, para saber como era sua vida na família, para justificar a rebeldia de João.
Entra a professora levando o João para a diretoria.
João sempre dizia:
– Minha mãe e meu pai vivem brigando, não ligam pra mim.
– Dizem que eu só atrapalho a vida deles, que deviam me internar pra eu aprender.
Volta o Narrador :
– A diretora preocupada, conversa com João, faz um bilhete chamando o responsável e entrega ao João.
– João chega em casa e entrega o bilhete à mãe.
A Mãe diz:
– Ora, essa diretora pensa que eu tenho o que fazer, vivo batendo pernas por ai, eu não vou lá não, elas que se virem já que não sabem educar!
Volta o Narrador:
– Professores e a diretora esperam em vão a mãe de João que não vem, e falam:
A Professora:
– Viu! Como podemos corrigir Joãozinho se a família não ajuda?
– Trata mal o filho, não vem conversar com a gente, os pais também tem que ter responsabilidade!
Volta o Narrador:
– Assim a família e a escola se distanciavam uma da outra.
– O João, coitado, ficava dividido e se perguntava:
João se Perguntava:
– Quem tinha razão?
– A Família?
– A escola?
– Afinal, não sou eu o princípio e o fim da família e da escola?
– Isto não está certo, elas tem que se entenderem, parar de jogar a culpa uma em cima da outra.
– E eu, o que faço enquanto isso?
Volta o Narrador :
– João, o único machucado e deformado na guerra família vs escola, sugere:
João pergunta:
– Por que vocês não se unem, não trabalham juntas, não somam esforços, não compartilham realizações, por que não me curam em vez de me machucarem, por que não me formam ao invés vez de me deformarem?
Volta o Narrador :
– A Família e a escola ouviram a voz de João e diante de tantos porquês, se humilharam, reconheceram seus erros e passaram a trabalharem juntas, curaram em vez de machucar e formaram e vez de deformar.
Todos Juntos voltam e falam:
Era uma vez um Filho, uma Família e uma Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário