"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


Peça teatral

Titulo: Mostra-me tuas mãos

Personagens:
Jesus : ____________
“Anjo Gabriel”: ____________
“Anjo Guardião” 1 : ____________
Anjo Guardião” 2 : ____________
“Serva Fiel” 1: ____________
“Mulher Infiel” 1: ____________
“Serva Fiel” 2: ____________
“Mulher Infiel” 2: ____________
“Serva Fiel” 3: ____________
“Mulher Infiel” 3: ____________
“Serva Fiel” 4: ____________
“Mulher Infiel” 4: ____________
Mulher Infiel” 5 : ____________
“demônio” 1: ____________
“demônio” 2 : ____________
O narrador fala para a igreja

Narrador: – A Bíblia nos fala em Mateus 20.25, sobre a vinda de Jesus Cristo. Ao lermos este texto, ficamos realmente desejosos de saber quando Jesus voltará. Mas eu gostaria de lhe fazer um pergunta: Como está a sua vida? O que você tem feito para Jesus? Gostaria que refletisse bem a respeito disto, pois a volta de Jesus será num dia e numa hora que ninguém sabe. Agora, imagine se de repente tudo escurecesse... e você ouvisse uma voz dizendo:

Luzes se apagam de repente.

Vozes: – Jesus está voltando! Jesus está voltando!

Luzes se acendem e Jesus entra com três anjos, Dois deles com a sua espada na mão e o outro com um livrinho de ouro. Jesus senta no Trono. O anjo com o livro fica ao seu lado direito. Os dois outros anjos cruzam as espadas guardando a entrada do céu.

Jesus: – Serva Fiel 1, Mostre-me tuas mãos

A Serva Fiel 1 entra cantando uma música alegre: – “Pai estou aqui para te adorar em tua presença desejo estar”

Serva Fiel 1 – Deus! (dá um sorriso mostrando a alegria que sente) Como Tu és belo Senhor! Eu sabia que um dia eu iria te vê. As pessoas diziam que tu nunca ias voltar que estava demorando demais, mas eu sabia, eu sabia que um dia tu virias buscar a tua igreja e aqui estou hoje diante do teu tribunal. As provações deste mundo tentaram me parar, mas como parar diante de um Deus tão poderoso? Esperei com paciência como manda a tua palavra. Fui abandonada e traída por te servir, mas a maior recompensa é te ver hoje e saber que as marcas da tua dor não foram em vão. A tua casa era o lugar que mais me dava prazer de estar, não havia outro lugar que me agradasse. Tudo que eu fiz Meu Deus foi para a honra e glória do teu nome. Eis aqui as minhas mãos. (ajoelha-se perante o Trono)

Jesus – Serva boa e fiel, te dei talentos e olha aí, hoje tu se apresenta perante a minha presença com aqueles talentos multiplicados. Reconheço as tuas aflições e hoje limparei todas as lágrimas do teu rosto.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida?

Gabriel – Sim, Senhor !

(A Serva Fiel 1 chora de alegria)

Jesus – Foste fiel no pouco, filha, e hoje no muito te colocarei. Entra no meu reino, receba o teu galardão. (A Serva recebe uma coroa de ouro e entra no reino celestial)

Jesus – Mulher infiel 1 , mostra-me tuas mãos.

Mulher infiel 1 – (Em desespero) Perdão Senhor! Perdão... mas eu passei todo o tempo duvidando que voltarias. Ouvi falar do Teu Nome, do Teu amor por nós, e um dia até levantei a mão, mas... mas estava muito preocupada comigo mesma, eu não pensei que voltarias realmente. Jesus, eu acreditei nas pessoas, fui traída e enganada, contraí dívidas, deixei-Te de lado... mas Jesus, eu preciso me salvar! Eu preciso... (A mulher é interrompida por Jesus)

Jesus – Mulher infiel 1, Mulher infiel 1 (Jesus repete o nome duas vezes para dar ênfase à fala posterior) quantos foram iguais a você, por isso retardaram a minha volta. Muitos não podem entender por que é que as estrelas brilham porque nunca olham pro céu. E você não pôde saber o que é ter uma vida cheia do espírito santo porque todas as vezes que tentei bater à sua porta você estava ocupada com outras coisas.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida ?

Gabriel – Não, Senhor !

Jesus – Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

(Ouvem-se gargalhadas maléficas; “Os demônios” vêm buscar a mulher infiel falando coisas e a mesma resiste tentando não ser levada)

Jesus: – Serva Fiel 2, Mostre-me tuas mãos

Serva Fiel 2 - (Entra cantando): “Nesta noite feliz, neste santo lugar eu marquei um encontro com Deus, Seu amor é real, sua paz gozarei, eu marquei um encontro com Deus”. Senhor Tu és altíssimo e eu te louvo. Como é bom poder me apresentar a Ti Mestre, fui na terra uma luz, teu nome foi anunciado por mim, mas... tropecei Senhor, por varias vezes me senti fraco na fé, abalado pelos problemas que surgiram diante de mim. Mas Tu,Oh glorioso Senhor, fostes fiel e vistes a sinceridade do meu coração, e nunca me abandonas-te. Aqui estou Senhor, Eis as minhas mãos.

Jesus- Filha, Eu jamais abandono os meus. Às vezes quando tudo está bem, sou deixado de lado, colocado em segundo plano, sou o depois. Mas nunca abandonei os meus filhos. Momentos de fraqueza, todos podem passar, mas, sentirem-se abandonados por mim, jamais. Eu sofri por você, iria bani-la de mim, quando mais você precisava ? Não ! Eu posso entender que tenha se sentido fraca, mas foi na minha palavra, a Bíblia que encontras-te forças e através da oração, a renovação da tua fé.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida ?

Gabriel – Sim, Senhor!

Jesus – Foste fiel no pouco, filha, e hoje no muito te colocarei. Entra no meu reino, receba o teu galardão. (A Serva recebe uma coroa de ouro e entra no reino celestial chorando de alegria).

Jesus: – Mulher infiel 2, Mostre-me tuas mãos.

Mulher infiel 1- Ah! Até que enfim encontrei com o Srº. Meu Deus! (em tom petulante) quanta luta eu passei. As minhas mãos? Estão aqui cheias de embrulhos, 1º- eu lavava a igreja toda semana, o Srº viu que aquelas irmãs dondocas nunca se disponibilizaram para lavar. Eu não agüentava mais. 2º-Dei esmolas, 3º- Ía pro café na rua de 15 em 15 dias dar café àqueles mendigos podres.(Ao listar as obras, conta nos dedos). Enfim, deixei meu trabalho feito como um exemplo para os outros seguirem.

Jesus - Obras não te salvam, o único sacrifício que pode levar o homem a Deus é o meu sangue derramado na cruz do calvário. Só um coração sincero e humilde que aceita esta verdade e reconhece a sua incapacidade e dependência de Deus, pode alcançar o Reino dos céus. E em você vejo muito orgulho.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida ?

Gabriel – Não, Senhor!

Jesus – Aparta-te de mim, e vá para o fogo do inferno.

Jesus: – Mulher Infiel 3, Mostre-me tuas mãos.

Mulher Infiel 3 - Mas que voz é esta ? Onde estou ? Quem és tu ?

Jesus- Eu sou Jesus, que morreu na cruz para salvar o homem da morte e do inferno. Todo aquele que me confessou no mundo, eu confessarei ao Pai Celestial. Só você não me conhece, não pode entrar no meu Reino que foi preparado para os que me adoram. Você teve tempo para me procurar e oportunidade para me conhecer, mas estava preocupado demais consigo mesmo e agora o seu tempo acabou. Aparta-te de mim, vá para o fogo eterno !

(Ouvem-se gargalhadas maléficas)

Mulher Infiel 3 (TRISTE ) – Jesus? Morreu na cruz para me salvar? !!! Reino? Salvação? ( MARIA, TEREZA, FELIPE, JOÃO ( dirigindo-se ao auditório ) vocês conheciam Jesus ? ... ( como se ouvisse resposta positivas ). Então porque não me falaram de Jesus, porque não me mostraram o caminho dos céus, e que este dia chegaria ? Ah, agora eu me lembro, um dia Cristina falou esse nome comigo, quando perguntei ela teve vergonha de me explicar, eu devia ter procurado alguém para me falar de Jesus, mas achei que não era nada importante e deixei pra lá. Mas vocês são culpados deviam ter me procurado, ter ido a minha casa e mostrar o caminho de Jesus. Agora... Minhas mãos e coração estão vazios. O que fazer sem Jesus ?

(“Os demônios” levam-a para o inferno arrastando-o)

Jesus: – Serva fiel 3, Mostre-me tuas mãos

Serva fiel 3 - Senhor, me perdoe por ter passado minha vida tão confusa. Muitas vezes questionava suas obras, e ficava triste com o Senhor, porque não acontecia o que eu queria. Mas sempre fui grata a Ti. Porque em sua infinita misericórdia o Senhor me conduzia a vitória mesmo sem eu merecer. Me perdoe meu Pai por não ter tido contigo uma vida de confiança plena. Mas eu Te amo e sempre Te amei. E mesmo errando eu sempre te busquei e sabia que sem Ti nada seria. Eis as minhas mãos Senhor.

Jesus- Filha , você sempre teve dificuldades em perceber as bênçãos que eu derramei em sua vida, porque a ansiedade e a duvida a impedia de vê-las. E muitas vezes não recebia a benção por não descansar em mim. Mas Eu vi seu sofrimento, e com ele o arrependimento quando recorria a minha palavra, e deixava que Eu falasse com você mostrando o quanto estava errada. Eu via em você o desejo de me agradar como seu Pai e Senhor. E mesmo tropeçando, você jamais saiu dos meus caminhos.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida ?

Gabriel – Sim, Senhor!

Jesus – Entra no meu reino, Tem um lugar preparado para você.

Jesus – Mulher Infiel 5 , Mostre-me tuas mãos.

Mulher Infiel 5 – Claro que eu mereço. Não tenho a menor dúvida. Olhe bem Senhor, fui uma executiva, o meu salário sempre foi muito alto, tenho dinheiro pra pagar até a risada de todos os que estão aqui. Eu mereço essa tal salvação e se não merecer não tem problema, eu pago por ela.

Jesus- Quanta tolice da sua parte. Comprar a salvação? (Jesus balança a cabeça negativamente). Quantas vezes te livrei da morte, quantas vezes mostrei-te o caminho certo e tu não quiseste seguir. Mulher Infiel 5, quantas vezes sorrias daqueles que falavam de mim, quantas vezes enganava-se a si mesma dizendo que eu não voltaria. Deu tanto valor ao dinheiro e esqueceu de mim. Mulher Infiel 5, EU VOLTEI ! Voltei para buscar aqueles que são meus. E você Mulher Infiel 5 teve todo tempo do mundo e não o aproveitou.

Jesus – Gabriel, o nome dela está escrito no livro da vida ?

Gabriel – Não, Senhor!

Jesus – Afasta-te de mim maldita. Vá para o fogo do inferno, preparado para o diabo e seus anjos.

(“Os demônios” levam-a para o inferno segurando pelo braço e ela com toda petulância, manda que eles “soltem-a, pois ela tem pernas”)

NARRADOR: Meu amigo, meu irmão. Eu não sei quem é você, nem como está a sua vida, mas sei que Jesus voltará. O dia, a hora, não importa, pode ser hoje, AGORA ! O que você teria para apresentar ? Muitos pensam que crer em Jesus, invocar o Seu nome de vez em quando, fazer boas obras, ter dinheiro, ou ainda ter uma religião, é o que garantem a salvação. E assim passam toda sua vida se enganando. Pois a palavra de Deus já nos diz em Mateus 7:21 " Nem tudo o que me diz: Senhor ! Senhor ! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, esta nos Céus."Pense bem: Desperta agora, enquanto há tempo, pois caso contrário, no dia do juízo final, ouvirás de Jesus: APARTAI-VOS DE MIM, MALDITOS, PARA O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS. ( Mateus 25:41 )






A Nova Era
Teatro por Autor desconhecido


Músico : No princípio, criou Deus os céus e a Terra. A terra era sem forma e vazia E disse Deus haja luz E disse Deus houve luz

(Cantando a música (Vem tu desperta). O músico permanece tocando em um canto do palco ).

Narrador : Mas, Terra, o teu pó devorou-te a ti mesma. Tu pecas, Deus, porém, te perdoa. Pecaste uma segunda vez, Deus o teu Deus te perdoou e ainda assim tens pecado uma terceira vez e Deus sempre dá a ti o perdão. Ó terra, o teu pó negou o Unigênito Filho, Santo e Senhor Jesus Cristo. O homem despreza o seu Criador.

(sai do palco com o músico).

1º Homem : Quero ver algo mostrar-me o meu amanhã, o meu horizonte, para que eu não precise esperar que estes aconteçam. Desejo ver alguma coisa que realmente chame a minha atenção. (o 1º homem senta-se. Entram as oito figuras-personagens de costas para a platéia em forma de meia lua no fundo do palco).

1º Homem (levanta-se): Meus sonhos, não consigo decifrá-los. Qual a minha verdadeira identidade? Sei que sou um deus de mim mesmo, pois sou parte do cosmo.

1º Homem (senta-se e fala em alta voz): Quem me ouve? Quem pode mostrar-me a minha próxima encarnação?

(saem do meio círculo Yin Yang, Cruz Quebrada e Olho de Lúcifer, todos cantando música de Maitreya. Cercam o Homem).

Yin Yang : Teu corpo é o fluido do bem no mal e do mal no bem.

1º Homem : Já estou farto (levanta-se) destas bobagens sem sentido que saem da Bíblia. O que é isso? Acho que ouvi alguém falar-me... (assustado)

Cruz Quebrada : Jesus Cristo? Bah! (escarra e cospe, zombaria) Homem, "Tu" és uma ameba gigante.

1º Homem : Quem sois ou o que sois vós? Não estou entendendo, mas dissestes algo a respeito do meu cosmo e zombaste de Cristo. Eu quero... esperai, onde ireis?

(as figuras voltam para o lugar no meio círculo, enquanto Jesus Cristo se aproxima).

Jesus : "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede". (Jo 6.35).

(Jesus sai)

2º Homem : Amigo? O que fazes aqui neste lugar? Estás sozinho?

1º Homem : Não. Há pouco estava falando com umas pessoas muito estranhas e que, de repente, sumiram porque comecei a ouvir uma voz que, também, não sei de onde veio, mas que parecia ser de Jesus Cristo.

2º Homem : O que? Tens certeza? Acho que estás delirando. Também, não é pra menos, pois ficas o dia todo falando e agindo como se fosses um feiticeiro.

1º Homem : Não, não estou enlouquecendo e tenho certeza absoluta das pessoas e da voz, que vi e ouvi.

2º Homem : Também gostaria de ter ouvido a voz do homem que morreu numa cruz e depois ressuscitou. O que disse essa voz?

1º Homem : Disse que era o pão da vida e... (vão saindo), mas não quero saber de tal voz, queria sim, Ter conversado mais com aquelas pessoas...

Narrador : O homem não acredita nas Palavras do seu Salvador e zomba-o. O homem irrita-se quando o Deus quer aconselhá-lo. O tempo passa e o pó da terra erra entregando-se às garras da Nova Era de Lúcifer.

(sai do palco)

1º Homem (irritado e nervoso): Onde estás espírito de maitreya? (grita). Quero saber do meu Cosmo. Onde estás Nova Era?

(Yin Yang, Cruz Quebrada, Olho de Lúcifer e Pirâmide aproximam-se do homem e cercam-no num círculo. Uma figura posiciona os braços diferente da outra).

Olho de Lúcifer : Há muito te observo e sabemos que agora o teu astral está pronto para receber o conhecimento universal da Nova Era de aquários.

Pirâmide : Verás que teus negócios terão sucesso e ficarás muito rico.

(enquanto isso, o círculo vai se fechando com as outras figuras ao redor do homem. Jesus Cristo aparece novamente na vida do homem, mas desta vez ele nem ouve as palavras de Jesus).

Jesus : "O espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor". (LC 4.18-19)

(Jesus sai. O volume da música aumenta).

Bode : A única voz que ouves é a voz do teu lado oculto. Nega a Cristo (gritando).

(ouvem-se sussurros das figuras e o círculo vai se fechar)

1º Homem : Eu renego a Cristo, Ele nunca foi meu Senhor.

(o círculo se fecha. O volume aumenta e todas as figuras começam a gritar).

Lúcifer (falando com o 1º Homem): És meu. Rejeitaste e zombaste o Cristo. Beija os meus pés, porco.

2º Homem : Espera! O que aconteceu contigo? Fala-me!

(não vê as figuras nem lúcifer, só enxerga o 1º Homem ).

Lúcifer : Cala-te. Ele é meu. Não queres vir também?

2º Homem : Ir? Para onde?

(não enxerga as figuras, só ouve).

Unicórnio : Para uma era onde poderás prostituir-te quando, onde e com quem quiseres.

(o 1º Homem é espancado pelas figuras).

ET : Queres conhecer o teu ancestral comum, os teus primórdios superiores? Então vem conosco.

2º Homem : Não sei, (chorando) o que estão fazendo com o meu irmão?

Suástica : Eliminarei todos os teus inimigos como se fossem piolhos e moscas.

Lúcifer : Vem, vem. Eu te...

Jesus (carregando a cruz. Todos caem, só o 2º Homem fica de pé).

Músico : Mão ensangüentada de Jesus, mão que foi ferida lá na cruz “. (2x)”.

Jesus : "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do Evangelho salva-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? (Mc 8.34-37)

Lúcifer : Este já é meu. Ele segui a minha Nova Era e agora nada tem a ver contigo, Cristo. Vai-Te.

2º Homem (ajoelhando-se aos pés de Jesus Cristo): Senhor Jesus, tem piedade de mim, pois sou um pobre pecador. Livra-me de ser enganado pela Nova Era e dá-me o teu perdão, embora eu não o mereça.

Jesus : "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.(Mt 11.28) "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (Jo 8.32)

Narrador : Como Lúcifer tentou Adão e Eva no Paraíso, agora pois quer desviar toda a criação de Deus usando mais uma de suas estratégias, que é a Nova Era ou Era de Satã. Cuidado! Confie, siga e viva somente para o nosso único, suficiente e necessário Salvador Jesus Cristo.

Músico (entra cantando "Jesus Cristo mudou meu viver". Todo o elenco sai junto).








PECADO VIRTUAL
Teatro por Silvio K. Nakano


ÉPOCA : ATUAL

PERSONAGENS : Lino, Pai, Anjo, Morte, Mr. Web, Demônio

Cenário: Quarto de Lino.

(Lino está ao computador, todo concentrado).

(Entra em cena um personagem todo vestido de negro, ele representa o demônio).

Demônio: (Para a platéia) O chefe me incumbiu de uma tarefa toda especial: Destruir a vida daquele rapaz ali. (Sarcástico) Tadinho dele! Quem poderá livrá-lo de minhas mãos?

(Entra o anjo).

Anjo: Vai com calma, demônio! Esta vida não te pertence.

Demônio: (Em tom de cochicho) Tava bom!

Anjo: O que está fazendo aqui?

Demônio: Eu é que pergunto!

Anjo: Você não tem autoridade para entrar na casa de um servo do Senhor.

Demônio: Você cochilou!

Anjo: Assim diz o Senhor: “Aquele que te guarda não dormitará. Certamente não dormitará nem dormirá o guarda de Israel.” Eu estou encarregado de guardar esta vida. E você não vai tocar em um fio de cabelo dele.

Demônio: (Vago) Se ele me convida para entrar...

Anjo: Sim, existem brechas.

Demônio: Não adianta, a brecha pode ser minúscula, mas, se ela existir eu entro e destruo tudo. Como um castelo de cartas: Cabum! Desmorona tudo.

Anjo: (Mostrando desapontamento) Este jovem poderia muito bem ganhar a cidade inteira para Cristo.

Demônio: Ainda ele vem com aquele papo de que vai pisar na minha cabeça. Eu dou boas gargalhadas.

Anjo: E quanta tristeza ele tem causado ao Espírito Santo. (Pequena pausa) Canta no coral...

Demônio: E debaixo do chuveiro Gun’s and Roses. Há! Há! Há!

Anjo: É dizimista...

Demônio: Só dá o dízimo porque o pai dele não sai do pé. Ele já está quase desistindo. Aí eu esculhambo com o emprego dele.

Anjo: Leciona na E.B.D.

Demônio: Ele não passa de um fariseu, um escriba. Façam o que ele manda, mas não façam o que ele faz.

Anjo: O Senhor tem um plano na vida dele. E ai dele se não cumprir!

Demônio: Mas eu vou deixar isso bem caro. Você viu, eu tenho acorrentado ele a pornografia. E isto tem se transformado num câncer na vida dele.

Anjo: Ele queimou todas as revistas de pornografia ontem mesmo!

Demônio: Mas ele poupou as revistas de piadas, ele reteve algo para nós. Além do mais, amanhã mesmo ele entra numa banca. Os olhos dele vão parar numa de nossas revistas e se sentirá na obrigação de nos patrocinar na destruição do mundo.

Anjo: É! Ele tem sido tão ingênuo. Pensa que Deus vai fazer tudo por ele. E que ele não precisará mover uma palha.

Demônio: (Irônico) Folheia uma revista pensando que Deus vai agir paralisando o braço dele, para que não continue. Eu tenho trabalhado com bastante criatividade na mente dele. Ele deixa brecha e eu faço a festa. (Observando Lino) E olhe o perigo! (Em tom de cochicho) Ele está na internet.

Anjo: Sabendo usar, a internet é uma benção.

Demônio: Eu sempre tenho dado uma dica pra ele.

(Ambos vão para a frente do computador, ficando um a direita e outro a esquerda de Lino).

Demônio: Em que página ele está navegando?

Anjo: Notícias. É saudável um cristão estar bem informado.

Demônio: Mas veja só a cilada que eu preparei para ele. (Para Lino) Hei, Lino! Clique ali na barra de rolagem.

Anjo: O que está pretendendo fazer?

Lino: Tá monótona esta página! Será que tem alguma coisa boa aqui em baixo?

Demônio: Isso, rapaz!

Anjo: Eu acho que já sei o que está tentando fazer. (Para Lino) Lino, não faça isso! Seria melhor orar um pouco. Meditar na Palavra de Deus.

Lino: (Pensativo) Não orei hoje, meu Deus! Que cabeça!

Demônio: Daqui a pouquinho você ora. (Estoura numa gargalhada) Há! Há! Há! (Para o anjo) Tá vendo aquele menuzinho ali? Há um link para sexo. Aposto que ele clica. Afinal, este é o assunto mais procurado na internet.

Anjo: Suponho que ele nem tenha enxergado.

Demônio: As letras parecem do mesmo tamanho. Não há nenhum destaque. Mas o olho dele sempre encontra esta palavra.

Lino: (Perplexo) Hoje não! Eu não posso clicar. Eu fiz um voto com o Senhor.

Anjo: Ele está se esforçando. Tá certo que ele luta sozinho, aí fica difícil vencer. Nós queremos ajudá-lo, mas nem orar ele ora!

Demônio: Eu adoro ele!

Lino: Deve ser uma página de orientação sexual. Talvez algum alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis? Deve ser isso!

Demônio: (Para o anjo) Viu só! Eu nem preciso soprar mais nada no ouvido dele.

Anjo: (Para Lino) Não seja néscio! O conteúdo é de pornografia. Pare tudo!

Lino: É, eu acho que é de pornografia, mas...

Demônio: Se for de pornografia você fecha.

Lino: Se for de pornografia eu fecho. Hoje eu estou em condições de lutar. Eu ainda vou sair fortalecido.

Anjo: Bobagem! Pare tudo!

SONOPLASTIA: Sirene

Anjo: Você não está em condições de continuar! Basta! Pare!

Demônio: Não pare! Você pode ir mais só um pouquinho. Só um cliquezinho não tira pedaço de ninguém. Vamos lá!

Lino: (Fechando os olhos) Dai-me forças, Senhor!

Demônio: Vai! Vai! Vai! Clicou!



(Neste momento entra o Mr. Web que ficará ao fundo. Ele segurará cartazes com indicações dos sites que estão sendo visitados por Lino. Aqui vão algumas sugestões, mas a produção poderá bolar nomes ainda mais significativos: www.atraindomaldição.com.br; www.pornografiaépecado.com.br; www.nãoqueroterumnamorosaudável.org.br ;

www.traiçãoentrandoemminhavida.psi.br; www.meafogandoenãopeçosocorro.com.br; www.odiaboestánestesite.com; www.seeuacessarestoupecando.net; www.impurezasnaminhavida.ind.br; www.sujeira.org.br . Seria interessante que esses nomes fossem lido ao público ao final da peça).

Anjo: (Suplicando) Fecha esta página. Se você quiser existem sites cristãos com materiais interessantes sobre conduta sexual. Ainda outros que alertam do perigo da pornografia.

Lino: (Arrependido) O que eu estou fazendo? Vou sair! Eu não quero isso. As revistas já queimei. Agora quero me libertar destes sites.

Demônio: Não! Espere! Veja, há algo escrito ali.

Anjo: Lino, leia é uma advertência.

Demônio: Acho que ele nunca chegou a ler.

Anjo: O conteúdo que você entrará depois desta página é de pornografia. Pornografia te deixa imundo. Não avance mais do que isso. Você está entristecendo o Senhor.

Demônio: Você já chegou até aqui. Já teve a intenção de pecar, agora...

Anjo: Não de ouvidos a ele. Sim, você já cometeu pecado. Mas não é porque alguém que está com respingos de barro, que tem mergulhar na lama. Desligue o computador. Vá orar! É melhor.

Demônio: Você está curioso. Esta página é nova, você nunca visitou. Você quer isso. Clique em entrar.

Lino: Só uma olhadinha talvez não seja tão imundo assim.

Demônio: Olha!

Lino: Vai ser a última vez.

Demônio: (Para o anjo) Ele sempre diz isso.

Lino: Cliquei!

Anjo: Lino, lamento! O ambiente está ficando pesado demais. Não posso permanecer aqui nestas condições. Mas você estará debaixo de minhas vistas. Mesmo em meio a tua rebeldia eu estarei te protegendo.

(Anjo sai de cena).

Demônio: Eu venci! Este já é meu. (Chamando alguém fora de cena) Morte baixe aqui. Lino está te fazendo um convite.

(Morte entra em cena).

SONOPLASTIA: Musica tema do filme Halloween.

Lino: (Como que sentindo um arrepio) Como ficou frio aqui de repente!

Morte: (A voz lembra a de criaturas monstruosas do cinema) Alguém me chamou?

Demônio: Nosso amigo aqui está acessando aquele site projetado no inferno. Ele está fazendo download de morte para sua vida e nem se dá conta. Está abrindo um canal direto com o inferno.

Morte: E qual é o meu serviço?

Demônio: (Ambíguo) Mate!

(Morte prepara-se para dar um golpe fatal).

Demônio: (Impedindo-o) Espere! Não podemos.

Morte: (Mostrando desapontamento) Ah!

Demônio: Mas o que nos é permitido, faça. Mate! Mate todos os sonhos! Mate a vontade de orar!

Morte: Ele está semeando imoralidade.

Demônio: E vai colher os frutos. Pornografia é uma arma poderosa nas minhas mãos. Hoje ajo na vida sentimental dele. Amanhã no matrimônio. E no futuro na vida dos filhos dele.

Morte: Vamos bagunçar a vida deste cabra!

Demônio: Ele não terá sossego. Mesmo depois de casado a pornografia estará na vida dele. E veja só o que eu sou capaz de fazer!

(Demônio cochicha algo no ouvido de Lino).

Lino: (Pensativo) Que mal tem acessar este conteúdo? Não estou fazendo mal a ninguém! Acho que isso nem pecado não é!

Demônio: Viu só? Está fácil! Eu faço ele acreditar no que eu quiser.

Morte: Este já é nosso!

Demônio: Prepare para ele uma suíte na nossa mansão. (Caindo na gargalhada) Há! Há! Há!

Morte: Com todo prazer!

(Morte sai de cena).

SONOPLASTIA: Batida na porta.

Pai: (De fora) Lino, o jantar está pronto!

Lino: (Levando um susto) Meu pai! E agora? Ele vai entrar aqui. Meu Deus, quanta janela!

Demônio: Fui eu que abri!

Lino: Eu vou fechar todas.

Demônio: Quanto mais janelas você fecha, mais janelas se abrem. Nós pensamos em tudo, hein!

Pai: Lino, não ouviu?

Lino: Já vou, pai!

Demônio: Que tal mais uma olhadinha!

Pai: Garanto que está na internet!

Lino: (Para si mesmo) Se eu demorar, ele vai desconfiar. Fecho todas as janelas e saio. Se ele ameaçar entrar eu puxo da tomada.

(Entra o pai).

Pai: Mas que demora!

Lino: (Apavorado, até derruba algo da mão, poderá ser um CD ROM) Pai?!

Pai: Desça logo, mamãe está te esperando.

Lino: (Sem se mexer) Já vou!

Pai: Agora!

Lino: Tá bom!

(Lino avança até a saída).

Lino: (Percebendo a intenção do pai) O senhor não vem?

Pai: Comi um sanduíche que não me caiu muito bem. Não posso nem sentir o cheiro de comida. Tomei um antiácido. Janto depois.

Lino: E o senhor está pretendendo ficar?

Demônio: Fica, vai!

Pai: Sim, eu desço daqui a pouco. (Olhando para o computador. Demonstra interesse).

Demônio: Mais um que vai cair na minha armadilha. Primeiro o filho, depois o pai.

Lino: E o que vai fazer?

Pai: (Desconfiado) Você está escondendo algo! Eu te conheço!

Demônio: Veja na cara dele.

Lino: (Evasivo) Nada! (Noutro tom) Vai navegar?

Pai: Talvez ver os meus e-mails.

Lino: E porque não no teu PC?

Pai: Olha! Você está escondendo algo. O que é?

Demônio: Quando nós ficarmos sozinhos eu te mostro.

Lino: Não estou escondendo nada. Mas que droga!

(Lino sai de cena).

Pai: (Desconfiado) O Lino está escondendo algo!

Demônio: E você vai descobrir. (Mostrando-lhe a cadeira) Por favor, sente-se aqui!

(Pai senta-se ao computador).

(Mr. Web agora segura nas mãos cartazes com endereços da web reais:

www.montesiao.pro.br

www.teatrocristao.pop.com.br

www.elosdejesus.com.br

www.lagoinha.com

www.chamada.com.br).

Pai: Vamos ver! (Digitando)

Demônio: (Mostrando desapontamento) Lá vem ele com sites gospel.

Pai: Vamos abrir mais uma janelinha! (Pequena pausa) Mais uma

(Demônio cruza os braços e faz cara de desaprovo).

(Mr. Web baixa seus cartazes).

Pai: Como é mesmo o nome daquele site? “W” “w” “w” poontoooo... a? (Fixando os olhos na tela) Meu Deus! Olha só o site que meu filho acessou! “O diabo está neste site.com.br”. E outros aqui. (Forçando os olhos para enxergar melhor) Como é mesmo o nome? Traição entrando... traição entrando na minha vida.org.br; cobiça dos olhos.net. Estou me sujando.psi.br; impurezas.com. Misericórdia! Meu filho está navegando em sites de pornografia.

Demônio: Que tal você também dar uma olhadinha! Só para ter certeza.

Pai: (Como se ouvisse) Eu odeio a obra do Demônio. Eu não aceito nada que seja dele. E não quero entristecer o Espírito Santo que está comigo.

Demônio: Que raiva!

(Entra o anjo).

Anjo: Você pensou que seria tão fácil assim.

Demônio: Você de novo!

Anjo: O que você acha deste guerreiro?

Demônio: Com este eu nunca posso nada. Tento, tento e... Ora todos os dias para se livrar de minhas ciladas. Um cristão destes é difícil de se combater.

Anjo: Ele associa leitura da Bíblia com oração. Esta combinação quando é acrescida com jejum, não tem espírito maligno que agüente.

(Entra Lino).

Lino: Pai, o que você está fazendo?

Demônio: (Para o anjo) Irra! É agora que o circo pega fogo! E eu estou aqui para conferir.

Anjo: Você é que pensa!

Pai: Lino, precisamos ter uma conversa.

Lino: Xi! Descobriu!

Demônio: (Sarcástico) Descobriu mesmo!

Pai: Descobri o que?

Lino: Não sei! Nem sei porque disse isso!

Pai: Filho... bom... Eu vou ser direto: A quanto tempo você acessa páginas pornográficas?

Demônio: Mente pra ele! Ele não tem como descobrir, mesmo.

Anjo: A verdade sempre é o melhor caminho.

Lino: Quem falou?

Demônio: (Para o anjo) Viu? Ele vai se safar desta!

Pai: Não seja cínico! Está tudo registrado no teu computador.

Lino: (Baixando a cabeça) Foi só por curiosidade. E foi só hoje.

Demônio: (Para o anjo) Viu? Ele mente direitinho.

Anjo: É uma pena! Mas o pai vai saber conduzir a situação. Ele é um cristão maduro.

Pai: Não mente pra mim. Eu sei quando você está mentindo. Eu quero te ajudar.Você sabia que o que você faz é errado?

Lino: Por que errado? Não estou matando. Não estou roubando. Nem estou fazendo mal a ninguém.

Demônio: Boa resposta.

Anjo: Fracos os argumentos.

Pai: Aí é que você se engana, você está fazendo mal a si mesmo.

Lino: Não estou traindo ninguém!

Pai: Está sim! O Espírito Santo.

Demônio: (Para Lino) Você não tem namorada. Se você tivesse, seria ela quem você estaria traindo.

Lino: Eu não tenho namorada. Se eu tivesse, seria ela quem eu estaria traindo.

Pai: Mas você está impedindo Deus de lhe mostrar a tua Rebeca. Além do mais, um pecado gera outro. Atiçando teus hormônios o que você fará para acalma-los: masturbação? Ou ainda coisas piores? Sem falar que você mesmo estará atraindo um futuro relacionamento sem a benção de Deus.

Lino: Ta bom, pai! Mas...

Pai: Se eu te disser que o olhos de Jesus acompanham cada passo teu, você não se sentiria constrangido pela maneira como agiu.

Lino: Eu não tinha pensado nisso antes.

Pai: A pornografia é parenta da prostituição.

Lino: É?

Pai: Acessando estas páginas você está sendo conivente com a prostituição. Você já deve ter lido na Bíblia o tratamento que o Senhor dá a ela.

Lino: É! Até os pecados de Israel muitas vezes eram considerados como atos de prostituição.

Pai: (Digitando algo no computador) Vamos encontrar um Bíblia on line.Você já leu Provérbios 7?

(Mr. Web levanta outro cartaz:

www.sbb.org.br).

Demônio: Xi! Material bélico pesado!

Anjo: Agora você vai se calar! A Palavra vai ser lida.

(A partir deste momento o demônio não terá mais fala audível. Ele mostra a seu desaprovo através de mímica durante todo o decorrer da leitura do Texto Sagrado).

Lino: Não tenho certeza.

Pai: (Apontando para o computador) Veja: “Da janela da mina casa olhei por minhas grades. Vi entre os simples, descobri entre os jovens, um falto de juízo.” Este poderia muito bem se chamar Lino. (Prosseguindo a leitura) “Ele passava pela rua junto à esquina da mulher, e seguia o caminho de sua casa,” Aqui eu dou o nome da mulher de “senhora Pornografia”. (Prosseguindo a leitura) “À tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão e trevas da noite. Então uma mulher (senhora Pornografia) lhe saiu ao encontro, com vestes de prostituta, e astuta de coração. É turbulenta e contenciosa, os seus pés não param em casa; ora está nas ruas, ora está nas praças, espreitando por todos os cantos. Aproximou-se dele (de Lino) e o beijou, e de cara impudente lhe disse: Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje eu paguei os meus votos. Por isso sai ao teu encontro a buscar-te...” Viu? Não foi você que a encontrou, mas ela já te procurava.

Lino: Meu Deus, que arrepio que me deu!

Pai: (Prosseguindo a leitura) “... e te achei. Já cobri a minha cama de cobertas, de colchas de linho fino do Egito.” Por isso que você se encanta, parece belo e sedutor. “Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.” Olha só a sedução! “Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores. Meu marido não está em casa; foi fazer uma jornada ao longe”. Aqui diz mais: “Seduziu-o com palavras persuasivas; com lisonja de seus lábios o persuadiu. Ele imediatamente a seguiu...”

Lino: O pior é que está caindo como uma luva.

Pai: “Ele imediatamente a seguiu, como o boi que vai para o matadouro, e como o cervo que corre para a rede, até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está ali contra a sua vida.” E mais aqui para frente diz: “Não se desvie o teu coração para os caminhos dela, nem andes perdido pelas suas veredas. Muitas são as vítimas que ela derrubou; são muitos os que por ela foram mortos. Caminho de sepultura é a sua casa, o qual desce às câmaras da morte.”

Lino: Como eu fui tolo!

Pai: Ainda está em tempo de se concertar.

Anjo: Demônio, acho que você vai ter que rever quem é que saiu vitorioso desta batalha.

Demônio: (Voltando a ter fala) O chefe vai ficar furioso. Mais uma derrota. Eu não agüento mais!

(Demônio sai de cena).

Lino: Pai, você ora por mim. Eu não quero mais isso. Agora tenho certeza que isso é pecado. Que pornografia vem do Diabo. E que isso vai me levar para as câmaras da morte. Será que Deus me perdoará?

Pai: É claro! Vamos então fazer uma oração!

(Os dois se ajoelham).

(Cortina).

Fim

DICA: Antes do início da peça alguém deve ser encarregado de explicar a platéia as ações que o Mr. Web irá desenvolver no desenrolar do enredo. Também deve-se ressaltar que os endereços da web representados nas placas são fictícios. Os nomes dos sites não indicam ser de pornografia, eles são somente simbólicos. Com isso dará para se ressaltar que embora o internauta esteja navegando virtualmente, ele estará atraindo para si um pecado real.

Fonte: www.montesiao.pro.br







Bíblia - Jogral interpretativo
Teatro por Missão Dante 


Os 5 componentes devem estar todos espalhados pelo ambiente. Enquanto os personagens interpretam usar o corpo em jogos cênicos. Dar ênfase nas falas todos. Usar os campos baixo, médio e alto, com espressões que valorizem as falas. O interessante é soltar-se e abusar das expressões faciais e corporais.. é sair do lugar!

Componentes: 5

1 – Já ouvi muitas pessoas dizerem que não entendem a bíblia.

2 – Há quem nem sequer procura lê-la pela mesma razão, não consegue entender a mensagem nela escrita.

Todos: Ponde 3 - ...pois estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma,...

Todos: atai-as 1- por sinal na vossa mão, para estejam por frontal entre os olhos.

Todos: - música “Leia a bíblia e faça oração, faça oração, faça oração, leia a bíblia e faça oração se quiser crescer. 4 – Existem pelo menos três fontes de saber na bíblia.

1- história

3 – Estilo literário

5 – conhecimento

2- bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e as guardam!

4 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, é mais cortante do qualquer espada de dois gumes e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medula, e é apta para discernir os pensamentos e os propósitos do coração.

Todos: (música) Bíblia é o livro de meu Deus, eu guardo no meu coração Bíblia, bíblia. 5- Nosso dicionário, enciclopédia, manual, pra toda hora e todo assunto... eu digo ... Todos: Todo

3- Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a ... Todos: ... vós mesmos Todos: coma a palavra

5- Seca-se a erva, e caia sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.

1- Porque a palavra do Senhor é reta e todo o seu proceder é fiel.

Todos: E a sua bíblia, onde está?







A mão estendida
Teatro por Bruno Soares em 01/07/2003


(Lucas 10.25.37)

A cena se passa numa praça qualquer

MENINO..... Alguém pode me ajudar? Tô com fome. Fui abandonado pelos meus pais...Moço tem um trocado para me dar? Tio me paga um Lanche? Alguém me ajude... Minha barriga dói, sinto-me fraco, não aguento mais caminhar...Tia me dá um trocado? Eu tô com fome. Ai, quem me dera se eu tivesse um pedaço de pão para comer. (O menino dirige-se para o banco deita-se encolhido com a mão no estômago).

Entra um alcoólatra com um maço de cigarro na mão.

ALCOÓLATRA - (alegre) O dia tá bonito... O dia tá bonito... pra passear com todo mundo... com os amigos, com a família... com a mulher e os filhos... (emudece). Família... Cadê a minha família... meus amigos... todos me abandonaram... eu tentei... mas não consegui. Tudo por causa disso... (indignado). Desta maldita bebida, dessa droga de cigarro. Eu não aguento mais essa situação. Eu não aguento... quero ajuda, mas não consigo... não tenho forças. Que situação... (O alcóolatra dá um gole na garrafa e senta-se no canto do banco).

Entra um viciado em drogas esfaqueado

VICIADO - (cambaleando) Meu Deus me ajuda... Olha só o meu estado... Bem que minha mãe me disse. Meu filho não ande com essas companhias, eles não te edificam em nada... seus amigos estão na igreja meu filho... Não ande por este caminho... E o meu pastor? Quantos conselhos ele me dava e eu não quis dar ouvidos... As noites que ele deve ter passado, orando pela minha alma, e eu troquei os seus sábios conselhos pelas drogas. Agora estou morrendo... Estou morrendo...

JESUS (OFF) - E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, e vendo-o, passou de longe (entra o sacerdote).

MENINO - Moço. O senhor poderia me dar uma ajuda?

SACERDOTE - Não posso...

MENINO - Estou com fome...

SACERDOTE - Não menino, eu não tenho tempo para te ajudar. (sai).

JESUS (OFF) - De igual modo também um levita, chegando a aquele lugar, e vendo-o passou de longe.

ALCOÓLATRA - (aproximando) Meu senhor... boa noite... com sua licença eu...

LEVITA - Desculpe, eu não...

ALCOÓLATRA - Por favor... só uma ajuda.

LEVITA - Não posso...

VICIADO - Me ajude pelo amor de Deus... Estou morrendo...

LEVITA - Já disse que não posso ajudar vocês, eu não tenho tempo. Me deixem em paz.

JESUS (OFF) - Mais um samaritano que ia de viagem...

SAMARITANO - (entra e vê a cena desdado e não acreditando no que está vendo. Passa por eles segundo até a frente. Olhando para o céu ele ajoelha-se e clama ao Senhor com grande tristeza.)

SAMARITANO - Meu Deus, quanta miséria... quanta desgraça... até quando senhor? Até quando continuará esta situação? Pessoas se matando, a droga proliferando cada vez mais. Oh! Senhor quanta amargura está o meu coração... As nações vivem em guerra. Adultos e crianças morrem de fome do descaso... Pela ambição... É pai contra filho, filho contra pai... Até quando Senhor? Até quando? Os dias vão se passando e a iniquidade vai aumentando, esfriando cada vez mais o amor de muitos. Quando irá acabar a situação degradante... Quando...? Ajuda-nos meu Deus... Apressa-te em ajudar-nos...

JESUS (OFF) - Filho, levantai os vosso olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que a ceifa recebe galardão... A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai pois ao Senhor da seara que mande o ceifeiros para a sua seara. Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, mancos e cegos.

Aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Eu sou o bom pastor... que crê em mim, ainda que esteja morto viverá,... Em verdade vos digo, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Não temas filho meu... segue-me tú... E apascenta as minhas ovelhas.

MÚSICA - (O samaritano dirige-se para o alcoólatra e abraça-o, com carinho ao viciado passa o bálsamo, a criação reparte um pedaço de pão. A medida que a música vai tocando, o samaritano põe o menino sobre os ombros depois o viciado ajudado pelo alcoólatra, os quatro caminham para a frente. A luz vai apagando junto com a finalização da música).





Nenhum comentário:

Postar um comentário