"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013




Resgatando Brincadeiras Antigas

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa dentre várias outras e assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Uma boa sugestão para o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e das possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que pra brincar não precisamos gastar.

Hoje em dia grande parte das crianças leva uma vida sedentária. Na escola, permanecem sentadas durante horas, assistindo às aulas. Quando voltam para casa, nada de exercícios. Tudo o que elas querem é continuar sentadas, agora na frente da televisão ou do computador. Quem tem filhos sabe que motivá-los a gastar energia nem sempre é fácil. A melhor saída é propor brincadeiras divertidas e animadas para que os pequenos mexam o corpo, sem nem notar. Assim, eles descobrem o prazer de praticar atividades físicas, um excelente hábito que permanece por toda a vida. Confira as sugestões: 


Pular elástico: Separe cerca de 2 metros de elástico (de roupa) e dê um nó. Posicione duas crianças em pé, frente a frente, colocando o elástico em volta dos tornozelos, para formar um retângulo. Um terceiro participante fará uma sequência de saltos, pulando para dentro, para fora e sobre o elástico, mas sempre com os dois pés juntos. Durante a brincadeira aumenta-se o grau de dificuldade: o elástico passa para a altura da canela, do joelho e depois da coxa. Quem errar cede o lugar para outra criança, e o vencedor será aquele que conseguir avançar na brincadeira por mais tempo, sem cometer erros. 

Apostar corrida: Vocês podem inventar várias modalidades, desde a corrida normal, como também andar rápido, porém sem correr, ou com um pé só, fazendo polichinelos ou com os tornozelos amarrados. Se quiser, proponha, ainda, a corrida de olhos vendados (se o local permitir), ou de mãos dadas, formando duplas competidoras. 

Andar de patins: A brincadeira agrada a criançada e é excelente para desenvolver o equilíbrio e a força de vontade ao superar as quedas e seguir em frente. Se o seu filho é principiante, deixe que aprenda no quintal de casa ou na área de recreação do prédio. Depois que estiver craque, leve-o para patinar na praça. Atenção: é importante usar sempre capacete e acessórios de segurança. 

Andar de bicicleta: Excelente programa para um lindo dia de sol. Vá a um parque ou praça, leve sua bicicleta também e pedale com o seu filho. 

Pular corda: Dois jogadores batem a corda e outro salta. Enquanto isso, todos cantam a cantiga: “Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhora, senhor, ponha a mão no chão. Senhora, senhor, pule de um pé só. Senhora, senhor, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua”. Quem está pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e, por fim, sair da brincadeira, sem ser tocado pela corda, que continua girando. 

Passear com o cachorro: Além de um excelente exercício físico – os cachorros têm muito pique –, cuidar de um animal desperta na criança noções de responsabilidade, pois é preciso limpar a sujeira do cachorro, verificar se ele está com sede etc.

Dica esperta: Para um final se semana mais ativo e animado, encontre outras sugestões de brincadeiras em http://www.sadia.com.br/dicas/110_GINCANA+EM+FAMILIA

voltar para nutrição simplificada


Nenhum comentário:

Postar um comentário