"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 16 de junho de 2013

BATALHA GEOMÉTRICA RECICLADA

O sistema de coordenadas cartesianas é formado por duas retas perpendiculares a um plano e se caracterizam por determinar a posição de um ponto a partir de suas coordenadas que nesse jogo foram representadas pelos buracos contidos em cada forma de gelo. Através das colunas e das linhas formamos essas coordenadas e com essa ideia exploramos as formas geométricas nesse interessante jogo. Veja tudo passo a passo através das imagens e do vídeo.
Dois tabuleiros da Batalha Geométrica
 As peças de EVA são colocadas nas formas de gelo
As linhas de 1 a 6 e as colunas de A a D
 5 peças quadradas e 10 peças triangulares
 Jogo preparado para uma disputa
 Cartelas parcialmente preenchidas
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo
Veja como é simples construir uma pilha elétrica utilizando uma batata doce. Nesse experimento nós fatiamos essa batata em dez partes e cada uma dessas partes foi transformada em uma simples pilha elétrica capaz de gerar aproximadamente 1 volt, mostramos também que se associarmos essas 10 pilhas em série, esse conjunto de pilhas fornecerá aproximadamente 10 volts. Veja tudo isso passo a passo através das imagens e do vídeo.
    Batata doce, moeda, arruela e garras de jacaré     
Batata doce divida em dez partes 
 Moeda é polo positivo e arruela é polo negativo 
Conjunto de 3 pilhas acendendo um LED 
Associação de 10 pilhas ligadas em série 
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA OS DETALHES
Clique no link abaixo:  
As energias renováveis são aquelas que se originam de fontes naturais  como o Sol e o Vento. Elas causam um pequeno impacto ao meio ambiente levando uma enorme vantagem em relação as energias tradicionais como o petróleo, além de serem fontes inesgotáveis e limpas, elas contribuem de forma significativa para a preservação da natureza. Mostraremospasso a passo a construção de toda a rede elétrica e também a lista completa de todos os materias necessários para uma maquete desse tipo.
Construção da rede elétrica passo a passo
Material necessário para a construção de um poste
 
Ligação dos fios elétricos nos postes e na casa
 
 Maquete sendo alimentada pelo gerador eólico
 
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA OS DETALHES
Clique no Link abaixo
Veja mais um interessante jogo infantil cujo objetivo principal é despertar o interesse das crianças em aprender enquanto se divertem e esse jogo proporciona tudo isso, pois, cada criança tentará preencher uma cartela quadrada, onde se utilizarão de um dado ou da roleta magnética para sortear um número e com o valor obtido nesse sorteio, ela preencherá a sua cartela utilizando uma peça de eva que representa o número sorteado. Vencerá a partida a criança que conseguir preencher completamente o seu quadrado. Veja os detalhes através das imagens e do vídeo.
Preencha o quadrado usando a roleta magnética
Conjuntos de15 peças     Conjuntos de 10 peças
 Roleta Magnética associando números e cores
 Material necessário para 4 jogadores
Quadrados parcialmente preenchidos
 Assista ao vídeo e veja os detalhes
Clique no link abaixo:
Aplicando uma das propriedades do magnetismo, mostramos que é possível fazer uma simples e eficiente roleta aproveitando dois ímãs de alto-falantes e vinte tampinhas de garrafas pet. Essa roleta poderá fazer parte do nosso jogoBingo das sílabas reciclado, no qual, o sorteio era feito tirando uma tampinha de um saco. Utilizando a roleta, essa brincadeira poderá ficar ainda mais divertida, pois, as sílabas sorteadas serão obtidas através de um movimento circular feito por umímã, que deverá parar em uma das 20 sílabas que compõem esse bingo.
Material necessário: 20 tampinhas e 2 ímãs
 Medidas dos ímãs:  10 cm e 3cm de diâmetro
Para acionar a roleta basta impulsionar o ímã
 Modelo de uma das cartelas do bingo
Assista ao vídeo e veja os detalhes
 Assista ao vídeo e veja os detalhes

Na postagem anterior nós mostramos esse jogo com caixinhas de fósforo, agora nós mostramos uma nova versão, na qual, as caixinhas foram substituídas por algumas garrafas pet de 250 ml cheias de água. Nessa versão, nós adesivamos as cédulas no corpo de cada uma das garrafas e as regras são as mesmas da versão anterior.
25 garrafas pet de 250 ml cheias de água
Cédulas coladas nas garrafas com adesivo
 
ASSISTA AO VÍDEO E  VEJA OS DETALHES



JOGO DAS ARGOLAS MONETÁRIO

Vejam mais um interessante jogo que com certeza fará bastante sucesso com a criançada. Neste jogo devemos dividir as crianças em quatro grupos, cada grupo receberá uma determinada quantidade de argolas de uma única cor, em seguida, esses grupos deverão lançar suas argolas com oobjetivo de laçar as várias caixinhas que estarão enfileiradas no chão ou sobre uma mesa. Devemos colocar embaixo de cadacaixinha uma cédula representativa do nosso dinheiro, pois, cada vez que uma criança laçar uma caixinha ele receberá aquela cédula. Depois de algum tempo a brincadeira é interrompida para que as crianças possam organizar e calcular o valor total das cédulas conseguidas na brincadeira. Vencerá o grupo que obtiver o maior valor em reais.
A criança deverá tentar laçar as caixinhas
O material é o espaguete e a caixa de fósforo
Para unir as extremidades usamos meio cotonete
66 cédulas desse dinheirinho custa R$ 1,00
Jogo pronto para ser usado pelas crianças
 Assista ao vídeo e veja os detalhes


COMO FAZER O CAÇA PALAVRAS RECICLADO

Veja como é fácil construir um interessante e colorido jogo de construção de palavras, pois, pela sua atrativa aparência, desperta na criança e até mesmo nos adultos o interesse e a curiosidade pelo jogo. Uma das formas de utilizá-lo, é dividiras crianças em grupos de quatro jogadores e depois cada grupo tentará encontrar em um determinado tempo a maior quantidade de palavras possíveis escondidas no jogo, nessa versão, colocamos os nomes de 20 animais, onde, vencerá a partida aquele grupo que conseguir encontrar a maior quantidade de palavras no tempo estabelecido. Convémlembrar que no momento em que um grupo estiver utilizando o jogo, os demais grupos deverão estar afastados, de tal forma que não possam levar nenhuma vantagem.
Veja a aparência final do caça palavras reciclado
Base de madeira para prender as tampinhas
 Adesivo colorido para cobrir a madeira
Selecionamos as tampinhas que serão usadas no jogo
Parafusamos as tampinhas na madeira
  Usamos o elástico para marcar as palavras 
Assista ao vídeo e veja os detalhes:





HELICÓPTERO ACIONADO COM ENERGIA SOLAR

 As células solares são capazes de transformar a energia solar em eletricidade, isso acontece devido ao fenômeno físico chamado de efeito fotoelétrico. Essas células são feitas de materias semicondutores como o silício. Mostraremos os detalhes da construção do nosso mais recente experimento, no qual, usamos um pequeno helicóptero para demonstrar que aenergia captada pela luz do sol, é suficiente para acioná-lo.
 Retiramos todas as peças para mostrar os detalhes
 


Assista ao vídeo e veja os detalhes


Nenhum comentário:

Postar um comentário