TANGRAN - Matemática Lúdica
Muitos conhecem o Tangran, um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch i Tch iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas:
- 2 triângulos grandes;
- 2 triângulos pequenos;
- 1 triângulo médio;
- 1 quadrado;
- 1 paralelogramo
Com estas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas entre outras.
Iniciei a aula com a apresentação deste jogo-material pedagógico contando uma lenda sobre o Tangran, assim:Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem,
para mostrar-me na volta.
para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Com o uso do Tangran o professor pode trabalhar:
- identificação,
- comparação,
- descrição,
- classificação,
- desenho de formas geométricas planas,
- visualização e representação de figuras planas,
- exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
- compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
- representação e resolução de problemas usando modelos geométricos
- noções de áreas
- frações
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades – IMPORTANTES PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM OUTRAS ÁREAS – tais como:
- VISUALIZAÇÃO / DIFERENCIAÇÃO
- PERCEPÇÃO ESPACIAL,
- ANÁLISE / SÍNTESE
- DESENHO,
- RELAÇÃO ESPACIAL
- ESCRITA E
- CONSTRUÇÃO
O desafio:
1- Pedir para formar 2 grupos de 3 em cada equipe.
2- Cada equipe recebeu um TANGRAn e um painel com as figuras a serem montadas.
3- No tempo determindo cada equipe reconheceria as peças e montavam o Tangran reconhecido só uma vez por eles.
4-Agora a equipe monta a figura determinada no Painel.
5-Os painéis são trocados pelas equipes e reinicia o desafio 4.
6-Agora a figura fica a critério do grupo e basta criatividade e els tiveram muita.
7- Aprender de maneira lúdica e prazerosa.Foi Fácil.....
A filosofia do Tangran é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo, como a própria concepção de Malba Tahansobre a matemática. As regras do principal jogo proposto no trabalho com Tangran consistem em usar as sete peças em qualquer montagem de reprodução de figuras, apresentadas em silhueta, utilizando as sete peças, colocando-as lado a lado sem sobreposição.
MONTAGEM LIVRE
Bibliografia:
Kaleff, Ana Maria; Monteiro Rei, Dulce; Garcia, Simone dos Santos. Quebra-cabeças Geométricos e formas planas. Editora da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ, 2002.
Toledo, Marília e Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
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