"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de julho de 2013

Como trabalhar folclore com o maternal e toda a turminha pequena? Nem todo mundo sabe o que fazer nesta hora... Asugestãodesta postagem é resgatar as brincadeiras de roda, lendas, trava-línguas... Isto é folclore! 

1 - Simplifique tudo
A ideia inicial é organizar umaexposiçãosobre o folclore, mas como o assunto é muito abrangente, monte um projeto para que as crianças participem ativamente de todo o processo. Aproveite para incluir as tradições populares, as lendas, trava-línguas... Com estas dicas você vai poder conhecer o folclore e sua origem, resgatar a importância do folclore, repassar os valores culturais, desenvolver a criatividade, desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas, desenvolver a linguagem oral, a atenção e o raciocínio e também a habilidade de pesquisar.

2 - Pra começar, vamos brincar!
Primeiramente, apresente aos pequenos o folclore e sua origem. Uma forma simples de fazer isto é fazendo perguntas como: do que será que a mamãe brincava quando era pequena? Quais histórias antigas a vovó costuma contar? Veja aqui várias brincadeiras do tempo da vovó
Em seguida, eles irão conhecer as brincadeiras que passam de geração para geração, como pular corda, brincar de passa-anel, ciranda e batata quente...Que tal fazer um telefone de lata? Aprenda aqui. Outradicamuito bacana é fazer um pé de lata para brincar, veja como fazer um pé de lata com reciclagem de lata de nescau aqui

3 - Trabalhe com musiquinhas!!!
Trabalhe com musiquinhas e deixe tudo mais animado! Depois de cantar bastante com a turma, reúna todos numa gostosa oficina e faça um Pintinho Amarelinho com pote de danoninho ou copo descatável. Outra dica bem fácil, trabalhar a música 'Borboletinha tá na cozinha' e fazer uma borboletinha usando material reciclado. 

4 -Personagensdo folclore na TV
Que tal confeccionar uma TV com uma caixa de papelão para contar as diversas lendas brasileiras aos alunos? Aprenda a fazer uma TV com caixa de papelão aqui.  
Os personagens podem ser simples, imprima os desenhos, pinte e depois recorte e cole em palitos de churrasco para contar as histórias. Escolha um personagem para cada dia. É bom reforçar para as crianças o significado das lendas, explicando que são narrativas populares que não existem, mas que são transmitidas no boca a boca de geração para geração.  Você também pode fazer os personagens em origami e colar no palito.Aprenda a fazer os personagens em origami aqui. Abaixo, alguns personagens para você fazer seus fantoches da TV.

5 - Trabalhe com parlendas e trava línguas
Escolha os versinhos mais simples como 'O peito do pé de Pedro é preto', ou 'O rato roeu a roupa do rei de Roma' ou ainda 'O sapo no saco'. Depois que eles aprenderem direitinho, você pode fazer um campeonato entre os grupos para ver quem são os campeões nos trava-línguas e nas adivinhações. Outra dica muito divertida é trabalhar o trava língua 'Maria mole é molenga' e levar maria mole para toda a turma!
Veja vários trava línguas aqui

O peito do pé de Pedro é preto
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

O rato 
O rato roeu a roupa, Do rei de Roma. E a rainha, de raiva, roeu o resto.

O sapo dentro do saco
 E era o sapo dentro do saco,
O saco com sapo dentro,
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento.

>>Veja aqui mais de 100 parlendas e trava línguas

6 - É hora de filme!
Nada melhor para aplicar todo o conteúdo exposto do que assistir um bom filme. Escolha vídeos que falem sobre o tema do folclore brasileiro e leve para a sala para assistir com a turma. Uma boa ideia é montar um cenário típico, com decoração e luz ambiente. Feche as janelas, apague as lâmpadas e não se esqueça da pipoca!Veja várias dicas de vídeos sobre folclore aqui.

7 - Dê vida aos personagens
Depois de conhecer as estórias e os trava línguas a proposta final é confeccionar lembrancinhas com a temática das tradições populares. Ao terminar você pode expor as lembrancinhas na sala. 

Oi pessoal!!!
Uma amiga acabou de me pedir uma ideia para fazer umlivrinho de pano...
Eu tenho esta ideia que acho uma graça, com feltro, super fácil de aprender... espero que sirva!!! Aí vão alguns desenhos usados nestes livrinhos, mas vocês podem usar as imagens que quiserem...

Insetos

Flores


Frutas

Animais


Oi gente do blog!
Estou postando alguns jogos pedagógicos feitos com reciclagem... Tem bilboquê, Jogo da memória e muitas outras ideias... 
O legal de trabalhar com estas ideias é que economizamos dinheiro. E os alunos ainda participam da criação de cada brinquedo... Clique na imagem para ver melhor.

Jogos feitos com sucata, recolhidos pela net.

Lindas ideias que podem ser trabalhadas na semana do meio ambiente, dia dos animais, dia das crianças... mãos à obra!








A ideia principal continua sendo fazer os convites em sala de aula, juntamente com os alunos. Se quiser você pode também fazer pintura nos convites ou colagem com papéis coloridos. As espigas de milho ficam ótimas com colagem de milho de verdade ou bolinhas de papel crepom amarelo.

 DICA:  Faça colagem depipocano convite abaixo, vai ficar uma beleza!



Vim postar uma dica maravilhosa para fazer um lindo convite para sua festa junina ou julina... a dica, bem simples e fácil de fazer, é daJacirinhae fica uma graça, pode ser feito em EVA ou papel.

Achei super original a ideia de fazer o convite nas bandeirinhas!!! Faça a festa com a turma na confecção destes lindos convites juninos de menino e menina, umcharme!

Tem moldes, clique para ampliar.






Atividade com o filme: UM SONHO POSSÍVEL


Este filme estreou em: 19 de Março de 2010

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

- O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis.

OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.

NOME:...............................................................................................................Nº...........SÉRIE..............
COMPREENDENDO O FILME: “UM SONHO POSSÍVEL”

- Quem são os personagens principais do filme?
- Qual a mensagem principal passada pelo filme?

ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme?
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Tereza de Calcutá)

FONTE:
http://cinema.cineclick.uol.com.br/

BILHETES






FONTE:
http://misturadealegria.blogspot.com



Atividade com Filme



Lucas é o personagem central desta história. Como tantos meninos de dez anos, ele é atormentado pelos fortões da vizinhança. Incapaz de revidar, desconta sua raiva nas formigas do seu jardim, que, em seu mundo reduzido, conhecem Lucas como “O Destruidor”. Lá, o mago Zoc procura por uma solução para livrar sua colônia dos tormentos provocados pelo menino. Quando ele descobre uma poção mágica, resolve aplicar em Lucas. De repente, ele é reduzido ao tamanho de uma formiga. Seqüestrado pelos insetos, é obrigado a trabalhar no formigueiro sob a tutela da adorável Hova , namorada de Zoc. Como qualquer outra produção destinada ao público infantil, Lucas – Um Intruso no Formigueiro traz uma mensagem edificante relacionada ao amadurecimento do protagonista.

Após assistir ao filme você poderá aplicar esta atividade de interpretação:




FONTE:
http://navegandonaeducacao.blogspot.com

"E TUDO MUDOU" (Luis F. Veríssimo)

Leia o texto e realize as atividades propostas:

'E tudo mudou'

O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss

O rímel virou máscara incolor
A Lycra virou stretch
Anabela virou plataforma

O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib
Que virou silicone

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
'Problemas de moça' viraram TPM
Confete virou MM

A crise de nervos virou estresse
A chita virou viscose.
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou mousse

Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal
E ninguém mais vê...

Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service
A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão

O que era praça virou shopping
O long play virou CD
A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O álbum de fotos agora é mostrado por email

O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do 'não' não se tem medo

O break virou street
O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween

O Fortificante não é mais Biotônico
Folhetins são novelas de TV
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato

Chico sumiu da FM e TV
Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita?

Raul e Renato,
Cássia e Cazuza,
Lennon e Elvis,
Todos anjos
Agora só tocam lira...

A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência está coisa maldita!

A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz...
..... De tudo.
Inclusive de notar essas diferenças.

(Luis F. Verissímo)


1 – Entre as mudanças apresentadas no texto, retire as palavras que têm origem na língua inglesa:

2 – Como você se posiciona frente às mudanças apresentadas? A favor ou contra? Dê exemplos de for a favor ou contra:

3 – Escolha uma estrofe que apresenta uma crítica às mudanças ou comportamentos sociais e posicione-se criticamente com relação a isto:

4- Em que estrofe o autor deixa transparecer a crítica à influência cultural americana em nossa cultura?

5- A que diferenças o autor se refere nos últimos versos? O que pode estar implícito nesta afirmação?

6. Analise as estrofes em que o autor utiliza reticências. Em qual delas podemos inferir que há?
Ironia: Preocupação:

FONTE:
Profª Sandra Tobbin - Altônia - Paraná

Fábulas - Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa

Disciplina: Português
Conteúdo: Gênero textual
Tema: Fábulas
Objetivo:
Analisar e compreender características do gênero fábula.
Material:
Papel bobina, caneta hidrocor, caderno e lápis.
Conhecimento Prévio:
Conhecer algumas fábulas
Atividade Motivacional:
Leia a fábula escolhida dando ênfase à entonação, ritmo e fala dos personagens a fim de encantá-los com a história.
Debata com os alunos sobre o que eles aprovam e o que reprovam no comportamento dos personagens, proporcionando espaço para seus alunos expressarem as suas opiniões e vivências.
Encaminhamento Metodológico:
Leia diariamente uma fábula para seus alunos. Após a leitura de cada fábula, em papel bobina, listar com eles: o nome dos personagens que são apresentados, que animal representa e suas características.

Exemplo:


Crie coletivamente outras fábulas misturando personagens das diversas histórias listadas, sempre buscando finalizar com a moral da história.
Avaliação:
Solicite que cada aluno pesquise outra fábula e traga escrito em seus cadernos o título e uma pequena sinopse da história, bem como a lição de moral que ela representa. Em seguida os alunos devem representar as características da fábula no quadro.

FONTE:
http://www.editorapositivo.com.br/





Poesia Visual

Neste bimestre, iniciei na 6ª série/7º ano, um gênero textual muito interessante: o texto poético e achei divertido os poemas visuais. A Poesia Visual é a forma de fazer poemas que brinca com o espaço da folha de papel e com a disposição das palavras. Assim, o poeta se expressa usando, além das palavras, o arranjo visual do poema. Observe o desenho feito com as palavras no poema Pássaro em vertical, de Libério Neves:



Ficou curioso(a) para conhecer outros poemas visuais? Então, leia os textos seguintes.
Preste bastante atenção para perceber a relação que existe entre a escrita e o desenho, OK?















FONTE:
http://portuguescolegiao.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário