DOMINGO, 13 DE JUNHO DE 2010
O DONO DA BOLA - Ruth Rocha
QUESTIONÁRIO SOBRE O LIVRO
ESCOLA___________________________DATA___/____/2010
ALUNO_____________________________________________
PROFESSOR:_______________________TURMA____________
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - TEXTO DE REFERÊNCIA: “O DONO DA BOLA”, DE RUTH ROCHA
1.QUAL O TÍTULO DO LIVRO?
2.QUEM É A AUTORA DO LIVRO?
3.O LIVRO TEM UM PERSONAGEM PRINCIPAL. QUAL ERA O SEU NOME?
4.ESSE PERSONAGEM PRIMEIRO ERA CHAMADO PELO PRÓPRIO NOME. DEPOIS PASSOU A SER CONHECIDO POR UM APELIDO. QUE APELIDO ERA ESSE?
5.POR QUE O CARLOS ALBERTO ERA ENJOADO?
6.CITE O NOME DE TRÊS BRINQUEDOS QUE CALOCA TINHA:
7.POR QUE CALOCA NÃO TINHA AMIGOS?
8.POR QUE FUTEBOL O CALOCA TINHA QUE JOGAR COM O GRUPO?
9.O TIME ESTAVA FORMADO, PORQUE TINHAM MUITOS AMIGOS. MAS FALTAVA UMA COISA. O QUE O TIME NÃO TINHA?
10.TODA VEZ QUE IAM JOGAR COM O CALOCA ACONTECIA A MESMA COISA. O QUE O CALOCA DIZIA ASSIM QUE O JUIZ MARCAVA UMA FALTA?
11.O TIME PRECISAVA TREINAR PARA O CAMPEONATO DO BAIRRO. E PIOR: USANDO A BOLA DO CALOCA! MAS O QUE O CALOCA FAZIA ASSIM QUE NÃO FAZIAM ALGUMA DE SUAS VONTADES?
12.QUEM ERA CATAPIMBA E O QUE ELE RESOLVEU FAZER?
13.QUAL ERA O MOTIVO DA REUNIÃO?
14.E O QUE OS MENINOS DECIDIRAM FAZER PARA MELHORAR O PROBLEMA COM O CARLOS ALBERTO?
15.ENTÃO, COMO OS MENINOS RESOLVERAM IGNORAR O CARLOS ALBERTO, ELE FOI PARA OUTRO TIME. COMO SE CHAMAVA ESSE TIME?
16.MAS, NA PRIMEIRA VEZ QUE CARLOS ALBERTO DECIDIU CARREGAR A BOLA NO MEIO DO JOGO, COMO SEMPRE FAZIA, SE DEU MUITO MAL... EXPLIQUE O QUE ACONTECEU!
17.ENTÃO, O CARLOS ALBERTO DECIDIU UMA COISA. ELE PASSOU A JOGAR COMO?
18.MAS ISSO DUROU QUANTOS DIAS?
19.ENTÃO, CARLOS ALBERTO VOLTOU E NOVAMENTE OFERECEU A BOLA EMPRESTADA, SE DEIXASSEM JOGAR. MAS DESTA VEZ, OS MENINOS FIZERAM UMA PROPOSTA. QUAL FOI?
20.É CLARO QUE ELE, DE INÍCIO, NÃO ACEITOU A PROPOSTA. MAS DEPOIS, ELE FOI CANSANDO DE FICAR SEMPRE SOZINHO... ENTÃO, NA SEGUNDA, ELE LEVOU O ___________ PARA VER OS ________________ DA CASA DELE. NA TERÇA, CHAMOU PRA BRINCAR DE __________________.
21.NA QUARTA-FEIRA, CARLOS ALBERTO APARECEU NO TREINO E DISSE ALGO AO TIME. O QUE FOI?
22.ENTÃO, COMO CARLOS ALBERTO TINHA APRENDIDO A LIÇÃO, O TIME DOS MENINOS VENCEU OU PERDEU? COMO SE CHAMAVA O TIME?
23.ENTÃO, CARLOS ALBERTO PASSOU A TER AMIGOS, PORQUE APRENDEU QUE PRECISAVA RESPEITAR SEUS COLEGAS E NÃO APENAS QUERER QUE FIZESSEM TODAS AS SUAS VONTADES, ELE APRENDEU A TRABALHAR EM EQUIPE. E VOCÊ, GOSTA DE TRABALHAR EM EQUIPE, SABE TRABALHAR E JOGAR EM GRUPO? ESCREVA PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DE ALGUM TRABALHO OU JOGO REALIZADO EM GRUPO:
24. ESCREVA O DIÁRIO DE CALOCA, E DIGA COMO ELE SE SENTIA DURANTE TODA A HISTÓRIA, DESDE QUE GANHOU A BOLA ATÉ O DIA EM QUE DEU A BOLA AO TIME:
25.E VOCÊ, GOSTA DE DAR PRESENTES, DE AJUDAR, DE TER AMIGOS? JÁ DEU ALGUM PRESENTE AOS SEUS AMIGOS?
26.VOCÊ TEM MUITOS AMIGOS? ESCOLHA UM AMIGO DE SUA CLASSE E ESCREVA UM BILHETE PARA ELE.
27.ESCREVA O NOME DE PELO MENOS CINCO AMIGOS QUE CONSIDERA MUITO CHEGADOS.
28.VOCÊ PARTICIPA DE ALGUM TIME OU JOGO? PODE SER DE FUTEBOL OU OUTRO ESPORTE, EXPLIQUE SUA PARTICIPAÇÃO E COMO VOCÊ SE COMPORTA DURANTE OS JOGOS E TREINOS. SE VOCÊ NÃO PARTICIPA, ESCREVA SE GOSTARIA DE PARTICIPAR E COMO VOCÊ SE COMPORTARIA:
FONTE:
ESPAÇO EDUCAR - http://espacoeducar-liza.blogspot.com
DOMINGO, 6 DE JUNHO DE 2010
O Lobo e o Cordeiro (Monteiro Lobato)
Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
─ Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? ─ disse o monstro, arreganhando os dentes. ─ Espere que vou castigar tamanha má-criação!...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
─ Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas não deu o rabo a torcer.
─ Além disso ─ inventou ele ─ sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
─ Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
─ Se não foi você foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
─ Como poderia ser seu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não venceria o pobrezinho, veio com razão de lobo faminto:
─ Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E ─ nhoque ─ sangrou-o no pescoço.
* # * # * #Contra a força não há argumentos.# * # * # *
- Após a leitura da fábula, responda as questões abaixo:
1. Qual a real intenção do lobo?
2. Como reage o cordeirinho diante das calúnias do lobo?
3. Quais as armas do lobo para se sair vitorioso?
4. Interprete a moral da fábula e escreva pelo menos duas outras frases que poderiam substituí-la.
5. Se, de acordo com o ponto de vista do lobo, o forte sempre vence pois o mundo é dos espertos, como seria a história contada do ponto de vista do cordeiro??
6. Reescreva a história , criando um outro ponto de vista. Como o cordeiro poderia ganhar do lobo? Elabore então uma situação , um diálogo e a linha moral do final, pensando na perspectiva do cordeiro.
FONTE: http://desmontandotexto.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário