- (Habilidade – reconhecer a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)
Natália anotou o número abaixo em seu caderno de anotações.3 043
Uma outra forma de escrever esse número é- 3000 + 40 + 3
- 300 + 40 + 3
- 30 + 40 + 3
- 30 + 4 + 3
- (Habilidade – transformar unidades de medida, em particular estabelecer a relação entre metros e quilômetros.)
A prefeitura de “Luar” está asfaltando algumas ruas da cidade. Nesse mês, foram asfaltados 12 000 m.
Quantos quilômetros foram asfaltados?- 12
- 120
- 1200
- 12000
- (Habilidade – realizar a leitura de gráficos de setores.)
Uma rede de supermercados resolveu fazer uma pesquisa para saber qual horário as pessoas mais gostavam de ir ao supermercado.Foram entrevistadas 2000 pessoas e o resultado está no gráfico abaixo.
Durante qual horário a maioria das pessoas entrevistadas preferem ir ao supermercado?- 8h às 12h
- 12h às 16h
- 16h às 20h
- 20h às 23h
- 23h às 24h
- (Habilidade – resolver problema envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias.)
Ao pagar um par de sapatos, que custava R$ 54,00, Mariana pediu para sua mãe R$ 28,00 para completar com o que ela tinha na bolsa.
Quanto Mariana tinha na bolsa?- R$ 36,00
- R$ 34,00
- R$ 28,00
- R$ 26,00
- (Habilidade – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem.)
Um microcomputador que custa R$ 600,00 está sendo vendido na loja “INFOMARCA”, com um desconto de 25%.
Qual é o valor desse desconto?- R$ 150,00
- R$ 250,00
- R$ 450,00
- R$ 750,00
- (Habilidade – relacionar duas medidas de tempo, em especial, hora e minuto.)
O banco Economia funciona diariamente 24 horas.
Pedro fez os cálculos e descobriu que este banco funciona- 144 minutos por dia.
- 240 minutos por dia
- 1 240 minutos por dia.
- 1 440 minutos por dia.
- (Habilidade – identificar uma figura, dentre um conjunto de figuras geométricas planas.)
Observe, abaixo, as figuras geométricas que uma professora desenhou no quadro.
Túlio indicou a figura que representa um losango.
Qual dessas figuras ele indicou?- 1
- 2
- 3
- 4
- (Habilidade – Resolver problema com números naturais envolvendo o significado de divisão.)
Por qual número deve-se multiplicar 32 para se obter 3 360?- 15
- 105
- 150
- 1 005
- (Habilidade – identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)
Marcos foi ao médico fazer exames de rotina. Assim que seu médico o viu, pediu que ele subisse na balança para se pesar.
A seta, na reta numérica abaixo, mostra onde está o ponteiro da balança.
Quantos quilos o ponteiro indica?- 63 kg
- 63,5 kg
- 64 kg
- 64,5 kg
- (Habilidade – resolver um problema de multiplicação envolvendo números naturais, e contemplando a ideia de adição repetida.)
Marcelo faz o controle dos materiais da escola “Aprender”. Até o final do mês de abril, ele recebeu 120 pacotes de papel reciclado, com 500 folhas cada um.
No final do mês de abril, essa escola havia recebido- 620 folhas de papel.
- 6 000 folhas de papel
- 60 000 folhas de papel.
- 600 000 folhas de papel
- (Habilidade – Reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, principalmente, com relação ao valor posicional.)
Ricardo precisa escrever um algarismo formado por quatro números diferentes.
Qual é o maior número que ele pode escrever com os algarismos 1, 2, 3 e 4 sem repeti-los?- 4 123
- 4 231
- 4 312
- 4 321
- (Habilidade – estabelecer trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.)
Carlos faz economia juntando moedas. Quando juntou 20 moedas de 50 centavos e 20 moedas de 1 real, Carlos trocou-as por 3 notas.
Essas notas são- 3 notas de 5 reais
- 3 notas de 10 reais
- 3 notas de 20 reais.
- nota de 20 reais e 2 notas de 10 reais.
- (Habilidade – Resolver problemas simples envolvendo a operação de adição, usando dados apresentados em tabelas.)
Observe a tabela, abaixo, que mostra o consumo de batatas no mês de setembro.
Quantos quilos de batata foram consumidos no mês de setembro?- 114
- 217
- 314
- 409
- (Habilidade – reconhecer a planificação de um cubo a partir da percepção espacial.)
Para participar de um jogo, Leandro vai fazer um dado de papel igual a este.
Para isso precisa escolher um dos moldes abaixo
Qual desses moldes ele deve escolher para fazer o dado?- O molde 1.
- O molde 2.
- O molde 3.
- O molde 4.
- (Habilidade – identificar características (atributos) relacionadas aos sólidos geométricos e aos quadriláteros.
Numa aula sobre a civilização egípcia, o professor de História pede a seus estudantes que construam a miniatura de uma pirâmide egípcia. Os estudantes apresentaram 4 tipos de miniatura, representadas abaixo.
Qual das figuras acima corresponde à miniatura solicitada?- 1
- 2
- 3
- 4
- (Habilidade – identificar quantos triângulos aparecem em uma figura composta por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo.)
O Tangram é formado por sete peças. Com ele, podemos criar figuras como mostra o desenho abaixo.
Nessa figura, aparecem quantas peças de três lados?- 4
- 5
- 6
- 7
- (Habilidade – reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, tais como agrupamento e troca na base 10 e o princípio do valor posicional.)
Ricardo somou cinco dezenas ao número 4 250.
O resultado que ele encontrou foi- 4 255
- 4 300
- 4 750
- 4 755
- (Habilidade – resolver problema envolvendo multiplicação, associada à idéia de soma de parcelas iguais.)
A banda de música Arrasta Pé fez um show beneficente na cidade de Jatobá. De cada ingresso vendido, 3 reais foram doados para uma faculdade que faz pesquisas contra o câncer. Foram ao show 3 982 pessoas.
O total doado para pesquisas contra o câncer foi de- 3 982 reais.
- 9 746 reais.
- 11 916 reais.
- 11 946 reais.
- (Habilidade – ler informações em tabelas de dupla entrada e interpretar dados em gráficos de colunas ou barras por meio da leitura de valores no eixo vertical.
Veja o resultado da eleição para escolha do pássaro-mascote da turma do 3º ano da escola “Sucesso”.- 8 VOTOS
- 10 VOTOS
- 12 VOTOS
- 14 VOTOS
- (Habilidade – resolver um problema de estrutura aditiva.)
Um avião tem capacidade para transportar 140 passageiros, mas em determinado vôo apenas 87 passageiros embarcaram.
Nesse vôo, quantos passageiros a mais seriam necessários para lotar o avião?- 227 passageiros
- 147 passageiros
- 63 passageiros
- 53 passageiros.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
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