"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

  1. SIMULADO DA PROVA BRASIL


    (Habilidade – reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.

    A porta de entrada de minha casa aparece no desenho abaixo. Observe.

    figur34.jpg

    No meu desenho, todas as formas representadas são
    1.   retângulos
    2.   trapézios
    3.   losangos
    4.   triãngulos
  2. (Habilidade – Resolver problema de soma e subtração com números decimais envolvendo o Sistema
    Monetário Brasileiro.)

    Joãozinho foi ao parque com R$ 20,00 e comprou 8 ingressos a R$ 1,50 cada. Quanto Joãozinho recebeu de troco?
    1.   R$ 10,50
    2.   R$ 12,00
    3.   R$ 18,50
    4.   R$ 8,00
  3. (Habilidade – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.)

    Veja a reta numérica abaixo.

    figur25.jpg

    Nessa reta, o ponto P corresponde ao número
    1.   10
    2.   20
    3.   14
    4.   24
  4. (Habilidade – ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.

    Ana é secretária de um médico. Ela registrou na agenda dele alguns atendimentos do dia, na parte da manhã. Veja o que ela fez.

    figur27.jpg

    Quanto tempo dura uma consulta desse médico?
    1.   30 minutos
    2.   45 minutos
    3.   15 minutos
    4.   60 minutos
  5. (Habilidade – Interpretar o gráfico de coluna por meio da leitura de valores do eixo vertical.)

    O gráfico, a seguir, mostra a quantidade de carros vendidos em uma loja nos meses de maio, junho, julho e agosto.

    FIGUR21.jpg

    De acordo com o gráfico, observa-se que
    1.   julho foi o mês no qual se venderam menos carros
    2.   em junho vendeu-se a mesma quantidade de carros que em agosto.
    3.   em maio venderam-se menos carros do que em agosto
    4.   agosto foi o mês no qual se venderam mais carros.
  6. (Habilidade – resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão

    Para a festa de aniversário de Júlia, sua mãe comprou 225 balas e colocou 9 balas em cada pacote. Quantos pacotes ela montou?
    1.   23
    2.   25
    3.   28
    4.   26
  7. (Habilidade – resolver situações-problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

    Marina usou um elástico para representar uma figura no quadro de preguinhos que a professora levou para a sala de aula. Veja o que ela fez.

    figur32.jpg

    Observando que a medida entre dois preguinhos é de 1cm, qual é o perímetro da figura que Marina representou?
    1.   18cm
    2.   22cm
    3.   20cm
    4.   16cm
  8. (Habilidade – estabelecer relações entre horas e minutos.

    Um vôo sai de Porto Alegre com destino a Recife, fazendo três escalas no caminho. Na primeira escala, ele atrasa 30 minutos; na segunda, atrasa 40 minutos, e na terceira, mais 20 minutos.

    Com quanto tempo de atraso esse vôo chega a Recife?
    1.   1 hora e 40 minutos.
    2.   1 hora e 30 minutos.
    3.   1 hora e 50 minutos.
    4.   1 hora e 20 minutos.
  9. (Habilidade – resolver problemas envolvendo a divisão com ideia de medida.

    Augusto está estudando para fazer a prova de Matemática de um concurso. Ele vai resolver um total de 216 exercícios e se organizou para fazer 18 exercícios por dia.

    Em quantos dias conseguirá resolver todos os exercícios?
    1.   12 dias
    2.   10 dias
    3.   13 dias
    4.   18 dias
  10. (Habilidade – reconhece e utiliza características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e o princípio valor posicional.

    Carla ganhou de presente de aniversário o Jogo da Vida. Depois de jogar uma partida, ela somou suas notas e descobriu que tinha 6.050 reais. Como nesse jogo há somente notas de 100, de 10 reais e de 1 real, Carla ganhou
    1.   6 x 100 reais e 5 x 1 real.
    2.   60 x 100 reais e 5 x 10 reais.
    3.   6 x 100 reais e 5 x 10 reais
    4.   60 x 100 reais e 50 x 10 reais
  11. (Habilidade – Resolver problema envolvendo relações entre unidades de medidas padronizadas (km/ m).)

    Pedro andou 6 quilômetros para ir de sua casa até a lagoa. Quantos metros ele andou?
    1.   60
    2.   6 000
    3.   6
    4.   600
  12. (Habilidade – reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero, e pentágono) de acordo com o número de lados.

    Renata estava brincando com formas geométricas e montou um boneco.

    Observe.

    figur39.jpg

    Qual é o nome da figura sombreada no boneco de Renata?
    1.   Pentágono
    2.   Losango
    3.   Retângulo
    4.   Trapézio
  13. (Habilidade – identificar a localização / movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.

    Isabela faz parte de um coral e vai fazer uma apresentação na igreja de seu bairro. Veja, no mapa abaixo, onde ela está.

    figur28.jpg

    O caminho mais curto para Isabela chegar à igreja é
    1.   indo pela Rua Madalena Ferreira, subindo a Rua Bom Jesus e entrando na Rua Lafaiete da Mata.
    2.   passando pela Rua Madalena Ferreira e subindo a Rua Professor Hilário.
    3.   indo pela Rua Notre Dame, seguindo pela Rua Lafaiete da Mata e descendo a Rua Bom Jesus.
    4.   pegando o caminho entre as praças e seguindo pela Rua Padre Odorico
  14. (Habilidade – resolver situações-problema utilizando unidades de medida padronizadas como Km;m;cm;mm, bem como as conversões entre l e ml e as conversões entre tonelada, kg e g.

    Para fazer uma receita, Regina precisa de 1 kg de carne. Ao tirar o pacote de carne da geladeira, vê que ele tem apenas 625 gramas. De quantos gramas de carne ela ainda precisa para fazer a receita?
    1.   375 gramas
    2.   325 gramas
    3.   425 gramas
    4.   485 gramas
  15. (Habilidade – resolver situações-problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da subtração.

    Ontem, o termômetro marcou 32,4 graus centígrados. Hoje, a temperatura diminuiu 2,8 graus centígrados. Quantos graus centígrados o termômetro está marcando hoje?
    1.   30,6
    2.   30,4
    3.   29,6
    4.   16,4
  16. (Habilidade – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e
    subtração.)

    Daniele tinha 584 cartões telefônicos em sua coleção. Hoje, sua prima Juliana deu-lhe 64 cartões, mas ela perdeu 12 deles.
    Quantos cartões Daniele tem em sua coleção agora?
    1.   520
    2.   648
    3.   508
    4.   636
  17. (Habilidade – resolver situações-problema utilizando unidades de medida padronizadas como Km;m;cm;mm.)

    Rita comprou três pedaços de fitas coloridas. Uma fita mede 1,48m, outra mede 1,09m e o terceira, 0,80m. Quantos metros de fita ela comprou?
    1.   1,89 cm
    2.   3,37 cm
    3.   2,57 cm
    4.   2,28 cm
  18. (Habilidade – estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (hora, minuto) na resolução de situações-problema.

    Para ir de Porto Alegre a Curitiba, um avião leva uma hora e meia.

    Essa viagem dura
    1.   60 minutos
    2.   15 minutos
    3.   30 minutos
    4.   90 minutos
  19. (Habilidade – resolver problemas com números naturais, envolvendo divisão com significado de repartir.

    As escolas “Morada da Luz” e “Saber Mais” têm, juntas, 4 982 alunos. As duas escolas têm o mesmo número de alunos.

    Quantos alunos há na escola Morada da Luz?
    1.   2 491 alunos
    2.   2 490 alunos
    3.   9 964 alunos
    4.   2 441 alunos
  20. (Habilidade – resolver situações-problema com números naturais, nesse caso envolvendo subtração com significado de comparação.

    Está acontecendo uma gincana na escola de Rosinha. No final de cada dia, os pontos obtidos pelas equipes participantes são somados. No final do primeiro dia, a Equipe Azul estava ganhando e tinha 308 pontos e a Equipe Verde tinha 279. No dia seguinte, quantos pontos a Equipe Verde precisa fazer a mais do que a Equipe Azul, que está ganhando, para conseguir empatar com ela?
    1.   21
    2.   587
    3.   29
    4.   17

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