"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

  1. (HABILIDADE – Localizar informações explícitas em um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    1provabrasilportuguesquintoano2011.jpg
    O bicho-pau se parece com
    1.   galhinho seco.
    2.   raminho de planta.
    3.   florzinha seca.
    4.   folhinha verde.
  2. (HABILIDADE –– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão..)

    Leia o texto abaixo.

    2provabrasilportuguesquintoano2011.jpg

    No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica
    1.   os elementos que formam o remédio.
    2.   as situações contra-indicadas do remédio.
    3.   as vitaminas que fazem falta ao homem.
    4.   os produtos que causam anemias.
  3. (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita no texto.)

    Leia o texto abaixo.



    A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é
    1.   estudiosa.
    2.   criativa.
    3.   exagerada.
    4.   curiosa.
  4. (HABILIDADE – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O texto trata, PRINCIPALMENTE,
    1.   de uma boneca muito especial.
    2.   do dia-a-dia de uma menina.
    3.   das aventuras de uma menina.
    4.   das brincadeiras de uma boneca.
  5. (HABILIDADE – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)

    Leia o texto abaixo.


    A frase que expressa uma opinião é
    1.   “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1)
    2.   “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)
    3.   “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2)
    4.   “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
  6. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Leia o texto abaixo.

    O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a
    1.   volta o sabiá para sua casa.
    2.   necessidade de preservar as árvores.
    3.   poesia “Canção do exílio”, que fala da terra.
    4.   vida de passarinho solitário.
  7. (HABILIDADE – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)

    Leia o texto abaixo.

    A finalidade do texto é
    1.   informar sobre a vida de uma autora.
    2.   divulgar os livros de uma autora.
    3.   apresentar dados sobre vendas de livros.
    4.   instruir sobre o manuseio de livros.
  8. (HABILIDADE – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.)

    Leia os textos abaixo.


    Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque
    1.   os dois têm as mesmas informações para os convidados.
    2.   apenas o primeiro convite pertence ao mundo real.
    3.   os dois pertencem ao mundo imaginário.
    4.   os dois pertencem ao mundo real.
  9. (HABILIDADE – Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições)

    Leia o texto abaixo.

    “— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
    A expressão vê-la (ℓ. 5) se refere à
    1.   Fada.
    2.   Dona Aranha.
    3.   Cinderela.
    4.   Narizinho.
  10. (HABILIDADE – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.)

    Leia o texto abaixo.


    No final da história, a raposa foi
    1.   esperta.
    2.   cuidadosa.
    3.   ingênua.
    4.   corajosa.
  11. (HABILIDADE – Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque
    1.   o príncipe fará uma festa para Narizinho.
    2.   ela deseja ter um vestido de baile.
    3.   o príncipe vai se casar com Narizinho.
    4.   ela deseja um vestido cor-de-rosa.
  12. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.)

    Leia o texto abaixo.

    No trecho “É “na camada mais externa da superfície terrestre” (ℓ.1), a expressão sublinhada indica
    1.   lugar.
    2.   finalidade.
    3.   causa.
    4.   tempo.
  13. (HABILIDADE – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)

    Leia o texto abaixo.


    Há traço de humor no trecho
    1.   “ele estava sentado na poeira do caminho”. (ℓ. 1-2)
    2.   “quando passou um vigário”. (ℓ. 2)
    3.   “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (ℓ. 4)
    4.   “Era uma vez um menino triste, magro”. (ℓ. 1)
  14. (HABILIDADE – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)

    Leia o texto abaixo.

    A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20) sugere que o passarinho
    1.   ainda tem fofocas para contar.
    2.   não tem mais fofocas para contar.
    3.   está cansado.
    4.   está confuso.
  15. (HABILIDADE – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    Em “Agora tá tudo diferente:” (ℓ. 7), a palavra destacada é um exemplo de linguagem
    1.   ensinada na escola.
    2.   encontrada nos livros técnicos.
    3.   empregada com colegas.
    4.   estudada nas gramáticas.
  16. (HABILIDADE – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.)

    Veja a tirinha.


    No primeiro quadrinho, a Mônica pensou que o lagarto era um desenho. Ao usar a expressão “DA HORA” ela deu a entender que o desenho
    1.   tinha acabado de ser feito.
    2.   deveria ser usado na hora.
    3.   durava somente uma hora.
    4.   era moda entre a turma.
  17. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Veja a imagem.

    O passageiro vai iniciar a viagem
    1.   à tarde.
    2.   pela manhã.
    3.   à noite.
    4.   de madrugada.
  18. (HABILIDADE – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O texto trata de uma menina que
    1.   tinha medo de tudo.
    2.   brincava de amarelinha.
    3.   gostava de festas.
    4.   subia e descia escadas.
  19. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Veja a imagem.

    No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou
    1.   decepcionado.
    2.   estressado.
    3.   aterrorizado.
    4.   acanhado.
  20. (HABILIDADE – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.)

    Leia os textos abaixo.


    Os dois textos descrevem
    1.   problemas que afetam os cerrados.
    2.   rios e cachoeiras de duas regiões.
    3.   animais que habitam os pantanais.
    4.   belezas naturais do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário