Leia com bastante atenção e marque só uma resposta para cada pergunta.
- O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (ℓ. 13-14) expressa
- uma opinião da dona sobre a sua boneca.
- um desejo da dona de Guilhermina.
- um fato acontecido com a boneca e a sua
dona. - um comentário das amigas da dona da
boneca.
- No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” (ℓ. 11-12), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
- paciência.
- raiva.
- solidão.
- pena.
- A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela:
- provou que os últimos serão os primeiros.
- demonstrou que era cuidadosa e paciente.
- era mais rápida que as outras.
- agradou a senhora da história.
- No texto, a primeira moça era:
- inteligente.
- bondosa.
- esperta.
- gulosa.
- A bicicleta pode ser paga em
- vinte e seis vezes.
- dezoito vezes.
- três vezes.
- seis vezes.
- No trecho “Vai encarar?” (ℓ. 4), o ponto de interrogação tem o efeito de:
- avisar.
- apresentar.
- questionar.
- desafiar.
- A expressão “Vai encarar?” (ℓ. 4), é marca de linguagem
- científica.
- formal.
- regional.
- informal.
- A ideia central do texto é
- o movimento das águas.
- a vida na floresta.
- a chuva na floresta.
- a importância do Sol.
- O que diz o trecho
acontece porque- brotam flores.
- aparecem estrelas.
- chega o sol.
- vem o vento.
- No trecho “Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.” (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à
- chuva.
- floresta.
- terra.
- cor.
- O objetivo do texto é
- divertir.
- anunciar.
- alertar.
- criticar.
No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é.- “Amarre um feixe de ramos secos.”
- “Bata numa superfície dura.”
- “Enfie o cabo da vassoura no feixe.”
- “A versão moderna da vassoura tem suas limitações.”
- No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada refere-se à
- vassoura mágica.
- altura do voo.
- bruxa machucada.
- bengala da bruxa.
- O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque
- trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
- apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
- ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
- dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
No trecho “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios, entre eles contam o Jabuti” (ℓ. 14), a palavra destacada refere-se a- prêmios.
- lápis.
- pincéis.
- livros.
- O trecho que contém uma ideia de tempo é
- “formando-se no ano de 1976.” (ℓ. 8)
- “seu primeiro livro foi lançado pela Ática.” (ℓ. 11)
- “radicando-se em São Paulo.” (ℓ. 2)
- “Eva Furnari nasceu em Roma.” (ℓ. 1-2)
Os dois textos falam sobre pais, mas apenas o segundo texto- discute sobre o que os pais fazem.
- fala sobre as brincadeiras dos pais.
- comenta sobre as broncas dos pais.
- trata dos horários impostos pelos pais.
- No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
indicam um tipo de linguagem utilizada mais por- idosos.
- crianças.
- cientistas.
- professores.
O texto tem a finalidade de- dar uma informação.
- fazer uma propaganda.
- registrar um acontecimento.
- transmitir um ensinamento.
- No final da história, pode-se entender que
- as ovelhas fugiram do pastor.
- o jovem pastor pediu socorro.
- os vizinhos assustaram o rebanho.
- o lobo comeu todo o rebanho.
- O assunto do texto é como
- as pessoas resolvem seus problemas.
- Frankenstein ganhou um sobrenome.
- as pessoas tiram carteira de identidade.
- o condomínio de um prédio é formado.
- A menina do texto
- usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.
- reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
- chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
- está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário