Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
- (HABILIDADE – Reconhecer gêneros discursivos.)
Leia o texto abaixo.
O texto foi escrito em forma de- bilhete.
- receita.
- piada.
- jornal.
- (HABILIDADE – Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais
Leia o texto abaixo.
Com base na leitura desse texto, pode-se dizer que o homem foi várias vezes resolver o problema, mas- a atendente sempre se recusava a atender
- ele sempre desistia de esperar.
- ele sempre trazia uma coisa nova
- a atendente sempre pedia novas informações.
- (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Leia o texto abaixo.
A expressão “durante 160 milhões de anos.” Indica- tempo.
- causa.
- lugar.
- modo.
- (HABILIDADE AVALIADA – Identificar o tema de um texto.)
Leia o texto abaixo.
Qual o tema desse texto?- As brincadeiras dos búfalos.
- O sentimento dos animais
- A convivência entre cães e homens
- Os sons dos elefantes
- (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.)
Leia o texto abaixo.
A coruja e a águia, depois de muitas brigas resolveram fazer as pazes porque- achavam tolice comer os filhotes uma da outra
- detestavam encontrar ninhos com aves pequenas.
- comiam todos os bichos que encontravam.
- gostavam de comer aves bastante crescidas.
- (HABILIDADE – Identificar marcas de coloquialidade que evidenciam o locutor e o interlocutor, as quais são indicadas por expressões idiomáticas.)
Leia o texto abaixo.
O modo como falam indica que os personagens dessa história são pessoas que- vivem no campo
- falam trocando letras
- falam gírias de jovens
- vivem em outro país
- (HABILIDADE – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.)
Leia o texto abaixo.
No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava- arrependido.
- frustrado.
- mal humorado.
- sentindo dor.
- (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.)
Leia o texto abaixo.
No final dessa história- o homem decidiu deixar para pescar em outro dia.
- o menino pescou um sapato que estava no fundo do rio.
- o homem ficou bravo, porque não pescou nenhum sapato
- o menino descobriu que pescou o sapato do homem
- (HABILIDADE – Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.)
Leia o texto abaixo.
Esse texto foi escrito para- criticar o carinho exagerado entre pais e fi lhos.
- ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.
- informar sobre a importância do carinho.
- homenagear os pais de crianças desnutridas.
- (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
Leia o texto abaixo
Para Papa-Capim, o progresso significa- construções modernas.
- destruição da natureza.
- animais selvagens.
- movimento na mata.
- (HABILIDADE - Inferir o sentido de palavra ou expressão.)
Leia o texto abaixo.
Leia novamente a frase abaixo.
“Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua.”
Nessa frase, rodou significa- percorreu
- analisou
- rodopiou
- girou
- (HABILIDADE – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)
Leia o texto abaixo.
Em qual frase aparece um comentário irônico do narrador sobre a alimentação dos leitores?- Talvez seja por causa de nossa alimentação.
- Se os cheesburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau.
- Não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos.
- Eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha.
- (HABILIDADE – estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)
Leia o texto abaixo.
No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elasrefere-se a- mãos.
- refeições.
- águas.
- bocas.
- (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.)
Leia o texto abaixo.
Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é- perigosa
- secreta.
- maldosa
- absurda.
- (HABILIDADE – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Leia o texto abaixo.
O narrador desse texto é- uma criança.
- um piolho.
- um percevejo.
- uma mãe.
- (HABILIDADE – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)
Leia o texto abaixo.
No final do texto, a palavra TOTOCA foi substituída por- ele.
- vós
- nós.
- ela.
- (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.
Leia o texto abaixo.
De acordo com esse texto, a diminuição das chuvas provoca- a erosão dos solos.
- o aumento do corte de árvores.
- a diminuição da água dos rios.
- o assoreamento dos rios.
- (HABILIDADE – Localizar informações explícitas em um texto.)
Leia o texto abaixo.
Para escapar da onça, o gato- cantou para a onça dormir
- pulou de lado na pedra
- nadou na água do riacho
- entrou no buraco da árvore
- (HABILIDADE – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)
Leia o texto abaixo.
A opinião da autora desse texto, a respeito dos raios, é que eles- são formados por corrente elétrica
- são fenômenos poderosos e assustadores
- nascem em grandes nuvens escuras
- surgem em um clarão seguido de um barulho
- (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Leia o texto abaixo.
No trecho “Viu uma outra menina passando pelo cemitério (...)”, a expressão destacada dá ideia de- lugar.
- causa
- tempo.
- modo
Nenhum comentário:
Postar um comentário