"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
  1. (HABILIDADE – Reconhecer gêneros discursivos.)

    Leia o texto abaixo.



    O texto foi escrito em forma de
    1.   bilhete.
    2.   receita.
    3.   piada.
    4.   jornal.
  2. (HABILIDADE – Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais

    Leia o texto abaixo.



    Com base na leitura desse texto, pode-se dizer que o homem foi várias vezes resolver o problema, mas
    1.   a atendente sempre se recusava a atender
    2.   ele sempre desistia de esperar.
    3.   ele sempre trazia uma coisa nova
    4.   a atendente sempre pedia novas informações.
  3. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

    Leia o texto abaixo.



    A expressão “durante 160 milhões de anos.” Indica
    1.   tempo.
    2.   causa.
    3.   lugar.
    4.   modo.
  4. (HABILIDADE AVALIADA – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    Qual o tema desse texto?
    1.   As brincadeiras dos búfalos.
    2.   O sentimento dos animais
    3.   A convivência entre cães e homens
    4.   Os sons dos elefantes
  5. (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    A coruja e a águia, depois de muitas brigas resolveram fazer as pazes porque
    1.   achavam tolice comer os filhotes uma da outra
    2.   detestavam encontrar ninhos com aves pequenas.
    3.   comiam todos os bichos que encontravam.
    4.   gostavam de comer aves bastante crescidas.
  6. (HABILIDADE – Identificar marcas de coloquialidade que evidenciam o locutor e o interlocutor, as quais são indicadas por expressões idiomáticas.)

    Leia o texto abaixo.



    O modo como falam indica que os personagens dessa história são pessoas que

    1.   vivem no campo
    2.   falam trocando letras
    3.   falam gírias de jovens
    4.   vivem em outro país
  7. (HABILIDADE – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.)

    Leia o texto abaixo.



    No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava

    1.   arrependido.
    2.   frustrado.
    3.   mal humorado.
    4.   sentindo dor.
  8. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.)

    Leia o texto abaixo.



    No final dessa história
    1.   o homem decidiu deixar para pescar em outro dia.
    2.   o menino pescou um sapato que estava no fundo do rio.
    3.   o homem ficou bravo, porque não pescou nenhum sapato
    4.   o menino descobriu que pescou o sapato do homem
  9. (HABILIDADE – Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.)

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto foi escrito para
    1.   criticar o carinho exagerado entre pais e fi lhos.
    2.   ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.
    3.   informar sobre a importância do carinho.
    4.   homenagear os pais de crianças desnutridas.
  10. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

    Leia o texto abaixo



    Para Papa-Capim, o progresso significa
    1.   construções modernas.
    2.   destruição da natureza.
    3.   animais selvagens.
    4.   movimento na mata.
  11. (HABILIDADE - Inferir o sentido de palavra ou expressão.)

    Leia o texto abaixo.



    Leia novamente a frase abaixo.

    “Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua.”

    Nessa frase, rodou significa

    1.   percorreu
    2.   analisou
    3.   rodopiou
    4.   girou
  12. (HABILIDADE – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)

    Leia o texto abaixo.



    Em qual frase aparece um comentário irônico do narrador sobre a alimentação dos leitores?
    1.   Talvez seja por causa de nossa alimentação.
    2.   Se os cheesburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau.
    3.   Não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos.
    4.   Eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha.
  13. (HABILIDADE – estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elasrefere-se a

    1.   mãos.
    2.   refeições.
    3.   águas.
    4.   bocas.
  14. (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.)


    Leia o texto abaixo.



    Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
    1.   perigosa
    2.   secreta.
    3.   maldosa
    4.   absurda.
  15. (HABILIDADE – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
    Leia o texto abaixo.



    O narrador desse texto é
    1.   uma criança.
    2.   um piolho.
    3.   um percevejo.
    4.   uma mãe.
  16. (HABILIDADE – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)


    Leia o texto abaixo.



    No final do texto, a palavra TOTOCA foi substituída por
    1.   ele.
    2.   vós
    3.   nós.
    4.   ela.
  17. (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

    Leia o texto abaixo.



    De acordo com esse texto, a diminuição das chuvas provoca
    1.   a erosão dos solos.
    2.   o aumento do corte de árvores.
    3.   a diminuição da água dos rios.
    4.   o assoreamento dos rios.
  18. (HABILIDADE – Localizar informações explícitas em um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    Para escapar da onça, o gato

    1.   cantou para a onça dormir
    2.   pulou de lado na pedra
    3.   nadou na água do riacho
    4.   entrou no buraco da árvore
  19. (HABILIDADE – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)

    Leia o texto abaixo.



    A opinião da autora desse texto, a respeito dos raios, é que eles

    1.   são formados por corrente elétrica
    2.   são fenômenos poderosos e assustadores
    3.   nascem em grandes nuvens escuras
    4.   surgem em um clarão seguido de um barulho
  20. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Viu uma outra menina passando pelo cemitério (...)”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   lugar.
    2.   causa
    3.   tempo.
    4.   modo

Nenhum comentário:

Postar um comentário