"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dinâmica de Convivência Papel Amassado

 

Dinâmica de Convivência Papel AmassadoEsta é uma dinâmica que costumo fazer sempre que começo em uma nova turma.
É simples de fazer e as crianças conseguem compreender direitinho a proposta.


  • Comece distribuindo folhas de papel em branco.   ( divida uma folha de ofício em quatro e dê uma folha para cada aluno).
  • Peça que observem a folha e falem sobre ela.
  • Em seguida peça que amassem a folha tanto quanto puderem ( apenas procurem não rasgá-la)
  • Depois que todos estiverem com as bolinhas de papel na mão peça que tentem deixar a folha tal qual foi entregue para eles.
Neste momento as crianças vão começar a questionar sobre o que fazer para que a folha torne a ser como estava.
Cabe ao professor fazer questionamentos como por exemplo:
  • E se a gente estirar bem no chão? 
  • E se passarmos a ferro?
  •  Existe alguma forma de a folha voltar a ser como era antes?
Diante da negativa das crianças o professor poderá falar sobre amizade, gentileza.... Explicar que as pessoas são como folhas... Você pode magoá-las e elas podem ficar tristes assim (amassadinhas por dentro) e você pode até pedir desculpas, mas quase sempre fica um amassadinho na amizade, no coração.E é sempre bom que a gente não machuque as pessoas.
Meus alunos sempre diziam uns para os outros em um momento de conflito:
OLHA, NÃO MACHUQUE A AMIZADE.
Espero que seja uma boa dinâmica de convivência para sua volta às aulas


Dinâmica do Urso de Pelúcia


Dinâmica do Urso de Pelúcia 
Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.

Dinâmica da Rosa

Dinâmica da Rosa

Objetivo: Despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: Uma flor (rosa) natural
Procedimento: Fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materiais dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

Excelente dinâmica para ensinar os pequeninos a cuidar de seu material escolar.

Dinâmica de Grupo para Volta ás Aulas


Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Conteúdo de arquivos antigos necessita FONTE... caso alguém saiba quem desenvolveu ajude-nos informando para que possam ser dados os devidos créditos. 

Dinâmica de Grupo - Volta ás Aulas



Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Conteúdo de arquivos antigos necessita FONTE... caso alguém saiba quem desenvolveu ajude-nos informando para que possam ser dados os devidos créditos.

Dinâmicas de Grupo



Dinâmica: "não estamos sozinhos"


Objetivo: Melhorar a confiança nos outros.

Material: Ambientes diferentes e vendas para todos os participantes.

Procedimento: É necessário ajuda para essa dinâmica.

Vendar os olhos de cada participante, e conduzí-los até seus lugares sem dizer nada. Se possível descalços. Colocar em seu lugar e tirar as vendas dos olhos.

Cada pessoa entra sendo conduzida, sem ver que outros estão vedando. Se possível, colocar obstáculos, algo que pisem sintam a diferença do chão.

Depois que todos estiverem em seus lugares o bate-papo é confiança, não estamos sozinhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar tarefas, basta confiar.



Dinâmica: "falando dos outros pelas costas"

Objetivo: mostrar as pessoas que é muito mais fácil (e errado) falar as coisas pelas costas, do que admitir sua concepção.

Material: pedaços de papel, caneta e fita adesiva.

Procedimento: o orientador cola um pedaço de papel nas costas de cada participante, então, pede para que eles saiam andando pela sala e escrevam uma palavra nas costas de seus colegas, para assim, definir cada um.

Ao termino, o orientado diz 'viu como vocês ficam falando dos outros pelas costas?', somente para a maior descontração. Então se pede para que cada um retire o papel de suas costas, leia suas qualidades ou defeitos escritos (ver como as pessoas lhe enxergam) e guarde consigo para lembrar de continuar com as características boa e tente melhorar as ruins.
 
 
Dinâmica: " do Corpo Humano (aulas de ciências)"


Objetivo: interação e trabalho em grupo

Material: folha sulfite, lápis de cor, fita crepe.

Procedimento: Para essa atividade a classe deverá se agrupar em seis equipes. Cada equipe receberá de seu professor uma folha sulfite e lápis de cor. As equipes deverão desenhar em apenas 10 minutos uma das partes do corpo humano indicadas a seguir: 1º grupo: cabeça e pescoço; 2º grupo : tronco; 3º grupo: braço direito; 4º grupo: braço esquerdo; 5º grupo: perna direita; 6º grupo: perna esquerda. Finalizada a tarefa, um representante de cada grupo deverá se levantar e colar com fita crepe num painel as partes desenhadas compondo o corpo humano num todo. Em debate coletivo argumentem sobre o resultado do trabalho que as equipes elaboram individualmente. Pensem em estratégias que facilitem o trabalho coletivo. Se a classe for numerosa faça mais equipes. É muito divertido 


DINÂMICA DOS AUTÓGRAFOS


Cada educando recebe uma folha de papel em que deverá ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que os educandos identifiquem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo (conseguir os autógrafos dos colegas). Depois desse debate, inicia o segundo tempo, dando mais 1 (um) minuto para que os educandos coletem os autógrafos, mas antes de iniciar o segundo tempo, solicita que todos parem para pensar juntos. No final, questiona sobre os fatores que facilitam o jogo. A comparação dos fatores, os que dificultam e os que facilitam, mostrará que o grupo iniciou a tarefa em conflito e depois, utilizando a cooperação, conseguiu realizar a tarefa.

MATERIAL COLETADO DA NET SE FOR DE SUA AUTORIA FAVOR INFORMAR PRA QUE VENHAMOS A DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS.

 

DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS - Dinâmica de Primavera

DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de PrimaveraDINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de Primavera
UMA DINÂMICA É SEMPRE BOA PEDIDA.
COMO ESTAMOS AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, PENSANTES, E HUMANOS EU PENSEI NISSO:
O PROFESSOR DEVE CONFECCIONAR  UMA FLOR( APENAS O TALO E O BOTÃO) E FIXAR NA PAREDE, NO QUADRO DE GIZ OU MESMO NO MURAL.
AS PÉTALAS DA FLOR PODEM SER FEITAS PELOS ALUNOS OU  PROFESSOR MESMO TRARÁ PRONTA PARA QUE SE ENCAIXE NO TAMANHO.
DEVE SER CONFECIONADA EM   CARTOLINA BRANCA PARA QUE O ALUNO PINTE NA COR QUE PREFERIR E ESCREVA NELA O SEU NOME .
FEITO ISSO A PROFESSORA ARGUMENTARÁ QUE  A SALA DE AULA É UMA GRANDE FLOR SEM PÉTALAS E PERGUNTARÁ AOS ALUNOS MOSTRANDO-LHE A FLOR EXPOSTA:
 -  COMO ESTÁ ESTA FLOR ? ELA É UMA FLOR LINDA? NÃO? POR QUÊ?
 -  O QUE ESTÁ FALTANDO PARA QUE ELA SEJA REALMENTE UMA FLOR LINDA E PERFUMADA?
CLARO QUE ELES IRÃO ARGUMENTAR QUE ELA NÃO SE PARECE AINDA COM UMA FLOR, NÃO ESTÁ BONITA, E LHE FALTAM AS PÉTALAS.
- VAMOS ENTÃO RESOLVER O PROBLEMA COLOCANDO AS PÉTALAS NA FLOR! AH... ESTA PÉTALA É VOCÊ ...  E ESTE  BOTÃO É A SALA DE AULA.
O PROFESSOR ENTÃO AJUDARÁ CADA UM A FIXAR SUA PÉTALAS NO BOTÃO DA FLOR MOSTRANDO QUE AGORA COMPLETA A FLOR ESTÁ LINDA, COLORIDA E PERFUMADA.( O PROFESSOR PODE LEVAR UM VIDRINHO DE PERFUME PARA BORRIFAR NA FLOR NO MOMENTO DE FALAR DE SEU PERFUME)
- A SALA DE AULA NÃO É NADA SEM VOCÊS. É VAZIA, FEIA E SEM GRAÇA. MAS QUANDO VOCÊS CHEGAM TRAZ COR, ALEGRIA, BELEZA  E DEIXAM A PRÓ MUUUUUUUITO FELIZ...
....................................................................................................................................................
OLHANDO POR OUTRO PRISMA O PROFESSOR PODE ABORDAR A QUESTÃO DA UNIÃO ENTRE A TURMA MOSTRANDO QUE UMA PÉTALA SOZINHA NÃO DEIXA AINDA A FLOR BONITA E QUE QUANTO MAIOR É O NÚMERO DE PÉTALAS MAIS PERFEITA ELA VAI FICANDO.
UMA FLOR APENAS COM UM BOTÃO E UM TALO NÃO É NADA BONITA, MAS A MEDIDA QUE AS PÉTALAS VÃO SE JUNTANDO ELA VAI  FICANDO LINDÍSSIMA..
O PROFESSOR PODE FRIZAR COM ISSO QUE SOZINHOS NÃO PODEMOS FAZER MUITA COISA, MAS JUNTOS PODEMOS COLORIR E PERFUMAR O MUNDO COMO UMA FLOR.
                                                                                                                                     GI BARBOSA

BOTÃO EU?

QUE TAL BRINCAR QUE É UM LINDO BOTÃO?
APÓS A DINÂMICA O PROFESSOR PODE SUGERIR QUE AS CRIANÇAS TROQUEM DE PAPEL E AGORA SEJAM O BOTÃO QUE VIVE RODEADO DE PÉTALAS LINDAS.
PODE LEVAR A FLOR IMPRESSA OU PEDIR PRA QUE ELES MESMOS DESENHEM.
PODE AINDA TIRAR FOTOSEM UM DIA E NO DIA POSTERIOR ENTREGAR A CADA UM UMA FLOR COM SEU ROSTINHO MOSTRANDO PRA ELES COMO SÃO LINDOS!

Dinâmica dos Problemas

Como diria o Cascão:
- Oh. problemas, problemas!
kkkkkkkkkkkk
     
Material: Bexiga, tira de papel



Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.

Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...

(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.
FONTE:www.cdof.com.br
Material: bolinhas de papel amassado


Procedimento:

Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
Renata Galerani Evangelista - Lençóis Paulista
FONTE:www.cdof.com.br
 Amo Ler Seu Comentário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário