"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 16 de setembro de 2014


           PROJETO TRABALHANDO COM OS NOMES




1-PROJETO TRABALHANDO OS NOMES PRÓPRIOS
NOMES PRÓPRIOS

1 mês



Por que trabalhar com os nomes próprios?

As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe. Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:

· Diferenciar letras e desenhos;

· Diferenciar letras e números;

· Diferenciar letras, umas das outras;

· A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;

· Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;

· Orientação da escrita: da esquerda para a direita;

· Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;

· O nome das letras;

· Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);

· Habilidades grafo-motoras;

· Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.

O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.

As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima.

Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...



É preciso considerar:

· Os conhecimentos prévios dos alunos.

· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.

· As características concretas do grupo.

· As diferenças individuais.


Seqüência de atividades



1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos:

· Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes).

· Lista de chamada da classe.

· Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.


2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.


3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.


4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc 5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.

Ao final das atividades, o aluno deve:


· Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.

· Identificar a escrita do próprio nome. · Escrever com e sem modelo o próprio nome.

· Ampliar o repertório de conhecimento de letras.

· Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.

· Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.


· Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos · Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)

· Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3


Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:


· Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.

· Identificação do próprio nome: individual.

· Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.

Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes

Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.

Situação 1- Recolhendo material. Questione os alunos como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para os alunos e peça que cada um escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.


Situação 2 - Construindo um crachá Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o nome de todos os alunos nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pelo aluno). Solicite o uso do crachá diariamente.

Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?


Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que os alunos recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.


Identificação do próprio nome


· Dê para cada aluno um cartão com o nome do aluno.


· Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Este tipo de letra é mais fácil para o aluno grafar e os limites de uma letra (quando a criança deve contar o número de letras) é mais observável.

· Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.

· Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.


Cada aluno poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.


Atividade 1- Ditado


Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa. Peça aos alunos que confiram se circularam o nome certo.

Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo.



Atividade 2 - Fazendo a chamada


Entregue a lista de chamada dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.


Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos

Apresente a lista da chamada da classe. Peça para os alunos separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.


Obs.: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.


É importante observar e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se os alunos fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.



Sugerimos uma planilha de observação:

PLANILHA DE OBSERVAÇÃO DO TRABALHO COM NOMES PRÓPRIOS

ALUNOS NOMES PRÓPRIOS OUTROS NOMES

1. Escreve sem modelo? Usa grafias convencionais Utiliza a ordem das letras? Conhece os nomes das letras? Reconhece outros nomes da classe? Escreve outros nomes sem modelo? Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes? Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?

2.

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Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada aluno e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe.

O trabalho com nome pode ser realizado junto com área de História através de atividades de:



· Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)

· Análise da certidão de nascimento da criança (trabalho com documento)

· Montagem de uma árvore genealógica da família.

· Análise de fotos antigas e atuais da criança.

· Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.



_Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.

_ Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990 .Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990 .Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita.Editora Unicamp.

_Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.

_ Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M -Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.

FONTE:http://reginapironatto.blogspot.com/






2-PROJETO TRABALHANDO NOMES PRÓPRIOS


TRABALHANDO COM O NOME PRÓPRIO

Trabalhando com o nome próprio

Material que o professor deverá fazer

• Cartão de cartolina com o nome do aluno;

• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;

• Folha mimeografada divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).


Atividades com cartão de nomes:

• Chamar o aluno entregando seu cartão;

• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;

• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;

• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.

• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;

• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;

• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;

• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;

• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;

• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;

• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;

• Passar o dedo sobre as letras;

• Contar as letras do nome;

• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;

• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc

• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi

Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;

• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.


Atividades em folhas :

• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;

• Pintar de azul o nome da professora;

• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...

• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;

• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;

• O mesmo acima em todos os nomes;

• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);

• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;

• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.

• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:

* Nomes com 5 letras;

* Nome dos alunos de uma determinada fileira;

* Nomes dos homens;

* Nomes das mulheres;

* Nomes com mais de 6 letras;

* Nomes com menos de 5 letras;

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto.


OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.

DURAÇÃO: Três meses. Duas vezes por semana no 1º mês

Uma vezes por semana no 2º mês

PÚBLICO ALVO: crianças entre 4,6 anos a 6 anos.

O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:


-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;

-Reconheça o próprio nome;

-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);

-Adquiram noções de matemática;

-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;

-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano.

Fonte:Banco de Atividades




HISTÓRIA DO NOME



- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.

- Material: Folhas de papel ofício.

- Procedimento:

Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.

Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como:

- Quem escolheu meu nome?

- Por que me chamo...? O que significa... ?

Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)

- Sugestão de Atividade:

Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.

- Interessante:

Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.

- Observações:

Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.



FICHÁRIO:


- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.

- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.

- Procedimentos:

Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.

Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor)

– Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.

- Sugestão de Atividades:

Identificar o nome

Escrever o nome.




LISTA DE PALAVRAS:


- Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.

- Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.

- Procedimentos:

Explorar com a classe a letra inicial do nome.

Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.

Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.

Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.

Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.

- Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.

- Observações:

O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.



LETRAS MÓVEIS:


- Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.

- Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...

- Procedimentos:

Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.

Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.

- Sugestão de Avaliação:

Escrever seu nome numa brincadeira.

- Observações:

Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.

Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.




BINGO:


- Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.

- Procedimento:

Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.

O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!

Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.

As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.

A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.

- Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.

- Observação:

É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.



DANÇA DA CADEIRA:


- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.

- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.

- Procedimentos:

O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.

Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.

Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

- Sugestão de Avaliação:

Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.



CORRIDA DOS BALÕES:


- Objetivo: Escrever seu nome.

- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.

- Procedimentos:

Formar as crianças em duas filas.

Distribuir uma ficha com um número para cada criança.

Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.

A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.




JOGO DOS DADOS:


- Objetivos:

Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.

Reconhecer as letras do seu nome.

Ordenar as letras que compõem seu nome.

- Materiais:

Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.

Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.

Fichinhas com as letras.

- Procedimentos:

Distribuir os alunos em pequenos grupos.

Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.

- Sugestões de Avaliação:

Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
 
 
 




FONTE:http://profgege.blogspot.com/


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