PRIMEIRO DIA DE AULA, O QUE FAZER?
Sabemos
que a academia nos forma, porém a profissionalização mesmo só
adquirimos com a prática, quem nunca se perguntou. "o que farei com os
alunos no primeiro dia de aula?"
É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.
Reuni então algumas dicas para o primeiro dia de aula. Essas dicas servem bastante para o ensino fundamental, principalmente primeiro ano mas dá pra ser adaptada também para o ensino infantil.
É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.
Reuni então algumas dicas para o primeiro dia de aula. Essas dicas servem bastante para o ensino fundamental, principalmente primeiro ano mas dá pra ser adaptada também para o ensino infantil.
Acolhimento
dos alunos
Considerando
as especificidades dos alunos do primeiro ano e as necessidades de
aprendizagens, neste documento há algumas sugestões de atividades para os
primeiros dias de aula. Cabe lembrar que muitas dessas atividades devem ser
desenvolvidas diariamente no decorrer do ano letivo.
No
momento em que as crianças chegarem, deverão ser recebidas por todos os professores
do 1º ano. O importante é que haja uma interação entre os professores e os pais
desses alunos, portanto, a escola deve estar toda preparada para recebê-los.
Os
pais ou responsáveis devem ser orientados a acompanhar os filhos até a entrada
da sala de aula, onde o professor irá recebê-los. Em seguida, os pais devem ser
encaminhados ao pátio da escola, para que, junto com os gestores, participem de
uma apresentação da proposta de ensino, da rotina dos primeiros dias, do
respeito às especificidades da faixa etária, do que as crianças irão aprender
durante o ano (expectativas de aprendizagem), de como os pais podem ajudar nas
tarefas dos filhos, bem como o desenvolvimento das atividades no decorrer do
ano letivo.
Em sala de aula o professor
organizará a turma para uma roda de conversa.
Roda
de Conversa
Essa
atividade permite aos alunos participarem de momentos de intercâmbio, ocasião
em que ouvem os colegas, formulam perguntas e emitem opiniões sobre o tema
discutido. Em situações como esta, em que as crianças são convidadas a relatar
suas vivências, suas opiniões acerca de determinado tema ou assunto, suas
impressões etc., elas são inseridas na linguagem oral, partilhando
coletivamente os seus significados e apropriando-se dos significados do outro.
Por meio da linguagem e da interação, as crianças podem ter acesso a outras
realidades. Cabe ao professor estimular seus alunos a esse intercâmbio,
considerando que a “conversa” deva ser vista como um conteúdo a ser trabalhado
em sala.
Na roda de conversa, o professor,
em primeiro lugar, deve contextualizar o motivo da atividade, visto que este
seja o primeiro contato que ocorrerá na condição de alunos e professor. Cabe ao
professor apresentar-se, pois isso servirá de modelo para que as crianças,
posteriormente, sejam convidadas a falar de suas vidas como, por exemplo: Quem
é? O que gosta de fazer quando não está na escola? Frequentou a pré-escola?
Quais são os pratos ou comidas preferidas? De que brincadeiras gostam? Estas e
outras perguntas afins podem fazer parte desta roda de conversa.
Turismo
pela escola
É
uma atividade que tem por finalidade apresentar os vários ambientes da escola,
favorecendo o conhecimento de todos os espaços, sua utilização, bem como a
apresentação dos funcionários e suas respectivas funções. Esse é um ótimo
momento para integrar os alunos que estão frequentando pela primeira vez a
escola.
O
importante, nesta atividade, é que o professor explore os espaços que os alunos
começarão a frequentar. Entretanto alguns desses espaços devem ser sondados
mais atentamente, como, por exemplo, o espaço de leitura da escola, que precisa
ser apresentado como um local nobre que os alunos poderão utilizar sempre que
necessitarem. Além disso, é importante reiterar que algumas aulas poderão ser
ministradas nesse espaço.
A
avaliação diagnóstica inicial constitui-se em instrumento imprescindível ao
planejamento pedagógico, pois oferece condições para que os docentes conheçam o
perfil de seus alunos e reflitam sobre seus saberes e não saberes, direcionando
seu trabalho em sala de aula. Contudo, para que esta avaliação cumpra seus
objetivos, é fundamental que seja realizada de forma criteriosa. Assim, no
início do ano letivo, os diferentes atores envolvidos no processo de ensino e
de aprendizagem, professores coordenadores das Unidades Escolares e
professores, precisam incluir nos espaços de formação e de trocas de
experiências, que são momentos significativos de discussão sobre como avaliar a
aquisição do sistema de escrita e a competência leitora e escritora de seus
alunos, bem como os conhecimentos matemáticos.
Nessa perspectiva, deve-se fazer
uma avaliação diagnóstica dos alunos no que concerne à aquisição do sistema de
escrita e da produção textual, pois convém que o educador examine o que os
alunos já sabem, registrando suas observações, para poder planejar as primeiras
intervenções.
Brincadeiras
As situações de brincadeira
favorecem a interação, o movimento e autonomia entre as crianças. Quando
participam de brincadeiras as crianças externam seus sentimentos e aprendem a
se conhecer, em especial, quando interagem com os adultos e demais crianças. O
contato com as regras da brincadeira permite que as crianças se apropriem de
atitudes próprias do convívio coletivo.
Leitura
e Escrita no Primeiro Ano
A
alfabetização deixou de ser encarada como um momento estanque e passou a ser
entendida como um processo, no qual o primeiro ano desempenha papel fundamental
na aquisição da escrita e prática de leitura em atividades permanentes.
Nomes
Próprios
Desde
o primeiro dia, o professor pode explorar atividades de leitura e escrita dos
nomes próprios, tendo como referência o nome das crianças. O importante é que
os alunos tenham contato com a lista de nomes dos colegas da turma. Ela precisa
ser preparada com antecedência pelo professor e afixada na parede da sala,
acessível a todos.
A lista deve ser apresentada em
ordem alfabética, em letra de forma maiúscula, pois este tipo de letra é a mais
indicada para os alunos em processo de aquisição do sistema de escrita. Sua
organização em ordem alfabética coloca muitas questões no momento em que os
alunos são convidados a participar de leitura da lista, favorecendo um conflito
cognitivo; principalmente, com nomes que começam com a mesma letra, pois terão
de “afinar” suas estratégias de leitura como, por exemplo, comparar e analisar
a última letra ou outras letras que diferenciem um nome de outro.
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