"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Arquivo da tag: educação infantil

Valorização do professor + matemática com contos de fada

Bem, você provavelmente já sabe da campanha de valorização do professor. Basta dar uma passadinha na página do Facebook, clicando no banner abaixo e fazer sua parte na campanha. Compartilhe se você se identificar, curta, se gostar e comente desejar!
CAMPANHA.VALORIZACAO

Quanto à matemática dos contos de fada, decidi montar um pacote só com situações-problema e atividades de contagem para crianças da Educação Infantil.
MATEMATICA.CONTOS
Selecionei alguns títulos de contos famosos e trabalhei com seus temas. O resultado foi um pacote com 15 páginas de atividades desse tipo, só com matemática.
Para dar uma olhadinha na amostra, clique no link abaixo e para adquirir o pacote completo, entre no http://www.janainaspolidorio.com . Espero que goste! Boa aula!
MATEMATICA COM CONTOS DE FADA – AMOSTRA

Um pouquinho sobre a criança… Educação Infantil

Nem sempre faço postagens de Educação Infantil, mas hoje fiz um novo pacote para o http://www.janainaspolidorio.com e ele contempla o tão famoso “Projeto Identidade” ou “Eu sou assim” ou ” Este sou eu” ou qualquer outro que traga um pouco sobre o aluno durante as atividades.
É comum este tipo de projeto na Educação Infantil, pois as crianças ainda estão se conhecendo como seres atuantes na sociedade e saber a própria identidade é muito importante.
Já vi muitos e muitos e muitos projetos e atividades deste tipo e fiz um que pudesse contemplar de forma agradável os itens geralmente pedidos neste tipo de trabalho e que ficasse com uma boa forma final, a ser apresentada para os pais.
Ao final, consegui um total de 14 páginas recheadas de atividades das mais variadas formas, começando pelo gênero e nome da criança, claro.
Pensei na faixa etária de 4 ou 5 anos, embora possa ser usado com as crianças de 3 anos, com um pouco de auxílio. Há atividades de recorte, desenho, raciocínio e muito mais.
Para a amostra, estou deixando a primeira página, que traz a identificação da criança. Espero que goste. Boa aula!
UM POUQUINHO SOBRE MIM – AMOSTRA

Atividades de Páscoa – Educação Infantil

Hoje já deixei disponível no http://www.janainaspolidorio.com um pacote com 16 páginas ideal para Educação Infantil, trabalhando com o tema Páscoa.
Durante a sequência de atividades prontas, o aluno será introduzido no universo da Páscoa com uma música e uma atividade de identificação de letras para, em seguida, ser transportado para Coelhândia, onde viverá muitas aventuras de português e matemática inseridos em um único contexto.
Estou deixando disponível a introdução sobre o Coelho Cacá, que será o guia dos pequeninos, bem c0mo os passos para entrar na Coelhândia. A sequência de atividades com reconhecimento de letras, cores, reconhecimento de números, contagem, formas geométricas e muito mais está disponível no http://www.janainaspolidorio.com . Espero que você possa utilizar e que tenha excelentes resultados. Boa aula!
PASCOA PARA PEQUENOS – AMOSTRA

Formas geométricas, tabela e estratégias de contagem… para educação infantil!

Antes de fazer a postagem, quero apenas lembrar que consegui terminar o último super pacotão de atividades, planejamentos, lição de casa e semanário que faltava, o do TERCEIRO ANO e ele já está disponível no http://www.janainaspolidorio.com para que aguardava.
Além disso, vale ainda lembrar que no http://www.janainaspolidorio.com os arquivos comprados são RETIRADOS e não entregues, para evitar diversos problemas, conforme eu expliquei na postagem do dia 25 deste mês. Caso tenha dúvidas na compra, você pode ler a postagem.
Bem, para hoje, achei justo retornar á educação infantil e preparei uma atividade – muito fofa por sinal – com formas geométricas, montagem de tabela e contagem… além de identificação de cores, todas em apenas uma folha. É aquele tipo de atividade que eu adoro e treina vários aspectos do aluno ao mesmo tempo. Seria uma multiatividade para nossos alunos que estão cada vez mais multitarefas. Acredito ainda que a atividade possa ser usada com alunos de primeiro ano.
Espero que você goste dela. Boa aula!
PORQUINHO GEOMÉTRICO

Triângulo – Para Educação Infantil

A postagem de hoje é dedicada à Educação Infantil. Faz algum tempo que não coloco conteúdo para esse segmento, então estou trazendo hoje uma atividade com triângulos. Ela faz parte de um pacote chamado ‘Triângulo’ que fiz para o http://www.janainaspolidorio.com e que traz atividades de contagem, coordenação motora fina, reconhecimento, uso de triângulos de diversas maneiras etc, etc, etc.
A atividade traz o reconhecimento do triângulo em outros locais. Espero que você goste. Boa aula!
TRIANGULO – AMOSTRA

Corpo Humano – Para os pequenos

Me senti ‘devendo’ uma atividade para os menores nesta semana. Embora tenha publicado atividade da Fada Alfabeta, achei que faltou uma atividade mais voltada para o público do Infantil.
Bem, hoje passei o dia no assunto e acabei fazendo um livro inteirinho sobre ‘Nosso Corpo’ para os menores, que já publiquei no www.janainaspolidorio.pro.br , com muitas atividades de leitura, escrita, identificação, organização, observação, contagem, música e muito mais, em 2o páginas muito bonitinhas.
Para contribuir no blog, retirei duas atividades do livrinho e espero que vocês gostem bastante. Foi difícil decidir qual retirar, pois me dediquei muito e grande parte das atividades é muito completa, trabalhando com diversas habilidades e competências. Classifiquei como Educação Infantil, mas pode ser dado também no Primeiro Ano.
Espero que gostem das páginas que separei. Boa aula!
UM ESTUDO ‘CABEÇA’
DEDINHOS

Adições simples até 9

QUADROS MATEMATICOS     Esta atividade de hoje é para deixar o dia bem colorido! Para o professor, será uma ferramenta de grande utilidade, pois trabalha com diversos objetivos em uma única tarefa. Para o aluno, será um momento de prazer pois além de realizar operações matemáticas e treinar seus conhecimentos, poderá ainda interagir mentalmente com a folha, pois fará uso também de seus conhecimentos de leitura e desenvolverá princípios básicos de organização. Sugiro que o professor peça aos alunos para pintar as cores da legenda antes de iniciar a atividade, para que se desenvolva com mais autonomia. Ao final da atividade, o aluno poderá ver como ficou bonito seu trabalho… praticamente uma galeria artística de cores e adições.
Eu estou disponibilizando apenas adições simples, mas você poderá modificar os valores e as operações de acordo com suas necessidades. Boa aula!

Educação Infantil – Números até 5, Vogais e Formas

A publicação de hoje é mais voltada à Educação Infantil, com possibilidade de uso na alfabetização, dependendo da hipótese de seus alunos.
As atividades são bem parecidas: os alunos devem recortar números/ vogais e colocar na ordem correta. O que muda de uma folha para outra é o formato em que se encontram inseridos os números/ vogais. Achei interessante colocar em mais de uma forma, pois acredito que apenas uma atividade de cada tipo não é efetiva para a aprendizagem. Além disso, a mudança das formas possibilita o treino motor em diferentes movimentos e revisa o conteúdo formas. Tenho certeza de que será de grande utilidade aos pequenos. Ao finalizar a atividades, você ainda pode fazer um ditado com cores, para que os alunos localizem determinado número/ vogal e pintem da cor pedida. Boa aula!
CIRCULOS NUMERADOS
CIRCULOS VOCÁLICOS
QUADRADOS NUMERADOS
QUADRADOS VOCÁLICOS
TRIANGULOS VOCALICOS
TRIANGULOS NUMERADOS

CD de Educação Infantil

     Sei que já havia anunciado na semana passada o lançamento do último cd deste ano ( de Educação Infantil ) e até coloquei um link no lado direito do blog, porém faltava escrever a postagem oficial. Como já fiz uma publicação hoje, achei um bom dia para fazê-lo.
     Embora seja um cd de Educação Infantil, é possível usar várias das atividades propostas com crianças de primeira série – principalmente se sua primeira série tem dificuldades ou alguns alunos ainda não atingiram seus objetivos. Às vezes, nos preocupamos muito em dar conta dos objetivos do ano, quando o que falta aos alunos são conteúdos anteriores e, sem estes, a criança não avança mesmo.
       Segue abaixo uma lista das pastas disponíveis no cd:
1.Coordenação Motora – há 32 atividades somente deste tema. Aparentemente, não parece ser importante, mas garanto que é imprescindível para diversos conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental. Muitas das atividades trazem ainda tarefas extra de outras áreas.
2. Matemática: contempla tanto noções diversas – maior/ menor, embaixo/ acima etc – quanto contagem, iniciação à adição e raciocínio. Todas as atividades são apresentadas de uma forma bem lúdica e gostosa. Há ainda algumas atividades na qual fiz interdisciplinaridade.
3. Português: habilidades diversas – prévias à alfabetização e que são de linguagem, atividades de leitura, escrita, interpretação de imagens e algumas com cantigas são contempladas nesta pasta. Há atividades para todos os níveis de escrita – e pré-escrita também. Algumas são interdisciplinares.
4. Diversos – traz atividades que não se encaixavam no perfil das anteriores, como as de recorte e colagem variadas.
     Seguindo a mesma linha dos cds anteriores, coloquei 200 atividades… na verdade, 203. O valor é o mesmo: R$ 20,00, sendo todas as atividades editáveis, ou seja, você pode mexer nelas à vontade.  Dei ainda a opção de compra junto com o cd de alfabetização, que traz bastante coisa para os pequenos também.
      Para adquirir o cd, basta ir ao site de compra: janainaspolidorio.blogspot.com ou clicar no botão indicado à direita do blog.
Bjs,
Janaina Spolidorio

Algumas de Educação Infantil

     Nestes dois últimos dias fiquei trabalhando no último cd do ano. Muitas pessoas pedem atividades de Educação Infantil e por este motivo decidi me dedicar a este útlimo lançamento.
     Estou disponibilizando nesta postagem algumas atividades do cd. Espero que você goste e que possa lhe auxiliar de alguma forma. Em breve farei a postagem do cd, mas já o deixei disponível no blog de compra: janainaspolidorio.blogspot.com
     Boa aula!
UMA REUNIÃO DE BORBOLETAS COLORIDAS
UM DIA DE SOL
OLHO VIVO
OS INDIOZINHOS – TEXTO PARTIDO PARCIAL
A LAGOA
VOGAIS COLORIDAS

Educação Infantil – Árvore Frutífera

     A atividade desta postagem contempla mais alunos de educação infantil por sua simplicidade. Mesmo assim, consegui colocar mais de uma tarefa na mesma atividade. Espero que você goste. Boa aula!
UMA ARVORE FRUTIFERA

Cores, formas e números… até 10

     A atividade desta postagem é ótima para séries de alfabetização, inclusive na Educação Infantil. Os alunos devem pintar formas geométricas de acordo com a legenda ( ler as cores ), colorir os números e escrever os nomes dos mesmos, identificando-os. Achei que seria uma atividade bem legal para os menores. Deixei as letras bem grandes, para melhor visualização e coloquei figuras atrativas.Boa aula!
ALEGRIA EM CORES, NÚMEROS E FORMAS

Duas Atividades para Infantil… ou Primeira Série

           Muitas pessoas me pedem atividades para infantil especificamente, pois geralmente faço postagens a partir de primeira série. Para atender e este pedido, hoje estou disponibilizando três atividades mais voltadas para o infantil, ou mesmo para a primeira série em caso de alunos com maior dificuldade.
          Separei uma de português, que trabalha com vogais, uma de matemática – com uma leve integração com português e uma de coordenação motora. Espero que você goste. Boa aula!
VOGAIS COLORIDAS
UM ANIMAL DE OUTROS TEMPOS
MUITAS BOLHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário