O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para
professores e alunos.Na Educação Infantil é um momento marcante,
principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.
Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato
com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com
seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo
novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.
Quem disse que o primeiro dia de aula é difícil apenas para os
pequenos? Muitos pais, principalmente as mães, sofrem neste momento. A
separação, seja ela por algumas horas, é algo que precisa ser trabalhado
“psicologicamente” falando.
Para algumas crianças, o momento de ir para a escola pela primeira vez
pode ter sentido de abandono e se tornar um momento traumático.
Segundo especialistas, a presença do pai ou da mãe dentro do ambiente
escolar é importante nos primeiro dias, ainda que seja por alguns
minutos.
Algumas escolas fazem um trabalho de preparação com os alunos. São cinco
dias com brincadeiras lúdicas para estabelecerem vínculos entre
aluno/professor e com período reduzido, para então darem início ao
ensino pedagógico. Este é um momento de desafio para os pais,
professores e criança.
É um mundo novo para a criança, um momento único. São professores,
amigos novos, ambientes diferentes e tudo isso pode gerar certa
ansiedade, algo que não é nada positivo. Para amenizar essa ansiedade é
importante que os pais façam uma preparação para esse dia tão atípico na
vida da criança, como por exemplo, a compra do material escolar. Levar a
criança para escolher a mochila, os cadernos a lancheira e os lápis,
entre tantos outros objetos, pode ajudar a criança a se entusiasmar e
criar bons anseios para o inicio das aulas. Conversar sobre o que ela
vai encontrar na escola, também contribui bastante.
Converse com seu filho(a), e pergunte a ele como foram seus primeiro
dias de escola, as amizades que conquistou ou que aprendeu.
Mas se depois de tudo isso, na porta da escola ele bater o pé, abrir um
berreiro, e se negar a entrar, seja irredutível! Por mais difícil que
seja, por mais apertado que fique o coração, porque se você abrir mão no
primeiro dia, não será diferente nos outros. Os pequenos precisam
aprender desde cedo, que ir a escola é fundamental.
Este é um processo natural de amadurecimento e crescimento da criança e é
importante que ela seja preparada para ir para escola com segurança,
calma e sem agitação ou ansiedade embora esteja vivendo um momento novo
em sua vida.
Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo
de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido,
aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a
sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo
e, geralmente, o que é novo às vezes assusta.
Precisamos nos munir de compromisso, disposição e doação para
recebê-los.Um espaço de sala de aula, com brinquedos, jogos,
musiquinhas, bem descontraído para que sintam-se à vontade.
Poderão trazer de casa, nesses primeiros dias, algum objeto que
esteja vinculado, ao seu dia-a-dia. Creio, que assim a adaptação será
mais prazerosa.Com certeza, mesmo com alguma relutância, em pouco tempo
estarão totalmente adaptados a esse maravilhoso mundo novo: a Escola!
Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato
com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus
familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo
novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.
ROTINA ESCOLAR
A rotina escolar é sem dúvida um meio muito eficaz para a socialização
da criança, pois ela proporciona sentimentos de estabilidade e
segurança na criança.Estabelece maior facilidade de espaço-temporal e
liberta a criança dos sentimentos de estresses.
A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a
organização do tempo que o aluno permanece na escola. Apóia-se na
reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às
situações do cotidiano.
De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes
das atividades que se seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no
parque”, “Depois da roda a gente desenha, pinta, faz trabalho com
massinha”.
A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca
se alteram: a chegada, a roda, o lanche, o pátio, a saída, e é
importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para
que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.
Os alunos vão chegando e logo ficam curiosos para definir e conhecer o
que ocorrerá no dia, por isso a importância da rotina e da sala de aula
possuir um quadro de rotinas. Com um quadro de rotinas é fácil
determinar as ordens das tarefas junto com os alunos, principalmente na
Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino fundamental. Então é
fundamental que cada o professor confeccione o seu, pois sempre começa o
dia mostrando para a turma as atividades que fazem parte daquele dia.
Isso ajuda a controlar a ansiedade da garotada. O ideal é que ele fique
em lugar bem visível.
TEMPO E CHAMADA
Na Educação Infantil o primeiro passo da rotina é a caracterização do
dia em termos de calendário (Que dia é hoje? Em que mês estamos? Que dia
foi ontem? E que dia será amanhã? Se tiver alguma data especial o
professor deve conversar sobre ela com seus alunos: data cívica ou
aniversário de algum aluno - mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim
de semana), tempo (a estação do ano é relembrada e verifica-se se
algumas características estão presentes no dia. As condições climáticas
são, então, registradas através de cartaz do tempo).
Finalizada essa etapa, é iniciada a chamada interativa: o professor
sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem
faltou. Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente
dita, que pode ser realizada de diversas formas: preenchendo o quadro
“Quantos somos?”, ou num quadro que possua as fichas de todos os alunos
(retira-se as fichas dos que estão faltando e em seguida conta-se
quantos alunos estão presentes, podendo ser até um momento para
trabalhar com os nomes dos alunos), bonequinhos com o nome dos alunos
para colocar num quadro específico (pode-se fazer como o exemplo
anterior),entre outros modelos. Qualquer que seja o modelo escolhido
deve-se fazer a contagem dos presentes, separar em grupos (meninos e
meninas) e sua totalização novamente. Toda essa atividade de chamada
interativa vai permitir a descoberta e consolidação de valores, além de
ser muito agradável para a criança pelo seu caráter lúdico e
participativo, valorizando a presença de cada um e permitindo, embora
dentro da rotina, muitas variações.
AJUDANTE DO DIA
A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas: um
casal por dia ou apenas um ajudantes, alternadamente menino/menina,
escolhido através de sorteio, ordem alfabética.
A esses ajudantes, nesse dia, caberá colaborar em todas em todas as
tarefas, tais como: distribuir materiais, bilhetes, organizar a sala,
etc.
ATIVIDADES DO DIA
As atividades apresentadas para o dia devem constar no quadro de rotina:
atividade individual, em grupo, vídeo, informática, explicação e
correção do dever de casa, jogos, etc.
O tempo gasto em cada atividade é um elemento importante, por isso teve
ser pensado desde o planejamento, para não colocar excesso de
atividades.
A IMPORTÂNCIA DA RODA
A roda é um dos momentos de grande interação. Implica a expectativa de
algum fato relevante, pois algo de importante vai acontecer quando todos
sentam numa roda. Para o professor, é uma oportunidade de observar os
alunos e as relações entre eles: duplas ou trios que se sentam perto,
conversam, trocam objetos, riem.
Nos primeiros dias de aula, a proximidade da roda permite que os alunos
se conheçam melhor, observando semelhanças e diferenças por meio de um
jogo de identificação iniciado pelo professor: “Tem criança com camisa
azul”, “Tem criança com bota”. Mesmo não sabendo ainda o nome dos
colegas, as crianças se voltam para os indicadores, acompanhando a
nomeação de cada um: “Davi vai mostrar sua mochila nova”, “Quem está de
blusa verde vai pegar a caixa de botões”. Todo o grupo se envolve na
adivinhação e às vezes descobre quem é o aluno.
A “roda de novidade” deve fazer parte da rotina desde os primeiros dias
de aula. No início, o professor traz os objetos para serem explorados, e
os alunos são praticamente espectadores. Mas a roda evolui quando as
crianças começam a trazer as novidades de casa – uma fruta, um
brinquedo, uma revista, toquinhos de madeira, algumas fotos e até uma
caixa cheia de tampinhas de refrigerante. O que for significativo para a
criança pode ir para a roda, desde que o dono queira. Uma das
possibilidades é criar a “caixa de novidades”. Na chegada, o aluno
guarda o objeto, que depois de exibido na roda volta para a caixa ou
vaio para a mochila, conforme a criança desejar.
A novidade pode desencadear várias atividades, como jogos, brincadeiras e
histórias, e faz a ponte entre a casa e a escola, permitindo
identificações, além de incentivar o início das relações de interação e
troca entre os alunos. A roda pode ser o primeiro momento de
centralização das atividades do dia. Nela se tem um espaço privilegiado
no qual se pode desencadear a exploração de temas e o amadurecimento das
idéias. Mas para isso é de grande importância a participação dos alunos
por meio de comentários e discussões.
Na Educação Infantil a roda faz parte da rotina diária, podendo ocorrer
mais de uma vez ao dia se necessário.
* Sugestões pesquisadas na net!!!
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