


 
O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para 
professores e alunos.Na Educação Infantil é um momento marcante, 
principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.
    Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato
 com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com 
seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo
 novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.
   Quem disse que o primeiro dia de aula é difícil apenas para os 
pequenos? Muitos pais, principalmente as mães, sofrem neste momento.  A 
separação, seja ela por algumas horas, é algo que precisa ser trabalhado
 “psicologicamente” falando.
Para algumas crianças, o momento de ir para a escola pela primeira vez 
pode ter sentido de abandono e se tornar um momento traumático.
   Segundo especialistas, a presença do pai ou da mãe dentro do ambiente
 escolar é importante nos primeiro dias, ainda que seja por alguns 
minutos.
Algumas escolas fazem um trabalho de preparação com os alunos. São cinco
 dias com brincadeiras lúdicas para estabelecerem vínculos entre 
aluno/professor e com período reduzido, para então darem início ao 
ensino pedagógico. Este é um momento de desafio para os pais, 
professores e criança.
    É um mundo novo para a criança, um momento único. São professores, 
amigos novos, ambientes diferentes e tudo isso pode gerar certa 
ansiedade, algo que não é nada positivo. Para amenizar essa ansiedade é 
importante que os pais façam uma preparação para esse dia tão atípico na
 vida da criança, como por exemplo, a compra do material escolar. Levar a
 criança para escolher a mochila, os cadernos a lancheira e os lápis, 
entre tantos outros objetos, pode ajudar a criança a se entusiasmar e 
criar bons anseios para o inicio das aulas. Conversar sobre o que ela 
vai encontrar na escola, também contribui bastante.
    Converse com seu filho(a), e pergunte a ele como foram seus primeiro
 dias de escola, as amizades que conquistou ou que aprendeu.
Mas se depois de tudo isso, na porta da escola ele bater o pé, abrir um 
berreiro, e se negar a entrar, seja irredutível! Por mais difícil que 
seja, por mais apertado que fique o coração, porque se você abrir mão no
 primeiro dia, não será diferente nos outros. Os pequenos precisam 
aprender desde cedo, que ir a escola é fundamental.
Este é um processo natural de amadurecimento e crescimento da criança e é
 importante que ela seja preparada para ir para escola com segurança, 
calma e sem agitação ou ansiedade embora esteja vivendo um momento novo 
em sua vida.
    Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo 
de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, 
aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a 
sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo
 e, geralmente, o que é novo às vezes assusta.
   Precisamos nos munir de compromisso, disposição e doação para 
recebê-los.Um espaço de sala de aula, com brinquedos, jogos, 
musiquinhas, bem descontraído para que sintam-se à vontade.
   Poderão trazer de casa, nesses primeiros dias, algum objeto que 
esteja vinculado, ao seu dia-a-dia. Creio, que assim a adaptação será 
mais prazerosa.Com certeza, mesmo com alguma relutância, em pouco tempo 
estarão totalmente adaptados a esse maravilhoso mundo novo: a Escola!
 Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato 
com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus
 familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo 
novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.
                                 ROTINA ESCOLAR
  A rotina escolar é sem dúvida um meio muito eficaz para a socialização
 da criança, pois ela proporciona sentimentos de estabilidade e 
segurança na criança.Estabelece maior facilidade de espaço-temporal e 
liberta a criança dos sentimentos de estresses.
   A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a 
organização do tempo que o aluno permanece na escola. Apóia-se na 
reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às 
situações do cotidiano.
De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes 
das atividades que se seguirão: “Depois do lanche tem brinquedo no 
parque”, “Depois da roda a gente desenha, pinta, faz trabalho com 
massinha”.
A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca 
se alteram: a chegada, a roda, o lanche, o pátio, a saída, e é 
importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para 
que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.
  Os alunos vão chegando e logo ficam curiosos para definir e conhecer o
 que ocorrerá no dia, por isso a importância da rotina e da sala de aula
 possuir um quadro de rotinas. Com um quadro de rotinas é fácil 
determinar as ordens das tarefas junto com os alunos, principalmente na 
Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino fundamental. Então é 
fundamental que cada o professor confeccione o seu, pois sempre começa o
 dia mostrando para a turma as atividades que fazem parte daquele dia. 
Isso ajuda a controlar a ansiedade da garotada. O ideal é que ele fique 
em lugar bem visível.

 

 

 

 

 
TEMPO E CHAMADA
Na Educação Infantil o primeiro passo da rotina é a caracterização do 
dia em termos de calendário (Que dia é hoje? Em que mês estamos? Que dia
 foi ontem? E que dia será amanhã? Se tiver alguma data especial o 
professor deve conversar sobre ela com seus alunos: data cívica ou 
aniversário de algum aluno - mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim
 de semana), tempo (a estação do ano é relembrada e verifica-se se 
algumas características estão presentes no dia. As condições climáticas 
são, então, registradas através de cartaz do tempo).

 

 
Finalizada essa etapa, é iniciada a chamada interativa: o professor 
sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem 
faltou. Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente 
dita, que pode ser realizada de diversas formas: preenchendo o quadro 
“Quantos somos?”, ou num quadro que possua as fichas de todos os alunos 
(retira-se as fichas dos que estão faltando e em seguida conta-se 
quantos alunos estão presentes, podendo ser até um momento para 
trabalhar com os nomes dos alunos), bonequinhos com o nome dos alunos 
para colocar num quadro específico (pode-se fazer como o exemplo 
anterior),entre outros modelos. Qualquer que seja o modelo escolhido 
deve-se fazer a contagem dos presentes, separar em grupos (meninos e 
meninas) e sua totalização novamente. Toda essa atividade de chamada 
interativa vai permitir a descoberta e consolidação de valores, além de 
ser muito agradável para a criança pelo seu caráter lúdico e 
participativo, valorizando a presença de cada um e permitindo, embora 
dentro da rotina, muitas variações.

 
AJUDANTE DO DIA
A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas: um 
casal por dia ou apenas um ajudantes, alternadamente menino/menina, 
escolhido através de sorteio, ordem alfabética. 
A esses ajudantes, nesse dia, caberá colaborar em todas em todas as 
tarefas, tais como: distribuir materiais, bilhetes, organizar a sala, 
etc.
ATIVIDADES DO DIA
As atividades apresentadas para o dia devem constar no quadro de rotina:
 atividade individual, em grupo, vídeo, informática, explicação e 
correção do dever de casa, jogos, etc.
O tempo gasto em cada atividade é um elemento importante, por isso teve 
ser pensado desde o planejamento, para não colocar excesso de 
atividades.

 
A IMPORTÂNCIA DA RODA
A roda é um dos momentos de grande interação. Implica a expectativa de 
algum fato relevante, pois algo de importante vai acontecer quando todos
 sentam numa roda. Para o professor, é uma oportunidade de observar os 
alunos e as relações entre eles: duplas ou trios que se sentam perto, 
conversam, trocam objetos, riem.
Nos primeiros dias de aula, a proximidade da roda permite que os alunos 
se conheçam melhor, observando semelhanças e diferenças por meio de um 
jogo de identificação iniciado pelo professor: “Tem criança com camisa 
azul”, “Tem criança com bota”. Mesmo não sabendo ainda o nome dos 
colegas, as crianças se voltam para os indicadores, acompanhando a 
nomeação de cada um: “Davi vai mostrar sua mochila nova”, “Quem está de 
blusa verde vai pegar a caixa de botões”. Todo o grupo se envolve na 
adivinhação e às vezes descobre quem é o aluno.
A “roda de novidade” deve fazer parte da rotina desde os primeiros dias 
de aula. No início, o professor traz os objetos para serem explorados, e
 os alunos são praticamente espectadores. Mas a roda evolui quando as 
crianças começam a trazer as novidades de casa – uma fruta, um 
brinquedo, uma revista, toquinhos de madeira, algumas fotos e até uma 
caixa cheia de tampinhas de refrigerante. O que for significativo para a
 criança pode ir para a roda, desde que o dono queira. Uma das 
possibilidades é criar a “caixa de novidades”. Na chegada, o aluno 
guarda o objeto, que depois de exibido na roda volta para a caixa ou 
vaio para a mochila, conforme a criança desejar.
A novidade pode desencadear várias atividades, como jogos, brincadeiras e
 histórias, e faz a ponte entre a casa e a escola, permitindo 
identificações, além de incentivar o início das relações de interação e 
troca entre os alunos. A roda pode ser o primeiro momento de 
centralização das atividades do dia. Nela se tem um espaço privilegiado 
no qual se pode desencadear a exploração de temas e o amadurecimento das
 idéias. Mas para isso é de grande importância a participação dos alunos
 por meio de comentários e discussões.
Na Educação Infantil a roda faz parte da rotina diária, podendo ocorrer 
mais de uma vez ao dia se necessário. 

 
* Sugestões pesquisadas na net!!!
 
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