Projetos para Educação Infantil
Atividades lúdicas
As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do 
psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza 
elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do 
imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a 
imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade,
 explora habilidades e, a medida que assume múltiplos papéis, fecunda 
competências cognitivas e interativas.
Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo
 interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como 
meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que 
através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
Psicomotricidade
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e 
estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal 
incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma 
criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, 
criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, 
cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras 
ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde os primeiros 
momentos da educação. 
Este projeto do Ziraldo é bem legal!!!  Fonte cd de atividades pedagógicas  da Alinne 
Projeto de Adaptação
Este projeto foi realizado pelas professoras Josiane, Andrea B., Ingrid e Patrícia
Faixa etária: Berçário 2
Período: 2 meses
turno: tarde
"ADAPTANDO EM NOSSO AMBIENTE ESCOLAR"
 A
 escolha do projeto sobre adaptação deve-se ao fato de que as 
professoras ainda não conhecem seus alunos, não sabem de suas angústias,
 sentimentos e frustrações. É importante que tenhamos este contato com 
os alunos pré-adaptados que ainda não conhecem como é o ambiente 
escolar, sendo enriquecido com atividades lúdicas e recreativas para 
proporcionar um ambiente agradável e cheio de descobertas.
Objetivos gerais:
Promover
 espaços / situações para que a criança possa manifestar seus desejos, 
vontades, necessidades através das movimentações corporais; propiciar um
 ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno 
desenvolvimento físico, emocional e social;expressar-se oralmente, por 
meio de frases simples e exploração de diferentes materiais gráficos; 
promover o desenvolvimento da expressão plástica, sonora e corporal; 
iniciar a exploração das relações tempo/espaço;explorar o ambiente para 
que possa relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos 
animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e 
interesse, valorizando e respeitando o meio ambiente.
Objetivos específicos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio 
corpo; explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para 
expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; 
desenvolver a autonomia; interessar-se pela leitura de 
histórias;familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da 
participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato 
cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc; realizar 
atividades de desenho livre;explorar/conhecer o próprio corpo;incentivar
 o cuidado e a higiene com o próprio corpo;conhecer a própria comunidade
 onde vivem socializar-se com outros grupos da escola;desenvolver a 
percepção sensorial experimentando diferentes sensações táteis; 
reconhecer a si mesma e os membros da família e escola.
Sócio - afetivo:
auto-estima, integração, afetividade ( vínculo), convivência, diversidade,autonomia,comunicação.
Linguagem:
leitura,grafismo,linguagem oral,coordenação motora ampla e fina,expressão sonora corporal,expressão plástica.
Lógico-matemática:
lateralidade,cores,formas,tamanhos,músicas,noção de tempo,classificação.
Ciências Sociais e naturais:
higiene,corpo humano, alimentação, escola, família, natureza, meio ambiente.
Recursos:
Utilização de cd's e dvd's, fantoches, de
 diferentes tipos, histórias contadas através de livros,revistas e 
histórias em quadrinhos, túnel de plástico para passar dentro, 
brinquedos de espuma, materiais de sucatas, máscaras, tatuagens, 
atividades de culinária, brincadeiras ao ar livre, utilização de 
materiais de sucata para a confecção de brinquedos para a sala de aula.
Avaliação: Diária e permanente, 
observando, acompanhando e registrando todo progresso da criança frente 
às situações de aprendizagem.











































































































