ALIMENTAÇÃO
PROJETO 
ALIMENTAÇÃO
 JUSTIFICATIVA
Por isso, um projeto a cerca desde assunto poderá provocar mudanças na atitude, contribuindo para uma vida mais saudável. Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde.
Tal 
quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.
OBJETIVOS:
* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
ÁREAS:
* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
MATEMÁTICA:
* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.
NATUREZA E SOCIEDADE:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
ARTES:
* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.
CULINÁRIA:
* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.
TRABALHO COM OS PAIS:
* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.
PRODUTO FINAL:
* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
OBJETIVOS:
* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
ÁREAS:
* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
MATEMÁTICA:
* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.
NATUREZA E SOCIEDADE:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
ARTES:
* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.
CULINÁRIA:
* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.
TRABALHO COM OS PAIS:
* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.
PRODUTO FINAL:
* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
DICAS DE ATIVIDADES:
Atividades para serem 
realizadas durante o desenvolvimento do projeto:
– 
Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos alunos.
Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no 
almoço.
Na hora do lanche observar com os alunos o que está 
sendo servido. Na sala de aula elencar o que foi consumido
– 
Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que os alunos copiem as 
palavras escritas pela professora e fazer a leitura coletiva.
 – Organizar com os alunos uma pesquisa com os pais, 
sobre o que os alunos comerão no dia seguinte (inclusive : balas, doces, 
refrigerantes, sucos …)
 – Comparar as pesquisas e quantificar os 
iguais.
Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a 
importância de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e 
sucos.
 – Usando ainda a pesquisa separar o saudável do não 
saudável. Os alunos farão o registro da relação 
 – O dia será 
destinado ao “ pão com manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo : De onde vem a manteiga ? 
Onde é feito o pão ?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a 
palavra PADARIA e colar em espaços pré determinados.
– 
Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas e pintadas pelos 
alunos.
Recortar e colar em cartolina.
– 
Deixar que os alunos manuseiem o jogo. Assim trabalhar : a forma das frutas, a 
cor, tamanho, o nome das mesmas.
– 
Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos) com as frutas. 
Registrar.
– 
Lançar aos alunos questões que tragam cálculos, como : Tenho dois alunos que 
querem comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?
Separa as frutas de acordo com o sabor, frutas com 
caroço, grande, pequena.
 – Trazer para o grupo os legumes.
O 
que encontramos na feira livre ?
Comentar a origem dos alimentos, o que trazem de 
benefícios para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)
– 
Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira livre, divididos em 
frutas, legumes e verduras.
– Fazer em sala de aula, com a ajuda dos alunos 
um “ Cantinho da receita”  fáceis de serem executadas.
– 
Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais, vitaminas de 
frutas.
– 
Através da música :  “ Feijão, feijão, feijão.,.” comentar na roda da conversa a 
importância desse alimento, colorir todas as letras F que aparecem na letra da 
música.
– 
Recortar de jornais e revistas letras F e colar numa folha.
– 
Em uma atividade com palitos de sorvete, papel cartão, fazer e colorir rostinhos 
: maça, feijão, cebola, cenoura,…
– 
Com os personagens criados, fazer uma história coletiva
– 
Com a história criada, fazer a dramatização com os personagens.
– 
Comentar na roda da conversa, se o grupo sabe como nasce o feijão, fazer uma 
experiência e ver as etapas do crescimento do feijão ( trabalhar : português e 
matemática com as anotações dos procedimentos)
– 
Numa atividade de movimentos, dramatizar o nascimento do feijão.
O 
professor através de uma história, orientará todas as etapas.
– 
Atividade “ Salada de letras”.
Será dado vários desenhos e seus respectivos nomes, 
porém com a primeira letra em posição incorreta para que os alunos coloque-as na 
posição correta.
 – Atividade “ 
Dividindo minha merenda “ 
Criar situações que levem os alunos a dividir ( 
Atividade matemática )
– 
Com figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem por 
exemplo : Dentro do círculo um feijão,dentro do triângulo, muitos grãos de arroz 
e assim sucessivamente.
– 
Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
– 
Iniciar o fechamento do projeto com um dia de brincadeiras : dança da maça, a 
mordida na fruta pendurada.
– 
Exposição dos trabalhos com a presença dos alunos, para explicação dos 
painéis.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES


































































































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