DINÂMICAS PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA
                            DINÂMICAS PARA A PRIMEIRA 
SEMANA DE AULA
3. Brincadeira das bexigas
  
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
  
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
1. Meu nome 
é... 
Faça crachás com 
o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que 
cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, 
conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras 
iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um 
gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema 
predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as 
crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que 
desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber 
escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são 
mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a 
dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas 
preferências.
2. DA CONFUSÃO À 
ORDEM
Estas atividades 
são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom 
desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, 
levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que 
as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do 
lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música 
dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a 
ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras 
situações vividas onde a organização é essencial.
3. Brincadeira das bexigas
(Para animar os 
alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em 
grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já 
tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como 
se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que 
irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que 
ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas 
que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será 
fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão 
tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número 
maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno 
sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles 
o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão 
que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando 
cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer 
(se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é 
assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais 
trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o 
mesmo.
4.   Inventar 
Expressões Faciais 
Faixa etária: de 
Ensino fundamental e secundário 
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
5. Espelho  
(para integração dos alunos)
Faixa etária: 
ensino fundamental e secundário
Forma-se um 
círculo. 
Um aluno deverá 
se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., 
adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar. 
Os outros alunos 
tem que seguir-lhe ao som de uma música. 
Quando este 
parar, os demais também devem parar. 
Se ele correr os 
outros também devem correr. 
A pessoa que 
devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que 
todos os participantes  possam ver. 
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos : 
Associação Brasileira de Educação e Cultura
5. A Caixa 
Mágica
Definição: 
Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária. 
Objetivos: 
Estimular a imaginação e a capacidade gestual. 
Consignas de 
partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa. 
Desenvolvimento: 
1. As pessoas 
ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a 
caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o 
objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a 
caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros 
objetos: cachorro, borboletas, etc. 
Créditos : 
Associação Brasileira de Educação e Cultura. 
6. ISSO É UM 
ABRAÇO
Faixa etária: de 
Ensino Infantil, fundamental e secundário 
Formamos um 
círculo fechado, bem sentados ou de pé. 
Se trata de 
repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato 
físico.
O jogo inicia 
quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça 
dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver 
recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o 
jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o 
segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um 
abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: 
_"Um abraço".
E o segundo se o 
devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete 
em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a 
frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o 
receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de 
novo o primeiro participante. 
Essa ação se 
repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro 
participante.
Fonte: 
ABEC
7. OS ANIMAIS NA 
CLASSE
Faixa etária: de 
Ensino Infantil, fundamental 
As crianças 
sentam-se em círculo na sala. 
Cada uma tem que 
escolher um nome de um animal. 
O professor 
narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais. 
Cada vez que se 
pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o 
som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o 
tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: 
ABEC
8. PINTINHOS 
Faixa etária: de 
Ensino Infantil, fundamental e secundário 
(propicia 
desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo) 
O grupo deve 
situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode 
providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos 
forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo. 
A partir desse 
momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , 
buscando a sua mamãe galinha. 
O professor fará 
saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem 
disso.
Todos os 
pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar 
outro pintinho. 
Quando os 
jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha. 
Os pintinhos 
devem responder. 
A galinha se 
diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve 
abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento 
permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de 
se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: 
ABEC
9. "Abraços 
Musicais Cooperativos" 
Definição: 
Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente 
maior de companheiros até chegar a um grande abraço final. 
Objetivos: 
Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um 
aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de 
partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música 
soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça 
a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem 
dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três 
pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço 
final.
Avaliação: O 
jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de 
uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e 
como viveu o jogo. 
Fonte: 
ABEC
10.  CORRENDO 
ATÉ O MURO
Faixa etária: 
para Ensino fundamental e secundário 
Para se correr 
até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se 
nele. 
E se trata 
disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da 
classe ou de um ginásio. 
De um a um, cada 
jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo 
e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele. 
As reações de 
cada participante são muito divertidas. 
O objetivo é do 
grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte: 
ABEC
11. 
Esconderijo Inglês
Faixa etária: 
para Ensino Fundamental e Secundário
Um dos jogadores 
fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 
metros de distância dele. 
Aquele que 
estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo 
inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira. 
Enquanto diz a 
frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que 
quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, 
sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos. 
Se algum deles 
não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e 
voltar até o início. 
O que conseguir 
chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem 
mover as mãos, nem os pés".
Fonte: 
ABEC
12.  
Estimulando a A Pensar e se Comunicar
Faixa etária: 
para Ensino Infantil 
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
13. O que 
Fez?
Faixa etária: 
para Ensino Infantil e Fundamental
Na escola, um 
dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para 
conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente. 
Deve-se 
incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças 
sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, 
preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais. 
Isso estimula a 
memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do 
passado.
Também faz com 
que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele 
período.
Fonte: 
ABEC
14. 
De Havana Veio um Barco Carregado De...
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário

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