PROJETO DE LITERATURA O Bonequinho Doce
P
De: Rose Carmelita de Castro Campos Gonçalves
LIVRO: O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira
Sugestões de atividades:
- Explorando o livro:
# Mostre capa, explore- a bem.
# Fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira ( biografia – capa)
*** A autora ouviu esta história quando era pequena. Gostou tanto que prometeu a sua mãe que quando crescesse iria escreve – La para que outras crianças também pudessem conhece – La.
*** Com esta história vamos trabalhar com a questão da desobediência, do amor e da necessidade de vivermos em boas companhias.
# Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de “ quero mais!”.Crie um suspense parando de ler a história quando o bonequinho chega ao lago ( pág 24 e 25).
*** Será que o bonequinho vai ouvir o patinho e pular na água?
*** E se ele pular o que poderá acontecer com ele?
*** No outro dia termine de ler o livro.
# Confecção do boneco:
*** Material – argila, um pouquinho de açúcar,tinta guache para pintar as roupas no boneco.
*** Exposição dos bonecos – peça aos alunos para inventarem um nome para o boneco criado por eles.
*** Escrevendo sobre o livro ( em anexo).
PROJETO DE LITERATURA
LIVRO: O Bonequinho Doce
AUTORA: Alaíde Lisboa de Oliveira
Ilustrações : Ana Raquel
Editora: Lê
- Pensando sobre o texto
1 – Que motivo levou Lucinha e Lalá fazerem um bonequinho?
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2 – Você se lembra deste trecho da história?
“ O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.”
O que aconteceu logo depois?
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3 – O Bonequinho Doce encontrou várias pessoas pelo caminho e todos lhe fizeram o mesmo pedido.
“ Bonequinho Doce, espere um pouco!”
Qual foi a atitude do Bonequinho?
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4 – Enumere a sequência dos fatos que mostram o que aconteceu com o “ irmãozinho” das meninas no lago.
( ) O patinho viu o bonequinho e gritou para que ele pulasse na água.
( ) O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
( ) O Bonequinho Doce viu um patinho na lagoa.
( ) Lalá começou a chorar.
( ) As meninas foram para casa fazer outro bonequinho.
5 – Leia:
“ E o novo Bonequinho Doce pensou : não vou fugir nunca...”
Por que ele teve este pensamento?
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- Participando do texto:
1 – Na sua opinião, por que as meninas colocaram açúcar na massa para fazerem o bonequinho?
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2- Leia:
Quando encontrava alguém pelo caminho o Bonequinho Doce falava sempre a mesma coisa: “ Corra, corra, senão vocês não me apanham”.
Para onde você imagina que o bonequinho ia com tanta pressa?
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3 – Você já deixou de obedecer aos mais velhos (mais experientes ) e lhe aconteceu alguma coisa ruim? Conte como foi?
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- Produzindo texto
# Use a imaginação e conte uma aventura vivida por você e o bonequinho que você criou.
# Qual o nome do bonequinho?
# Onde vocês foram?
# Como terminou esta aventura?
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Projeto: A presença africana na música popular brasileira
TEMPO PREVISTO:
Segundo Semestre
JUSTIFICATIVA:
A presença africana na música brasileira, pelo menos em referências expressas, vai se tornando cada vez mais rarefeita. Aparece, no carnaval dos blocos afros baianos e nos sambas-enredo das escolas cariocas e paulistanas – especialmente nas homenagens a divindades. Mas nada de modo tão intenso como ocorre na música que se faz em outros países.
No Brasil, o samba, a partir da década de 1990, apesar da voga inicial de grupos cujos nomes sambistas, mas só os nomes, evocavam a ancestralidade africana entendemos que foi se transformando em um produto cada vez mais imediatista para se preocupar com etnicidade.
OBJETIVOS:
A rica e múltipla personalidade de Heitor dos Prazeres ainda está para ser descoberta por nós, brasileiros. Seus 68 anos de vida, tão curta para os padrões de hoje, foi marcada por intensa atividade em vários campos artísticos. Poeta, compositor, pintor, figurinista, dançarino, ritmista, em todos se destacou. Assim trabalhar Heitor com os alunos do 1° ano, fará com que eles tomem gosto pelo diferente.
METODOLOGIAS:
A obra musical de Heitor é composta por sucessos definitivos e, não obstante serem lembrados pelo público, a autoria é ignorada. A lista é grande:
Mulher de Malandro, gravado por Francisco Alves em 1932; Pierrô Apaixonado (com Noel Rosa) são músicas tocadas como marchinhas de carnaval, onde todos possam usufruir de tamanha deslumbração.
Conhecer obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos países.
MATERIAL DIDÁTICO:
-Livros didáticos e para didáticos;
-CDs ;
-Papéis diversos;
-Folhas xerocadas;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Hidrocor;
-Painéis;
-Revistas e jornais;
-Cola;
-Tesoura;
-Figuras;
-Cartolina;
-Sulfite.
CULMINÂNCIA:
Apresentação de cartazes dos alunos para a escola, pais e convidados.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação, criatividade, oralidade, organização, mudança ou não da postura com a diversidade de criação de seu semelhante, construção de valores estéticos e éticos.
Projeto: A presença africana na música popular brasileira
DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: MÁRCIA MARQUES
TEMPO PREVISTO:
Segundo Semestre
PROJETO DE ARTES: AQUARELA BRASILEIRA
Aquarela do Brasil
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo e se a gente quiser ele vai pousar....
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida De uma América a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim Descolorirá Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (e descolorirá)
Toquinho (Cantor e Compositor Brasileiro)
PROJETO DE ARTES: AQUARELA BRASILEIRA
PÚBLICO ALVO: 3° ano
TEMPO PREVISTO:
Primeiro Semestre
JUSTIFICATIVA:
Os alunos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo dificilmente têm acesso, depois de alfabetizados, a uma grande variedade de livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto, a escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único para que o aluno entre em contato com a dimensidade de textos escritos na nossa cultura; grandes são as dificuldades encontradas pelos alunos que frequentam a Sala de Recurso estão desmotivados, desanimados, então partindo desta necessidade de criar novas experiências e aproveitando o Projeto “Aquarela” realizado no 1° semestre deste ano resolvi dar continuidade, porém utilizando a música “Aquarela do Brasil”.
OBJETIVOS:
* Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo;
* Desenvolver a confiança necessária ao trabalho de criação e autoria de desenhos diversos;
* Desenvolver a habilidade de trabalhar em parcerias (trabalhos de grupo);
* Incentivar e desenvolver hábitos de leitura por prazer;
* Produzir diversos tipos de textos (poesia contos, fábulas, histórias e músicas);
* Propiciar aos alunos contato com obras literárias e muita música brasileira;
* Criar e reproduzir uma variedade de textos lidos ou músicas ouvidas;
* Fazer exposições dos trabalhos produzidos;
* Montar mural ou cartazes individuais e coletivos;
* Fazer poesias utilizando vários recursos;
* Buscar parceria com a professora Dinamizadora para pesquisas.
METODOLOGIA:
Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguindo o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas.
Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto e a dinamizadora, Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizeram a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo do 3° ano.
Consultou-se o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas.
As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.
1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas: Retirados de livros de Língua Portuguesa.
2º - Confecção de um cartaz explorando o contexto da música “Aquarela do Brasil”.
3º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte.
MATERIAL DIDÁTICO:
-Livros didáticos e para didáticos;
-CDs ;
-DVDs;
-Televisão / filmes;
-Papéis diversos;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Hidrocor;
-Cola;
-Tesoura;
-Figuras;
-Cartolina;
-Sulfite.
CULMINÂNCIA:
Apresentação do mural de cartazes dos alunos para a escola, com os desenhos de interpretação da música “AQUERAL DO BRASIL”.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação e criatividade.
A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado
EMEF “PROFª. ROBE RAMALHO MIRANDA ABDO
DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: MÁRCIA MARQUES
SANTA ADÉLIA, SP.
PROJETO DE ARTE: Vida e obras de Candido Portinari
CANDIDO PORTINARI
PROJETO DE ARTE: Vida e obras de Candido Portinari
PÚBLICO ALVO: 4° ano e 4ª série
TEMPO PREVISTO:
Segundo Semestre
JUSTIFICATIVA:
O Projeto visa ao conhecimento da vida e algumas da obras de Portinari, através do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles.
OBJETIVOS:
. Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras;
. Despertar a curiosidade e o gosto pela arte;
. Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos;
. Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadas.
METODOLOGIAS:
1. Apresentar aos alunos algumas telas do artista, perguntando se eles já viram alguma daquelas obras, se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc.
2. Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o artista, utilizando material impresso, levantando dados biográficos.
3. Confeccionar cartazes com o material pesquisado para a sala ou mural da escola.
4. Propor aos alunos a seleção de algumas obras, classificando-as por temas: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais etc.
MATERIAL DIDÁTICO:
-Livros didáticos e para didáticos;
-Papéis diversos;
-Folhas xerocadas;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Hidrocor;
-Revistas e jornais;
-Livros;
-Cola;
-Tesoura;
-Cartolina;
-Sulfite.
CULMINÂNCIA:
Apresentação da peça teatral dos alunos para a escola, pais e convidados.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação, criatividade, organização, construção de valores estéticos e éticos.
CANDIDO PORTINARI: PINTURAS E DESENHOS 1903 1962
DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: MÁRCIA MARQUES
SANTA ADÉLIA, SP.
2010/2011
terça-feira, 1 de maio de 2012
Projeto Sucata e Reciclagem
Projeto Sucata e Reciclagem
Objetivo:
Conscientizar a equipe escolar, os alunos e a comunidade de que “cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.” Temos que concordar que para resolver esse problema, no momento, a reciclagem é a solução mais viável. Conteúdos que serão trabalhados no decorrer do projeto:
•Valorização e cuidados com o meio ambiente; •Noções de higiene e limpeza; •Organização e classificação de materiais diversos; •Coleta seletiva; • Reciclagem
•Reaproveitamento de materiais; •Construção de objetos diversos; •Leitura de embalagens e rótulos (alfabetização, ingredientes, data de validade, volume, peso, cor, tamanho, etc) Obs.: além destes os professores terão a liberdade de trabalhar com este tema de diversas formas. Também estarão utilizando os materiais para realizarem atividades do Projeto Cultural que está sendo realizado neste 2º semestre. Desenvolvimento: 1.Campanha para montagem da sucatoteca com envio de bilhetes
Senhores pais Estamos necessitando com urgência de alguns materiais recicláveis para realizarmos trabalhos de Artes, Jogos e Sucata com as crianças da Educação Infantil. Colaborem com o que puderem. Estaremos recebendo estes materiais até o dia 22/08. Aqui vai uma lista: - Tampa plástica de chocolate em pó; - Pote plástico de chocolate em pó; - Tampas plásticas de todos os tamanhos e cores (amaciante, refrigerante, shampoo, maionese e outras); - Garrafas pets de Coca-cola e outras de vários tamanhos e cores; - Caixas de fósforos vazias; - Latas de vários tamanhos com tampa; - Caixas de pasta de dente; - Rolinhos de papel higiênico; - Copinhos e potinhos de danone e yogurte;
- Caixas de sapato; - Caixas diversas de diferentes tamanhos.
3. Desenvolvimento de trabalhos com os alunos e professores - Lavagem dos materiais - Seleção, classificação e organização da sucatoteca - Oficina de sucata com os professores (através de receitas e trocas idéias confeccionarão jogos diversos para os alunos em encontros pedagógicos) - Confecção de objetos e jogos pelos alunos a critério do professor - Coleta seletiva realizada na escola (lixo da escola e da comunidade) para a cooperativa - Estudo de textos para apoio do projeto por parte dos professores e alunos (informativos, receitas de brinquedos, poesias, letra de músicas, HQ, etc.) 4. Trabalho com os pais na reunião sobre a duração dos materiais na natureza e o prejuízo que isto causa ao meio ambiente. Em cada sala terá um Kit com :garrafa plástica, caixa papelão, vidro, latinha. Eles deverão ter estas etiquetas abaixo
PAPEL - 3 A 6 MESES LATAS - 80 A 100 ANOS PLÁSTICO - 500 ANOS VIDRO - 1 MILHÃO DE ANOS
5. Exposição semanal das construções com sucata e/ou trabalhos realizados sobre o tema (pesquisa, produção textual, reportagem, música, dramatização, etc). Não é necessário que todas as turmas apresentem toda semana. Cada semana o trabalho de uma sala é exposto. Na creche os educadores constroem brinquedos para os bebês. 6. Exposição final junto com os outros projetos no encerramento do ano.
Público Alvo: Ensino Infantil Duração do projeto: Será permanente. Avaliação: Será feita no decorrer do projeto observando o interesse dos envolvidos nas atividades e eventos e a mudança de postura dos mesmos frente ao tema reciclagem e lixo.
domingo, 29 de abril de 2012
PROJETO: ALFABETIZANDO COM CANTIGAS
PROJETO: ALFABETIZANDO COM CANTIGAS
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa – Alfabetização
Justificativa:
Ensinar às crianças a ler e escrever e se expressar de maneira competente na língua portuguesa. Esse projeto visa proporcionar um gênero que permita às crianças sentido à leitura e à escrita. Ao estabelecer relações entre o escrito e o oral, os alunos avançam em suas hipóteses de escrita.
Objetivos:
* Possibilitar que as crianças vivenciem, desde o início de seu processo de alfabetização, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas.
* Propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização.
* Estimular a pesquisa e a análise das palavras do texto.
* Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura.
Conteúdos:
Conteúdos conceituais: cantigas de roda
Conteúdos procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir as palavras para montar as cantigas de roda: as letras das músicas mostram o sentido e a função da escrita.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os alunos se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem e incentivando a participação.
Procedimentos:
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em cartolina e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
As atividades dependerão das hipóteses em que as crianças se encontrem. Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso, os outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de papel com versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que reconhecem. A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da frase, completar e ordenar versos e palavras.
Recursos:
Letras de cantigas de roda, audição de CDs, cartolinas, material para confecção de livros.
Culminância do projeto:
Será confeccionado pelo aluno um livrinho com todas as cantigas trabalhadas.
Avaliação:
Observar se através das atividades os alunos avançam no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de
terça-feira, 24 de abril de 2012
2º DOMINGO DE AGOSTO: DIA DOS PAIS
2º DOMINGO DE AGOSTO: DIA DOS PAIS
Dia dos Pais - Mini-projeto: Cartão especial
Proponha aos launos que confeccionem um cartão para os pais. Poderão utilizar diferentes papéis, materiais de colagem e figuras de revistas. Incentive-os a exercer a criatividade.
Ajude-os a revisar os textos antes de escrevê-lo no cartão.
Passeio legal
Proponha a inversão de papéis para que os alunos levem os pais a passearem. Auxilie os alunos a pensarem em locais em que possam passear com seus pais: parques, cinemas, restaurante, lanchonete, exposições...
Para isso, disponibilize jornais ou guias de entretenimento para consulta dos alunos.
TEXTO INFORMATIVO
O Dia dos Pais também tem origem nos Estados Unidos.Uma moça de nome Sonora Dodd resolveu homenagear seu pai, um veterano da guerra civil que criou sozinho seis filhos, depois da morte de sua mulher em 1898. Sonora pediu ajuda às autoridades e à Associação de Jovens Cristãos de sua cidade. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado na data de aniversário de seu pai: dia 19 de junho. A partir dessa data, a rosa foi escolhida como símbolo do Dia dos Pais. A rosa vermelha para os pais vivos e a rosa branca para os pais já falecidos.Muitos anos depois, a comemoração passou a ser no segundo domingo de agosto..
[DESCONHEÇO A AUTORIA DO CARTAO DA FOTO É SOMENTE PARA ILUSTRAR O PROJETO]
Projeto Meu Amigo Peixe
Este projeto foi enviado pelas minhas amigas: Adriana Rosalinsk e Solange Kehl. Adriana é Diretora e Solange a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Governador Moisés Lupion, onde meu filho é aluno do terceiro ano. O projeto em questão já está em andamento, os resultados estão sendo surpreendentes. Após o projeto vou relatar o resultado que tive com meu filho.
Projeto: "Meu Amigo Peixe"
"Feliz da Criança que tem o privilégio de ter um animal como amigo."
Objetivo Geral:
Desenvolver o hábito deflexão, bem como sensibilizar a família e a criança em relação a vida escolar e convívio entre amigos.
Objetivos Específicos:
- Aumentar o vínculo familiar /escolar;
- Aproximar pais e filhos;
- Desenvolver hábitos de cuidar;
- Desenvolver o hábito de auxiliar o filho nas tarefas de casa;
- Estreitar os laços familiares;
- Estimular a criança em todos os sentidos no ambiente escolar;
- Estimular a criança a não faltar aula;
- Desenvolver o respeito e companheirismo entre alunos.
Desenvolvimento:
- Apresentar o peixe no aquário as crianças;
- Escolher o nome para ele;
- Explicar sobre o animal: ambiente, alimentação, bicaracterísticas, etc;
- Combinar com as crianças o horário diário de alimentação do peixe;
- Escolher todos os dias uma criança (comportada, fez toda a tarefa, respeitou os colegas, etc...) para alimentar o peixe;
- Todos dia no final da aula levar o peixe para a sala dos professores e pega-lo no inicio da aula do dia seguinte;
- Na quinta feira contar ao aluno que ele foi escolhido para levar o peixe para casa e cuidar no fim de semana;
- Na sexta feira um pai ou responsável irá no fim da aula receber o peixe com o filho, ele sera recebido por todos na sala e será parabenizado pela excelente conduta do seu filho;
- Final de semana a família irá ajudar o filho a limpar o aquário e alimentar o peixe;
- No domingo os pais, junto com o filho vão escrever um relato de como foi a atividade, colocando a sua opinião e a do aluno.
Conclusão:
Que no decorrer do ano letivo de 2012, estaremos fazendo o uso de estratégias de reflexão em cima de cada relato recebido, a até o momento o que podemos concluir foi que as crianças menores estavam tendo dificuldades em ficar na escola, após o início do projeto as crianças se sentiram estimuladas e pararam de chorar, os maiores ficaram felizes quando foram escolhidos e tivemos relatos de pais que tiveram que comprar um peixe, e outros que acabaram se apaixonando pelo tipo de atividade.
fonte ;
" Meus Trabalhos Pedagógicos, Atividades e Projetos para Educação Infantil "
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Projeto água
Duração: 1 semestre
Idade: a partir dos 2 anos
-Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas.
Atividades:
-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
-Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
Idade: a partir dos 2 anos
-Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas.
Atividades:
-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
-Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?
Obs: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
Que perguntas podem ajudar?
- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?
(perguntas que recuperem a memória)
-Assegurar acesso aos materiais e livre escolha.
-Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.
-Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
Que perguntas podem ajudar?
- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?
(perguntas que recuperem a memória)
-Assegurar acesso aos materiais e livre escolha.
-Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.
-Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer
ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA
Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças.
VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”
AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo).
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...
TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).
OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).
VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”
AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo).
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...
TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).
OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).
OUTRAS ATIVIDADES
1. Jogo Derrete, Não Derrete.
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.
2. Transportando Água
Como podemos transportar a água?
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.
Sem material: Apenas com as mãos
“Não dá? Então o que faremos?
Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.
4. Quem Enche Primeiro?
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.
5. Como Se Faz e o Que Acontece?
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:
_ Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.
2. Transportando Água
Como podemos transportar a água?
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.
Sem material: Apenas com as mãos
“Não dá? Então o que faremos?
Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.
4. Quem Enche Primeiro?
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.
5. Como Se Faz e o Que Acontece?
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:
_ Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.
Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crian-
ças tocarem
* Colocar papel no vapor e observar.
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.
Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crian-
ças tocarem
* Colocar papel no vapor e observar.
Projeto Reciclar é Preciso
Projeto Reciclar é Preciso
........................................
Nancy Schuwartz de Castro Borges
Escolas:
Localização:
Salvador, Ba
Séries: 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental I
Problematização:
Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e também preservar o Meio Ambiente?
Titulo: Projeto Reciclar é Preciso.
Tema: A Reciclagem
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal (Principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).
* Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não tem acesso às Novas Tecnologias.
É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* A impressora da escola para imprimir as letras das músicas sobre o Lixo e a Reciclagem. A impressora também será utilizada para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
* Computadores, que poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o Projeto.
* Computador e Internet para pesquisas sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
* A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
* Rádio para ouvir notícias onde falem sobre o Lixo e a Reciclagem.
* Televisão para assistir notícias onde falem sobre problemas causados pelo Lixo e as soluções.
* Aparelho de CD Room e Microssistem, para colocar músicas relativas ao Lixo e a Reciclagem.
* TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
* Utilização de mapas da cidade, dos Estados e do Brasil, Mapa-múndi e Globo Terrestre, para situarem-se onde têm ocorrido problemas com Aterros Sanitários.
O que queremos saber?
* Perguntas para os alunos:
> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da reciclagem para O Meio Ambiente?
Justificativa:
Justifica-se trabalhar com o Projeto Reciclar é Preciso, que tem como tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários.
O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.
Objetivos Específicos:
* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Reconhecer a utilização do quilo em situações reais
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado.
Conteúdos Conceituais
(por área de conhecimento)
Língua Portuguesa:
Oralidade:
* exposição de idéias
* argumentação
Leitura:
* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc.
Escrita:
* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Matemática:
* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao assunto.
Geografia:
O Lugar e a Paisagem
* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura adequada.
História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.
Ciências:
* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.
* Cuidados com a saúde
Artes:
* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.
Disciplinas envolvidas:
O Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando todas as disciplinas, ou seja: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Geografia e História.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.
Procedimentos:
( O que vamos fazer )
* Sensibilização:
Exibição do vídeo Segredos do Mar e dos slides do livro João Lambão de Ruth Rocha, no Laboratório de Informática.
* Coleta de material
Providenciar os materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis ,textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos :João Lambão, A Magia do Lixo , O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo : Segredos do Mar.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, sucatas e materiais recicláveis.
* Conversa informal com as crianças para recolher os conhecimentos prévios, sobre o Lixo e A Reciclagem.
* Dividir a turma em grupos para realizarem os trabalhos.
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
Anotar as observações
* Promover discussões, com argumentos e pontos de vista sobre como defender o homem e a natureza e como evitar o desequilíbrio ambiental que transforma o ambiente natural.
* Colocar CDs com músicas relativas ao assunto para os alunos ouvirem e refletirem
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto, retirando palavras que rimam, substantivos, adjetivos e verbos.
* Trabalhar textos relativos ao assunto, realizando a leitura para identificar o assunto principal e localizar informações, retirar sinônimos bem como trabalhar as classes das palavras.
* Produzir textos relativos ao assunto utilizando a convenção ortográfica e a pontuação adequada
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas, utilizando as medidas de quilo e tonelada.
* Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes,sobre a Coleta Seletiva e a Compostagem para fazer mural cartazes e produzir textos.
* Fazer oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes e fazer exposição do produto na culminância do Projeto
* Demonstrar em várias oportunidades o objetivo e vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula. Falar sobre as tecnologias de ontem e as de hoje.
* Fazer o relatório de conclusão do Projeto.
* Organizar Portifólio das atividades e ações, um para professora e um com as atividades coletivas exposição do produto na Culminância do Projeto.
Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.
Cronograma:
Início em 03 /10 de 2011 e culminância em 11/11 de 2011.
(O cronograma teve que ser alterado por problemas no entorno da Escola, calendário de atividades da Semana da Criança, paralisações e feriado)
Recursos:
Recursos Humanos:
O material humano que utilizaremos no Projeto:
Professores e alunos funcionários para deslocarem objetos e darem suporte ao trabalho.
Recursos Materiais:
Papel ofício, quadro branco, piloto, lápis, borracha, lápis de cor, caderno, atividades impressas, hidrocor, cola, tesouras, cartolina, papel Carmem, sucatas e materiais recicláveis, figuras de materiais recicláveis e não recicláveis para fazer murais, pequenos objetos para fazer maquetes, textos de jornais, revistas e livros didáticos, livros para-didáticos: João Lambão, A Magia do Lixo, O menino que quase morreu afogado no lixo. O Saci e a Reciclagem do Lixo. Músicas: Herdeiros do Futuro, Lixo no Lixo, Amiga Recicléia, Ratinho: Rap do Reciclar. Vídeo: Segredos do Mar.
Mídias e Tecnologias Disponíveis Para Integrar o Projeto
Caixa de som, microfone, rádio, computadores, gravador, impressora, câmera fotográfica, filmadora,TV ,CD Player, Datashow, Micro System, mídias de CD e DVD
Registro do processo:
O desenvolvimento do Projeto será registrado em fichas de acompanhamento das ações, através de fotografias e filmagem e do portifólio com diversas atividades relativas ao projeto.
Avaliação do Projeto:
* Será feita no decorrer do projeto com o objetivo de redimensioná-lo, a fim de atingir os objetivos.
Avaliação do Aluno:
* A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse e a participação dos alunos. As novas informações adquiridas sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
Serão usados os seguintes instrumentos:
* Avaliação oral
* Participação nas ações e atividades
* Atividades escritas (textos, relatórios, murais)
Resultado Esperado:
Ao concluir este Projeto interdisciplinar esperamos que através das intervenções didáticas aplicadas os alunos desenvolvam as suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda seu senso crítico. Que compreendam que a poluição causa desequilíbrio ambiental e transforma o ambiente natural, percebendo a importância do tratamento do lixo para a conservação da saúde e preservação do Meio Ambiente, mudando seus hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte. Esperamos ainda que eles percebam-se como agentes construtores de sua história pessoal e da sua comunidade e que o contato e o uso dos Recursos Tecnológicos os auxiliem no seu processo de aprendizado e que possam atingir todos os objetivos propostos.
Divulgação e Socialização do Projeto:
O projeto será divulgado nos quadros de aviso das Escolas e quando finalizado será socializado nos A.C das Escolas com Diretoras, coordenadoras e professores.
Durante a realização do Projeto cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Datashow e assistirá a vídeos sobre o assunto.Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Datashow, para observarem as etapas do Projeto.
Na Culminância do Projeto, aberta à visitação das pessoas da comunidade, os alunos terão a oportunidade de demonstrar o que aprenderam no decorrer do Projeto. Serão também expostos objetos feitos nas oficinas com sucatas, bem como o portifólio com diversas atividades relativas ao Projeto.
Referências Bibliográficas
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros currículares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001
Referências Eletrônicas:
terça-feira, 10 de abril de 2012
PROJETO TRÂNSITO
PROJETO TRÂNSITO
INTRODUÇÃO
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que o complete que o torne inteiro. Esse ser humano está perdido neste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo , que desfaz valores e aposta no seu descontentamento.
No trânsito ele não é diferente. Competitivo, cada vez mais egoísta, mais agressivo, com pressa para chegar que o faz cometer abusos, passar por cima de tudo e de todos. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...
O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.
Para compensar de um modo geral, essas discordâncias entre trânsito e população tornam-se necessárias campanhas neste sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados físicos quanto de prejuízos materiais.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê no Art. 76 a prática da educação no trânsito no ensino infantil, fundamental, médio e superior, com a ajuda dos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federal, que devem formar núcleos pedagógicos para incentivar projetos nas escolas, porém as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) não inclui o estudo do trânsito em sua base nacional comum.
O colégio Magnum Buritis consciente desta necessidade de aprendizagem e parceiro da sociedade na formação de cidadãos atuantes e justos na comunidade adiantou o projeto ao instalar faixa de pedestre na entrada da escola e mão dupla no corredor de entrada. Mas mesmo
agindo desta maneira encontramos alunos, pais e professores que não respeitam esta simples sinalização.
É necessário, portanto, incrementar e expandir nossas atividades. Este será o nosso foco.
JUSTIFICATIVA:
A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares de seus pais, dos transportes escolares, e, outros muitas vezes, utilizam-se de vias públicas para se locomover até à escola.
A frota de carros em Belo Horizonte cresceu assustadoramente.
Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos temas a ser trabalhado no Ensino fundamental.
As informações serão dadas através de atividades esclarecedoras, jogos, informativos textuais para a família, filmes, atividades participativas com as crianças, palestras com profissional responsável pelo trânsito, onde os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao mesmo.
OBJETIVOS:
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar os principais sinais de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Temperança( disciplina); Tolerância , Responsabilidade e Humildade.
ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS:
- Debates.
- Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações ( faixas , placas e semáforos)
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
-Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Dramatizações ;
- Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
- Criação da Patrulha do Trânsito Escolar;
- Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola / casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
RECURSOS HUMANOS:
. Alunos, professores, pais , guarda de trânsito.
RECURSOS MATERIAIS:
. Espaço físico externo e interno da escola, gravuras, vídeos, recortes, testos informativos e ilustrativos, materiais recicláveis, atividades xerocadas, fichas avaliativas, cartazes, dobraduras,colagens,pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.
INTERDISCIPLINARIEDADE:
PORTUGUÊS
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos
MATEMÁTICA
Desenhos geométricos ( confecção de placas)
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes ( materiais recicláveis), cartazes
HISTÓRIA
O trânsito urbano, rural e grandes cidades
GEOGRAFIA
Noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias
CIÊNCIAS
Primeiros socorros
AVALIAÇÃO
SERÁ FEITA DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de maquetes e cartazes;
- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
- Observando as mudanças comportamentais;
Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
quinta-feira, 5 de abril de 2012
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
PROJETO SEMANA DA PÁTRIA
IDENTIFICAÇÃO:
Período de realização: 15 dias
* Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL
JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
DESENVOLVIMENTO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
* Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de:
Bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
Cata-ventos,
Estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
Viseiras para o desfile.
*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
-RECURSOS:
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...
CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.
terça-feira, 3 de abril de 2012
PROJETO DONA BARATINHA
01 – DONA BARATINHA
OBJETIVOS:
· Avançar o nível de alfabetização
· Enfrentar as dificuldades iniciais colocadas pela leitura, buscando superá-las;
· Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
· Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
· Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
· Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
· Sanar dificuldades ortográficas;
· Dominar a estrutura textual do conto;
· Ler com fluência, utilizando as diversas estratégias de leitura (sabendo fazer antecipação, inferência, observando os conhecimentos prévios);
· Reescrever a história trabalhada com autonomia ortográfica.
EXPLORANDO O CONTO:
· Conhecer a história;
· Aprender a contá-la
· Analisar as ilustrações;
· Conhecer os personagens e destacar os principais;
· Ler e escrever o nome da história;
· Ler, em voz alta, enfatizando os sinais de pontuação (professor);
· Criar um clima de suspense que deve permear todo o trabalho com a criança;
· Trabalhar o vocabulário;
· Localizar palavras no texto;
· Marcar, nas palavras, sílabas destacada pelo professor;
· Substituir adjetivos;
· Mudar o gênero do substantivo (trabalhar gênero, número e grau);
· Incluir os nomes dos colegas como personagens;
· Dividir a história em partes, destacando principio, meio e fim;
· Confeccionar um dicionário como base ortográfica para a rescrita do conto;
· Formar novas palavras;
· Desenhar os personagens do conto, nomeando-os;
· Relacionar os ingredientes necessários para se fazer uma feijoada;
· Visitar um supermercado para fazer uma pesquisa de preços dos ingredientes da feijoada;
· Criar desafios matemáticos a partir dos preços pesquisados;
· Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha;
· Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
· Relacionar os possíveis presentes que os noivos poderiam receber;confeccionar o enxoval de Dona Baratinha e Dom Ratão;
· Trabalhar o sistema monetário;
· Estimular a análise lingüística, usando o exercício lúdico como troca de letras e de sílabas nas palavras para criar novas;
· Produzir um novo conto, misturando personagens de outras histórias, oralmente ou por escrito;
· Desenvolver a oralidade: oportunizar as crianças de contar os seus próprios casos e histórias, relacionando-os com o conto;
· Trabalhar co m a identidade dos alunos, percebendo e respeitando as diferenças;
· Montar a árvore genealógica da criança, até seus avós;
· Explorar as sete mentiras da barata;
· Alterar o final da história;
· Dramatização, expressão corporal e musical: dança e confecção de fantoches ou máscaras dos personagens para a encenação da história da Dona Baratinha”;
· Reescrever o conto (avaliação final).
INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS:
CIÊNCIAS:
· Trabalhar os seres vivos, classificando os animais quanto à espécie, reprodução, alimentação, habitat e suas características;
· Trabalhar higiene e saúde, destacando a importância dos alimentos, a limpeza do corpo e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeiras;
· Abordar sobre o perigo da contaminação e as doenças transmitidas pelos insetos (destacando a barata e o mosquito transmissor da dengue);
· Apresentar textos científicos sobre a barata;
· Incentivar as crianças a produzirem textos e cartazes enfocando o perigo da dengue e como preveni-la;
· Destacar o uso dos inseticidas e seus perigos;
· Analisar o rótulo de um inseticida e criar o cantinho dos rótulos, com material que as crianças podem trazer de casa;
· Possibilitar uma infinidade de atividades, como leitura, classificação quanto à forma, tamanho, tipos de letras, análise do peso, prazo de validade.
GEOGRAFIA:
· Mapear a sala de aula, a escola, as ruas do bairro, baseando-se nos caminhos percorridos pelos alunos e pelos os personagens da história;
· Explorar o trajeto de casa para a escola;
· Observar o entorno escolar, os lotes vagos onde é depositado lixo, criadouro de insetos;
· Trabalhar a organização familiar;
· Construir a árvore genealógica dos alunos, trabalhando a identidade de cada um;
· Realizar uma pesquisa com os moradores mais antigos do bairro, para as crianças perceberem por meio dos relatos, as mudanças e as permanências do entorno escolar;
· Observar fotos dos familiares, da escola e do bairro, estabelecer paralelos entre o passado e o presente;
· Incentivar as mães a mandar para a sala de aula suas fotos de casamento, fotos da família, para que a criança perceba o desenrolar da história de vida de cada uma.
MATEMÁTICA:
· Desenvolver situações matemáticas envolvendo situações em que apareçam operações de adição e subtração;
· Seqüência numérica, seriação, classificação, relação de número e quantidade,
· Conceitos matemáticos, reconhecimento de formas geométricas, lateralidade, números pares e ímpares, noção temporal, unidades de medidas 9massa, volume, comprimento e tempo);
· Explorar o calendário, marcar o dia do casamento de Dona Baratinha, o dia do próprio aniversário e outras datas importantes para cada uma delas. Nestas atividades, as crianças percebem aos poucos, a contagem crescente e decrescente;
· Explorar a percepção temporal, confeccionar um relógio de papel para trabalhar o conceito de tempo. Ex: marcar a hora do casamento da Dona baratinha; marcar a hora em que a aula começa e termina; quando a criança dorme e acorda, quanto tempo fica na escola; quanto falta para o recreio; quantas horas falta para termina a aula, etc.
ÉTICA:
· Discutir valores universais como o respeito, amizade, responsabilidade, verdade, amor, honestidade;
· Discutir uma conduta não ética nos personagens do conto, como, por exemplo, casar por interesse;
· Abordar questões ambientais, incentivar as crianças a refletir sobre o uso racional da água , do solo, das plantas e sobre a responsabilidade de cada uma na utilização e preservação dos bens públicos;
· Afirmar que cada aluno é cidadão, com direitos e deveres;
· Incentivar a listar o que reconhecem como direito e dever de cada um: em casa, na escola, na sala de aula;
· Criar regras de convivência no espaço escolar.
OUTRAS ATIVIDADES:
· A cada dia, após a leitura do conto, estimular as crianças a localizar no texto palavras grandes/pequenas; palavras iniciadas com o nome do aluno, dos colegas, da professora; encontrar sílabas conhecidas e formar novas palavras, bem como destacar princípio, meio e fim da história;
· Trabalhar com o alfabeto móvel, anúncios, notícias de jornais e revistas;
· Criar o momento da TV. Com uma caixa de papelão confeccionar uma televisão para que o aluno compartilhe com os colegas notícias, casos interessantes, poesias, músicas para se apresentar na TV, desenvolvendo a linguagem oral;
· Explorar músicas que falem de ratos e baratas; incentivar a fazer paródias de músicas, os personagens do conto, cruzadinhas, caça palavras, dominó de sílabas e números, bingo de palavras, carta enigmáticas, quebra cabeças, textos fatiados, charadas, cantigas de roda, advinhas e mímicas;
· Trabalhar com a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
· Perceber o som inicial e final das palavras (percepção auditiva)
· Trabalhar trava-línguas, parlendas, poesias e receitas;
· Brincadeiras.
Revista AMAE Educando – Março de 2005 – Nº 329. Belo Horizonte.
AROEIRA, Maria Luísa Campos e SOARES, Maria Inês BizzottoA Mágica das Letras – alfabetização e Letramento de A a Z. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2004.
As mentiras da barata
A barata diz que tem sete saias de filó.
É mentira da barata, ela tem é uma só.
A barata diz que tem um chinelo de veludo.
É mentira da barata, o pé dela é cabeludo.
A barata diz que dorme numa cama de marfim .
É mentira da barata, ela dorme é no capim.
A barata diz que tem um anel de formatura.
É mentira da barata, ela tem é casca dura.
A barata diz que tem o cabelo cacheado.
É mentira da barata, ela tem coco raspado.
A barata diz que um sapato de fivela .
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela.
A barata diz que fez uma viagem de avião.
É mentira da barata, ela foi de pé no chão.
Outras mentiras da barata, inventadas pelos alunos:
A barata diz que usa um perfume da Avom.
É mentira da barata, ela usa é Detefon.
A barata diz que vai para o rio de Janeiro.
É mentira da barata, ela ai é pro banheiro.
A barata diz que vive numa linda mansão.
É mentira da barata, ela mora é no lixão.
A barata diz que tem um tamanco todo bordado.
É mentira da barata, o pé deela está rachado.
A barata diz que come arroz, feijão e macarrão.
É mentira da barata, ela só come ração.
sábado, 31 de março de 2012
PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE
PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE
JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. OBJETIVOS DO TRABALHO: · Aumentar o repertório de brincadeiras infantil, · Participar de situações de socialização, · Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo, · Construção de brinquedos com sucatas, · Registrar de diferentes formas o brincar. OBJETIVOS DIDÁTICOS: - Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. - Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros. - Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. - Participar de variadas situações de comunicação oral. - Participar de diversas situações de intercambio social. - Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos. CONTEÚDOS: Movimento: · Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. · Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras. Natureza e Sociedade: · Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Música: · Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Artes: · Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. · Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção. Linguagem Oral e Escrita: · Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas. · Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. · Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância. - Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras. - Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.). - Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos. ETAPAS DO TRABALHO: · Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?). · Listar os brinquedos em cartaz. · Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?). · Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. · Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. · Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos. · Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras. · Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos. · Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo). PRODUTO FINAL: - Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados. - Livro de brincadeiras.
PROJETO CONTOS DE FADAS Educação Infantil
PROJETO CONTOS DE FADAS
Alunos da Educação Infantil ciclo II
PÚBLICO ALVO:
JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situaçõesproblema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
· Estrutura textual (narrativa);
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
· Listar oralmente as histórias preferidas;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar um novo final, diferente do original;
· Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
· Expressões faciais;
· Criatividade;
· Vocabulário;
· Narração;
· Movimentos espontâneos e programados;
· Postura e encenação;
· Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
computadores
data show
impressora
aparelho de som
microfone
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis.
RECURSOS HUMANOS:
· Estarão envolvidas neste projeto todas as professoras da unidade escolar.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba;
· Criação de novos finais para os contos;
· Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
· Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
· Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia-a-dia;
· Apreciação da leitura feita pelo outro;
· Ampliação da linguagem oral.
PRODUTO FINAL:
- Gravações em fitas de vídeo/DVD (para que fiquem todas as imagens registradas);
-
quarta-feira, 28 de março de 2012
Projeto –A poesia em sala de aula
Projeto
Observação: Esse projeto lida intencionalmente com a apropriação de conhecimentos de poesias de Cecília
Projeto –A poesia em sala de aula
Turma - 3º ano de escolaridade
Professora – Maria Angélica Bittencourt Nogueira da Gama
Supervisora – Beatriz Helena M. Forezzi
Poetizando
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Ana
Justificativa:
Partindo do pressuposto que o ser humano é um poeta em potencial, dotado de sentimentos, emoções e muita criatividade, pensamos em oferecer aos alunos do 3º ano de escolaridade uma aproximação com a poesia.
Segundo Miriam Mermelstein, em seu cotidiano, a criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, músicas, etc. É na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de ver o mundo.
Inicialmente apresentar das obras de Cecília Meireles.
Objetivos :
* estimular a oralidade;
* estimular a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno;
* incentivar os alunos o hábito por leitura de poesias.
* Estimular a expressão criadora ;
* Resgatar a poesia em sala de aula em momentos de leitura, escrita e reescrita de poesias de autores conhecidos;
Metodologia:
Iniciei pedindo aos alunos que pensassem num objeto ,ou animal, ou brinquedo, etc.. “Poesia é qualquer forma de sentimento de comunicação”; pedi depois, que escrevessem varias palavras referentes a esse tema escolhido.
A construção de frases foi o próximo passo. As frases podiam ter rimas ou não . Tudo foi feito com muita liberdade.
A poesia foi então criada. ( segundo oficina de poesia com Alda Aguiar)
Notando certo interesse nas crianças em fazer suas próprias poesias, partimos para o projeto descrito acima, a principio com a poetisa Cecília Meireles por ter feito muitas poesias infantis.
O interesse de conhecer uma moeda ( réis ) da época, foi enorme. Conseguimos com um colecionador, vários exemplares, e fizemos uma exposição com manuseio e classificação por quantia e data das moedas.
A foto do dirigível número 5 de Santos Dumont, contornando a Torre Eiffel despertou grande curiosidade e partiremos então para pesquisar sobre Santos Dumont, Paris, e o avião.
Observação: Esse projeto lida intencionalmente com a apropriação de conhecimentos de poesias de Cecília Meireles, mas vai se interligando com outros assuntos que interessam aos alunos, então vamos lá.
O próximo trabalho foi com o poema :
A CANÇÃO DOS TAMANQUINHOS
Troc… troc… troc… troc…
ligeirinhos, ligeirinhos,
troc… troc… troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
Madrugada. Troc… troc…
pelas portas dos vizinhos
vão batendo, Troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
Chove. Troc… troc… troc…
no silêncio dos caminhos
alagados, troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
E até mesmo, troc… troc…
os que têm sedas e arminhos,
sonham, troc… troc… troc…
com seu par de tamanquinhos…
Cecília Meireles
Depois de muita leitura e interpretação chegamos a conclusão que esse poema destaca o caminho ou trajeto que um par de tamanquinhos fez numa cidade. O barulho da batida dos tamanquinhos, soa como uma canção, e, tem que ser lido rapidinho pois seu movimento é ligeiro.
Cada aluno escolheu um tema e assim surgiram as canções....
Quando um terminava ajudava o outro nas rimas...
A canção dos porquinhos
Roc... roc...roc...roc...
Vão roncando os porquinhos.
Roc... roc...roc...roc...
Vou contando os porquinhos.
De noite roc... roc...
Vão andando os porquinhos
Roc... roc...roc...roc...
Na fazenda do vovozinho .
Está chovendo no caminho.
Vão correndo rapidinho
Com seu amigos,
Para comer “capinho”.
Luiz Fernando
A canção dos porquinhos
Roc... roc ... roc ... roc ...
Ligeirinhos, ligeirinhos,
Roc ... roc ... roc... roc...
Vão correndo os porquinhos...
Madrugada roc...roc...
Pelas ruas da fazenda
Roc...roc...roc...roc...
Ligeirinhos os porquinhos...
Chuva, roc...roc...
No silêncio do caminho
As estradas alagadas,
Vão ligeirinho os porquinhos.
Ester Ferreira da Silva.
A canção do serrotinho
Roc...roc...roc...roc
Vai o serrotinho.
Roc...roc...roc...roc...
Vai cortando o serrotinho.
Roc...roc...roc...roc...
Vai cortando de tardinha.
Corta... corta... a casinha.
Vai caindo devagarinho.
Ele fica bem cansado...
Vai serrando rapidinho..
Corta bem devagarinho
Para não ficar cansado.
Lucas
A canção do porquinho
Ronc...ronc...ronc...ronc
Lá vai o porquinho.
Com fome o coitadinho,
Procurando a galinha.
Ronc...ronc...ronc...ronc...
La vai o porquinho,
Roubando a comida
Da coitada da galinha.
Observação: Esse projeto lida intencionalmente com a apropriação de conhecimentos de poesias de Cecília Meireles, mas vai se interligando com outros assuntos que interessam aos alunos, então vamos lá.
Meios de transportes
Durante anos o homem não conheceu outro meio de transporte e locomoção além das próprias pernas.
Bem mais tarde, uniram diversos troncos amarraram bem e colocaram uma vela de pano ou pele de animal que ao receber o vento, fazia deslocar a pequena embarcação.
Depois o homem percebeu que os animais quando domesticados poderiam prestar grandes serviços.
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