"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  
  • Ler fábulas;  
  • Vivenciar os jogos teatrais.
Duração das atividades
5 momentos de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Estratégias e recursos da aula
Inicialmente o professor lança para o grupo de crianças a questão: O que é fábula? Diante das respostas e comentários o professor deverá apresentar esse gênero, falar que a fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros.
Depois dessa introdução o professor poderá proporcionar momentos de apreciação de fábulas em estilos diferentes.
Sugerimos algumas atividades que apresentem as fábulas em sua dinâmica.

ATIVIDADE 1 - Leitura realizada pelo professor
O professor realiza uma leitura para toda a turma de uma ou mais fábulas. Ao final da leitura poderá sugerir uma discussão.
Sugerimos o livro "As Fábulas de Esopo"

Sinopse do Livro Infantil - As Fábulas de Esopo
Adaptação em português, para o público infantil, do clássico da literatura universal, com linguagem acessível e primorosa programação visual. Uma boa ação ganha outra. Pequenos amigos podem ser grandes amigos. Mais vale uma vida simples e sossegada que muito luxo com perigos e preocupações. Esses e outros ensinamentos aparecem no fim de cada uma das divertidas fábulas reunidas neste volume.
  • Dados Técnicos do livro:
  • Autor: Jean de La Fontaine
  • Adaptação: Lúcia Tulchinski
  • Coleção: Reencontro Infantil
  • Editora: Scipione

ATIVIDADE  2 - Assistindo vídeos de fábulas

Nesse momento o professor poderá proporcionar que os seus alunos assistam a vídeos de fábulas. Ao final, sugerimos que o professor sugira que as crianças reproduzam uma das fábulas assistidas através da escrita e do desenho.
Sugerimos os seguintes vídeos:
A TARTARUGA E A LEBRE

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=D7LiHXQX8V8&p=A40F406DA8D34773&index=49&playnext=2 
A CIGARRA E A FORMIGA

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=_EvYa7sHdrs&p=A40F406DA8D34773&index=50&playnext=1 
A RAPOSA E A DONA CORVO

Esse vídeo enconta-se no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=0Zho23BDcFA&p=A40F406DA8D34773&index=50&playnext=1 

ATIVIDADE 3 - Lendo as fábulas

Nessa atividade o professor poderá proporcionar que, em dupla, as crianças leiam fábulas. É importante que sejam distribuídas fábulas diferentes para as duplas. Ao final, o professor solicita que cada uma das duplas apresente para a turma a sua fábula, destacando o título, o nome dos personagens, apresentando também, de forma sucinta, o enredo.
Sugerimos os seguintes sites que apresentaram sugestões de fábulas para essa atividade:
http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-fabulas.shtml 
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm 

VIVENCIANDO OS JOGOS TEATRAIS
Depois de conhecer um rico repertório de fábulas o professor poderá proporcionar a vivência com jogos teatrais. O trabalho com os jogos teatrais poderá ser realizado em paralelo ao desenvolvimento do trabalho com as fábulas.
Esse trabalho está bem apresentado na aula: O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral, essa aula encontra-se no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6927  . 
Nessa aula sugerimos aos professores o trabalho com os jogos teatrais  fundamentado nos estudos de Viola Spolin.
Ao final do desenvolvimento do trabalho com os jogos teatrais o professor poderá sugerir que a turma construa coletivamente um texto para uma peça que seja uma reescrita de uma fábula. Concluido o texto o professor poderá proporcionar a vivência dos jogos teatrais tendo como plano de fundo o texto construído pela turma.
Recursos Complementares
Sugerimos como recurso coplementar a obra de Monteiro Lobato, Fábulas da editora Brasiliense.
Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  
Participaram das atividades propostas pelo professor:
  • Leram as fábulas apresentadas;
  • Reconhecem as características de uma fábula;
  • Participaram da construção do texto coletivo;
  • Vivenciaram os jogos teatrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário