"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Peixe Vermelho no forno



O peixe vermelho surge hoje como ingrediente principal da receita de hoje, Red Fish no Forno ou Peixe Vermelho no forno. Dizer Red Fish é bastante mais empolgante…ah e tal…fiz red fish no forno, versus…ah e tal…fiz peixe vermelho no forno, hmm…gosto mais do “fiz red fish”, hehe. Tome nota então da receita de red fish no forno.
                                                              
INGREDIENTES:

Red Fish;


 Farinha de trigo;

 Azeite;

 1 Cebola grande;


 Alho Picado;

 Folha de Louro;
Tomate;
1 colher de chá Colorau;
 Sal q.b.;
 Pimenta q.b.
Modo de Preparação:
Tempere o peixe com sal, passe por farinha e disponha num tabuleiro regando com azeite. Espalhe sobre o peixe, cebola cortada às rodelas. Á parte misture o tomate comprimido, com os alhos picados, louro, sal, pimenta e colorau. Deite este preparado em cima do peixe, junte um pouco de água e leve ao forno durante 50minutos. faça um pure de batatas e sirva com este acompanhamento.

   




Peixe assado com alecrim







                                                   
 Ao verem a foto vocês não terão qualquer dúvida de que é uma receita com um sabor bastante português e começarão a imaginar como seria o saborear deste peixe assado com alecrim… Magnífico prato, com alho francês e o peixe que você mais gosta, ah, e não se esqueça do alecrim, pois sem alecrim este peixe assado com alecrim não é peixe assado com alecrim.

INGREDIENTES:
Ingredientes:


 1 Peixe ao gosto;

 2 Cebolas picadas;

 Batatas aos cubos;
Sal q.b.;


 1 Pepino;

1 Alho francês;

1 Raminho de Alecrim fresco;

0,5dl de azeite;
 Pimenta q.b.;
Modo de Preparação:

Tempere o peixe com sal grosso. Num tabuleiro de ir ao forno disponha a cebola picada, o pepino cortado em cubos e o alho francês às rodelas. Por cima coloque o peixe e introduza o ramo de alecrim na barriga do mesmo. Regue o peixe com azeite e tempere com pimenta. Leve a assar no forno a 220ºC durante 30 minutos.

Sirva acompanhado de batatas fritas aos cubos ou arroz e salada se desejar.

Frutas e suas defesas


Durante uma conversa com a professora Eliana Vellozo, , a profissional levantou um tópico alarmante. Apesar da vasta quantidade e variedade de frutas à nossa disposição nas terras brasileiras, frutas essas que nos permitem prevenir doenças crônicas como cardiopatias, câncer, diabetes tipo 2 e obesidade, tais doenças têm tido uma incidência cada vez maior nas regiões mais desenvolvidas do país.




“Nossa alimentação tem sido relacionada à obesidade não somente por causa da quantidade de comida que ingerimos, mas também pela composição e qualidade de nossa dieta e ainda padrões alimentares modificados, como o baixo consumo de frutas, hortaliças e leite, o aumento do consumo de guloseimas e refrigerantes e também a omissão do café da manhã”, afirma Eliana.



Segundo ela, o consumo de uma ampla variedade de frutas assegura doses adequadas da maioria dos micronutrientes, fibras e outras substâncias essenciais a nossa saúde. “Além disso, pode substituir o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e sal”, diz.



Portanto, que tal aproveitar a rica safra de verão e usufruir dos benefícios de frutas como o melão, o abacaxi, a banana e a laranja? Prepare uma salada de frutas caprichada e turbine essa sobremesa polvilhando sementes de melão sobre ela.

                                                     




O que é verdade sobre diabetes


O QUE É VERDADE SOBRE O DIABETES?

Algumas pessoas sentem vergonha de serem taxadas de diabéticas, o que não tem fundamento, pois o diabetes não torna ninguém incapaz. Mesmo possuindo acesso amplo à informação, muita gente ainda convive com diversas dúvidas quando o assunto é diabetes. É exatamente através dessa desinformação generalizada que nascem os mitos. Eles se dividem em simpatias milenares, no “poder” de alguns alimentos ou nas complicações crônicas que podem surgir após o diagnóstico. 

Para evitar essas situações vamos esclarecer os mitos e as verdades: 
1- A insulina cega? Resposta: A insulina não cega, não vicia e não dá dependência. 
2- O chá de pata de vaca faz bem para o portador de diabetes? Resposta: Isso é um mito! O chá não traz nenhum benefício para o controle do diabetes. 
3- A insulina vem de cadáver? Resposta: A insulina é produzida em laboratório e não tem nada a ver com cadáveres. 
4- Quais os benefícios da insulina? Resposta: A insulina traz grandes benefícios, principalmente para o diabetes tipo 1. Ela traz a vida! A insulina controla o metabolismo e outras funções do organismo. 
5- O consumo de doces leva a diabetes? Resposta: Isso é outro mito. Os maus hábitos alimentares e o excesso de açúcar podem contribuir para o desenvolvimento da doença. 
6- Existe diabetes emocional? Resposta: Não. O estado emocional pode desencadear o aparecimento do diabetes na pessoa que já tem essa predisposição. 
7- O que é o diabetes tipo 2? Resposta: O diabetes tipo 2 aparece depois dos 40 anos e tem um componente genético muito importante: ele é familiar! 
8- O portador de diabetes pode ficar longos períodos em jejum? Resposta: Errado. É preciso ter uma dieta equilibrada e geralmente fracionada. Regular a quantidade de carboidratos e fazer várias refeições ao dia (3 em 3 horas) é o ideal. 
9- Adoçantes fazem mal à saúde? Resposta: Não, mas é recomendado variar o tipo de adoçantes em períodos. Por exemplo: uma vez você compra aspartame, na outra frutose, depois sacarina ciclamato e assim por diante. 
10- Há alguma fruta proibida para o portador de diabetes? Resposta: Qualquer fruta pode ser ingerida pelo portador de diabetes. O que se recomenda é um consumo limitado de frutas: no máximo quatro ao dia. 
11- Consumir adoçante causa câncer? Resposta: Isso é um mito que precisa ser vencido! O adoçante é benéfico à saúde desde que se faça um rodízio de adoçantes. 
12- Há alguma restrição para o uso de adoçante? Resposta: Nenhum. Inclusive grávidas e crianças podem utilizá-lo sem nenhum problema. 
13- Adoçante vem do petróleo? Resposta: Não. São substâncias, algumas delas produzidas em laboratório, chamada aminoácidos presentes nas proteínas. 
14- Casca de maracujá é indicada para o tratamento do diabetes? Resposta: Não. A casca de maracujá não controla o nível de açúcar no sangue e não tem nenhum efeito. 
15- Tomar suco de berinjela é benéfico para o portador de diabetes? Resposta: Dependendo da quantidade ingerida, a berinjela pode até ser perigosa para a saúde. Não resolve nem diabetes nem colesterol. 
16- O portador de diabetes pode comer açúcar? Resposta: Sim, mas é preciso consumir o açúcar com moderação e fazer o controle da glicemia para ver se naquele momento é aconselhável ingerir a substância. O açúcar tem que vir em substituição a um outro tipo de carboidrato que o portador tem na alimentação. 
17- A insulina é indicada para todos os tipos de diabetes? Resposta: Geralmente é indicada para o diabetes tipo 1, na qual existe um processo de destruição do pâncreas e não há fabricação de insulina. No tipo 2, depois de muitos anos de tratamento, o paciente poderá necessitar do uso da substância. 
18- O portador de diabetes pode consumir bebidas alcoólicas? Resposta: Sim, desde que seja em pequenas doses e próximo ou durante uma refeição. 
19- A insulina engorda? Resposta: Sim, ela tem capacidade de aumentar a gordura, principalmente nos indivíduos que estão muito descompensados. 

Fonte: ADIABC - www.adiabc.org.br 






Sugestão de cardápios





Café da manhã



½ copo (requeijão) de leite comum ………………..½ porção do grupo 7



½ pão francês ………………………………………..1 porção do grupo 4



1 fatia de ricota………………………………………1 porção do grupo 3



1 colher (chá) de margarina ………………………..1 porção do grupo 6



Lanche



1 fatia de mamão ……………………………………1 porção do grupo 5



Almoço



½ xícara (chá) abobrinha ……………………………1 porção do grupo 2



½ xícara (chá) de brócolis…………………………..1 porção do grupo 2



2 porções de frango ………………………………….2 porções do grupo 3



2 colheres (sopa) de arroz …………………………..1 porção do grupo 4



1 batata média……………………………………….1 porção do grupo 4



1 fatia de abacaxi ……………………………………1 porção do grupo 5



Lanche da tarde



½ copo (requeijão) de leite desnatado ……………..½ porção do grupo 7



1 maçã ………………………………………………. 1 porção do grupo 5



Jantar



1 xícara (chá) de legumes do grupo 2 ……………..2 porções do grupo 2



2 colheres (sopa) de grão-de-bico ………………….1 porção do grupo 4



Lanche da noite



1 fatia de queijo ……………………………………..1 porção do grupo 3



100 g de iogurte desnatado …………………………½ porção do grupo 7



1 pêssego ……………………………………………. 1 porção do grupo 5



Não conhece ainda os grupos dos alimentos? Veja as tabelas referentes aos alimentos supracitados indicados para possíveis substituições, clicando abaixo:



Grupo 1 e 2 – hortaliças



Grupo 3 – Carnes, frios, soja e queijos



Grupo 4 – Cereais, biscoitos e pães



Grupo 5 – Frutas e sucos



Grupo 6 – Gorduras



Grupo 7 – Leite e derivados



Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi                                                     




Respondendo aos E-mails :Pesquisando na WEB as melhores soluções







 Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.
Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.
Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.
Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.). 
Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.
As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.

A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.
O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.
O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.
s adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 8 envelopes/dia.

Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.

O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.

O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica. 

Confira os alimentos indicados para consumo e suas quantidades nas tabelas de controle de alimentos para diabéticos:
Alimentos do grupo 1 e 2
Alimentos do grupo 3
Alimentos do grupo 4 e 6
Alimentos do grupo 5
Alimentos do grupo 7

Veja também a sugestão de cardápio para diabéticos com sugestões de substituição.

Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi 

ds by Google
ReceitasTradição de Mais de 260 Anos Conheça as 5 Mostardas Maille!maille.com.br


Atenção! Não se engane: esta não é somente mais uma receita de peixe com batatas.
A receita não deixa de ser rápida e prática, mas o que faz diferença é a montagem do prato, que lembra um "escondidinho de peixe". Adaptei a receita de uma do livro "Perfect Fish and Seafood".

4 a 5 filés de peixe com carne branca e não muito finos (usei 500~700g de St.Peter)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
900g de batatas
½ a ¾ xícara de leite
30g de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
4 dentes de alho, picados
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada, para guarnecer

Descasque as batatas e corte em pedaços. Cozinhe em água com sal até ficarem macias. Drene e amasse as batatas (ou esprema). Adicione a manteiga, o leite, sal e pimenta a gosto e leve ao fogo baixo até virar um purê (não muito mole).
Coloque os filés de peixe em uma travessa refratária untada com azeite.
Polvilhe com sal, pimenta e os alhos picados (ou espremidos). Cubra com o purê de batatas e alise a superfície.
Asse em forno aquecido (230°C) por 15 a 20 minutos, ou até que o peixe esteja macio.
Aqueça o grill do forno e cozinhe até que o purê esteja levemente dourado.
Polvilhe a salsa picada e sirva em seguida.

Notas:
Usei lemon-pepper para temperar o peixe e polvilhei um mix de ervas secas e alho desidratado. Não usei o alho fresco picado.


Read more at http://pt.petitchef.com/receitas/peixe-assado-com-pure-de-batata-fid-1297466#y9YBF161JM5tKCec.99 

Peixe assado



PEIXE ASSADO
Tipo de receita: Prato Principal
Número de doses: 4
Tempo de Preparação: 20 Minuto(s)
Tempo de Confecção/Cozedura: 45 Minuto(s)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:

-- Peixe (usei Veja)
-- Batatas às rodelas
-- 2 Cebolas
-- 6 dentes de Alho
-- Azeite
-- 1/2 Pimentão Verde
-- 1/2 Pimentão Vermelho
-- Cenouras
-- 1 lata pequena de Tomate Pelado com a Calda
-- 1 Limão
-- Pimenta / Massa de Pimenta
-- Sal
-- Salsa
Preparação:

Arranje o peixe de modo a ficar com a cabeça.
Faça uma mistura com sal, pimenta, salsa e sumo de meio limão. Esfregue o peixe com esta mistura.
Coloque um pouco de salsa na cavidade e uma rodela de limão.
Corte as cebolas e os dentes de alho em rodelas.
Num pirex, coloque as cebolas e 3 dentes de alho e regue com azeite.
Coloque as batatas às rodelas por cima e tempere com sal, pimenta e polvilhe com alho.
De seguida, acrescente um pouco de pimentão verde e vermelho às tiras e cenouras cortadas em rodelas.
Coloque o peixe e deite por cima o restante pimentão verde e vermelho, as restantes cenouras e o tomate cortado em pedaços.
Regue com a calda do tomate e um caldo de peixe.
Leve a forno quente, coberto com papel de alumínio durante 45 minutos.

Bom Apetite!

Read more at http://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/peixe-assado-fid-1130051#wWKkPbzKAYjvwCLL.99 

Nenhum comentário:

Postar um comentário