"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A ZEBRINHA PREOCUPADA


 LIVRO A ZEBRINHA PREOCUPADA





























































ATIVIDADES DE LINGUAGEM























exemplos de jogos para alfabetização










ATIVIDADES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA




ATIVIDADES
·         OBSERVAR O MAPA MUNDI;
·         OBSERVAR O CONTINENTE AFRICANO (NO MAPA);
·         APRESENTAÇÃO DE IMAGENS SOBRE A ZEBRA E A GIRAFA NO COMPUTADOR, LIVROS;
·         FILME: MADAGASCAR II;
·         APÓS O FILME FAZER QUESTIONAMENTOS COMO:
- SOMOS IGUAIS OU CADA UM TEM UM JEITO DE SER?
- QUAIS SÃO AS NOSSAS SEMELHANÇAS?
- EM QUE SOMOS DIFERENTES?
- EU DEVO PROCURAR SER OU FAZER O QUE OS OUTROS FAZEM? POR QUÊ?
- VOCÊ ACHA CERTO SAIR FALANDO DA APARÊNCIA DAS PESSOAS? POR QUÊ?
- A HISTÓRIA DO FILME TEVE UM FINAL LEGAL? POR QUÊ?
- NO FINAL DA HISTÓRIA, O QUE TEVE DE ENSINAMENTO, QUE LIÇÃO OU MORAL É TRANSMITIDA?
- EM SUA OPINIÃO, A APARÊNCIA FAZ COM QUE UM SER SEJA DIFERENTE DO OUTRO?
- VOCÊ JÁ SE SENTIU DIFERENTE DOS OUTROS EM ALGUM MOMENTO? EXPLIQUE.
Atividades envolvendo conteúdos de História e Geografia a partir do livro – A Zebrinha Preocupada.
1)    Realizar a leitura da história “A Zebrinha Preocupada” e em seguida, levantar as seguintes questões aos alunos:
·         de onde são originários os animais da história (zebra e girafa);
·         mostrar no mapa onde fica a África (habitat da zebra e da girafa);
·         com o auxílio de figuras e/ou imagens no data show, mostrar como são as savanas africanas.
2)    Após a exploração desse livro, realizar a leitura da história “A onça e a Anta” e novamente fazer questionamentos como:
·         de onde são originários os animais da história (onça e anta);
·         mostrar o mapa do Brasil (habitat da onça e da anta)
·         com o auxílio de figuras e/ou imagens no data show, mostrar como são as florestas tropicais brasileiras.
3)    Comparar as histórias “A Zebrinha Preocupada” e “A Onça e a Anta” mostrando que, como já vimos, um livro apresenta animais originários da África e o outro animais da fauna brasileira. Após a comparação serão oferecidas às crianças figuras de animais da África e do Brasil. Os alunos irão separar as figuras conforme o habitat do animal (África e Brasil) e serão confeccionados dois cartazes.
-Pesquisar outros animais originários da África.
Animais: Girafa, Zebra, Elefante, Leão, Rinoceronte, Leopardo, Camaleão, Hiena, Flamingo, Búfalo, Lêmure, Hipopótamo.

- Imprimir um mapa da África e colar figuras dos animais no mapa (ampliar o mapa).









Nenhum comentário:

Postar um comentário