Plano de aula /educação infantil
PLANO DE AULA
Professora/estagiária: Gisele
Conteúdos: identidade e autonomia
TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff
Justificativa: Trabalhar com a históriaMaria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.
Objetivo:
Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
Ø Estimular a criatividade e o imaginário.
Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)
1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.
Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.
2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.
Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?
Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?
Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?
3º Momento: Jogo de boliche.
Regras:
ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)
ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;
ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.
ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.
Marcar as quantidades no gráfico:
4º Momento:Teatro/Dramatização
Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.
Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...
AVALIAÇÃO: Acompanhar
atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades
propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.
Plano de aula para educação infantil/1ª periodo
PLANO DE AULA
Conteúdos:
cores, classificação
Tema: CLASSIFICANDO DE ACORDO COM
AS CORES E FORMAS.
JUSTIFICATIVA: É fundamental trabalhar a
classificação na educação infantil, pois, classificar significa agrupar, tendo
por base aspectos de semelhança entre os elementos classificados. A exploração
concreta dos objetos, auxilia crianças desta faixa etária desenvolver , compreender e apreender
conceitos abstratos.
OBJETIVOS:
- Perceber semelhanças e diferenças nos objetos através das cores indicadas.
- Distinguir as características dos objetos e agrupá-los. O importante é que a criança crie estratégia. Percebendo que os grupos são diferentes, observando as cores, formas, tamanhos etc.
DESENVOLVIMENTO
1º Momento: Classificando por cores:
Na
rodinha, mostrar para as crianças o material e deixá-las brincar livremente.
Em
seguida, pedir que separem o que pode ficar junto.
Depois
pedir que elas coloquem dentro dos potes, observando as cores indicadas pelas
estrelas que enfeitam.
.
O
professor nessa atividade deve observar se as crianças sabem as cores.
2º Momento: Classificando pela forma/figura guia.
Separar os botões observando a figura guia: sol, flor, ursinho...
RECURSOS DIDÁTICOS: Potes
feitos com pet, palitos de picolé coloridos, tampinhas, canudinhos,
pazinhas de sorvete ...caixa com potes de iogurte, figuras/botões sol,
flor, ursinho, bolo, joaninha e margarida.
AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos estão conseguindo classificar pela forma e pela cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário