"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Plano de aula /educação infantil

PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele



Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff


Justificativa: Trabalhar com a históriaMaria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.


Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.


2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


              


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.



Marcar as quantidades no gráfico:

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Plano de aula para educação infantil/1ª periodo



 

                         PLANO DE AULA



 

          Conteúdos: cores, classificação

 

Tema: CLASSIFICANDO DE ACORDO COM AS CORES E FORMAS.

 

JUSTIFICATIVA: É fundamental trabalhar a classificação na educação infantil, pois, classificar significa agrupar, tendo por base aspectos de semelhança entre os elementos classificados. A exploração concreta dos objetos, auxilia crianças desta faixa etária  desenvolver , compreender e apreender conceitos abstratos.

 

OBJETIVOS:

  • Perceber semelhanças e diferenças nos objetos através das cores indicadas.

  • Distinguir as características dos objetos e agrupá-los. O importante é que a criança crie estratégia. Percebendo que os grupos são diferentes, observando as cores, formas, tamanhos etc.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

1º Momento:  Classificando por cores:

 



Na rodinha, mostrar para as crianças o material e deixá-las brincar livremente.

Em seguida, pedir que separem o que pode ficar junto.

Depois pedir que elas coloquem dentro dos potes, observando as cores indicadas pelas estrelas que enfeitam.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

.

O professor nessa atividade deve observar se as crianças sabem as cores.

 

 

2º Momento: Classificando pela forma/figura guia.

 
Separar os botões observando a figura guia: sol, flor, ursinho...

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!
           
RECURSOS DIDÁTICOS: Potes feitos com pet, palitos de picolé coloridos, tampinhas, canudinhos, pazinhas de sorvete ...caixa com potes de iogurte, figuras/botões sol, flor, ursinho, bolo, joaninha e margarida.


AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos estão conseguindo classificar pela forma e pela cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário