Plano de Aula para a Educação Infantil sobre artes visuais
Títulos: Efeitos com tinta
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Artes Visuais
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Artes Visuais
Conteúdo:
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, com base em seu próprio repertório e na utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, com base em seu próprio repertório e na utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
Objetivo:
- Explorar as possibilidades de representação de suas idéias, utilizando tinta guache e recursos diversificados.
- Explorar as possibilidades de representação de suas idéias, utilizando tinta guache e recursos diversificados.
Material:
- Esponjas.
- Pedaços de tecidos.
- Papel amassado.
- Bolas de algodão.
- Galhinhos finos de árvores.
- Pincéis e rolos.
- Tinta guache de diferentes cores.
- Papel bobina.
Atividade motivacional:
Apresentar os materiais aos alunos e solicitar que comentem se já experimentaram pintar usando tinta e algum desses recursos apresentados.
Encaminhamento metodológico: (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Comentar que terão a oportunidade de conhecer algumas maneiras de produzir efeitos diferenciados com tinta guache e materiais disponíveis.
2. Organizar as experimentações dos alunos de modo que possam perceber os efeitos produzidos, seguindo as seguintes orientações:
a) Efeito esfumaçado
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com qualquer cor.
- Antes que a tinta seque, devem pressionar a bola de algodão, de modo a retirar o excesso de tinta.
- Esponjas.
- Pedaços de tecidos.
- Papel amassado.
- Bolas de algodão.
- Galhinhos finos de árvores.
- Pincéis e rolos.
- Tinta guache de diferentes cores.
- Papel bobina.
Atividade motivacional:
Apresentar os materiais aos alunos e solicitar que comentem se já experimentaram pintar usando tinta e algum desses recursos apresentados.
Encaminhamento metodológico: (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Comentar que terão a oportunidade de conhecer algumas maneiras de produzir efeitos diferenciados com tinta guache e materiais disponíveis.
2. Organizar as experimentações dos alunos de modo que possam perceber os efeitos produzidos, seguindo as seguintes orientações:
a) Efeito esfumaçado
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com qualquer cor.
- Antes que a tinta seque, devem pressionar a bola de algodão, de modo a retirar o excesso de tinta.
b) Representando grama
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com tinta verde, deixando uma camada relativamente grossa de tinta.
- Ainda com a tinta úmida, devem esfregar o galhinho fino para criar riscos disformes na tinta.
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com tinta verde, deixando uma camada relativamente grossa de tinta.
- Ainda com a tinta úmida, devem esfregar o galhinho fino para criar riscos disformes na tinta.
c) Pelos de animais
- Oferecer uma folha de papel sulfite e solicitar que a amassem suavemente, formando uma bola.
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com qualquer cor.
- Sobre a tinta úmida, pressionar a bola de papel para criar uma textura diferenciada.
- Oferecer uma folha de papel sulfite e solicitar que a amassem suavemente, formando uma bola.
- Solicitar que pintem a base para pintura – papel bobina – com qualquer cor.
- Sobre a tinta úmida, pressionar a bola de papel para criar uma textura diferenciada.
d) Texturas diversas
- Oferecer uma folha de papel sulfite e solicitar que a amassem suavemente, formando uma bola.
- Passar uma camada fina de tinta em uma parte da bola de papel – usar o rolo para isso.
- Pressionar suavemente a bola com a tinta sobre a base.
3. A cada estratégia experimentada pelos alunos, orientar para que observem o resultado obtido. Essa observação pode ser orientada por questionamentos como:
- O que esse efeito lembra a você?
- Como esse efeito pode ser usado em suas pinturas?
Avaliação:
Perceber se os alunos, ao longo das experimentações propostas:
- Estabelecem relações entre o efeito sugerido pela estratégia e suas intenções de representação.
- Interessam-se para obter resultados diversificados com os materiais disponibilizados.
- Procuram cuidar com a maneira como executam as propostas, tendo em vista o resultado obtido.
- Oferecer uma folha de papel sulfite e solicitar que a amassem suavemente, formando uma bola.
- Passar uma camada fina de tinta em uma parte da bola de papel – usar o rolo para isso.
- Pressionar suavemente a bola com a tinta sobre a base.
3. A cada estratégia experimentada pelos alunos, orientar para que observem o resultado obtido. Essa observação pode ser orientada por questionamentos como:
- O que esse efeito lembra a você?
- Como esse efeito pode ser usado em suas pinturas?
Avaliação:
Perceber se os alunos, ao longo das experimentações propostas:
- Estabelecem relações entre o efeito sugerido pela estratégia e suas intenções de representação.
- Interessam-se para obter resultados diversificados com os materiais disponibilizados.
- Procuram cuidar com a maneira como executam as propostas, tendo em vista o resultado obtido.
Fonte Editora Positivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário