"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Produção de jogos de alvo na pré-escola

Publicado por 
Objetivo(s) 
  • Construir jogos de alvo para dar de presente na brincadeira de amigo-oculto.
Conteúdo(s) 
Jogos e brincadeiras.
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
4 meses
Material necessário 
  • jogos de alvo
  • placas de madeira
  • caixas de sapato
  • pregadores de roupa
  • botões
  • cola
  • tintas guache
  • pincéis
  • rolos de pintura
  • tesouras
  • elásticos
  • objetos que podem servir de obstáculos
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Leve à turma diversos jogos de alvo para que conheçam como são (boliches, dardo ou bilhar, por exemplo). Apresente suas regras e deixe que brinquem.
2ª etapa 
Disponibilize para as crianças os materiais e diga que façam seus jogos. Proponha que, em duplas, planejem, construam um brinquedo que tenham as características dos conhecidos na etapa anterior e testem sua criação. Fique atento às necessidades e intervenha, ajudando na manipulação de cola ou sugerindo que utilizem tinta para pintar grandes superfícies.
3ª etapa 
Organize a turma em roda e peça que cada dupla apresente sua criação aos colegas. A intenção é que aprimorem seus jogos, sugerindo novos elementos ou regras às outras crianças. Nos dias seguintes, deixe que façam os ajustes e brinquem.
4ª etapa 
Chame um convidado (como outro professor, alguém da comunidade ou uma criança mais velha) para levar um jogo de alvo à escola e ensinar seu funcionamento. É importante que ele leia as regras para a turma se habituar com o texto instrucional.
5ª etapa 
Divida a turma em grupos de quatro. Disponha caixas com materiais e proponha que criem outros jogos, inspirando-se no que aprenderam até então. Organize nova roda: da mesma maneira em que trabalharam na 2ª etapa, a intenção é que possam conversar sobre as melhorias de seus jogos com os colegas e, em seguida, façam as alterações.
6ª etapa 
Convide um adulto para observar os jogos elaborados e dar dicas de como melhorá-los ainda mais (como no acabamento ou nas regras). Dê tempo para que possam fazer as alterações.
7ª etapa 
Com base na leitura atenta de textos instrucionais, peça que as crianças ditem as regras de seus jogos e seja o escriba. Organize os dados no quadro e depois registre-os em papel (esse material vai acompanhar os jogos dados de presente).
8ª etapa 
Proponha a entrega dos presentes aos amigos ocultos.

Produto final:
Jogos de alvo.
Avaliação 
Analise o desempenho das crianças no decorrer do projeto, observando se participam das propostas, se têm ideias para a confecção dos jogos, se socializam as regras e se interagem e cooperam com os companheiros. Note se relacionam a direção e a força para acertar o alvo.
Flexibilização 
Para que a criança com deficiência intelectual seja bem apoiada, o primeiro trabalho de criação dos jogos pode ser realizado em grupos maiores, de três ou quatro crianças. O envolvimento dos pais nas atividades da sequência é essencial. Para a etapa em que os pais são convidados a ir até a escola para apresentar um jogo, é muito importante a participação dos responsáveis pela criança com deficiência intelectual. Eles podem mostrar o jogo à criança previamente, pois no caso da deficiência intelectual é fundamental diversificar conteúdos e meios de acesso.
Quanto mais jogos a criança conhecer, mais fácil se torna compreender a lógica dos jogos de alvo e percurso. Ofereça um tempo razoável para que as crianças possam desenvolver o jogo individualmente. A criança com deficiência intelectual deve contar com a ajuda dos pais e do educador responsável pela sala de recursos. Respeite os avanços e valorize as habilidades dessa criança. Você pode ajudá-la a ter ideias de jogos relacionados a situações do cotidiano e a características do colega que será presenteado e que sejam percebidas pelos pequenos. A interação com os colegas e a prática de outras brincadeiras no contraturno ajudam a reforçar as estratégias adotadas pela criança com deficiência mental.
 
Deficiências 
Intelectual

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