Produção de jogos de alvo na pré-escola
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Objetivo(s)
- Construir jogos de alvo para dar de presente na brincadeira de amigo-oculto.
Conteúdo(s)
Jogos e brincadeiras.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
4 meses
Material necessário
- jogos de alvo
- placas de madeira
- caixas de sapato
- pregadores de roupa
- botões
- cola
- tintas guache
- pincéis
- rolos de pintura
- tesouras
- elásticos
- objetos que podem servir de obstáculos
Desenvolvimento
1ª etapa
Leve
à turma diversos jogos de alvo para que conheçam como são (boliches,
dardo ou bilhar, por exemplo). Apresente suas regras e deixe que
brinquem.
2ª etapa
Disponibilize
para as crianças os materiais e diga que façam seus jogos. Proponha
que, em duplas, planejem, construam um brinquedo que tenham as
características dos conhecidos na etapa anterior e testem sua criação.
Fique atento às necessidades e intervenha, ajudando na manipulação de
cola ou sugerindo que utilizem tinta para pintar grandes superfícies.
3ª etapa
Organize
a turma em roda e peça que cada dupla apresente sua criação aos
colegas. A intenção é que aprimorem seus jogos, sugerindo novos
elementos ou regras às outras crianças. Nos dias seguintes, deixe que
façam os ajustes e brinquem.
4ª etapa
Chame
um convidado (como outro professor, alguém da comunidade ou uma criança
mais velha) para levar um jogo de alvo à escola e ensinar seu
funcionamento. É importante que ele leia as regras para a turma se
habituar com o texto instrucional.
5ª etapa
Divida
a turma em grupos de quatro. Disponha caixas com materiais e proponha
que criem outros jogos, inspirando-se no que aprenderam até então.
Organize nova roda: da mesma maneira em que trabalharam na 2ª etapa, a
intenção é que possam conversar sobre as melhorias de seus jogos com os
colegas e, em seguida, façam as alterações.
6ª etapa
Convide
um adulto para observar os jogos elaborados e dar dicas de como
melhorá-los ainda mais (como no acabamento ou nas regras). Dê tempo para
que possam fazer as alterações.
7ª etapa
Com
base na leitura atenta de textos instrucionais, peça que as crianças
ditem as regras de seus jogos e seja o escriba. Organize os dados no
quadro e depois registre-os em papel (esse material vai acompanhar os
jogos dados de presente).
8ª etapa
Proponha a entrega dos presentes aos amigos ocultos.
Produto final:
Jogos de alvo.
Produto final:
Jogos de alvo.
Avaliação
Analise
o desempenho das crianças no decorrer do projeto, observando se
participam das propostas, se têm ideias para a confecção dos jogos, se
socializam as regras e se interagem e cooperam com os companheiros. Note
se relacionam a direção e a força para acertar o alvo.
Flexibilização
Para
que a criança com deficiência intelectual seja bem apoiada, o primeiro
trabalho de criação dos jogos pode ser realizado em grupos maiores, de
três ou quatro crianças. O envolvimento dos pais nas atividades da
sequência é essencial. Para a etapa em que os pais são convidados a ir
até a escola para apresentar um jogo, é muito importante a participação
dos responsáveis pela criança com deficiência intelectual. Eles podem
mostrar o jogo à criança previamente, pois no caso da deficiência
intelectual é fundamental diversificar conteúdos e meios de acesso.
Quanto mais jogos a criança conhecer, mais fácil se torna compreender a lógica dos jogos de alvo e percurso. Ofereça um tempo razoável para que as crianças possam desenvolver o jogo individualmente. A criança com deficiência intelectual deve contar com a ajuda dos pais e do educador responsável pela sala de recursos. Respeite os avanços e valorize as habilidades dessa criança. Você pode ajudá-la a ter ideias de jogos relacionados a situações do cotidiano e a características do colega que será presenteado e que sejam percebidas pelos pequenos. A interação com os colegas e a prática de outras brincadeiras no contraturno ajudam a reforçar as estratégias adotadas pela criança com deficiência mental.
Quanto mais jogos a criança conhecer, mais fácil se torna compreender a lógica dos jogos de alvo e percurso. Ofereça um tempo razoável para que as crianças possam desenvolver o jogo individualmente. A criança com deficiência intelectual deve contar com a ajuda dos pais e do educador responsável pela sala de recursos. Respeite os avanços e valorize as habilidades dessa criança. Você pode ajudá-la a ter ideias de jogos relacionados a situações do cotidiano e a características do colega que será presenteado e que sejam percebidas pelos pequenos. A interação com os colegas e a prática de outras brincadeiras no contraturno ajudam a reforçar as estratégias adotadas pela criança com deficiência mental.
Deficiências
Intelectual
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