Avaliação para o 3º ano
| 
   
    A
  GALINHA DOS OVOS DE OURO 
          Rafael tinha uma galinha que botava ovos de ouro. 
         
  A galinha botava um ovo por dia,mas Rafael queria sempre mais. 
         Ele batia na galinha e gritava: 
        
  __Galinha, vou te levar para a cozinha e te fritar! Vê se bota mais
  ovos de ouro, pois quero ficar muito rico. 
        
  Um dia, a galinha, cansada de maus-tratos, fugiu. Rafael procurou,
  procurou, mas não a encontrou. 
         
  A galinha, depois de muito correr, encontrou Manuel e Dalva, que a
  levaram para casa e lhe deram comida e carinho. 
         
  Por isso, até hoje, a galinha vive feliz com seus novos amiguinhos. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
 Fábula do Esopo 
·           
    
 | 
 
    
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
1)  NUMERE
OS PARÁGRAFOS DO TEXTO:
O
texto possui ____parágrafos.
2)  Qual é
o título do texto?
__________________________________________________________
_______________________________________________________2ac
3)  Por
que a galinha fugiu?
_______________________________________________________________________________________________________________________
4)  Quais
são os personagens do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________
5)  Escreva
o parágrafo que conta o que aconteceu com a galinha depois de tanto
correr._________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
          _____________________________________________________2ac
6)  Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(    ) A galinha botava ovos de prata.
(    ) Rafael queria ficar rico.
(    ) A galinha botava muitos ovos por dia.
(    ) A
galinha ia ser “frita” se não botasse mais ovos. 
                                                                                                  4ac
7)  
Como
você fica quando é maltratado?
_____________________________________________________________________________________________________________         1 ac
8)  
Retire
do texto:                                                             
 
Uma  palavra
polissílaba:_______________________________
Uma  palavra
dissílaba:__________________________________
Uma  palavra
trissílaba:________________________________    
3ac
9)  
DÊ O
PLURAL DA FRASE ABAIXO:
A
galinha é gorda.
                                                                                                                  1ac
10) Localize no texto e
escreva abaixo, uma palavra com:
PR:_________________________     GR:_______________________
TR:_________________________      FR:_______________________
                                                                                         
                               4ac
10)             
Escreva
o feminino das palavras abaixo:
ü Galo ____________________________________
ü Amigo___________________________________                           2ac
11)             
Leia a
música abaixo:
a)   Retire
do texto uma palavra no diminutivo.___________________  2ac
b)  
Escreva uma palavra
que rima com galinha._______________________________
12)             
 Texto
informativo - A galinha 
                     Galinha
  Nome científico: Gallus gallus
domesticus
Origem
As galinhas são originárias da Ásia, protagonista da manhã. Ao raiar do dia, canta para acordar todos os outros animais e pessoas que vivem do campo. Ao final da tarde, o galo é o primeiro a recolher, para que as galinhas também o façam. Sempre de acordo com a hierarquia. Aqui quem manda é o galo!.
   As galinhas vivem num espaço a que se chama
galinheiro.
Depois da refeição da manhã, normalmente milho e farinhas, passam o resto do dia a esgravatar e comer tudo o que apanham na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos e migalhas.
Depois da refeição da manhã, normalmente milho e farinhas, passam o resto do dia a esgravatar e comer tudo o que apanham na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos e migalhas.
   Durante os períodos de calor, ficam à
sombra, de asas e bico aberto para manter a sua temperatura o mais constante
possível..
Reprodução
 As galinhas entram em fase de choco, começando
a reunir os seus ovos. 
As galinhas chocam tantos ovos quantos couberem debaixo do seu corpo.
As galinhas chocam tantos ovos quantos couberem debaixo do seu corpo.
O tempo de
incubação são 21 dias, começando então a nascer os pintos, que vão partindo a
casca com o seu bico.
     Como são aves, os pintos, poucas horas
após o seu nascimento, já andam atrás da mãe a debicar e comer tudo o que
apanharem no chão, tem que o fazer para se alimentar.
Longevidade
As galinhas podem viver cerca de 15 anos.
Responda:
a)   Para
que as galinhas acordam cedo?                                                    
9ac
______________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Qual é o nome do espaço onde vive as galinhas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
c)    Cite 4 alimentos que as galinhas consomem? 
______________________________________________________________________________________________________________________________
d)    Quantos dias aproximadamente leva um pintinho
para nascer?
________________________________________________________________________________________________________________________
e)   Durante
quanto tempo pode viver uma galinha?
_____________________________________________________________________________________________________________________
f)    O que
acontece com os pintinhos logo após o nascimento?
____________________________________________________________________________________________________________________
Produção de texto
Instruções:
1-Leia atentamente a
proposta de texto.
2-Ao escrever faça
letra legível.
3-Tenha tranquilidade e
faça uma ótima avaliação.
                 Redija
um texto dissertativo sobre a importância da leitura para nossa vida.
“Um país é feito de
homens e livros, já dizia Monteiro Lobato.
Um país saudável é
feito de homens que leem. Ler desenvolve a inteligência, socializa, informa e
previne doenças, tais como: ignorância, falta de estímulo, alienação, dentre
outras. Não tem contra indicação, não tem idade, uma vez que todos  somos capazes de ler ideias, intenções e
desejos.
Atividade avaliativa de História/6º ano
Atividades sobre o Egito
1. É considerado o principal deus
egípcio, sendo denominado o Deus Sol.
2. Nome da escrita utilizada pelos
escribas para fazer a contabilidade dos armazéns reais e dos templos.
3. Quem ocupava a classe social mais
inferior no Egito Antigo.
4. Das três pirâmides de Gizé, qual é a
menor?
5. Qual é o nome do deserto que está
localizado no Egito e em outros países da África?
6. Das três pirâmides de Gizé, qual é a
maior? como modelo de mãe e esposa ideal.
8. Quem era venerado como um deus no
Egito Antigo?
9. Qual foi o primeiro faraó do Egito
Antigo?
10. Nome do mar onde o Rio Nilo deságua.
11. Das três pirâmides de Gizé, qual é a
segunda em tamanho?
12. Nome da escrita utilizada pela
nobreza egípcia.
13. Instrumento utilizado pelos egípcios
para tirar água do Rio Nilo.
14. Povo de conquistou o Egito Antigo
durante o Médio Império.
15. Deus egípcio responsável por julgar
os mortos, sendo considerado um dos mais populares deuses do Egito Antigo.
16. Em que continente o Egito está
localizado.
17. Elemento responsável pela
fertilização do solo às das margens do Rio Nilo depois do término da inundação.
18. Que historiador imortalizou a frase:
O Egito é uma dádiva do Rio Nilo.
1. ÁR
2. TICADEMÓ
3. SESCRAVO
4. INOSMIQUER
5. RASAA
6. OPSQUÉ
7. SÍSI
8. ÓFARA
9. ÉSMEN
10. RRÂNEOMEDITE
11. NQUÉFRE
12. TICAHIERÁ
13.
DUFSHA
14.
SHICSO
15.
SOSÍRI
16.
OAFRICAN
17.
OHUM
18.
OHERÓDOT
| 
   
As respostas foram dispostas em
  forma de questionário. 
 | 
 
| 
   
.  
 | 
 
| 
   
1) É considerado o principal
  deus egípcio, sendo denominado o Deus Sol. 
Resposta: Rá 
2) Nome da escrita utilizada pelos
  escribas para fazer a contabilidade dos armazéns reais e dos templos. 
Resposta: Demótica 
3) Quem ocupava a classe social
  mais inferior no Egito Antigo. 
Resposta: Escravos 
4) Das três pirâmides de Gizé,
  qual é a menor? 
Resposta: Miquerinos 
5) Qual é o nome do deserto que
  está localizado no Egito e em outros países da África? 
Resposta: Saara 
6) Das três pirâmides de Gizé,
  qual é a maior? 
Resposta: Quéops 
7) Deusa egípcia que era
  reverenciada como modelo de mãe e esposa ideal. 
Resposta: Ísis 
8) Quem era venerado como um deus
  no Egito Antigo?  
Resposta: Faraó 
9) Qual foi o primeiro faraó do
  Egito Antigo? 
Resposta: Menés 
10) Nome do mar onde o Rio Nilo
  deságua. 
Resposta: Mediterrâneo 
11) Das três pirâmides de Gizé,
  qual é a segunda em tamanho? 
Resposta: Quéfren 
12) Nome da escrita utilizada pela
  nobreza egípcia. 
Resposta: Hierática 
13) Instrumento utilizado pelos
  egípcios para tirar água do Rio Nilo. 
Resposta: Shaduf 
14) Povo que conquistou o Egito
  Antigo durante o Médio Império. 
Resposta: Hicsos 
15) Deus egípcio responsável por
  julgar os mortos, sendo considerado um dos mais populares deuses do Egito
  Antigo.  osiris 
16) Em que continente o Egito está
  localizado. 
Resposta: Africano 
17) Elemento responsável pela
  fertilização do solo às das margens do Rio Nilo depois do término da
  inundação. 
Resposta: Humo 
18) Que historiador imortalizou a
  frase: O Egito é uma dádiva do Rio Nilo. 
Resposta: Heródoto  | 
 



Nenhum comentário:
Postar um comentário