Mamãe não trabalha
Era uma vez uma mulher que perdeu seu nome de batismo, ou melhor,
trocou-o por outro muito usado: o de Mãe.
Fonte: PRATES, Marilda. Reflexões e Ação-5ª série.
Beijosss
trocou-o por outro muito usado: o de Mãe.
Sendo mãe, tornou-se uma pessoa essencialmente chata. A maior
cobradora da paróquia: "Faça isso, faça aquilo...".
O relógio toca Começa a batalha.
_ Vamos acordar, pessoal!
Corre e liga a água para o café. O leite também (quando tem).
_ Vamos, crianças, vistam o uniforme.
O pai já está no banho.
_ Rápido. Tem aula.
Côa o café. Serve a mesa.
_ Vamos, pessoal. Olha a hora. Comam todo o pão. Escovem os
_ Vamos acordar, pessoal!
Corre e liga a água para o café. O leite também (quando tem).
_ Vamos, crianças, vistam o uniforme.
O pai já está no banho.
_ Rápido. Tem aula.
Côa o café. Serve a mesa.
_ Vamos, pessoal. Olha a hora. Comam todo o pão. Escovem os
dentes.
Pronto. O marido foi para o trabalho; e os filhos, para a escola.
Trocou de roupa, tirou a mesa, lavou a louça do café. Arrumou
Pronto. O marido foi para o trabalho; e os filhos, para a escola.
Trocou de roupa, tirou a mesa, lavou a louça do café. Arrumou
as camas. Varreu a casa. Retirou o pó dos móveis. Chegou o
verdureiro. Feitas as compras, corre ao açougue. Aproveita a saída,
passa pelo banco e paga as contas de água e luz.
Volta correndo. Faz o almoço.
_ Menino, não belisque sua irmã!
o pai pede que lave seu macacão. Conta que hoje o trabalho
_ Menino, não belisque sua irmã!
o pai pede que lave seu macacão. Conta que hoje o trabalho
melhorou um pouco, mas é para cuidar das despesas. Breve
repouso e volta ao serviço.
A mãe lava a louça do almoço. A filha seca os pratos; e o filho,
os talheres e se manda para o quintal. O cachorro com os pelos
da cauda bem aparados.
_Esse menino! Foi por isso que ele pegou a tesoura...
_ Crianças, façam a lição.
_ Sim, claro, arranjar figuras para a tarefa de Geografia.
Costurar a barra da calça do menino. pregar botão na blusa da menina.
_ Mãe, amanhã é aniversário da professora. Tenho que levar um bolo.
Pronto. O bolo está no forno. Enquanto assa, lava o macacão.
Passam na panificadora. Voltam para casa.
_ Tomem banho!
Providencia o jantar.
_ Não gosta de ovo? Tem que comer. Faz bem para a saúde.
Fiquem quietos. Deixem o pai assistir ao noticiário sossegado.
_ Crianças, façam a lição.
_ Sim, claro, arranjar figuras para a tarefa de Geografia.
Costurar a barra da calça do menino. pregar botão na blusa da menina.
_ Mãe, amanhã é aniversário da professora. Tenho que levar um bolo.
Pronto. O bolo está no forno. Enquanto assa, lava o macacão.
Passam na panificadora. Voltam para casa.
_ Tomem banho!
Providencia o jantar.
_ Não gosta de ovo? Tem que comer. Faz bem para a saúde.
Fiquem quietos. Deixem o pai assistir ao noticiário sossegado.
Ele está cansado. Trabalhou o dia todo.
_ Vão para o banho! Já arrumaram o material para aula de amanhã?
_ Vão para o banho! Já arrumaram o material para aula de amanhã?
Mas que turma! Desde que chegamos do dentista, estou dizendo pra
irem pro banho.
Todos deitados. Verificação total da casa. Deixa a mesa arrumada
Todos deitados. Verificação total da casa. Deixa a mesa arrumada
para o café matinal.
_ Ora veja! O menino se esqueceu de guardar um caderno.
Abriu-o. Deu uma olhada na lição. Ele preencheu uma página com
_ Ora veja! O menino se esqueceu de guardar um caderno.
Abriu-o. Deu uma olhada na lição. Ele preencheu uma página com
dados pessoais: nome completo, data e local de nascimento e também
dados familiares:Profissão do pai: mecânico. Profissão da mãe:
não faz nada, só fica em casa...
Fonte: PRATES, Marilda. Reflexões e Ação-5ª série.
São Paulo: Editora do Brasil,1984.
Contação de histórias
Oiiii!!! Quanto tempo heinnnn... É que eu ando ocupada com as atividades
do PDE, mas estas atividades já estão rendendo frutos para o blog.
Estou lendo muito e realizando várias pesquisas sobre a contação de
história como motivador da leitura, então resolvi postar alguns vídeos
que achei muito interessante... Esta é Carol Levy e estou encantada com a
forma com que ela dá vida às histórias dos livros.
Vou postar as histórias que provavelmente farão parte da minha
implementação, mas esta contadora tem mais histórias tão legais quanto
essas que postei, é só pesquisar no You Tube...
CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque)
É UM LIVRO
(Lane Smith)
Espero que gostem!!!
Beijosss
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Sequência Didática - Parlendas
Justificativa:
Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usá-los na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Permitir
conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a
capacidade de criação e leitura além de incentivar o trabalho em
equipe.
- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
Segundo o Dicionário Aurélio, parlendas são rimas infantis que fazem parte das brincadeiras de crianças no quintal e na rua. Mas o que este repertório possui de tão especial para ter invadido as escolas já há alguns anos? Como fazem parte do mundo dos jogos, são rimados, divertem e são fáceis de memorizar, estes textos, junto com os trava-línguas, tornaram-se objetos de brincadeira e de trabalho de muitos professores, além de contribuir para manter vivo um repertório que faz parte da cultura popular da infância, pois em todos os cantos do Brasil as crianças, em diferentes épocas, usam as parlendas e os trava-línguas em suas brincadeiras. Muitos professores então, sabiamente, passaram a usá-los na escola para propostas interessantes, envolventes e divertidas de leitura, escrita e comunicação oral.
Objetivo:
Permitir
conhecer e seguir diferentes gêneros textuais e aprimorar a
capacidade de criação e leitura além de incentivar o trabalho em
equipe.
Conteúdos:
- Leitura, cópia, ilustrações, e brincadeiras.
Material necessário:
textos, Cartazes, áudio, lápis, caneta, lápis de cor, papel sulfite, etc.
Desenvolvimento-Primeira aula:
· Conversa informal sobre parlendas; ( o que é?)· Investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre se já conhecem parlendas;· Após a conversa organizar a sala em duplas e propor a leitura dos textos;· Apresentação da Leitura individual dos textos;· Socializar no grupão os textos lidos.
Segunda aula:
· Reescrever a parlenda da aula anterior;
· Recitar;· Ilustrar;
Terceira aula:
· Revisão e reescrita;· Atividades (Completando parlendas);· Ilustrando parlendas
Quarta aula:
· Trocando textos; (Ampliação do repertório)· Reescrita ( revisão);· Trabalhos em grupo;
Quinta aula:
· Brincadeiras;· Apresentações em duplas;· Sistematização dos conhecimentos.
Avaliação:
· Verificar a real contribuição do trabalho em grupo: os que tem mais facilidade contribuíram para a evolução dos que apresentavam maior dificuldade?· O que as reflexões proporcionaram?· Houve evolução na aprendizagem?· Despertaram o gosto pela leitura e a escrita das parlendas.
FONTE:
http://tialenise.blogspot.com.br/2010/09/sequencia-didatica.html
Ser Professor...rsrsrsrs...
Meus colegas professores tem que concordar comigo que, o período de correção de prova é extremamente estressante, não é?
Porém, nos deparamos com cada resposta...
Encontrei algumas coisinhas na net e resolvi postar como uma espécie de "homenagem" pelo nosso dia que está chegando.
Para ampliar as imagens, clique sobre elas, ok!!! Vale a pena!!
Porém, nos deparamos com cada resposta...
Encontrei algumas coisinhas na net e resolvi postar como uma espécie de "homenagem" pelo nosso dia que está chegando.
Para ampliar as imagens, clique sobre elas, ok!!! Vale a pena!!
FONTE:
www.google.com.br/imagens
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Sugestões de atividades pedagógicas para o uso do Filme: BEE MOVIE
Ficha técnica do filme
Título no Brasil: Bee movie – a história de uma abelha
Título original: Bee movie
País de origem: EUA
Gênero: Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de lançamento: 2007
Site oficial: http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures Brasil
Direção: Steve Hickner/Simon J. Smith
Título original: Bee movie
País de origem: EUA
Gênero: Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de lançamento: 2007
Site oficial: http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures Brasil
Direção: Steve Hickner/Simon J. Smith
Sinopse
O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar
humano.
humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela
apropriação indevida do mel.
apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da
codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.
codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.
Crítica do filme
“ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade,
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito
bacana! Mel-ravilhoso mesmo!” Danielle Lourenço – Pedagoga
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito
bacana! Mel-ravilhoso mesmo!” Danielle Lourenço – Pedagoga
Sugestões pedagógicas
1) A Vida das Abelhas.
Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
Alguns sites interessantes:
2) Sociedade.
Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a
sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?
sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?
3) Conceito de equipe.
Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das
pequenas tarefas para a realização do todo.
pequenas tarefas para a realização do todo.
Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar.
Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.
Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.
4) Exploração da natureza.
O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas.
Argumente com seus alunos:
Argumente com seus alunos:
a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?
5) Ecossistemas.
Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os
alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param
de trabalhar.
alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param
de trabalhar.
6) Polinização.
Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para
os humanos.
os humanos.
7) Equilíbrio ambiental.
Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma
vaca reclamando da usurpação do seu leite.
vaca reclamando da usurpação do seu leite.
Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este
equilíbrio ambiental?
equilíbrio ambiental?
8) Palavras.
O filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas.
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme
fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme
fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?
9) Atividade com os Pais.
O filme pode ser muito interessante para trabalharmos com os pais! Alguns aspectos que
podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição do Ensino Médio
para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão familiar; a descoberta da
vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e rompimento do cordão umbilical
familiar; como acontece o despertar da verdadeira vocação; a escolha das namoradas,
que não podem ser vespas nem aranhas.
podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição do Ensino Médio
para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão familiar; a descoberta da
vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e rompimento do cordão umbilical
familiar; como acontece o despertar da verdadeira vocação; a escolha das namoradas,
que não podem ser vespas nem aranhas.
10) Jogos em Inglês.
O site oficial do filme está em inglês, mas há jogos bem interessantes. Que tal uma parceria
com a “teacher” da sua escola?
com a “teacher” da sua escola?
11) O mundo das abelhas - Extras.
Nos extras do DVD é possível fazer perguntas pré-formuladas ao Barry Benson. Algumas
são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são favo-losas para aprender
mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!
são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são favo-losas para aprender
mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!
Links complementares
Site oficial do filme: http://www.beemovie.com
FONTE:
Por Danielle Lourenço
Nenhum comentário:
Postar um comentário