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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Textos e atividades de artes visuais

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Assunto: Vitral

 
Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.
Os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.
Tal como o vidro, o vitral originou-se no oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Media. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria, cenas religiosas.
Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
A técnica clássica de fabricação de vitrais utilizava chumbo nas junções e soldaduras. A cor nas pecas de vidro era obtida pela adição de substancias como: o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro e o cobre e outros, a massa de vidro em fusão. De peso elevado, os vitais assim construídos apresentavam problema de estrutura, estanquiedade, fragilidade, deformações, manutenção difícil, alem de elevado custo.
Atualmente, existem técnicas mais avançadas para a produção de vitrais, de grande valor estético, mais baratas e inócuas para a saúde e para o meio ambiente.
Material
·        Papel celofane de várias cores ou as cores primárias.
·        Cola
·        Tesoura
·        Papel chamex

Procedimento
Faça um desenho simples no papel chamex. As linhas do desenho devem ser largas, 1,5 a 2 cm são suficientes. Pinte as linhas largas com lápis de cor preta. A cor preta vai realçar as cores do papel celofane. 


As partes do desenho que ficaram sem ser pintadas devem ser recortadas, cuidado para cortar as linhas pintadas.


Nas partes vazadas será colado o papel celofane da cor que desejar. Para o acabamento, cole uma folha de papel chamex por traz da colagem do celofane.


Obs: No trabalho acima não foi colado papel celofane e sim folha de revista. O celofane está um pouco caro, né. Essa técnica pode ser aplicada em vários tipos de desenhos.

Sugestão de atividade

Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem vitral (em prédios públicos, em igrejas, em monumentos históricos, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o vitral foi fotografado.

Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do vitral, e formas de construção.
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cola

  • Para concluir, as linhas do desenho podem ser contornadas com canetinha.
Resultado com o papel camurça


Resultado com revista velha

Sugestão de atividades.

Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem exposição de mosaico (prédios públicos, igrejas, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o mosaico foi fotografado.

Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do mosaico, e formas de construção.

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Assunto: Luz e sombra

Fonte: http://www.amopintar.com/luz-e-sombra#ixzz16aepaRX7
Publicado por: "Amopintar"   Na secção: Desenho

 

                     “A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos".


                Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e   caracterizam o volume do objeto. O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz. A definição correta do volume dum objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras. Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas. As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
                   Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.         Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
                     No exemplo da Figura 2, distinguimos dois objetos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera. O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume. A diferença entre os dois objetos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra”.

Material
  • Papel chamex
  • Borracha
  • Lápis 6B
  • Um desenho simples sem muitos enfeites, mais contorno
  • Régua
  • Um pedacinho de algodão.
  
Procedimento

1 parte- Primeiro faça um exercicio com os alunos para que eles aprendam a usar o lápis 6B. Peça que desenhem 3 retângulos. No primeiro pintar uniforme com um cinza escuro, de preferência na horizontal. No segundo pintar um cinza escuro e o outro médio, que devem se encontrar no meio, os dois na mesma direção. No terceiro, três tipos de cinzas, escuro, médio e claro, as pontas das cores devem se encontrar. Veja o exemplo a baixo.




2 parte- Pintar o desenho por dentro com três tonalidades de cinza, as cores devem se encontrar, do mais escuro para o mais claro. Depois pintar o desenho por fora, pode ser empregado a penas diuas tonalidades de cinza. Contornar as linhas do desenho com o lápis 6B. Ao final, passar o pedacinho de algodão em todo o desenho em movimentos circulares, bem suave, é somente para dar o brilho.Veja os exemplos abaixo.

Obs: A pintura fica legal em movimentos todos horizontais ou todos na vertical, para que as linhas possam se encontrar. 

Sombreamento interno: O desenho fica todo pintado, assim como o lado de fora.


Sombreamento externo: O desenho fica sem ser pintado, o lado de fora que é pintado, tem-se a impressão que o desenho fica projetado. O lado de fora pode ser pintado com três tonalidades de cinzas, escuro, médio e claro.
Meus trabalhos e de alunos.

Exemplos retirados da internet



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Assunto: Figuras geométricas



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Assunto: Composição com linhas



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Assunto: Desenho raspado

Essa é uma atividade muito interessante pois é sempre uma descoberta, os alunos gostam muito de fazer.

Material

  • Lápis de cêra.
  • Papel chamex da cor branca
  • Um desenho

Procedimento

Pegue uma folha de papel em branco e pinte-a com o lápis de cera, utilize várias cores, de preferencia pintando sempre na mesma direção.  

Exemplo

Depois da folha toda colorida pegue o lápis de cera da cor preta e passe por cima de tudo o que foi pintado, sempre na mesma direção. 

Exemplo

Pegue a tampa de uma caneta e vá desenhando sobre tudo que foi pintado.
 Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.
Exemplo 
 
Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.


Desenho raspado colorido
Desenho raspado com apenas uma cor

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Assunto: História em quadrinhos

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