"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 10 de outubro de 2015

de 2012

Historia do Zequinha Para Trabalhar o Bullying



Para trabalhar o Bullying com meus alunos, desenhei um menino numa folha de papel oficio e o apresentei às crianças como Zequinha e contei uma história mais ou menos assim.

Este é o Zequinha, ele acabou de entrar numa 1º Ano da escola, ele estava muito contente e cheio de expectativas para aquela escola, só que na sala dele havia algumas crianças mal educadas que começaram a  
tratar o Zequinha muito mau.
Essas crianças o xingavam, não o deixavam participar das brincadeiras e o magoavam de diversas formas.
Vocês sabem o que acontece com uma pessoa que é tratada desse jeito? Para descobrirmos o que aconteceu com o menino eu vou passar o Zequinha de mão em mão e cada criança falará para ele algo ruim que já o chamaram ou que ouviu alguém chamar para um coleguinha (o professor fica atento à todos as falas pois pode surgir aí pistas de eventuais crianças que podem estar sofrendo com o problema). Ao falar a criança deverá amaçar um pedaço do Zequinha. No final o professor indaga:
_Nossa como o Zequinha está? Vamos tentar consertar o menino?
Desamassar o máximo que puder e explicar que assim como o Zequinha ficou cheio demarcas e cicatrizes por causa dos colegas maldosos, acontece o mesmo conosco e com nossos colegas, se os xingamos, os ofendemos, mesmo que tentamos consertar mais tarde, essas ofensas podem deixar marcas muito profundas na nossa alma.





Confeccionamos um texto coletivo assim:
Dividi o quadro em três partes e escrevi em cada uma começo - meio - fim. Expliquei que toda história deve haver esses três elementos. Assim as crianças foram falando como foi o começo da história, então escrevi no quadro, sempre levando a criança a simplificarem o máximo possível, fizemos o mesmo com o meio e o fim.
Depois as crianças copiaram em quadros de papel com linha, também desenharam o Zequinha.




"Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações." 
(Esdras 8:23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário