Volta às aulas em 2016.
FONTE: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com
Você escolheu a profissão de dar amor às crianças. É claro que você não precisa de receitas, mas se for curiosa, dê uma espiada na minha
RECEITINHA DE AMOR
MUITA PACIÊNCIA
(Cada garotinho é um planeta; cada planeta obedece a um ritmo próprio. É preciso esperar...)
MUITA HUMILDADE
(O amor não pode estar centrado em mim. Tem que estar centrado no outro. Um golpe mortal na minha vaidade.)
MUITO CONTROLE
(Não devo rotular ninguém, prendê-lo numquadrado de ferro. Nenhum menino é; está sendo.)
MUITA SENSIBILIDADE
(Os frios e "snobs" matam o amor e geramos inflexíveis e distantes.) De resto, é muita conversinha, muito risinho,muita brincadeirinha,olhares, coisinhas, ternura, silêncio para escutar.E por fim é só lembrarque hoje ele é apenas um garotinho. Depende de nós. Amanhã nós é que dependeremos dele.
Maria Mazzetti
(Cada garotinho é um planeta; cada planeta obedece a um ritmo próprio. É preciso esperar...)
MUITA HUMILDADE
(O amor não pode estar centrado em mim. Tem que estar centrado no outro. Um golpe mortal na minha vaidade.)
MUITO CONTROLE
(Não devo rotular ninguém, prendê-lo numquadrado de ferro. Nenhum menino é; está sendo.)
MUITA SENSIBILIDADE
(Os frios e "snobs" matam o amor e geramos inflexíveis e distantes.) De resto, é muita conversinha, muito risinho,muita brincadeirinha,olhares, coisinhas, ternura, silêncio para escutar.E por fim é só lembrarque hoje ele é apenas um garotinho. Depende de nós. Amanhã nós é que dependeremos dele.
Maria Mazzetti
Um novo ano começa
Um ano cheio de dúvidas
E, ao mesmo tempo, cheio de esperanças.
Mas nesse ano, há um dia especial pra mim.
Um ano cheio de dúvidas
E, ao mesmo tempo, cheio de esperanças.
Mas nesse ano, há um dia especial pra mim.
Posso ir muito contente.
Mas se por acaso eu chorar,
quando à escola entrar,
não fique com pena de mim.
É que vou ficar longe de você...
Mas lá vou encontrar segurança,
dedicação, atenção,
e principalmente, amor.
Mas se por acaso eu chorar,
quando à escola entrar,
não fique com pena de mim.
É que vou ficar longe de você...
Mas lá vou encontrar segurança,
dedicação, atenção,
e principalmente, amor.
Não se preocupe com lápis,
borracha e caderno...
Eu só os usarei depois de muito brincar,
recortar, colar, desenhar, pintar...
Pergunte o que fiz na escola
e não jogue fora os meus trabalhinhos,
eles são muito importantes para mim!
Tudo isso fará de mim uma
CRIANÇA FELIZ!
e não jogue fora os meus trabalhinhos,
eles são muito importantes para mim!
Tudo isso fará de mim uma
CRIANÇA FELIZ!
Sugestão do blog: http://dellaviartes.blogspot.com
Lembrancinha de volta às aulas.
Feito com garrafa pet e eva.
Porta guloseimas.
Feito com garrafa pet e eva.
Porta guloseimas.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
VOLTA ÀS AULAS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2)- DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3)- O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário