"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 10 de outubro de 2015

e mai de 2008

Jogos


Jogo das cores:


Materiais:
  • Copinhos descartáveis (para confeccionar o urso);
  • Cartolina de várias cores (para a trilha);
  • Um dado de cores
Cada participante é representado por um ursinho, conforme o desenho abaixo. A cada rodada o dado é jogado, a criança na qual a casinha da frente for a 
da cor sorteada coloca seu ursinho na casinha. Ganha quem chegar primeiro ao fim da trilha.






































Jogo da velha:

Materiais:

  • 2 caixas de fósforos grandes (será a base do jogo e também servirá para guardar as peças);
  • Eva(para o tabuleiro);
  • Tampinhas de garrafa Pet (colocar os adesivos);
  • Adesivos ou desenhos de papel fantasia.


















19 de jan de 2008

JOGOS PARA EXPRESSÃO MUSICAL

Jogos envolvendo músicas

A CABEÇA DO DRAGÃO
As crianças estão todas numa fila. Quando a música começa a tocar, o chefe de fila começa a andar fazendo gestos que serão imitados pela fila toda. Quando a música para, a criança que está à frente passa para a cauda e a criança seguinte assume a chefia.

A NOTA ERRADA
Utilizando uma flauta de bisel ou outro instrumento de altura definida, o professor toca uma melodia conhecida de todos os alunos, dando propositadamente uma nota errada. Os alunos estarão atentos e, quando ouvirem a nota errada, levantam imediatamente o braço. O jogo é indicado para fomentar a atenção dos alunos. Além disso, contribui para a boa aprendizagem de uma canção.

APRESENTAÇÃO
O jogo é especialmente indicado para o início do ano lectivo, para apresentação dos alunos e do professor. Este explica o que é a pulsação e convida as crianças a senti-la no pulso, realçando que pode ser mais lenta ou mais rápida. Depois bate a pulsação em andamento lento, diz o seu nome e cada um diz o seu, sempre na pulsação. Poderá também fazer-se este jogo com os intervenientes a dizerem apenas a sílaba "forte" do seu nome, a sílaba tónica, sempre dentro da pulsação. Neste caso, a pulsação já pode ser mais rápida.

GRAVE, MÉDIO OU AGUDO
O professor faz uma linha no quadro com pequeninas barras verticais (de divisão), inclusiv
e no início, terminando com barra dupla. Numera os sons de 1 a 10 por cima das barras.
Os alunos farão o mesmo no seu caderno, deixando espaço de cerca de um centímetro entre cada barra.
O professor toca para eles um som claramente grave, um agudo e um médio no piano ou na flauta (ou outro instrumento). À medida que o professor toca o som 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, as crianças escrevem no lugar próprio uma semibreve abaixo da linha, na linha ou acima da linha.
O professor deve ter o exercício registado para no fim conferir se as crianças acertaram no registo grave, médio ou agudo dos sons.

MUSICOGRAMA DE INSTRUMENTOS
O professor desenha um quadrado g
rande no quadro. Divide-o ao meio, na horizontal e na vertical, perfazendo quatro quadrados. Pode ainda fazer novas divisões de modo a obter16 pequenos quadrados.
Ao lado, desenha símbolos de instrumentos musicais disponíveis e que os alunos possam utilizar: clavas, pandeireta, tambor, reco-reco, caixa chinesa, maracas e triângulo, por exemplo.
As crianças desenham um símbolo em cada quadrado, podendo deixar quadrados em branco (que serão pausas). A partir das sequências de símbolos que os alunos e o professor escreverem pode-se fazer diversos jogos, tocando a pulsação cada instrumento desenhado, na horizantal e na vertical em todos os sentidos.
O jogo desenvolve a atenção, a prática da percussão e o conhecimento dos instrumentos musicais, enriquecendo as crianças nos campos da Música e da Expressão Plástica.

Se você gostou desses jogos e tiver interesse em mais jogos clique aqui .

2 de dez de 2007

Jogos e arte

OLÁ...
Atividade da borboleta:
Objetivos
Estimular o desenvolvimento da observação, discriminação visual, pensamento lógico e sequênciação.Sugestão de Atividade Colocar as peças de forma desordenada e pedir para criança colocá-las em ordem.
Perguntar:
- Qual a borboleta maior?
- Qual a borboleta menor?
Material
- EVA escolar
- tesoura
- furador de papel
- molde
Modo de Fazer
1. Transfira os moldes das borboletas para o EVA.
2. Recorte 4 quadrados de 10x10cm.
3. Com o furador de papel faça as bolinhas para o enfeite das asas e para a cabeça.
Giz de Cera Divertido:
Algumas idéias bem originais:
Com pratos plásticos descartáveis fazer os pintinhos e na parte de baixo do bico colocar os números na seqüencia correta. Sendo um número em cada bico, que ficará sem aparecer. A criança sorteia, sem ver um número que estará num saquinho, então deverá levar até o pintinho correto, isto é, pela seqüencia dos números.
Fantoche de Garrafa Descartável:
Observe que foi cortada a garrafa para fazer a boca e um barbante é fixado na parte superior para que a boca possa abrir e fechar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário