"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras

 
 
Cantinho de Leitura
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto de Ivanise Meyer
 
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula.
Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
 
Não basta apenas colocar um "cantinho de leitura" na sala, ou no pátio, ou em qualquer outro lugar da escola. Se o adulto não fizer alguma intervenção, demonstrando "como se faz" já que ele é o exemplo, é o modelo leitor que a criança tem, os livros e revistas perdem todo o sentido.
 
Desde que comecei minha vida de professora, montei vários cantinhos de leitura.
Meu primeiro cantinho, há mais de vinte anos atrás, no Ensino Fundamental, foi montado com livros doados e alguns que tinha em casa. Consegui um armário de madeira na escola e os livros e jogos ficavam lá dentro.
 
Na Educação Infantil, continuei com o "cantinho de leitura" como um dos cantos de trabalho diversificado. A criança tem em seu professor o seu "modelo de leitor", então é comum ela querer ler o livro tal qual o professor faz na roda de leitura. É preciso demonstrar como é que se lê sozinho (usando a mesa e cadeira, sentado no chão, em um tapete, etc).
 
Elaborei esses combinados sobre o cantinho de leitura com regrinhas básicas:
 
 
Estas instruções são simples para nós, mas bem complicadas para uma criança. Por isso, inicialmente você precisará estar por perto para lembrar as regras e para alertar sobre algum comportamento perigoso (puxar, rasgar, dobrar ou amassar o livro). A criança aprende tudo! Mas é preciso dar orientação à criança, lembre-se: "ninguém nasce sabendo" ler um livro!
 
Sugestões para montagem de um cantinho de leitura:
- Doações: pode-se pedir doação de livro de literatura infantil ou revista (gibi) aos pais das crianças para fazer parte do acervo da turma.
- Doações de pessoas conhecidas: quem estiver se desfazendo dos livros dos filhos crescidos, por exemplo.
- Algumas editoras fornecem livros de cortesia para professores.
- Empréstimos: se a escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, pode-se retirar livros para compor uma caixa na sala. Estes livros serão devolvidos!
- Caixa de textos: caixa (foto abaixo) para colocar textos que recortei de livros (desses que recebemos de cortesia). Colei em uma cartolina e coloquei em um saco plástico para ter mais durabilidade (contos, músicas, poemas, piadas, receitas, etc).
 
Esse cantinho foi montado em 2007 (turma de 1.º ano do EF):
 
 
Esse cantinho foi montado em 2009-2010 (turma de EI):
 

 

O que o professor NÃO deve fazer:
 
- Deixar o cantinho abandonado. Se a criança manipula um acervo com livros rasgados, amassados, sem páginas, ela entende que isso é "normal", e passará a ser descuidada com o material coletivo;
- Permitir que as crianças destruam o acervo. Dizer que a criança "rasga mesmo" não justifica a destruição. Caso os livros sejam destruídos, é preciso conversar com as crianças e retirar o livro do cantinho;
- Usar o cantinho como um "castigo" para conter a criança. Se a criança fez algo de errado, não é para esse cantinho que ela vai;
- Deixar as crianças sem orientação e sem a sua supervisão. Hábitos são conquistados aos poucos, com paciência e insistência.
 
O que o professor PODE fazer:
 
- Motivar a leitura! O professor é o modelo de leitor para seus alunos. Leia para eles e com eles! Tenha sempre em seu planejamento um "momento de leitura";
- Organizar um cantinho, nem que seja uma caixa, com livros e materiais de leitura;
- Orientar seus alunos: aprender a ouvir uma história, aprender a manusear (ler) um livro, revista, etc;
- Muitos de nós trabalhamos em condições adversas, mas podemos ter pequenos "oásis" em nossa sala de aula, um desses espaços de fantasia é o cantinho de leitura;
- Se sua escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, visite-a com seus alunos. Mas vá antes para conhecer o acervo e planejar sua atividade lá dentro.
 
 
 
Você encontrará mais dicas para organização da sala da Educação Infantil clicando aqui.
 
Para ler sobre "O livro para a criança
que não lê de forma convencional" clique aqui.
 

Para ler sobre Literatura Infantil clique aqui.
 
Organizado por Ivanise Meyer®
Por favor, se copiar o material do blog para sua utilização, mantenha os créditos. Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário