Plano
semanal de 02/05 a 06/05 /2014 PRÉ-ESCOLAR
Objetivos
gerais:
Desenvolver criatividade.
Conhecer mais sobre as mães
Identificar letras e vogais
Estimulá-los com o projeto
Relacionar número a quantidade
Desenvolver o gosto por historias
___________________________________________________________
Segunda-feira 02/05
Rotina: Oração, Hino, roda
de música, calendário, tempo, chamada.
Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana e falar sobre
o livro do final de semana.
Linguagem oral e escrita/
natureza e sociedade:
Dia das mães
Metodologia: Conversa
informal, questionar e relatar sobre o dia das Mães e a importância de
respeitá-la e amá-la. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos
sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou
da tia, ou até mesmo de outras pessoas.Perguntar:Com quem o aluno mora; Qual o
nome da mãe ou responsável; Como é a rotina da mamãe; A mamãe trabalha? Qual
sua profissão.
Escrever no quadro a palavra mãe, falando letra por letra.
Atividade: Escrever junto às
crianças recadinhos para a mãe, sendo que cada um escolherá o que quer escrever
e em seguida expor os recadinhos.
Recreação: 9h
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Artes visuais:
Técnica com giz molhado
Metodologia: Entregue um copo plástico e uma folha
de sulfite para cada criança. Auxilie-as a colocar 1/3 de água e a mesma medida
de cola branca no copo e, então, misture tudo com um palito de sorvete. Em
seguida, peça que molhem o giz nesse líquido e que desenhem o que mais gostam
de fazer com sua mãe.
Hora do conto:
Historia em rodinha do livro “Mãe canguru”
Extra: Brinquedos
___________________________________________________________________________
Terça-feira 03/05
Rotina: Música,
calendário, tempo, chamada.
Matemática:
Número 5 e sua quantidade.
Metodologia: Relembrar os números que já aprendemos de 1 a 4, em seguida
ir para fora de sala e fazer com corda o
número 5, e pedir as crianças que passem por cima sem sair do traçado, um a um.
Montar o primeiro painelzinho do número 5 para ser colocado em sala, usando o
emborrachado com o número, pedir que passem o dedinho por cima do numero
observando o traçado do mesmo.
Atividade em folha: Número 5
Recreação: 9h
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Educação Física
Capoeira
Artes:
Cantar a música a galinha do vizinho e em seguida
representar a quantidade de ovos com bolinhas de papel crepom.
Extra: Canto da Leitura
Para casa: Caderno de
atividades de matemática pág. 29 e 30
___________________________________________________________________________
Quarta-feira 04/05
Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita:
Falar sobre as mães deixando cada criança falar um
pouco da sua mãe e dizer a turma a importância da mãe e o quanto são valiosas
em nossas vidas. Em seguida apresentar a palavra ‘mãe’ e com a ajuda do
alfabeto móvel, mediar à construção da palavra.
Atividade: Ler o texto “Se
todas as coisas fossem mãe de Sylvia Orthof” junto
com a turma e em seguida pedir que desenhem o que mais gostaram.
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Hora do conto:
Ler uma história da caixa com fantoches
Extra: Massinha
___________________________________________________________________________
Quinta-feira 05/05
Rotina: Música, calendário,
tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita/hora do conto:
Vogal E
Metodologia: explorar as letras do nosso alfabeto na nossa sala,
apresentando à vogal E.
Atividade no livro de português pág. 14 e 15
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Capoeira:
Inglês
Artes visuais:
Releitura da tela de Mary Cassatt. Maternal
Kiss. 1897
Movimento:
Cantar a música da Boneca de Lata
Metodologia: Cantar a música em roda seguindo o ritmo e apontando as
partes do corpo.
Extra: Cantinho de
leitura
___________________________________________________________________________
Sexta-feira 06/05
Rotina: música, calendário,
tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita:
Em roda explicaremos que iremos para o parque e
brincaremos do Jogo siga a pista sonora. No parque explicaremos a brincadeira
para a turma em roda.
Explicação da atividade no livro didático, em seguida
realizar a atividade do livro.
Livro
didático pág. 128 e 129
Música: 8h10.
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Hora do conto:
Contar a história “Minha mãe é um problema”
Artes visuais:
Montar um cartão para a mãe.
Extra: Brinquedos de casa
Para casa: Livro literário
Plano
semanal de 09/05 a 13/05 Nível I
Objetivos
gerais:
Desenvolver criatividade.
Identificar letras e vogais
Estimulá-los com o projeto
Relacionar número a quantidade
Compreender o que é racismo
___________________________________________________________
Segunda-feira 09/05
Rotina: Oração, Hino, roda
de música, calendário, tempo, chamada.
Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana e falar sobre
o livro do final de semana.
Linguagem oral e escrita/
natureza e sociedade:
Racismo
“É preciso que tenhamos o
direito de ser diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza, e o direito
de ser iguais, quando a diferença nos inferioriza” (Boaventura de Sousa
Santos).
Metodologia: Conversa informal,
questionar o que a turma sabe sobre o assunto. Falar com a turma que temos
diferenças (cor de olhos, cabelo, pele,tamanho, etc) e mesmo com diferenças
somos iguais (seres humanos). Falar também que devemos respeitar os outros, ser
solidários.
Atividade em folha:
Ordem
de tamanho da menor para a maior. Durante a leitura da atividade perguntar para
a turma as características de cada personagem do desenho (quem é maior, quem é
menor, quem é japonês, quem tem cabelo liso, quem tem cabelo enrolado, etc.)
Recreação: 9h
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Artes visuais:
Pedir que um de cada vez vá no banheiro e se olhe no
espelho, em seguida entregar papel, pincel e tinta para as crianças e pedir que
façam o auto retrato.
Hora do conto:
Historia em rodinha do livro “Menina bonita do laço de
fita”
Extra: Brinquedos
Para casa: Pedir uma caixinha de fósforo.
___________________________________________________________________________
Terça-feira 10/05
Rotina: Música,
calendário, tempo, chamada.
Matemática:
Batalha de papel crepom.
Metodologia: Dividir a turma em dois grupos, dar bolinhas de papel
crepom de cores diferentes para os grupos. Na quadra deve-se fazer dois campos,
cada criança deve tentar acertar o campo do outro grupo. Por fim iremos fazer a
contagem de qual grupo acertou mais no campo do outro, registrando os números
no chão da quadra.
Atividade em folha: Ilustre a nossa brincadeira de hoje e registre a
quantidade de papel crepom que caiu em cada campo.
Recreação: 9h
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Educação Física
Capoeira
Hora do conto:
Patinho feio
Extra: Canto da Leitura
___________________________________________________________________________
Quarta-feira 11/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e escrita
Projeto
Metodologia: Conversar com a turma a respeito das diversas moradias.
Perguntar quem constrói? Quem mora nelas? Como é a moradia de cada um? Os tipos
de moradias dos homens e animais?
Atividade: Livro didático pág. 155 e 156
Natação.
Recreação: 9h
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Hora musica:
Eu tenho uma casinha assim
Artes:
Utilizando massinha pedir que as crianças montem
casas.
Extra: massinha
___________________________________________________________________________
Quinta-feira 12/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e escrita/hora do conto:
Biblioteca
Metodologia: ir para a biblioteca. Reforçar as regras de comportamento
em uma biblioteca. Ler uma historia lá mesmo sentados no chão em rodinha.
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Educação Física: 9:40h
Capoeira: 10:20h
Artes visuais:
Casa
Metodologia: Entregar papéis com diversas formas e pedir que as crianças
montem sua casa.
Hora da Música
Era uma casinha bem fechadinha
Extra: cantinho de
leitura
___________________________________________________________________________
Sexta-feira 13/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Música: 8:10h – 8:50h
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Linguagem oral e escrita:
Projeto
Em roda brincar com a turma de fazer torres com os
brinquedos de toquinhos. Durante a brincadeira ir perguntando as cores dos
toquinhos, formatos, espessuras e ver quem montou a torre mais alta/baixa.
Metodologia: Livro didático pág. 157 e 158
Natação
Hora do conto:
Historia em rodinha
Metodologia: contar uma historia da caixa no parque.
Para casa: livro literário
___________________________________________________________________________
Plano
semanal de 16/05 a 20/05 Nível I
Objetivos
gerais:
Desenvolver criatividade.
Identificar letras e vogais
Coordenação motora geral
Relacionar número a quantidade
Desenvolver o gosto por historias
Saber mais sobre os meios de comunicação
___________________________________________________________
Segunda-feira 16/05
Rotina: Oração,hino, música,
calendário, tempo, chamada.
Hora da novidade: momento de
falar do seu final de semana e sobre o livro do final de semana.
Linguagem oral e escrita/
natureza e sociedade:
Meios de Comunicação
Metodologia: Conversa informal,
questionar e relatar sobre os meios de comunicação e a importância de cada um
(televisão, rádio, telefone, carta, carta, jornal). Falar como era antigamente
e atualmente. Perguntar quais os meios de comunicação que cada um mais utiliza.
Falar também que precisamos de alguns sentidos para haver a comunicação:
audição, visão, fala.
Atividade: Pedir que as
crianças cortem de revistas e jornais meios de comunicação. Em seguida montar
um cartaz com a turma.
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Artes visuais/
matemática:
Quantidade
Metodologia: desenvolver atividade em folha relacionado ao meio e
comunicação e a quantidade de letras.
Informática
Extra: massinha
__________________________________________________________________________
Terça-feira 17/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Matemática:
Trabalhar com a turma a noção de Perto / Longe,
perguntando quem esta sentada perto? Quem esta longe?, Se a caixa de brinquedos
está perto do que?
Atividade em folha: Perto e Longe
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Capoeira: 9:40h
Matemática :
Raciocínio lógico
Metodologia: brincaremos com os brinquedos pedagógicos que temos em sala
fazendo separação de cores, podendo se der certo até dividir a turma em grupos,
para ver quem separa primeiro. Perguntar a turma qual cor tem mais e qual tem
menos. Em seguida registrar no quadro a quantidade de cada cor.
Extra: brinquedos.
Para casa
Atividade em folha: Desenhe velinhas no bolo para representar sua idade
___________________________________________________________________________
Quarta-feira 18/05
Rotina: música, oração, calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita:
Entregar as fichas nomes trocadas para as crianças e
pedir que uma de cada vez tente descobrir de quem é aquela ficha que está na
sua mão, pedindo que a criança fale as letras do nome. Ao dizer de quem é a ficha,
perguntar ao dono se aquele é mesmo o nome dele. Em seguida brincar de canoa
virou.
Atividade em folha: A Canoa virou
Natação.
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Hora da musica:
A loja do mestre André
Metodologia: cantar a música com as crianças e na hora dos instrumentos
fazer o som de cada um.
Artes visuais:
Montar um telefone com a
turma utilizando copo, lápis, clipes e barbante. Relembrando com a turma que o
telefone é um meio de comunicação.
Metodologia:
1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo.
2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.
1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo.
2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.
___________________________________________________________________________
Quinta-feira 19/05
Rotina: música,calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e escrita/hora do conto:
Biblioteca
Metodologia: ir para a biblioteca. Reforçar as regras de comportamento
em uma biblioteca. Ler um livro
escolhido pela turma e pedir que cada um fale o que mais gostou da historia. Em
seguida brincarmos de telefone sem fio.
Atividade: Telefone da turma da Mônica
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Educação Física: 9:40h
Capoeira: 10:20h
Movimento
Metodologia: Montar um circuito no pátio e pedir que
as crianças, uma de cada vez percorra o caminho do circuito. Analisando
equilíbrio e coordenação de cada um.
Extra: cantinho de
leitura
___________________________________________________________________________
Sexta-feira 20/05
Rotina: Hino, música, calendário,
tempo, chamada.
Música: 8:10h – 8:50h
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Linguagem oral e
escrita
Em roda conversar com a turma novamente sobre meios de comunicação,
perguntando o que mais assistem na televisão? Quais músicas mais gostam de
ouvir? Se já escreveram/receberam alguma carta?
Atividade em folha: Programa que mais gosto de assistir
Hora do conto/musica:
Pantera cor de rosa
Artes:
Com auxilio da professora escrever uma carta e
ilustrar para um amigo da nossa sala ou de outro sala.
Extra: brinquedos de casa
Para casa: livro literário
___________________________________________________________________________
Plano
semanal de 23/05 a 27/05 - Nível I
Objetivos
gerais:
Desenvolver criatividade.
Identificar letras e vogais
Relacionar número a quantidade
Explorar movimento com o corpo, promovendo o
desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade.
Estimulá-los com o projeto
___________________________________________________________
Segunda-feira 23/05
Recesso
_________________________________________________________
Terça-feira 24/05
Feriado da Padroeira de Goiânia
___________________________________________________________________________
Quarta-feira 25/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana/ feriado e
falar sobre o livro do final de semana.
Linguagem oral e
escrita:
Em roda contar quantos foi à aula. Em seguida contar
quantos meninos e quantas meninas está em sala. Perguntar a turma se tem mais
meninas ou meninos. Perguntar quem está faltando? Tem mais crianças em casa ou
aqui na sala?
Atividade em folha: Quantos somos?
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Hora do conto/
música:
Música “Escravos de Jó”
Metodologia: Coloque as crianças em circulo, cada um com um objeto.
Peça-lhes que cantem a música e passem o objeto para o amigo da direita,
Tirando e colocando quando pede na música e fazendo o zig zag de acordo com a
música.
Extra: brinquedos
pedagógicos.
___________________________________________________________________________
Quinta-feira 26/05
Rotina: música, oração, calendário, tempo, chamada.
Matemática
Boliche
Metodologia: Dispor garrafas em forma de V. Cada criança, na sua vez, a partir de uma linha traçada no chão,
joga a bola procurando acertar o maior número de garrafas. Registrar o nome da
criança e quantidade em uma cartolina.
Atividade em folha: Boliche
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Educação Física: 9:40h
Capoeira: 10:20h
Movimento:
Dançando com balão
Metodologia: Forme duplas e coloque balão entre as duplas, em seguida
coloque uma música e deixe as crianças dançarem com as mãos na cabeça, sem
deixar o balão cair.
Extra: cantinho de
leitura
___________________________________________________________________________
Sexta-feira 27/05
Rotina: Hino, música, calendário, tempo, chamada.
Música: 8:10h – 8:50h
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Projeto:
Vamos falar dos diferentes móveis que possuímos em casa.
Diferenciando os móveis de cada cômodo, perguntando: a cama fica aonde? O fogão
fica em que cômodo? O sofá fica em qual cômodo? Assim por diante.
Atividade em folha: Meu quarto
Hora do conto:
Rafaela Tagarela
Extra: Brincar de forca
com a turma, colocando nomes de móveis trabalhados na atividade anterior.
Para casa: livro literário
__________________________________________________________________________
Plano
semanal de 30/05 a 03/06 Nível I
Objetivos
gerais:
Desenvolver criatividade.
Identificar letras e vogais
Coordenação motora geral
Relacionar número a quantidade
Desenvolver o gosto por historias
Saber mais sobre o
meio ambiente
___________________________________________________________
Segunda-feira 30/05
Rotina: Oração, música, calendário, tempo, chamada.
Hora da novidade: momento
de falar do seu final de semana e sobre o livro do final de semana.
Linguagem oral e escrita:
Conversar com a turma onde vende cada produto,
perguntando onde vende o pão? Onde vende remédio?, Onde vende roupa?, Onde se
faz compras? Entre outras.
Atividade em folha: Onde vende?
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Movimento
Música A formiguinha (Fui ao mercado comprar café,
veio à formiguinha e subiu no meu pé...)
Atividade em folha.
Hora do conto:
Mariana do
contra
Informática
Extra: massinha
___________________________________________________________________________
Terça-feira 31/05
Rotina: música, calendário, tempo, chamada.
Matemática:
Bingo
Explicar a turma como se brinca de bingo, em seguida
entregar a folha para que possamos brincar e divertir com a brincadeira.
Atividade em folha: Bingo de numerais
Recreação: 9:00h.
Lanche: 9:20h.
Higiene e relaxamento.
Capoeira: 9:40h
Artes visuais:
Móbile
Metodologia: Montar um móbile com a turma para colocar na porta. Modelo
a escolha da professora.
Extra: brinquedos.
___________________________________________________________________________
Quarta-feira 01/06
Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita/ natureza e sociedade:
Meio ambiente
Metodologia: Conversa informal,
questionar e relatar sobre o meio de ambiente. Discuta com as crianças as
possibilidades de conservar melhor o ambiente em que vivemos. Falar dos meios
de poluição, que devemos separar nosso lixo, que não devemos deixar a torneira
aberta enquanto escova os dentes, entre outros.
Atividade: Amigos do planeta
terra
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Artes:
Entregar tinta as crianças e pedir que montem um
painel de como elas vêem nosso planeta atualmente.
Hora do conto:
Ler uma história do mundinho.
Extra: Massinha
___________________________________________________________________________
Quinta-feira 02/06
Rotina: Música, calendário,
tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita/hora do conto:
Conversar com a turma sobre a preservação de matas,
que não devemos poluir os rios e da importância da água em nossas vidas.
Atividade no livro didático: pág 197, 198, 199 e 200.
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Capoeira:
Inglês
Música: Cadê o riachinho
que tava aqui? ( da aula do prô Fausto).
Extra: Cantinho de
leitura
___________________________________________________________________________
Sexta-feira 03/06
Rotina: música, calendário,
tempo, chamada.
Linguagem oral e
escrita:
Conversar com a turma os diversos tipos de lixo, quais
os tipos de lixo que devemos reciclar, as cores de cada latão de lixo e seu
respectivo lixo (amarelo metal, vermelho plástico, verde vidro e azul papel).
Atividade em folha: ligue cada produto reciclável ao seu lixo.
Música: 8h10.
Recreação: 9h.
Lanche: 9h20.
Higiene e relaxamento.
Hora do conto:
Contar uma história da caixa.
Extra: Brinquedos de
casa
Para casa: Livro literário
___________________________________________________________________________
Requisição:
4 papel crepom colorido.
Balões
Bloco de criativo
Papel sulfite branco
Lastex
Papel toalha
Copos descartável
Fita crepe
Projeto dia do Circo♥
Educação infantil e Ensino fundamental I
Justificativa:
Na Educação Infantil,
devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por
meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos
espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao
mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao
desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências
linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Portanto o
desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento
intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças,
ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história
desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas
conquistas adquiridas.
Objetivos:
· Conhecer a história do circo (os nômades);
· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Conhecer a linguagem usada no circo;
· Saber como vivem as crianças que moram no circo;
· Representar papéis referentes aos personagens do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens
circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
· Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
· Pesquisas;
· Confecção de cartazes;
· Recorte e colagem;
· Conversas informais;
· Dramatização de palhaços
· Leitura de história sobre o tema;
· Fantoche
· Desenho e pintura;
· Dança;
· Pequenos jogos;
· Dramatização;
· Assistir ao DVD "Patati e Patata" e da “Xuxa O circo”;
· Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
· Jogo da memória com figuras circenses.
· Desenhar e apreciar cenas de circo.
· Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:
O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.
Culminância:
Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos
trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação
de palhaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário