"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Plano semanal de 02/05 a 06/05 /2014  PRÉ-ESCOLAR

 

Objetivos gerais:

*       Desenvolver criatividade.

*       Conhecer mais sobre as mães

*       Identificar letras e vogais

*       Estimulá-los com o projeto

*       Relacionar número a quantidade

*       Desenvolver o gosto por historias

___________________________________________________________

Segunda-feira  02/05

 

Rotina: Oração, Hino, roda de música, calendário, tempo, chamada.

Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana e falar sobre o livro do final de semana.

                                      

 Linguagem oral e escrita/ natureza e sociedade:

*       Dia das mães

Metodologia: Conversa informal, questionar e relatar sobre o dia das Mães e a importância de respeitá-la e amá-la. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.Perguntar:Com quem o aluno mora; Qual o nome da mãe ou responsável; Como é a rotina da mamãe; A mamãe trabalha? Qual sua profissão.

Escrever no quadro a palavra mãe, falando letra por letra.

Atividade: Escrever junto às crianças recadinhos para a mãe, sendo que cada um escolherá o que quer escrever e em seguida expor os recadinhos.

 

Recreação: 9h

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Artes visuais:

*       Técnica com giz molhado

Metodologia: Entregue um copo plástico e uma folha de sulfite para cada criança. Auxilie-as a colocar 1/3 de água e a mesma medida de cola branca no copo e, então, misture tudo com um palito de sorvete. Em seguida, peça que molhem o giz nesse líquido e que desenhem o que mais gostam de fazer com sua mãe.

 

Hora do conto:

*       Historia em rodinha do livro “Mãe canguru”

 

Extra: Brinquedos

___________________________________________________________________________

 

Terça-feira  03/05

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

           

Matemática:

*       Número 5 e sua quantidade.

Metodologia: Relembrar os números que já aprendemos de 1 a 4, em seguida ir para fora de  sala e fazer com corda o número 5, e pedir as crianças que passem por cima sem sair do traçado, um a um. Montar o primeiro painelzinho do número 5 para ser colocado em sala, usando o emborrachado com o número, pedir que passem o dedinho por cima do numero observando o traçado do mesmo.

Atividade em folha: Número 5

 

Recreação: 9h

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

Educação Física

Capoeira

 

Artes:

*       Cantar a música a galinha do vizinho e em seguida representar a quantidade de ovos com bolinhas de papel crepom.

 

Extra: Canto da Leitura

 

Para casa: Caderno de atividades de matemática pág. 29 e 30

___________________________________________________________________________

Quarta-feira  04/05

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

           

Linguagem oral e escrita:

*       Falar sobre as mães deixando cada criança falar um pouco da sua mãe e dizer a turma a importância da mãe e o quanto são valiosas em nossas vidas. Em seguida apresentar a palavra ‘mãe’ e com a ajuda do alfabeto móvel, mediar à construção da palavra.

Atividade: Ler o texto “Se todas as coisas fossem mãe de Sylvia Orthof” junto com a turma e em seguida pedir que desenhem o que mais gostaram.

 

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora do conto:

*       Ler uma história da caixa com fantoches

 

Extra: Massinha

 

___________________________________________________________________________

 

 

Quinta-feira  05/05

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

 

Linguagem oral e escrita/hora do conto:

*       Vogal E

Metodologia: explorar as letras do nosso alfabeto na nossa sala, apresentando à vogal E.

Atividade no livro de português pág. 14 e 15

 

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

Capoeira:

Inglês

 

Artes visuais:

*       Releitura da tela de Mary Cassatt. Maternal Kiss. 1897

 

Movimento:

*       Cantar a música da Boneca de Lata

Metodologia: Cantar a música em roda seguindo o ritmo e apontando as partes do corpo.

 

Extra: Cantinho de leitura

___________________________________________________________________________

Sexta-feira  06/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

           

Linguagem oral e escrita:

*       Em roda explicaremos que iremos para o parque e brincaremos do Jogo siga a pista sonora. No parque explicaremos a brincadeira para a turma em roda. 

Explicação da atividade no livro didático, em seguida realizar a atividade do livro.

Livro didático pág. 128 e 129

 

Música: 8h10.

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora do conto:

*       Contar a história “Minha mãe é um problema”

 

Artes visuais:

*       Montar um cartão para a mãe.

 

Extra: Brinquedos de casa

 

Para casa: Livro literário

 

Plano semanal de 09/05 a 13/05  Nível I

 

Objetivos gerais:

*       Desenvolver criatividade.

*       Identificar letras e vogais

*       Estimulá-los com o projeto

*       Relacionar número a quantidade

*       Compreender o que é racismo

___________________________________________________________

Segunda-feira  09/05

 

Rotina: Oração, Hino, roda de música, calendário, tempo, chamada.

Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana e falar sobre o livro do final de semana.

                                      

 Linguagem oral e escrita/ natureza e sociedade:

*       Racismo

É preciso que tenhamos o direito de ser diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza, e o direito de ser iguais, quando a diferença nos inferioriza” (Boaventura de Sousa Santos).

Metodologia: Conversa informal, questionar o que a turma sabe sobre o assunto. Falar com a turma que temos diferenças (cor de olhos, cabelo, pele,tamanho, etc) e mesmo com diferenças somos iguais (seres humanos). Falar também que devemos respeitar os outros, ser solidários.

Atividade em folha: Ordem de tamanho da menor para a maior. Durante a leitura da atividade perguntar para a turma as características de cada personagem do desenho (quem é maior, quem é menor, quem é japonês, quem tem cabelo liso, quem tem cabelo enrolado, etc.)

 

Recreação: 9h

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Artes visuais:

*       Pedir que um de cada vez vá no banheiro e se olhe no espelho, em seguida entregar papel, pincel e tinta para as crianças e pedir que façam o auto retrato.

 

Hora do conto:

*       Historia em rodinha do livro “Menina bonita do laço de fita”

 

Extra: Brinquedos

Para casa: Pedir uma caixinha de fósforo.

___________________________________________________________________________

Terça-feira  10/05

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

           

 

Matemática:

*       Batalha de papel crepom.

Metodologia: Dividir a turma em dois grupos, dar bolinhas de papel crepom de cores diferentes para os grupos. Na quadra deve-se fazer dois campos, cada criança deve tentar acertar o campo do outro grupo. Por fim iremos fazer a contagem de qual grupo acertou mais no campo do outro, registrando os números no chão da quadra.

Atividade em folha: Ilustre a nossa brincadeira de hoje e registre a quantidade de papel crepom que caiu em cada campo.

 

Recreação: 9h

Lanche: 9h20.   

Higiene e relaxamento.

Educação Física

Capoeira

 

Hora do conto:

*       Patinho feio

 

Extra: Canto da Leitura

___________________________________________________________________________

Quarta-feira  11/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

     

Linguagem oral e escrita                               

*       Projeto

Metodologia: Conversar com a turma a respeito das diversas moradias. Perguntar quem constrói? Quem mora nelas? Como é a moradia de cada um? Os tipos de moradias dos homens e animais?

Atividade: Livro didático pág. 155 e 156

 

Natação.

Recreação: 9h

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora musica:

*       Eu tenho uma casinha assim

 

Artes:

*       Utilizando massinha pedir que as crianças montem casas.

 

Extra: massinha

___________________________________________________________________________

Quinta-feira  12/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

 

Linguagem oral e escrita/hora do conto:

*       Biblioteca

Metodologia: ir para a biblioteca. Reforçar as regras de comportamento em uma biblioteca. Ler uma historia lá mesmo sentados no chão em rodinha.

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

Educação Física: 9:40h

Capoeira: 10:20h

 

Artes visuais:

*       Casa

Metodologia: Entregar papéis com diversas formas e pedir que as crianças montem sua casa.

 

Hora da Música

*       Era uma casinha bem fechadinha

 

Extra: cantinho de leitura

___________________________________________________________________________

Sexta-feira  13/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

 

Música: 8:10h – 8:50h

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Linguagem oral e escrita:

*       Projeto

Em roda brincar com a turma de fazer torres com os brinquedos de toquinhos. Durante a brincadeira ir perguntando as cores dos toquinhos, formatos, espessuras e ver quem montou a torre mais alta/baixa.

Metodologia: Livro didático pág. 157 e 158

 

Natação

 

Hora do conto:

*       Historia em rodinha

Metodologia: contar uma historia da caixa no parque.

 

Para casa: livro literário

___________________________________________________________________________

 

 

Plano semanal de 16/05 a 20/05   Nível I

 

Objetivos gerais:

*       Desenvolver criatividade.

*       Identificar letras e vogais

*       Coordenação motora geral

*       Relacionar número a quantidade

*       Desenvolver o gosto por historias

*       Saber mais sobre os meios de comunicação

___________________________________________________________

Segunda-feira  16/05

 

Rotina: Oração,hino,  música, calendário, tempo, chamada.

 Hora da novidade: momento de falar do seu final de semana e sobre o livro do final de semana.

 

 Linguagem oral e escrita/ natureza e sociedade:

*       Meios de Comunicação

Metodologia: Conversa informal, questionar e relatar sobre os meios de comunicação e a importância de cada um (televisão, rádio, telefone, carta, carta, jornal). Falar como era antigamente e atualmente. Perguntar quais os meios de comunicação que cada um mais utiliza. Falar também que precisamos de alguns sentidos para haver a comunicação: audição, visão, fala.

Atividade: Pedir que as crianças cortem de revistas e jornais meios de comunicação. Em seguida montar um cartaz com a turma.

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Artes visuais/ matemática:

*       Quantidade

Metodologia: desenvolver atividade em folha relacionado ao meio e comunicação e a quantidade de letras.

 

Informática

Extra: massinha

__________________________________________________________________________

Terça-feira  17/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

           

Matemática:

*       Trabalhar com a turma a noção de Perto / Longe, perguntando quem esta sentada perto? Quem esta longe?, Se a caixa de brinquedos está perto do que?

Atividade em folha: Perto e Longe

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

Capoeira: 9:40h

 

Matemática :

*       Raciocínio lógico

Metodologia: brincaremos com os brinquedos pedagógicos que temos em sala fazendo separação de cores, podendo se der certo até dividir a turma em grupos, para ver quem separa primeiro. Perguntar a turma qual cor tem mais e qual tem menos. Em seguida registrar no quadro a quantidade de cada cor.

 

Extra: brinquedos.

Para casa

Atividade em folha: Desenhe velinhas no bolo para representar sua idade

___________________________________________________________________________

Quarta-feira  18/05

 

Rotina: música, oração, calendário, tempo, chamada.

           

Linguagem oral e escrita:

*       Entregar as fichas nomes trocadas para as crianças e pedir que uma de cada vez tente descobrir de quem é aquela ficha que está na sua mão, pedindo que a criança fale as letras do nome. Ao dizer de quem é a ficha, perguntar ao dono se aquele é mesmo o nome dele. Em seguida brincar de canoa virou.

Atividade em folha: A Canoa virou

 

Natação.

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora da musica:

*       A loja do mestre André

Metodologia: cantar a música com as crianças e na hora dos instrumentos fazer o som de cada um.

 

Artes visuais:

*       Montar um telefone com a turma utilizando copo, lápis, clipes e barbante. Relembrando com a turma que o telefone é um meio de comunicação.

Metodologia:
1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo.
2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.

___________________________________________________________________________

Quinta-feira  19/05

 

Rotina: música,calendário, tempo, chamada.

 

Linguagem oral e escrita/hora do conto:

*       Biblioteca

Metodologia: ir para a biblioteca. Reforçar as regras de comportamento em uma biblioteca.  Ler um livro escolhido pela turma e pedir que cada um fale o que mais gostou da historia. Em seguida brincarmos de telefone sem fio.

Atividade: Telefone da turma da Mônica

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

Educação Física: 9:40h

Capoeira: 10:20h

 

*       Movimento

Metodologia: Montar um circuito no pátio e pedir que as crianças, uma de cada vez percorra o caminho do circuito. Analisando equilíbrio e coordenação de cada um.

 

Extra: cantinho de leitura

___________________________________________________________________________

Sexta-feira  20/05

 

 Rotina: Hino, música, calendário, tempo, chamada.

 

Música: 8:10h – 8:50h

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

       

*       Linguagem oral e escrita

Em roda conversar com a turma novamente sobre meios de comunicação, perguntando o que mais assistem na televisão? Quais músicas mais gostam de ouvir? Se já escreveram/receberam alguma carta?

Atividade em folha: Programa que mais gosto de assistir

 

Hora do conto/musica:

*       Pantera cor de rosa

 

Artes:

*       Com auxilio da professora escrever uma carta e ilustrar para um amigo da nossa sala ou de outro sala.

 

Extra: brinquedos de casa

 

Para casa: livro literário

___________________________________________________________________________

 

 

Plano semanal de 23/05 a 27/05 - Nível I

 

Objetivos gerais:

*       Desenvolver criatividade.

*       Identificar letras e vogais

*       Relacionar número a quantidade

*       Explorar movimento com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade.

*       Estimulá-los com o projeto

___________________________________________________________

Segunda-feira  23/05

Recesso

_________________________________________________________

Terça-feira  24/05

Feriado da Padroeira de Goiânia

___________________________________________________________________________

Quarta-feira  25/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

Hora da novidade: Momento de falar do seu final de semana/ feriado e falar sobre o livro do final de semana.

 

Linguagem oral e escrita:

*       Em roda contar quantos foi à aula. Em seguida contar quantos meninos e quantas meninas está em sala. Perguntar a turma se tem mais meninas ou meninos. Perguntar quem está faltando? Tem mais crianças em casa ou aqui na sala?

Atividade em folha: Quantos somos?

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora do conto/ música:

*       Música “Escravos de Jó”

Metodologia: Coloque as crianças em circulo, cada um com um objeto. Peça-lhes que cantem a música e passem o objeto para o amigo da direita, Tirando e colocando quando pede na música e fazendo o zig zag de acordo com a música.

 

Extra: brinquedos pedagógicos.

___________________________________________________________________________

Quinta-feira  26/05

 

Rotina: música, oração, calendário, tempo, chamada.

 

Matemática

*       Boliche

Metodologia: Dispor garrafas em forma de V. Cada criança, na sua vez, a partir de uma linha traçada no chão, joga a bola procurando acertar o maior número de garrafas. Registrar o nome da criança e quantidade em uma cartolina.

Atividade em folha: Boliche

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

Educação Física: 9:40h

Capoeira: 10:20h

 

Movimento:

*       Dançando com balão

Metodologia: Forme duplas e coloque balão entre as duplas, em seguida coloque uma música e deixe as crianças dançarem com as mãos na cabeça, sem deixar o balão cair.

 

Extra: cantinho de leitura

___________________________________________________________________________

Sexta-feira  27/05

 

Rotina: Hino, música, calendário, tempo, chamada.

 

Música: 8:10h – 8:50h

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Projeto:

*       Vamos falar dos diferentes móveis que possuímos em casa. Diferenciando os móveis de cada cômodo, perguntando: a cama fica aonde? O fogão fica em que cômodo? O sofá fica em qual cômodo? Assim por diante.

Atividade em folha: Meu quarto 

 

Hora do conto:

*       Rafaela Tagarela

                                                                                            

Extra: Brincar de forca com a turma, colocando nomes de móveis trabalhados na atividade anterior.

 

Para casa: livro literário

__________________________________________________________________________

 

 

 

 

Plano semanal de 30/05 a 03/06   Nível I

 

Objetivos gerais:

*       Desenvolver criatividade.

*       Identificar letras e vogais

*       Coordenação motora geral

*       Relacionar número a quantidade

*       Desenvolver o gosto por historias

*     Saber mais sobre o meio ambiente

___________________________________________________________

 

Segunda-feira  30/05

 

Rotina: Oração, música, calendário, tempo, chamada.

            Hora da novidade: momento de falar do seu final de semana e sobre o livro do final de semana.

 

 Linguagem oral e escrita:

*       Conversar com a turma onde vende cada produto, perguntando onde vende o pão? Onde vende remédio?, Onde vende roupa?, Onde se faz compras? Entre outras.

Atividade em folha: Onde vende?

 

Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

 

Movimento

*       Música A formiguinha (Fui ao mercado comprar café, veio à formiguinha e subiu no meu pé...)

Atividade em folha.

 

Hora do conto:

*        Mariana do contra

 

Informática

Extra: massinha

___________________________________________________________________________

Terça-feira  31/05

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

           

Matemática:

*       Bingo

Explicar a turma como se brinca de bingo, em seguida entregar a folha para que possamos brincar e divertir com a brincadeira.

Atividade em folha: Bingo de numerais

 

 Recreação: 9:00h.

Lanche: 9:20h.  

Higiene e relaxamento.

Capoeira: 9:40h

 

Artes visuais:

*       Móbile

Metodologia: Montar um móbile com a turma para colocar na porta. Modelo a escolha da professora.

Extra: brinquedos.

___________________________________________________________________________

Quarta-feira  01/06

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

           

Linguagem oral e escrita/ natureza e sociedade:

*       Meio ambiente

Metodologia: Conversa informal, questionar e relatar sobre o meio de ambiente. Discuta com as crianças as possibilidades de conservar melhor o ambiente em que vivemos. Falar dos meios de poluição, que devemos separar nosso lixo, que não devemos deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, entre outros.

Atividade: Amigos do planeta terra

 

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Artes:

*       Entregar tinta as crianças e pedir que montem um painel de como elas vêem nosso planeta atualmente.

 

Hora do conto:

*       Ler uma história do mundinho.

 

Extra: Massinha

___________________________________________________________________________

Quinta-feira  02/06

 

Rotina: Música, calendário, tempo, chamada.

 

Linguagem oral e escrita/hora do conto:

*       Conversar com a turma sobre a preservação de matas, que não devemos poluir os rios e da importância da água em nossas vidas.

Atividade no livro didático: pág 197, 198, 199 e 200.

 

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

Capoeira:

Inglês

 

Música: Cadê o riachinho que tava aqui? ( da aula do prô Fausto).

 

Extra: Cantinho de leitura

___________________________________________________________________________

Sexta-feira  03/06

 

Rotina: música, calendário, tempo, chamada.

           

Linguagem oral e escrita:

*       Conversar com a turma os diversos tipos de lixo, quais os tipos de lixo que devemos reciclar, as cores de cada latão de lixo e seu respectivo lixo (amarelo metal, vermelho plástico, verde vidro e azul papel).

Atividade em folha: ligue cada produto reciclável ao seu lixo.

 

Música: 8h10.

Recreação: 9h.

Lanche: 9h20.  

Higiene e relaxamento.

 

Hora do conto:

*       Contar uma história da caixa.

 

Extra: Brinquedos de casa

 

Para casa: Livro literário

___________________________________________________________________________

Requisição:

 

*       4 papel crepom colorido.

*       Balões

*       Bloco de criativo

*       Papel sulfite branco

*       Lastex

*       Papel toalha

*       Copos descartável

*       Fita crepe

 

 



Projeto dia do Circo♥



    Educação infantil e Ensino fundamental I

Justificativa:
Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
Objetivos:
· Conhecer a história do circo (os nômades);
· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Conhecer a linguagem usada no circo;
· Saber como vivem as crianças que moram no circo;
· Representar papéis referentes aos personagens do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
Atividades a serem trabalhadas:
· Cantar músicas referentes ao tema (DVD da Xuxa circo, Patati Patat);
· Pesquisas;
· Confecção de cartazes;
· Recorte e colagem;
 · Conversas informais;
· Dramatização de palhaços
· Leitura de história sobre o tema;
· Fantoche
· Desenho e pintura;
· Dança;
· Pequenos jogos;
· Dramatização;
· Assistir ao DVD "Patati e Patata" e da “Xuxa O circo”;
·  Confecção de um palhaço usando suporte do rolo de papel higiênico;
· Jogo da memória com figuras circenses.
· Desenhar e apreciar cenas de circo.
· Produção de texto através de figuras sobre o circo
Avaliação:

O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo.

Culminância:
Apresentação realizada para a comunidade escolar e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, com brincadeiras, músicas do circo, imitação de palhaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário