Sugestão de atividade para trabalhar com a turminha maior... Atendendo a
vários pedidos hoje eu trouxe pra você uma linda dramatização para a
Primavera. Para você aprender e ensinar sua turma, confira!!!
Decoração
• No fundo do cenário, um jardim primaveril cheio de flores desenhadas, borboletas, joaninhas e passarinhos.
Personagens - • Narrador. • Menina. • Grupo de meninas e meninos. • Flores.
Narrador - Atchim! Isto de ser narrador na primavera é
muito difícil, claro, como tenho alergia, fico muito mal. Atchim! Era
uma vez um jardim cheio de flores lindas: flores brancas,
amarelas, roxas, vermelhas… Flores de todas as cores. Só de falar nisto
me coça o nariz!
(Aparecem no palco os personagens disfarçados de flores e fazem uma roda. Quando acabam de dançar,
colocam-se em grupos de dois ou três por todo o palco. Com as mãos para o alto dizem:)
Flores - Primavera, primaverinha..., que nasçam as florzinhas!
Narrador - As flores viviam muito felizes em seu jardim até que um dia… Atchim! Apareceu uma menina pequena, mas muito enfezada
(Aparece uma menina com as roupas algo rasgadas e a cara manchada. Chega pulando.)
Menina - Não gosto destas flores, vou pisar em todas.
(As flores começam a encolher e vão ficando pequeninas.)
Narrador - A menina começou a saltar ao redor das flores; as flores sentiam muito medo. Se vocês olharem bem, poderão ver como tremem.
Menina - Não sei para que servem as flores, são tão tontas...
(Imediatamente aparece um grupo de meninas e meninos que acodem rápidos ao escutar a menina.)
Crianças - O que você está fazendo? Vai assustar as flores.
Menina - Ha, ha, ha!as flores não se assustam e, além disto, não servem para nada.
Crianças - Como você pode dizer uma coisa destas?
Menina 1.- As flores enchem nossa vida de cor.
Menino 1.- As flores têm perfumes maravilhosos.
Menina 2.- Você imagina um mundo sem cores?
Menino 2.- O que fariam os insetos se não existissem as flores?
Menino 3.- As flores não são só bonitas, são importantes para produzir sementes.
Narrador.- O grupo de crianças tentava contar estas e outras histórias à menina.
Crianças.- Sente-se aqui conosco e vamos ensiná-la a olhar, falar e sentir o perfume das flores.
Narrador.- A menina não estava muito convencida sobre o
que escutava, mas pensou que sempre estava sozinha e isto era
muito chato. Talvez, se os escutasse depois poderia brincar com eles.
(As crianças sentam-se no chão, perto das flores, e a menina se senta
com eles. Fazem gestos, como se estivessem contando-lhe muitas coisas.
Conforme passa o tempo, as flores vão se esticando mais e mais como se
tivessem perdido o medo.)
Menina.- Ohhh! Como eu me comportei mal com as flores!
Menina 1.- Mas ainda está em tempo de ser sua amiga.
Menino 1.- Você só tem de aprender a ver as coisas que a rodeiam com carinho.
Menina 2.- E a respeitar nossa amiga a Natureza, as árvores, as flores, os animais…
Menina.- Nunca percebi como é importante tudo isto que me rodeia.
Menina 3.- Não se preocupe. Acontece com muitas pessoas. Olham sem ver.
Menina.- A partir de agora terei muito cuidado e me
comportarei muito bem. Penso em cuidar e ajudar a todas estas lindas
flores a crescer e ser sua amiga.
Narrador.- A menina, ajudada por seus novos amigos, compreendeu como é importante cuidar, proteger e respeitar o meio onde vivemos.
(As crianças ficam de pé e dançam ao redor das flores, que movem seus
braços acompanhando a dança. Quando termina a dança, dão-se as mãos e
recitam um verso ou cantam uma música).
Dramatização - A Árvore e seus amiguinhos
Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitterSugestão para fazer uma dramatização com sua turminha tanto na primavera quanto no dia da árvore... Ótima sugestão para turmas da educação infantil podendo ser adaptado também para outras turmas.
A Árvore e seus amiguinhos
As crianças formam três grupinhos no palco.
GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores
As crianças do grupo B caracterizadas de passarinho, com máscaras com bicos e asas de papel crepom (aprenda a fazer aqui). As crianças do grupo C caracterizadas de flores com toucas, com pétalas, blusinha e saias em papel crepom ou tule (tem dicas pra fazer aqui). Uma menina representa a árvore. Quando as coleguinhas formam os grupinhos, ela já deve estar lá, ao centro bem quietinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
As crianças formam três grupinhos no palco.
GRUPO A: Crianças
GRUPO B: Passarinhos
GRUPO C: Flores
As crianças do grupo B caracterizadas de passarinho, com máscaras com bicos e asas de papel crepom (aprenda a fazer aqui). As crianças do grupo C caracterizadas de flores com toucas, com pétalas, blusinha e saias em papel crepom ou tule (tem dicas pra fazer aqui). Uma menina representa a árvore. Quando as coleguinhas formam os grupinhos, ela já deve estar lá, ao centro bem quietinha. Ela observa em torno de si e logo exclama:
- Como está lindo o meu jardim! Parece que a primavera está chegando...
As crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos experimentar.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto delicioso
É doce alimentação.
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?
O GRUPO B
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.
O GRUPO C
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numa alegria de cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.
Para terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música: Pirulito que Bate Bate)
Passarinho a saltitar,
Cantando alegre assim.
Flores a enfeitar
Para sempre o meu jardim!
Primavera aqui sentimos,
Tantas flores nunca vimos. {bis
Borboletas a voar,
O sol brilhando enfim.
Flores a enfeitar,
Como é lindo o meu jardim.
Fonte: Brincando no PalcoAs crianças dos grupinhos A, B e C falam:
- Bom dia, Senhora Árvore! Bom dia!
A árvore responde:
- Bom dia! Quem são vocês? O que fazem no meu jardim?
GRUPO A
Somos muitas crianças;
Tua sombra viemos procurar.
E também os teus frutinhos
Queremos experimentar.
O teu cantinho é gostoso,
Teu ar puro é proteção.
O teu fruto delicioso
É doce alimentação.
A árvore se dirige aos passarinhos:
- Vocês aí, quem são?
O GRUPO B
Somos os passarinhos,
Em ti faremos nossos ninhos.
Aqui viveremos contentes
A cantar pra toda gente.
O GRUPO C
Somos as flores.
Que a Primavera traz em profusão.
Flores que nascem da terra.
E flores que jogas no chão.
Nós nos misturamos assim,
Numa alegria de cores.
E fica todo o teu jardim,
Enfeitadinho de flores.
A árvore exclama, contente:
- Estou contente! tenho muitos amiguinhos no meu jardim.
Para terminar, a árvore e seus amiguinhos cantam:
(Música: Pirulito que Bate Bate)
Passarinho a saltitar,
Cantando alegre assim.
Flores a enfeitar
Para sempre o meu jardim!
Primavera aqui sentimos,
Tantas flores nunca vimos. {bis
Borboletas a voar,
O sol brilhando enfim.
Flores a enfeitar,
Como é lindo o meu jardim.
Lembrancinha de primavera com carimbo das mãos e EVA
Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitterSugestão de lembrancinha para fazer na primavera usando o carimbo das mãozinhas e EVA. Linda dica para fazer lembrancinhas, atividades, murais... Tem Moldes no fim da postagem!
Gente vejam que graça esta abelhinha feita com carimbo das mãozinhas e
detalhes em EVA. Eu achei esta dica muito criativa e fofa para fazer
nesta primavera, é muito fácil confira aí!
Pra fazer esta linda abelhinha você vai precisar carimbar as mãozinhas
com tinta amarela e preta. Carimbe no papel e depois cole os detalhes em
cima como a cabeça, as asas e o restante da paisagem. Linda sugestão
para fazer painel de primavera, pode ser feita tanto em EVA quanto em
papel, fiz os moldes!
Dramatização para fazer na primavera com maternal
Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitterPlanejamento - Reciclando com Romero Britto
Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitterPlano de aula para educação infantil que tem por objetivo fazer a releitura de obras de arte e com isto trazer para o cotidiano das crianças a cultura brasileira através de seus artistas.
As obras de Romero são alegres, coloridas e cheias de vida...
Vamos explorar as obras de Romero Britto, com aplicação de várias
técnicas e materiais como papel, caixas de papelão, pratos de papel,
bandejas de isopor e outros. Pra começar vamos aprender a fazer a
estrela e para isto vamos precisar de papel e tinta de várias cores.
Escolha o material de sua preferência (papel, bandejas...) e distribua
os moldes para as crianças, auxiliando-os sempre, principalmente com
aqueles que possuem maior dificuldade. Confira outras ideias:
Releitura das obras de Romero Britto com reciclagem de tampas plásticas, tampinhas pet e pratos de papel.
Obras de Romero Britto em bandejas de isopor.
Obras de Romero Britto em papel.
Dica feita com reaproveitamento de CD's velhos.
Releitura das obras de Romero Britto, daqui. |
Caixas de pizza são ótimas para serem usadas como telas para as obras.
Organize uma bela exposição no fim do projeto para expor as obras de
arte dos alunos... Abaixo postei alguns moldes pra quem vai trabalhar
este projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário