Falar da primavera não tem como não poetizar e mostrar os poemas e poetas.....
Como falar da primavera e não farlar de sua mais bela essemcia?
Não canso de olhar, sentir, e anspirar seu perfume.Dirce
http://www.flordosol.net/menu_sup/dicas.htm
O ÓLEO DAS FLORES
Primavera: estação é ideal para usufruir benefícios de óleos essenciais extraídos de flores
A primavera está chegando e com ela a oportunidade de utilizar, das mais variadas maneiras, os óleos essenciais extraídos de flores. São muitos os óleos derivados dessas plantas e a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – fundadora e diretora da By Samia Aromaterapia – indica os principais, suas funcionalidades e maneiras de usar.
Jasmim – Conhecido como o “rei das flores”, por seu aroma sensual e profundo, é ideal para ser utilizado em noites românticas, principalmente na preparação de um ambiente aconchegante e sensual. Sâmia recomenda uma sinergia excelente para aromatização ambiental ou para uma deliciosa massagem a dois: 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo; 4 gotas de Óleo Essencial de Jasmim; e 3 gotas de Óleo de Limão Tahiti.
Néroli – Já foi considerada a flor das “moças casadouras”. É excelente para a pele facial e em tratamentos para pele sensível. A melhor indicação para o óleo essencial é seu uso puro como um sérum: aplique 4 gotas diluídas em uma colher de sopa de óleo vegetal de gérmen de trigo – uma na testa, uma em cada lado do rosto e uma no queixo – e massageie com movimentos circulares leves, para nutrir a pele do rosto. No banho, produz uma sensação extremamente relaxante, bastando aplicar 10 gotas na água da banheira.
Ylang Ylang – Considerada a “flor das flores”, contém aroma sensual e, por isso, é muito usada nas festas de noivado e para enfeitar a cama dos cônjuges. Para uma massagem relaxante a dois, em suaves movimentos circulares, seu óleo transmite uma gostosa sensação após o banho, com o corpo ainda levemente molhado. Em 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (excelente para mulheres, por conter muita vitamina E), acrescente 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang.
Gerânio – A flor fornece um óleo essencial indicado especialmente para a mulher. Por ser um fitormônio, auxilia sintomas de TPM, perimenopausa e menopausa, atuando na aceitação da feminilidade. É perfeito para massagens pós-banho e das mãos, por suas características hidratantes. Para um delicioso banho de banheira, misture 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo a 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.
Rosa – Essa flor tão decantada pelos poetas e pela paixão foi bastante utilizada em vários perfumes e loções em determinadas épocas. Não à toa é denominada “Rainha das Flores”, por sua referência direta à feminilidade, à maternidade e até à aceitação da passagem da menopausa com naturalidade. Algumas gotas no banho de banheira potencializam a ação do Óleo Essencial de Rosa como fitormônio e fazem dele um excelente tratamento para pele envelhecida, que carece de nutrição pela escassez do estrogênio que diminui a quantidade de água na pele facial e corporal.
Cistus labdanum – Trata-se de uma linda flor branca de aspecto rude e aroma forte. Seu óleo é excelente para tratamentos faciais de peles maduras e que precisem de tonificação. Proporciona um perfume pessoal para mulheres que sabem quem são e o que querem. É ideal para aromatizar ambientes, bastando misturar, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Cistus Labdanum e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
Camomila romana – A flor tem aroma de natureza e seu óleo não costuma ser usado na perfumaria. “Eu, pessoalmente, o adoro, pois me lembra uma mordida de maçã verde”, observa Sâmia, que indica seu uso para banhos e massagens ou na aromatização de ambientes após um dia exaustivo. Coloque, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Camomila Romana; 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda; e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
Lavanda – Seu óleo essencial é indispensável em casa, na bolsa ou no trabalho. Tem múltiplas funções, entre elas o combate à insônia e ações calmante, antidepressiva, respiratória, rejuvenescedora e hidratante. Por ser suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras, cicatrizes e picadas de insetos. Possui efeito balanceador, baixando a pressão arterial e aliviando problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos, principalmente se usado puro na aromatização.
http://veronicapacheco.wordpress.com/2010/09/21/primavera-estacao-e-ideal-para-usufruir-beneficios-de-oleos-essenciais-extraidos-de-flores/
POEMAS
A chegada da nova estação
A alegria através do som
A melodia acompanhando a paixão
A Primavera em primeira mão.
Vi quando ela chegou;
Dia ensolarado, tarde de sol,
Notei quando ela parou,
Frente a um estádio de futebol.
A grama estava esverdeada.
O campo permaneceu cheio.
O brilho todo se espalhou;
Era início de um grande torneio.
Há flores ao redor da massa.
Quem será o vencedor?
Quem vai erguer a taça?
A senhora, ou o senhor?
Prof. Nilceu
É PRIMAVERA
Vida, lembranças, situação , esparanças.
Estação que privilegia o bem-querer,
Determina o destino dos sonhos,
Faz com que todos vivam para valer .
Primavera….sua chegada alegra muito mais
Do que a natureza espera.
É a estação que encaminha os amores,
Em meio aos perfumes de uma beleza singela.
Quero sentir esse aroma, dormir sempre bem,
Louvar o seu nome permanente,
Deixar que a imensidão dos prazeres me leve
Para o seu lado natural de conviver com a liberdade.
As plantas estão mudadas, diferentes, mesmo.
As flores estão casadas alegremente,
Posso sentir a cada respiro , o suspiro das rosas
Que debutam sobre os mais tenros olhares.
Todas as flores merecem o perfume que têm.
Cada uma satisfaz quem melhor convém,
Quer seja com agrado ou incentivo .
E consagra o maior sentimento de todos
Que é o AMOR , porque une os cidadãos,
Em comunhão com as aves, pureza, planeta,
Natureza , ternura colorida, vida. VIVA !
Prof. Nilceu
PRIMAVERA, PRIMAVERA!
Estação Primavera….a predileta.
Clima agradável para a Titia, Maria e a Neta.
Vovô falava que as flores resplandeciam;
Vovó apontava para o jardim, dizendo
Que as mesmas, para ela sorriam!
Naquela fazenda, e uma tapera perfeita.
Moram lá até hoje ! Eu me lembro que
Passado o plantio, o cultivo a colheita,
O sol nascia e despedia calmamente;
Clareava bem os dias, abrandava a terra,
Aquecia o chão , ajudava a semente.
Flores belas, Flores perfumadas;
Noites claras, espontâneas, enluaradas.
Parecia um exercício embelezador,
Uma preparação com fervor,
Ver jardins repletos de folhas em flor…
Lembrei-me de um recanto cheio de amor.
É aqui, neste lugar, que saía para passear
Voltei hoje para rever, respirei para valer;
Senti saudades lindas, a tapera existe, ainda.
Passei uma fase muito agradável;
Sentimento verdadeiro, tornando-me estável.
No intuito da palavra ampla, sentimentos reais;
Quero voltar sempre aqui, andar a cavalo, comer caqui,
Passear, tratar de animais.
Seja bem-vinda, Primavera!
Sem você a vida não era; como deveria.
Tchau, vovó; até breve, Titia!
Sua Primavera é parecida com a minha.
A diferença é que estou morando na cidade;
E você faz tempo, que deixou de ser saudade!
Viva as flores, a grama!!! O destaque?! O jasmim!
Visitarei Dolores, a eterna musa para mim!
Prof. Nilceu
PRIMAVERA QUENTE
Nem parece que estamos na estação Primavera,
Visto as altas temperaturas anotadas,
Sentidas, registradas, coloridas.
São calores, louvores , os pássaros cantam,
As cigarras manejam sua orqüestra.
AS árvores estão bem-vividas, folhas estampadas
Nos galhos, sem bugalhos, sem atalhos.
É Primavera, sim, mas o Verão parece ter antecipado
A sua formosura . Traz calor desde as alturas,
Escalda as peles em forma de água cristalina,
Maravilha de sol, beleza de piscina!
Estação, decida se devo cantar,
Se cultivo as melodias passaradas,
Se espero a chegada cem por cento do Verão,
Ou se dirijo-me aos canteiros, para rever as flores!
Prof. Nilceu
PRIMAVERA
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Cecília Meirelles
OS SIGNIFICADOS DAS FLORES
Açucena
Açucena é uma planta que pode corresponder ao gênero Amaryllis, Hippeastrum, Worsleya e Zephyranthes, da família das amarilidáceas. A flor desta planta originária da América do Sul também é conhecida como…
===
Alecrim
Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma…
===
Alstroemeria
Nome científico: Alstroemeria pelegrina.
Madressilva-da-serra
Áster
Nome científico: Aster spp.
É originária da América do Norte. Flor muito apreciada na Europa.
Boca-de-leão
Nome científico: Antirrhinum majus.
É originário da América do Norte e Europa
===
Azaléia
A azaléia é um arbusto do gênero Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante. Esta flor foi declarada como um dos símbolos da cidade de São Paulo…
===
Begônia
Begônia é a designação comum a várias espécies de plantas begoniáceas, do gênero das Begônia. É uma planta ornamental, muito apreciada pela beleza de suas flores e também de suas folhas. Tem a propredade…
===
Camélia
A camélia é uma planta cujo nome científico é Camellia L. que pertence à família Theaceae. Esta planta apresenta uma bela flor que é muito usada em termos decorativos. Relativamente ao significado da…
======
Significado das Cores das Flores
======
As cores das flores, seu perfume e formas costumam despertar nas pessoas sentimentos dos mais variados. O significado mais importante das flores se refere ao motivo que leva as pessoas a comprar e a enviar como…
===
Cravo
O cravo é a flor do craveiro, cujo nome científico é Dianthus caryophyllus, que pertence ao gênero Dianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de…
===
Crisântemo
O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada. São conhecidas mais de 100…
======
Significado de Flor
======
Flor é o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto. A flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e…
===
Flor Amor-Perfeito
A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por “Erva-da-trindade”, uma referência à…
===
Flor Azul
Flor azul significa sonho, utopia, mistério e infinito. Tornou-se símbolo da poesia romântica quando o poeta alemão de pseudônimo Novalis escreveu no romance intitulado “Heinrich von Ofterdingen” a história de…
===
Flor Copo-de-leite
Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para…
===
Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão…
===
Flor de Girassol
Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser…
===
Flor de Lis
Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete. A flor-de-lis é…
===
Flor de Maracujá
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”. Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e…
===
Dente-de-leão
A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual. Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente…
===
Flores Azuis
Flores azuis são um tipo de flor não muito fácil de ser encontrada. Alguns exemplos são as hortências, violetas, íris e outras. Existe um grande mistério relacionado às flores azuis, em especial a rosa de…
===
Flores Roxas
Existem diversos tipos de flores roxas, como rosas, hortênsias, amor-perfeito, flor-de-lis e várias outras. Existem diversos simbolismos para as flores roxas, mas elas estão especialmente ligadas ao amor, a calma…
===
Gardênia
Gardênia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade…
===
Gerânio
Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e…
===
Gérbera
Gérberas são plantas do gênero Gerbera, que fazem parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas). Por serem da mesma família que o girassol e margarida, as suas flores apresentam algumas…
===
Giesta
Giesta é um arbusto da família Fabaceae que pode atingir até três metros e que apresenta (na maior parte dos casos) flores amarelas. Existem vários gênero de giestas, como o esparto, cujo nome científico é…
===
Girassol
Características e Anatomia
Girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, de flores grandes – aprox. 30 cm de diâmetro – cujo caule pode atingir até 3 m de altura, notável por “olhar” para Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
Os girassóis sâo plantas originárias das Américas, domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro da planta que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
Significadificados e simbologia
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
Por sua forma imponente, semelhante ao sol, está ligada à glória, respeito, dignidade.
===
Gladíolo
Nome científico: Gladiolus spp.
Originário da África do Sul.
“Palma-de-santa-rita” – é uma das mais populares no Brasil.
===
Helicônia
Nome científico: Heliconia brasiliensis.
É originária do Brasil e América do Sul (tropical).
Nome dado por Lineu, em 1711, em homenagem ao monte Helicon (Grécia), onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas musas.
===
Lírio
Nome científico: Hemerocallis.
É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.
===
Margarida
A margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum, é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior,…
===
Miosótis
Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é…
===
Nardo
Nardo (Nardostachys jatamansi), também conhecido como espicanardo, nardo Indiano e jatamansi, é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais…
===
Orquídea
Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os…
===
Papoula
A papoula é uma planta da família Papaveraceae. A espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta…
===
Rosa
=
Características e Anatomia
=
A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
======
Significados e simbologia
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.
======
===
Rosa do Deserto
Rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae. Esta…
===
Tulipas
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar…
===
Tulipa Negra
As tulipas negras são flores preciosas, símbolo de elegância e sofisticação. A tulipa negra é também conhecida como “Rainha da Noite”. São flores muito apreciadas pelos amantes de tulipas em todo o mundo. O…
===
Tulipas Vermelhas
Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, amor irresistível, e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele…
===
Violeta
Nome científico: Saintpaulia ionantha.
Segundo a tradição, é o símbolo da primavera. É a flor de vaso mais vendida no Brasil.
======
Fontes de referências:
Wikipedia – Enciclopédia livre
Enciclopédia Britânica
(http://www.significados.com.br/flores/3/)
MÚSICA :
http://www.flordosol.net/menu_sup/dicas.htm
O ÓLEO DAS FLORES
Primavera: estação é ideal para usufruir benefícios de óleos essenciais extraídos de flores
A primavera está chegando e com ela a oportunidade de utilizar, das mais variadas maneiras, os óleos essenciais extraídos de flores. São muitos os óleos derivados dessas plantas e a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – fundadora e diretora da By Samia Aromaterapia – indica os principais, suas funcionalidades e maneiras de usar.
Jasmim – Conhecido como o “rei das flores”, por seu aroma sensual e profundo, é ideal para ser utilizado em noites românticas, principalmente na preparação de um ambiente aconchegante e sensual. Sâmia recomenda uma sinergia excelente para aromatização ambiental ou para uma deliciosa massagem a dois: 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo; 4 gotas de Óleo Essencial de Jasmim; e 3 gotas de Óleo de Limão Tahiti.
Néroli – Já foi considerada a flor das “moças casadouras”. É excelente para a pele facial e em tratamentos para pele sensível. A melhor indicação para o óleo essencial é seu uso puro como um sérum: aplique 4 gotas diluídas em uma colher de sopa de óleo vegetal de gérmen de trigo – uma na testa, uma em cada lado do rosto e uma no queixo – e massageie com movimentos circulares leves, para nutrir a pele do rosto. No banho, produz uma sensação extremamente relaxante, bastando aplicar 10 gotas na água da banheira.
Ylang Ylang – Considerada a “flor das flores”, contém aroma sensual e, por isso, é muito usada nas festas de noivado e para enfeitar a cama dos cônjuges. Para uma massagem relaxante a dois, em suaves movimentos circulares, seu óleo transmite uma gostosa sensação após o banho, com o corpo ainda levemente molhado. Em 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (excelente para mulheres, por conter muita vitamina E), acrescente 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang.
Gerânio – A flor fornece um óleo essencial indicado especialmente para a mulher. Por ser um fitormônio, auxilia sintomas de TPM, perimenopausa e menopausa, atuando na aceitação da feminilidade. É perfeito para massagens pós-banho e das mãos, por suas características hidratantes. Para um delicioso banho de banheira, misture 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo a 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.
Rosa – Essa flor tão decantada pelos poetas e pela paixão foi bastante utilizada em vários perfumes e loções em determinadas épocas. Não à toa é denominada “Rainha das Flores”, por sua referência direta à feminilidade, à maternidade e até à aceitação da passagem da menopausa com naturalidade. Algumas gotas no banho de banheira potencializam a ação do Óleo Essencial de Rosa como fitormônio e fazem dele um excelente tratamento para pele envelhecida, que carece de nutrição pela escassez do estrogênio que diminui a quantidade de água na pele facial e corporal.
Cistus labdanum – Trata-se de uma linda flor branca de aspecto rude e aroma forte. Seu óleo é excelente para tratamentos faciais de peles maduras e que precisem de tonificação. Proporciona um perfume pessoal para mulheres que sabem quem são e o que querem. É ideal para aromatizar ambientes, bastando misturar, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Cistus Labdanum e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
Camomila romana – A flor tem aroma de natureza e seu óleo não costuma ser usado na perfumaria. “Eu, pessoalmente, o adoro, pois me lembra uma mordida de maçã verde”, observa Sâmia, que indica seu uso para banhos e massagens ou na aromatização de ambientes após um dia exaustivo. Coloque, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Camomila Romana; 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda; e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
Lavanda – Seu óleo essencial é indispensável em casa, na bolsa ou no trabalho. Tem múltiplas funções, entre elas o combate à insônia e ações calmante, antidepressiva, respiratória, rejuvenescedora e hidratante. Por ser suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras, cicatrizes e picadas de insetos. Possui efeito balanceador, baixando a pressão arterial e aliviando problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos, principalmente se usado puro na aromatização.
http://veronicapacheco.wordpress.com/2010/09/21/primavera-estacao-e-ideal-para-usufruir-beneficios-de-oleos-essenciais-extraidos-de-flores/
POEMAS
Primavera
A chegada da nova estação
A alegria através do som
A melodia acompanhando a paixão
A Primavera em primeira mão.
Vi quando ela chegou;
Dia ensolarado, tarde de sol,
Notei quando ela parou,
Frente a um estádio de futebol.
A grama estava esverdeada.
O campo permaneceu cheio.
O brilho todo se espalhou;
Era início de um grande torneio.
Há flores ao redor da massa.
Quem será o vencedor?
Quem vai erguer a taça?
A senhora, ou o senhor?
Prof. Nilceu
É PRIMAVERA
Vida, lembranças, situação , esparanças.
Estação que privilegia o bem-querer,
Determina o destino dos sonhos,
Faz com que todos vivam para valer .
Primavera….sua chegada alegra muito mais
Do que a natureza espera.
É a estação que encaminha os amores,
Em meio aos perfumes de uma beleza singela.
Quero sentir esse aroma, dormir sempre bem,
Louvar o seu nome permanente,
Deixar que a imensidão dos prazeres me leve
Para o seu lado natural de conviver com a liberdade.
As plantas estão mudadas, diferentes, mesmo.
As flores estão casadas alegremente,
Posso sentir a cada respiro , o suspiro das rosas
Que debutam sobre os mais tenros olhares.
Todas as flores merecem o perfume que têm.
Cada uma satisfaz quem melhor convém,
Quer seja com agrado ou incentivo .
E consagra o maior sentimento de todos
Que é o AMOR , porque une os cidadãos,
Em comunhão com as aves, pureza, planeta,
Natureza , ternura colorida, vida. VIVA !
Prof. Nilceu
PRIMAVERA, PRIMAVERA!
Estação Primavera….a predileta.
Clima agradável para a Titia, Maria e a Neta.
Vovô falava que as flores resplandeciam;
Vovó apontava para o jardim, dizendo
Que as mesmas, para ela sorriam!
Naquela fazenda, e uma tapera perfeita.
Moram lá até hoje ! Eu me lembro que
Passado o plantio, o cultivo a colheita,
O sol nascia e despedia calmamente;
Clareava bem os dias, abrandava a terra,
Aquecia o chão , ajudava a semente.
Flores belas, Flores perfumadas;
Noites claras, espontâneas, enluaradas.
Parecia um exercício embelezador,
Uma preparação com fervor,
Ver jardins repletos de folhas em flor…
Lembrei-me de um recanto cheio de amor.
É aqui, neste lugar, que saía para passear
Voltei hoje para rever, respirei para valer;
Senti saudades lindas, a tapera existe, ainda.
Passei uma fase muito agradável;
Sentimento verdadeiro, tornando-me estável.
No intuito da palavra ampla, sentimentos reais;
Quero voltar sempre aqui, andar a cavalo, comer caqui,
Passear, tratar de animais.
Seja bem-vinda, Primavera!
Sem você a vida não era; como deveria.
Tchau, vovó; até breve, Titia!
Sua Primavera é parecida com a minha.
A diferença é que estou morando na cidade;
E você faz tempo, que deixou de ser saudade!
Viva as flores, a grama!!! O destaque?! O jasmim!
Visitarei Dolores, a eterna musa para mim!
Prof. Nilceu
PRIMAVERA QUENTE
Nem parece que estamos na estação Primavera,
Visto as altas temperaturas anotadas,
Sentidas, registradas, coloridas.
São calores, louvores , os pássaros cantam,
As cigarras manejam sua orqüestra.
AS árvores estão bem-vividas, folhas estampadas
Nos galhos, sem bugalhos, sem atalhos.
É Primavera, sim, mas o Verão parece ter antecipado
A sua formosura . Traz calor desde as alturas,
Escalda as peles em forma de água cristalina,
Maravilha de sol, beleza de piscina!
Estação, decida se devo cantar,
Se cultivo as melodias passaradas,
Se espero a chegada cem por cento do Verão,
Ou se dirijo-me aos canteiros, para rever as flores!
Prof. Nilceu
PRIMAVERA
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Cecília Meirelles
OS SIGNIFICADOS DAS FLORES
Açucena
Açucena é uma planta que pode corresponder ao gênero Amaryllis, Hippeastrum, Worsleya e Zephyranthes, da família das amarilidáceas. A flor desta planta originária da América do Sul também é conhecida como…
===
Alecrim
Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto encontrado facilmente na zona do Mediterrâneo e que prolifera em terrenos de origem calcária. As suas flores são azuis e exalam um aroma…
===
Alstroemeria
Nome científico: Alstroemeria pelegrina.
Madressilva-da-serra
Áster
Nome científico: Aster spp.
É originária da América do Norte. Flor muito apreciada na Europa.
Boca-de-leão
Nome científico: Antirrhinum majus.
É originário da América do Norte e Europa
===
Azaléia
A azaléia é um arbusto do gênero Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante. Esta flor foi declarada como um dos símbolos da cidade de São Paulo…
===
Begônia
Begônia é a designação comum a várias espécies de plantas begoniáceas, do gênero das Begônia. É uma planta ornamental, muito apreciada pela beleza de suas flores e também de suas folhas. Tem a propredade…
===
Camélia
A camélia é uma planta cujo nome científico é Camellia L. que pertence à família Theaceae. Esta planta apresenta uma bela flor que é muito usada em termos decorativos. Relativamente ao significado da…
======
Significado das Cores das Flores
======
As cores das flores, seu perfume e formas costumam despertar nas pessoas sentimentos dos mais variados. O significado mais importante das flores se refere ao motivo que leva as pessoas a comprar e a enviar como…
===
Cravo
O cravo é a flor do craveiro, cujo nome científico é Dianthus caryophyllus, que pertence ao gênero Dianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de…
===
Crisântemo
O crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada. São conhecidas mais de 100…
======
Significado de Flor
======
Flor é o órgão de reprodução das plantas, é a parte de onde sairá a semente ou o fruto. A flor é símbolo da beleza feminina. Pelo fato de murcharem depressa, também podem simbolizar a inconstância e…
===
Flor Amor-Perfeito
A flor Amor-perfeito significa amor romântico e duradouro. As combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão para também ser designada por “Erva-da-trindade”, uma referência à…
===
Flor Azul
Flor azul significa sonho, utopia, mistério e infinito. Tornou-se símbolo da poesia romântica quando o poeta alemão de pseudônimo Novalis escreveu no romance intitulado “Heinrich von Ofterdingen” a história de…
===
Flor Copo-de-leite
Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma. É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente. Em alguns casos esta flor também é usada para…
===
Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão…
===
Flor de Girassol
Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser…
===
Flor de Lis
Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete. A flor-de-lis é…
===
Flor de Maracujá
A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”. Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e…
===
Dente-de-leão
A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual. Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente…
===
Flores Azuis
Flores azuis são um tipo de flor não muito fácil de ser encontrada. Alguns exemplos são as hortências, violetas, íris e outras. Existe um grande mistério relacionado às flores azuis, em especial a rosa de…
===
Flores Roxas
Existem diversos tipos de flores roxas, como rosas, hortênsias, amor-perfeito, flor-de-lis e várias outras. Existem diversos simbolismos para as flores roxas, mas elas estão especialmente ligadas ao amor, a calma…
===
Gardênia
Gardênia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas. Com o passar do tempo, as suas pétalas ganham uma tonalidade…
===
Gerânio
Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e…
===
Gérbera
Gérberas são plantas do gênero Gerbera, que fazem parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas). Por serem da mesma família que o girassol e margarida, as suas flores apresentam algumas…
===
Giesta
Giesta é um arbusto da família Fabaceae que pode atingir até três metros e que apresenta (na maior parte dos casos) flores amarelas. Existem vários gênero de giestas, como o esparto, cujo nome científico é…
===
Girassol
Características e Anatomia
Girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, de flores grandes – aprox. 30 cm de diâmetro – cujo caule pode atingir até 3 m de altura, notável por “olhar” para Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
Os girassóis sâo plantas originárias das Américas, domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro da planta que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
Significadificados e simbologia
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
Por sua forma imponente, semelhante ao sol, está ligada à glória, respeito, dignidade.
===
Gladíolo
Nome científico: Gladiolus spp.
Originário da África do Sul.
“Palma-de-santa-rita” – é uma das mais populares no Brasil.
===
Helicônia
Nome científico: Heliconia brasiliensis.
É originária do Brasil e América do Sul (tropical).
Nome dado por Lineu, em 1711, em homenagem ao monte Helicon (Grécia), onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas musas.
===
Lírio
Nome científico: Hemerocallis.
É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.
===
Margarida
A margarida, flor cujo nome científico é Chrysanthemum leucanthemum, é uma flor que também é conhecida como malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior,…
===
Miosótis
Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é…
===
Nardo
Nardo (Nardostachys jatamansi), também conhecido como espicanardo, nardo Indiano e jatamansi, é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais…
===
Orquídea
Orquídeas são plantas que pertencem à família Orchidaceae, uma das mais vastas famílias do reino vegetal. Esta planta apresenta uma bela flor, que tem muitas variedades e que estão presentes em todos os…
===
Papoula
A papoula é uma planta da família Papaveraceae. A espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta…
===
Rosa
=
Características e Anatomia
=
A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
======
Significados e simbologia
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.
======
===
Rosa do Deserto
Rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae. Esta…
===
Tulipas
Tulipas são flores resistentes cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Apesar…
===
Tulipa Negra
As tulipas negras são flores preciosas, símbolo de elegância e sofisticação. A tulipa negra é também conhecida como “Rainha da Noite”. São flores muito apreciadas pelos amantes de tulipas em todo o mundo. O…
===
Tulipas Vermelhas
Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, amor irresistível, e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele…
===
Violeta
Nome científico: Saintpaulia ionantha.
Segundo a tradição, é o símbolo da primavera. É a flor de vaso mais vendida no Brasil.
======
Fontes de referências:
Wikipedia – Enciclopédia livre
Enciclopédia Britânica
(http://www.significados.com.br/flores/3/)
MÚSICA :
Primavera (Tim Maia)
Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor…
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
FRASES: PRIMAVERA
Já é primavera:
Uma colina sem nome
Sob a névoa da manhã.
Matsuo Bashô
Venha colibri:
dentro do meu coração
já é primavera.
Urhacy Faustino
“”Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma.”
Jaak Bosmans
“Existem pessoas para cada primavera e relembrar o inverno não traz o calor nem o cheiro das flores das proximas estações!”
desconhecido
Sabemos que estamos velhos quando, essas crises por que passávamos na primavera, nos passam a acometer no inverno.
Luís Eusébio
Para se chegar a primavera é necessário passar pelo frio intenso do inverno
Fatima Guirlanda
Nunca as mesmas flores… mas, sempre a primavera.
desconhecido
Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira….
desconhecido
CRESCEM GALHOS D’HERA
NOS MUROS DA NATUREZA
LINDA PRIMAVERA.
Miriam Panighel Carvalho
SÃO DOCES OLORES
QUE EXALAM NA PRIMAVERA
E SABEM A FLORES
Miriam Panighel Carvalho (Milika)
PIAM PASSARINHOS
NAS MANHÃS DE PRIMAVERA
E FAZEM SEUS NINHOS
Miriam Panighel Carvalho (Milika)
Sobre a laje fria
diz adeus à primavera
uma rosa murcha.
Fanny Dupré
Bondosa,béla e sincera .
Tua luz jamais tem fim.
Tu és como a primavera.
A estação do meu jardim.
(denis)
Caminhe com leveza na primavera.
A Mãe Terra está grávida.
Sabedoria Kiowa
os mais fortes podem matar uma rosa mais não podem evitar a primavera
che guevara
Não choro, pois não sei para onde as lágrimas vão correr.
Um dia veio a primavera e uma imensa vontade de dormir.A luz apagou.
Rosaly
Birras, manhas e manias nas manhãs de primavera
encontros e desencontros
gritos e sussuros
só queria demonstrar que estava Apaixonada…
Lediani Chapuis
um japonês pensante
você fica sentado
sem fazer nada
a primavera chega
e a grama cresce
sem ninguém querer…
M. Kiffer
Que o sussurrar da primavera me traga pra perto de mim
E que a sereia das águas me empedre pra perto de ti.
Caio Luchesi
Sobre nós, nada precisaremos dizer…
Vivemos em uma nova era.
Eles verão,
Nós primavera!
Milena Palladino
“Os poderosos pdem matar uma…duas ou até tres rosas mas jamais deterão a Primavera !!”
desconhecido
Podem até nos tirar uma flor, mas jamais acabarão com a nossa primavera
Raphael Bacellar
Não prometas nada que vá além da próxima primavera. Nenhuma fidelidade resiste à insatisfação humana, se assim o fosse, Adão estaria até hoje no Éden, fiel às promessas de Deus.
Jeocaz Lee-Meddi
Saio do cinema:
a nuvem de primavera
é outra sessão.
Fernando Sérgio Lyra
“Não se pode impedir a primavera de colorir novos olhares”
Heva Freitas
Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la.
Derek Destito
… tudo bem que está chegando a primavera, mas nem tudo são flores meu amor.
Ana Cláudia Zumpano
“Da página aberta, salta a pétala seca, e a primavera antiga.”
Autor: ( Zuleika dos Reis )
“Um lindo dia de primavera só pode, de fato, ser maravilhoso quando o espírito está em paz.”
Autor: ( Valdeci Alves Nogueira )
“Hoje sinto-me só como um ipê que não dá flores na primavera.”
Autor: ( M. M. Soriano )
“A primavera volta com flores iguais… A juventude vai e não volta mais…”
Autor: ( Cristiane S. Effting )
“Os poderosos podem matar uma,duas ou tres rosas,mas jamais conseguirao deter a primavera inteira!”
Autor: ( Desconhecido )
“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.”
Autor: ( Cecília Meireles )
“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”
Autor: ( Che Guevara )
“Mar de primavera – O dia todo Lentamente ondula.”
Autor: ( Buson )
“A mocidade é, como a primavera, uma estação sobrestimada.”
Autor: ( Samuel Butler )
“Venha colibri: dentro do meu coração já é primavera.”
Autor: ( Urhacy Faustino )
“Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma.”
Autor: ( Jaak Bosmans )
“A primavera é a estação dos risos.”
Autor: ( Casimiro de Abreu )
“Já é primavera no espaço, e o meu jardim de estrelas floriu sorridente!”
Autor: ( Mariana C. Lima )
“Já é primavera: Uma colina sem nome Sob a névoa da manhã.”
Autor: ( Matsuo Bashô )
“A primavera é uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam.”
Autor: ( Desconhecido )
“Flores ao vento, na cortina da janela, cores da primavera.”
Alonso Alvarez
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
Che Guevara
Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.
Arthur Schopenhauer
Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera, mas nunca o teu riso, porque então morreria.
Pablo Neruda
Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.
Cecília Meireles
Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder…para me encontrar….
Florbela Espanca
O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.
Victor Hugo
As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.
Che Guevara
Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera.
CHE CHEVARA
“Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.”
Cecília Meireles
APRENDI COM A PRIMAVERA A ME DEIXAR CORTAR. E A VOLTAR SEMPRE INTEIRO.
Cecicilia Meireles
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”
Che Guevara
“Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera, mas Nunca O teu Riso, Porque Então Morreria”. TE AMO…FELIZ…!!!TE AMO…FELIZ…!!!TE AMO…FELIZ.!!
Pablo Neruda
Primavera até a cadeira olha pela janela
Alice Ruiz
Nós dois? – Não me lembro. Quando era que a primavera caía em setembro?
Guilherme de Almeida
Aquilo está bem! Isto, também! A primavera de minha velhice.
Ryôto
Tímida, uma rã ensaia a primavera com um coaxo
Stefan Theodoru
Mar de primavera – O dia todo. Lentamente ondula.
Buson
Céu de primavera no jardim dorme a menina. Qual a flor do sonho?
Anibal Beça
Nem tudo são flores nos meses de primavera. Voam marimbondos…
Leila Míccolis
Da página aberta salta a pétala seca e a primavera antiga.
Zuleika dos Reis
Primavera. Chuva. A moça de rosto molhado: sombrinha furada.
Eunice Arruda
O indivíduo que pensa contra a sociedade que dorme, eis a eterna história, e a primavera terá sempre o mesmo inverno a vencer.
Émile-Auguste Chartier
Saio do cinema: a nuvem de primavera é outra sessão.
Fernando Sérgio Lyra
Demorou este ano,
Mas de repente, em toda a parte -
Primavera!
Paulo Franchetti
Sobre a laje fria
diz adeus à primavera
uma rosa murcha.
Fanny Dupré
Chuva de primavera -
Uma criança
Ensina o gato a dançar.
Issa
Céu de primavera.
Nas açucenas floridas
dura mais o orvalho.
Anibal Beça
Calma de primavera -
O monge da montanha
Espia através da cerca.
Issa
Faisão da montanha,
o sol da primavera
pisa sua cauda
Buson
A mocidade é, como a primavera, uma estação sobrestimada.
Samuel Butler
As tartarugas do lago
Ora comem, ora não comem,
Nestes longos dias de primavera.
Issa
Vento de primavera:
Sobre uma antena, um pardal
Trina e defeca
Edson Kenji Iura
Flores ao vento
na cortina da janela
cores da primavera
Alonso Alvarez
Querer que uma mulher ame toda a vida, é tão absurdo como querer que a Primavera dure todo o ano.
Júlio Dantas
Venha colibri:
dentro do meu coração
já é primavera.
Urhacy Faustino
Face à primavera
a boneca de papel
frágil a beleza
Pedro Xisto
Poderão arrancar todas as flores, mas não conseguirão acabar com a primavera.
Lino J. Somavilla
Já é quase dia
e a lua brilha no lago.
Ainda é primavera!
Anibal Beça
Que importa o nome
da primeira namorada?
Nuvens de primavera…
Teruko Oda
” os poderosos podem matar uma, duas, tres flores mas jamais deterão a primavera”
Che Guevara
Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.
Cecília Meireles
As estações do ano tem um significado muito especial para mim. Mas desde que pude compartilhar minha vida contigo, a Terra parou e agora só é primavera.
Marcos Chavarelli
OUTROS TEXTOS: PRIMAVERA
PRIMAVERA
Ah! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera!
Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
“Beijemo-nos! amemo-nos! espera!”
E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrado de amor e de cansaço.
A alma da terra gorjeava e ria…
Nascia a primavera… E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!
Autor: Olavo Bilac, in “Poesias”
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
(Poemas Inconjuntos, heterónimo de Fernando Pessoa)
Na auréola azul, dos dias teus risonhos,
Tu que sorveste o fel das minhas dores
E me trouxeste o néctar dos teus sonhos!
Cedo virá, porém, o triste outono,
Os dias voltarão a ser tristonhos
E tu hás de dormir o eterno sono,
Num sepulcro de rosas e de flores,
Arca sagrada de cerúleos sonhos,
Primavera gentil dos meus amores!
Sou mais doce que salgada, sou dos chocolates, do sorvete napolitano e das balas sortidas, que surpreendem o paladar.
Sou a insegurança que consome meus atos.
Sou a gargalhada histérica que fere o ouvido e simultaneamente o pranto silencioso; o sofrer calado daqueles que espalham atestados de felicidade.
Sou a busca constante, sou o “mais” ambicioso, sou dos livros, sou do estudo, sou da música, sou da vaidade.
Sou orgulhosa, sou o julgamento precoce, sou medrosa…
Sou do dia e da noite, sou das festas, sou da dança, sou da embriaguez pela alegria que me consome. Sou da praia e da piscina, sou carioca, sou brasileira, sou do frio e do calor, sou de lua.
Sou crítica, sou insatisfeita, sou a opinião forte, a persuasão e a literatura. Sou a luta, a intransigência, o caminho que tracei, o nome que fiz, o que pensei e divulguei.
Sou as vitórias que obtive, sou as cidades que conheci. Sou justa e sincera até na mentira.
Sou a memória da infância, a boneca com que brinquei, a tartaruga que criei, os pássaros que amei, os amigos que tive e até os que inventei. Sou a educação que obtive, sou da família.
Sou de amar. Sou roxo e lilás, mas as unhas, vermelhas. Sou dos olhos cor de mel, do cabelo preto, bem preto e comprido, bem comprido.
Sou dos sonhos, da ilusão, sou do príncipe encantado. Geralmente sou a Bela, mas de TPM, não tarda, viro Fera.
Sou autêntica, sou além do que você pensa ou espera.
Sou a imagem que fazem de mim, como posso não ser, basta acordar e querer mudar.
Sou o que quero. E gosto muito disso.
Brotam brotinhos na tarde feita
Só de suspiros:
O amor é um vírus…
Apenas o general de bronze continua de bronze!
O vento desrespeita todos os sinais do tráfego.
Velhinhos de gravata borboleta
Sobem e descem como autogiros.
O guarda de trânsito virou cata-vento.
As mulheres são de todas as cores como esses
manequins expostos nas vitrinas,
E onde é que estão, me conta, as tuas esperanças
mortas?!
Lá vão elas – tão lindas – vestidas de verde
Como Ofélias levadas pelos rios em fora
Enquanto eu nem me atrevo a olhar para o alto:
repara se não é
O Espírito Santo que vem descendo em lento vôo
E até Ele, até Ele, deve estar assim, – todo irisado
Como os olhos das crianças, como as maravilhosas
bolinhas-de-gude!
Mario Quintana
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor…
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
FRASES: PRIMAVERA
Já é primavera:
Uma colina sem nome
Sob a névoa da manhã.
Matsuo Bashô
Venha colibri:
dentro do meu coração
já é primavera.
Urhacy Faustino
“”Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma.”
Jaak Bosmans
“Existem pessoas para cada primavera e relembrar o inverno não traz o calor nem o cheiro das flores das proximas estações!”
desconhecido
Sabemos que estamos velhos quando, essas crises por que passávamos na primavera, nos passam a acometer no inverno.
Luís Eusébio
Para se chegar a primavera é necessário passar pelo frio intenso do inverno
Fatima Guirlanda
Nunca as mesmas flores… mas, sempre a primavera.
desconhecido
Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira….
desconhecido
CRESCEM GALHOS D’HERA
NOS MUROS DA NATUREZA
LINDA PRIMAVERA.
Miriam Panighel Carvalho
SÃO DOCES OLORES
QUE EXALAM NA PRIMAVERA
E SABEM A FLORES
Miriam Panighel Carvalho (Milika)
PIAM PASSARINHOS
NAS MANHÃS DE PRIMAVERA
E FAZEM SEUS NINHOS
Miriam Panighel Carvalho (Milika)
Sobre a laje fria
diz adeus à primavera
uma rosa murcha.
Fanny Dupré
Bondosa,béla e sincera .
Tua luz jamais tem fim.
Tu és como a primavera.
A estação do meu jardim.
(denis)
Caminhe com leveza na primavera.
A Mãe Terra está grávida.
Sabedoria Kiowa
os mais fortes podem matar uma rosa mais não podem evitar a primavera
che guevara
Não choro, pois não sei para onde as lágrimas vão correr.
Um dia veio a primavera e uma imensa vontade de dormir.A luz apagou.
Rosaly
Birras, manhas e manias nas manhãs de primavera
encontros e desencontros
gritos e sussuros
só queria demonstrar que estava Apaixonada…
Lediani Chapuis
um japonês pensante
você fica sentado
sem fazer nada
a primavera chega
e a grama cresce
sem ninguém querer…
M. Kiffer
Que o sussurrar da primavera me traga pra perto de mim
E que a sereia das águas me empedre pra perto de ti.
Caio Luchesi
Sobre nós, nada precisaremos dizer…
Vivemos em uma nova era.
Eles verão,
Nós primavera!
Milena Palladino
“Os poderosos pdem matar uma…duas ou até tres rosas mas jamais deterão a Primavera !!”
desconhecido
Podem até nos tirar uma flor, mas jamais acabarão com a nossa primavera
Raphael Bacellar
Não prometas nada que vá além da próxima primavera. Nenhuma fidelidade resiste à insatisfação humana, se assim o fosse, Adão estaria até hoje no Éden, fiel às promessas de Deus.
Jeocaz Lee-Meddi
Saio do cinema:
a nuvem de primavera
é outra sessão.
Fernando Sérgio Lyra
“Não se pode impedir a primavera de colorir novos olhares”
Heva Freitas
Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la.
Derek Destito
… tudo bem que está chegando a primavera, mas nem tudo são flores meu amor.
Ana Cláudia Zumpano
“Da página aberta, salta a pétala seca, e a primavera antiga.”
Autor: ( Zuleika dos Reis )
“Um lindo dia de primavera só pode, de fato, ser maravilhoso quando o espírito está em paz.”
Autor: ( Valdeci Alves Nogueira )
“Hoje sinto-me só como um ipê que não dá flores na primavera.”
Autor: ( M. M. Soriano )
“A primavera volta com flores iguais… A juventude vai e não volta mais…”
Autor: ( Cristiane S. Effting )
“Os poderosos podem matar uma,duas ou tres rosas,mas jamais conseguirao deter a primavera inteira!”
Autor: ( Desconhecido )
“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.”
Autor: ( Cecília Meireles )
“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”
Autor: ( Che Guevara )
“Mar de primavera – O dia todo Lentamente ondula.”
Autor: ( Buson )
“A mocidade é, como a primavera, uma estação sobrestimada.”
Autor: ( Samuel Butler )
“Venha colibri: dentro do meu coração já é primavera.”
Autor: ( Urhacy Faustino )
“Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma.”
Autor: ( Jaak Bosmans )
“A primavera é a estação dos risos.”
Autor: ( Casimiro de Abreu )
“Já é primavera no espaço, e o meu jardim de estrelas floriu sorridente!”
Autor: ( Mariana C. Lima )
“Já é primavera: Uma colina sem nome Sob a névoa da manhã.”
Autor: ( Matsuo Bashô )
“A primavera é uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam.”
Autor: ( Desconhecido )
“Flores ao vento, na cortina da janela, cores da primavera.”
Alonso Alvarez
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
Che Guevara
Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.
Arthur Schopenhauer
Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera, mas nunca o teu riso, porque então morreria.
Pablo Neruda
Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.
Cecília Meireles
Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder…para me encontrar….
Florbela Espanca
O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.
Victor Hugo
As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.
Che Guevara
Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera.
CHE CHEVARA
“Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.”
Cecília Meireles
APRENDI COM A PRIMAVERA A ME DEIXAR CORTAR. E A VOLTAR SEMPRE INTEIRO.
Cecicilia Meireles
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.”
Che Guevara
“Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera, mas Nunca O teu Riso, Porque Então Morreria”. TE AMO…FELIZ…!!!TE AMO…FELIZ…!!!TE AMO…FELIZ.!!
Pablo Neruda
Primavera até a cadeira olha pela janela
Alice Ruiz
Nós dois? – Não me lembro. Quando era que a primavera caía em setembro?
Guilherme de Almeida
Aquilo está bem! Isto, também! A primavera de minha velhice.
Ryôto
Tímida, uma rã ensaia a primavera com um coaxo
Stefan Theodoru
Mar de primavera – O dia todo. Lentamente ondula.
Buson
Céu de primavera no jardim dorme a menina. Qual a flor do sonho?
Anibal Beça
Nem tudo são flores nos meses de primavera. Voam marimbondos…
Leila Míccolis
Da página aberta salta a pétala seca e a primavera antiga.
Zuleika dos Reis
Primavera. Chuva. A moça de rosto molhado: sombrinha furada.
Eunice Arruda
O indivíduo que pensa contra a sociedade que dorme, eis a eterna história, e a primavera terá sempre o mesmo inverno a vencer.
Émile-Auguste Chartier
Saio do cinema: a nuvem de primavera é outra sessão.
Fernando Sérgio Lyra
Demorou este ano,
Mas de repente, em toda a parte -
Primavera!
Paulo Franchetti
Sobre a laje fria
diz adeus à primavera
uma rosa murcha.
Fanny Dupré
Chuva de primavera -
Uma criança
Ensina o gato a dançar.
Issa
Céu de primavera.
Nas açucenas floridas
dura mais o orvalho.
Anibal Beça
Calma de primavera -
O monge da montanha
Espia através da cerca.
Issa
Faisão da montanha,
o sol da primavera
pisa sua cauda
Buson
A mocidade é, como a primavera, uma estação sobrestimada.
Samuel Butler
As tartarugas do lago
Ora comem, ora não comem,
Nestes longos dias de primavera.
Issa
Vento de primavera:
Sobre uma antena, um pardal
Trina e defeca
Edson Kenji Iura
Flores ao vento
na cortina da janela
cores da primavera
Alonso Alvarez
Querer que uma mulher ame toda a vida, é tão absurdo como querer que a Primavera dure todo o ano.
Júlio Dantas
Venha colibri:
dentro do meu coração
já é primavera.
Urhacy Faustino
Face à primavera
a boneca de papel
frágil a beleza
Pedro Xisto
Poderão arrancar todas as flores, mas não conseguirão acabar com a primavera.
Lino J. Somavilla
Já é quase dia
e a lua brilha no lago.
Ainda é primavera!
Anibal Beça
Que importa o nome
da primeira namorada?
Nuvens de primavera…
Teruko Oda
” os poderosos podem matar uma, duas, tres flores mas jamais deterão a primavera”
Che Guevara
Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.
Cecília Meireles
As estações do ano tem um significado muito especial para mim. Mas desde que pude compartilhar minha vida contigo, a Terra parou e agora só é primavera.
Marcos Chavarelli
OUTROS TEXTOS: PRIMAVERA
Os japoneses têm um grande amor e um grande
respeito pela Natureza e tratam todas as árvores com o maior
cuidado e carinho.
Num lugar onde outrora se erguera uma grande
árvore que eles veneravam, plantaram um pequeno bosque de
cerejeiras.
Entretanto, à medida que o tempo ia passando, as
cerejeiras que tinham plantado iam crescendo e embelezando.
Por isso a gente da ilha passou a celebrar,
todos os anos, a festa da cerejeira em flor.
Quando acabava o Inverno e começava a surgir a
Primavera tudo se animava.
Os pedreiros, os tanoeiros e os carpinteiros
vinham trabalhar para o ar livre e riam e cantavam enquanto
esculpiam, serravam, martelavam.
Havia grande azáfama e pelas ruas passavam
pessoas muito apressadas: iam a correr às lojas de tecidos comprar
quimonos de Primavera para vestirem quando chegasse o dia em que já
pudessem ir admirar o primeiro desabrochar das flores.
E nas ruas, nos jardins, nos campos, os
marmeleiros, as macieiras, as cerejeiras já estavam carregados de
botões fechados.
No centro da povoação aparecia então o macaco
amestrado, vestido com um casaquinho azul e acompanhado pelo seu
dono. E em redor juntavam-se as crianças e adultos para admirarem
as habilidades do animal sábio.
E as crianças ficavam mudas de espanto quando
aparecia um grande leão de papel que vinha pela rua fora num andar
baloiçado, acompanhado por dois homens vestidos com quimonos
amarelos. Passavam por todas as ruas e por fim paravam debaixo dos
ramos das cerejeiras.
Então os homens do quimono amarelo começavam a
rufar os tambores e o leão começava a dançar. E um dos homens
cantava:
Já dança o leão
Debaixo da cerejeira
Ao som dos tambores
O seu bailar faz abrir
Mais depressa as flores.
E, no dia seguinte, nos ramos das cerejeiras, as
pequenas flores cor-de-rosa estavam todas abertas.
Sophia de Mello Breyner – Livro
“Crescer”
Primavera
Quero apenas cinco
coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser… sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser… sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Pablo Neruda
Ah! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera!
Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
“Beijemo-nos! amemo-nos! espera!”
E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrado de amor e de cansaço.
A alma da terra gorjeava e ria…
Nascia a primavera… E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!
Autor: Olavo Bilac, in “Poesias”
Quando Vier a Primavera
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enormeSe eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
(Poemas Inconjuntos, heterónimo de Fernando Pessoa)
Alberto Caieiro
Primavera
Primavera gentil dos meus amores,
– Arca cerúlea de ilusões etéreas,
Chova-te o Céu cintilações sidéreas
E a terra chova no teu seio flores!
Esplende, Primavera, os teus fulgores,– Arca cerúlea de ilusões etéreas,
Chova-te o Céu cintilações sidéreas
E a terra chova no teu seio flores!
Na auréola azul, dos dias teus risonhos,
Tu que sorveste o fel das minhas dores
E me trouxeste o néctar dos teus sonhos!
Cedo virá, porém, o triste outono,
Os dias voltarão a ser tristonhos
E tu hás de dormir o eterno sono,
Num sepulcro de rosas e de flores,
Arca sagrada de cerúleos sonhos,
Primavera gentil dos meus amores!
Augusto dos Anjos
Sou Primavera
Eu sou a profunda incerteza, sou
grande e pequena, sou intensa.
Sou Primavera inconstante e Verão ardente, como as saudades do
que passa e marca, quase sem sentir.Sou mais doce que salgada, sou dos chocolates, do sorvete napolitano e das balas sortidas, que surpreendem o paladar.
Sou a insegurança que consome meus atos.
Sou a gargalhada histérica que fere o ouvido e simultaneamente o pranto silencioso; o sofrer calado daqueles que espalham atestados de felicidade.
Sou a busca constante, sou o “mais” ambicioso, sou dos livros, sou do estudo, sou da música, sou da vaidade.
Sou orgulhosa, sou o julgamento precoce, sou medrosa…
Sou do dia e da noite, sou das festas, sou da dança, sou da embriaguez pela alegria que me consome. Sou da praia e da piscina, sou carioca, sou brasileira, sou do frio e do calor, sou de lua.
Sou crítica, sou insatisfeita, sou a opinião forte, a persuasão e a literatura. Sou a luta, a intransigência, o caminho que tracei, o nome que fiz, o que pensei e divulguei.
Sou as vitórias que obtive, sou as cidades que conheci. Sou justa e sincera até na mentira.
Sou a memória da infância, a boneca com que brinquei, a tartaruga que criei, os pássaros que amei, os amigos que tive e até os que inventei. Sou a educação que obtive, sou da família.
Sou de amar. Sou roxo e lilás, mas as unhas, vermelhas. Sou dos olhos cor de mel, do cabelo preto, bem preto e comprido, bem comprido.
Sou dos sonhos, da ilusão, sou do príncipe encantado. Geralmente sou a Bela, mas de TPM, não tarda, viro Fera.
Sou autêntica, sou além do que você pensa ou espera.
Sou a imagem que fazem de mim, como posso não ser, basta acordar e querer mudar.
Sou o que quero. E gosto muito disso.
Karla Buarque
ENCANTAÇÃO DA PRIMAVERABrotam brotinhos na tarde feita
Só de suspiros:
O amor é um vírus…
Apenas o general de bronze continua de bronze!
O vento desrespeita todos os sinais do tráfego.
Velhinhos de gravata borboleta
Sobem e descem como autogiros.
O guarda de trânsito virou cata-vento.
As mulheres são de todas as cores como esses
manequins expostos nas vitrinas,
E onde é que estão, me conta, as tuas esperanças
mortas?!
Lá vão elas – tão lindas – vestidas de verde
Como Ofélias levadas pelos rios em fora
Enquanto eu nem me atrevo a olhar para o alto:
repara se não é
O Espírito Santo que vem descendo em lento vôo
E até Ele, até Ele, deve estar assim, – todo irisado
Como os olhos das crianças, como as maravilhosas
bolinhas-de-gude!
Mario Quintana
PRIMAVERA INSPIRA BUSCA DE SIGNIFICADO PARA A VIDA!!!
Hoje acordei com vontade de um reflexão bem madura.Assim fui ao
google e achei.Vou quardar.Parabéns!!! Obrigada Adriana.
A Primavera - que tem início neste sábado (22) - é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.
Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. É uma estação excelente para trabalhar a comunicação, a abundância e a fertilidade em nosso caminhar individual. No Xamanismo celebramos a "Mãe Terra", honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As crianças representam as sementes do futuro e estão muito presentes com sua alegria e disposição dentro deste processo.
De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.
Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados. Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra.
A primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.
O índio foi além desse conceito, crendo que as sementes que agora plantamos são para a próxima vida. As sementes da próxima vida estão sendo preparadas na vida presente que estamos vivendo. Não há como escapar da consequência de nossas ações. Cedo ou tarde o passado reaparece para nós.
Sendo assim, na primavera somos convidados para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.
A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais. O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade.
Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos acima dos nossos preconceitos aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar cair. Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal e menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega com a primavera.
É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior e nossa fé. Neste momento em que a força de vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, depois das limitações e do recolhimento do inverno.
"Você não conhece sua primavera espiritual íntima. Ela ainda não veio, você ainda não a convidou. A primavera exterior vem e vai, mas a primavera interior só vem e nunca vai. É uma primavera eterna. Suas flores são flores da eternidade.
Uma vez iluminado você fica para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior", Osho
Adriana Feijó é psicóloga com especialização em Psicologia
Transpessoal, possui mestrado em Reiki Xamânico e atua também como
terapeuta floral. Saiba mais
»
contato: adrimfeijo@yahoo.com.br
contato: adrimfeijo@yahoo.com.br
PRIMAVERA SIMBOLIZA CICLO DE PROSPERIDADE
Xamanismo sugere que estação é época de
crescimento e recomeço
O fluxo das estações e as fases da Lua afetam a vida no campo, o
nosso ânimo e as mudanças no tempo. Na verdade, os quatro ciclos
das estações indicam pontos de mudança da energia da natureza
dentro de nós mesmos. Porém, nas grandes cidades, o movimento da
força sutil não é percebido com tanta consciência.A Primavera - que tem início neste sábado (22) - é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.
OS FESTIVAIS SOLARES E AS ESTAÇÕES DO ANO
- Nas antigas tradições de povos ancestrais, as transformações que ocorriam na natureza eram celebradas através dos Festivais Solares. Esses eventos aconteciam em datas fixas, marcando os pontos chamados de solstícios e os equinócios. Nessa época, existia uma preocupação da relação da terra com o sol.
- Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium) e significa "noite igual", e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à noite, em toda a Terra. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, definindo as mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso: o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
- Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. É uma estação excelente para trabalhar a comunicação, a abundância e a fertilidade em nosso caminhar individual. No Xamanismo celebramos a "Mãe Terra", honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As crianças representam as sementes do futuro e estão muito presentes com sua alegria e disposição dentro deste processo.
De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.
Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados. Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra.
PRIMAVERA INSPIRA BUSCA DE SIGNIFICADO PARA A VIDA
A primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.
O índio foi além desse conceito, crendo que as sementes que agora plantamos são para a próxima vida. As sementes da próxima vida estão sendo preparadas na vida presente que estamos vivendo. Não há como escapar da consequência de nossas ações. Cedo ou tarde o passado reaparece para nós.
Sendo assim, na primavera somos convidados para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.
QUE TAL REVER ALGUMAS ATITUDES?
A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais. O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade.
Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos acima dos nossos preconceitos aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar cair. Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal e menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega com a primavera.
É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior e nossa fé. Neste momento em que a força de vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, depois das limitações e do recolhimento do inverno.
"Você não conhece sua primavera espiritual íntima. Ela ainda não veio, você ainda não a convidou. A primavera exterior vem e vai, mas a primavera interior só vem e nunca vai. É uma primavera eterna. Suas flores são flores da eternidade.
Uma vez iluminado você fica para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior", Osho
Como comemorar cidadnia? Mostrando a construção de uma linda Cidadania
-
Meus amigos faço questão de contar para vcs uma pequena história desta menina -moça Dayane Lima. Muito linda !!!!Vale a pena ...Leiam e vejam como se aprende a cidadania.
Estávamos em 2002, eu tinha acabado de sair da direção ,minha função era ser coordenadora pedagógica.
Havíamos combinado no ano anterior ,numa assembleia geral, pais & escola que cada vez mais poderíamos diminuir o material escolar , sugeria passar para um caderno único de matéria , visto que trabalhávamos na época por projetos. Assim o caderno poderia ,até ser mesmo uma agenda ,mas optaríamos por um caderno brochurão. Nossos adolescentes na sua maioria discordou, eu querendo que eles entendessem , ainda justifiquei:
- Queridos , vc vão entender quando começarem a usar assim, sei que gostariam de usar caderno de matéria ou mesmo um fichário que os alunos do 2º grau usam, mas isso é só consumismo... Pensam?
Uma outra maioria com essa minha fala concordaram, não de muito bom gosto e fechamos assim.
Acontece que a Dyane, nesta época, era a prefeita do CAIC< em eleicão pelos alunos.
Chegamos no inicio do ano seguinte e a Dayane me aparece com um fichário de última geração,na escola, e desfilava com ele para lá e para cá. Bem, os demais alunos a reclamar me.
-Falam com a diretora , agora ela deve decidir com vcs.
- Ela não resolve Dirce, tb vamos comprar um. Tudo bem vou falar; eu> Resolvido com c Inez, cheguei perto da Dayne e a questionei. Pq esse fichário , foi isso que combinamos.?
-A Inez(diretora) não falou nada.E levantou o nariz .E abriu o fichário e mostrou me o caderno. Falei:
_Gurarde então seu fichario para o seu 2º grau. E saimos cada uma para uma lado.
Mas o poder dessa menina estava mais alto que pensava. Um dia estava na sala dos professores uma aluna entra . Dirce posso falar com vs?
_ Sim , venha cá. Oi, a Dayene subiu na mesa e tirou me de representante de turma, Ela pode fazer isso?
_ Não, Precisa de ajuda. perguntei ? Minha mãe falou que resolvesse com vc. Vc saberia ajudar me.
-Como?
-Quero que vá a sala comigo e fale isso>
Ok, vamos. Lá, falei:
_Turma , a Thais tem uma reclamação, posso falar? Contei e perguntei - Foi assim que aconteceu,? E vcs concordaram? .
=Não, a maioria falou.
-Oue acha Thais que deve ser feito.? Perguntei
_Gostaria que fizessem uma eleição como fizeram para me colocar como representante.
Concordam?
-Sim.A maioria falou
Assim fizemos e a Dayane teve direito de colocar o nome de sua candidata.Thais concordou "Assim fica agora mais legítimo "Disse ela
Mas Thais venceu essa.
Foi , aí, com essas crianças que aprendi como uma pessoa ganha seu poder. Como o opressor se impõe .Mas vi, que se depararem com tanta oportunidade em aprendizagem ninguém nada faz . Se aprenderam não, não vão fácil, não.
Desculpa e extensão Tinha que falar, não podia perder essa oportunidade do que falo, sempre em meus comentários
Bjs
Dirce Saleh (autora ) E. M .PE. João Bruno CAIC/2012
7 de setembro como comemoramos esta independencia...Oh!!! Brasil ?
Trago a crônica de Dea Januzzi. Ela fala questionando de uma
maneira incisiva, e eu gostaria de guardar comigo.Obrigada Dea.
DESPERTAR DA ESCURIDÃO QUE SE FEZ SOBRE O BRASIL
Déa Januzzi
Oh, pátria minha, acordei hoje com vontade de te dar colo, te acariciar e de te ninar. Passar a mão em teu rosto tão sofrido e maltratado, em tuas margens plácidas. Com um desejo ardente de beijar os teus olhos, que não conseguem mais ver a própria luz, encobertos pela descrença, pelas trevas do medo que congelam tuas veias. Teus sonhos foram roubados à luz do dia e ninguém fez nada.
Não consegues mais dar bons exemplos. O que fizeram contigo, pátria minha, que já não sabes o que é o bem ou o mal? Tenho vontade de chorar por ti, mas prefiro procurar um bálsamo para as feridas que abristes em tuas entranhas. São cicatrizes profundas, que marcam o teu solo e aprisionam o teu coração. São muitos os assassinos da pátria, que se envolvem em escândalos e mais escândalos. São os vampiros da pátria.
Nem todas as cruzes, as réstias de alho, as CPIs conseguem expurgar o mal, espantar os vampiros que sugam tua energia vital, a tua grandeza. Nem todos os incensos do mundo podem perfumar as tuas margens flácidas. Muito menos despertar o brado retumbante dessa gente tão cansada de promessas vãs. São mariposas que buscam a luz, mas acabam pisoteadas no chão.
Transformastes o teu ventre num grande presídio, onde os grilhões acorrentam os teus dias, onde a noite não é mais um lábaro estrelado. Que exemplo, mãe-pátria, estás dando aos teus filhos jovens que ainda precisam de ti? Perdeste o controle, as rédeas do teu galopar. O que podem fazer os teus filhos jovens, se os líderes hoje estão sendo formados nas penitenciárias dessa pobre pátria desvalida? Onde estão os teus filhos ilustres? Os teus heróis? Nem mesmo os ídolos do futebol conseguiram corresponder à tua ânsia. Nem eles puderam erguer, outra vez, o orgulho nacional. Nem todo o verde e amarelo da tua roupagem foi capaz de cobrir a violência sofrida por teus filhos.
O que fizeram de ti, pátria minha, que já não consegues mais ser amada e idolatrada por teus filhos? Levantei com vontade de fazer bolhas de sabão, para colocar os políticos, os ministros, os juízes que não souberam honrar o teu nome – e soprar essa bolha para bem distante de tuas fronteiras, para a solidão dos desertos ou para as terras geladas da Sibéria, onde seriam condenados ao degredo eterno. Onde estás Tiradentes, a morrer pela pátria? Onde estás Tomás Antônio Gonzaga a fazer sonetos enquanto esperas a liberdade do teu povo? Onde estás Felipe dos Santos, cujo corpo foi arrastado pelas ruas dessa pátria em nome de um ideal? Libertas quae sera tamen, para essa pátria sem comando.
Pátria minha será que não tens mais orgulho? Que entregastes os pontos e o ouro aos bandidos? A mãe-pátria envergonhada precisa de colo e afeto? Ou de uma outra Inconfidência? Minha pátria abandonada, por que deixas os jovens sem futuro, sem ídolos, sem modelos, sem valores. O que fazer com teus filhos jovens que não sabem mais o que é certo ou errado? Oh, pobre pátria, sem parâmetros para as futuras gerações. Que pátria é essa que não consegue mais dar Norte aos teus filhos? Que não vê os teus velhos? Que tapa os olhos para o envelhecimento populacional? Que violenta as mulheres? Que não abençoas as mães? Que estupra a dignidade de ser para ter?
Pobre a pátria cujos filhos são deserdados e não podem mais acreditar em nada. Nem no poder constituído. Oh, pátria minha, que não és mais gentil nem tão garrida. Como podes ser tão madrasta?
Oxalá, pátria amada, que não respeitas tua diversidade religiosa. Alto lá, candidatos ao poder: cada um com teu credo, mas todos unidos na fé. Cada um com teu mantra, com tua reza, com tuas bênçãos, com teus rituais. Oh, pátria dolorida que não respeitas os teus rios, que não olhas para o céu, que derrubas as tuas árvores, que destróis o teu verde, as tuas reservas, em nome do lucro e da ganância. Pátria, por que não tens cuidado com teus filhos diferentes? Por que queres curar teus filhos que abraçam outra orientação sexual? Oh, pátria minha, tens lugar para todos.
Oh, pátria desalmada, não vês as lágrimas dos teus filhos? A dor dos teus órfãos, que não confiam mais em ti? Que estão desamparados, entregues à própria sorte, sem fé, sem Deus, sem afeto, sem utopia? Que não reconheces a tua verdadeira cor? Os teus negros e índios? Que és selvagem com teus filhos?
A noite chegou, pátria sonâmbula, com todos os teus fantasmas. Os pesadelos tomaram conta dessa longa noite que não termina nunca, enquanto teus filhos se debatem desamparados de um lado ao outro desse berço nem tão esplêndido assim. Há um ruflar de tambores nesse caminho da forca. Mas espero abrir os olhos a tempo e despertar desse pesadelo, dessa escuridão que se fez sobre o Brasil, dessa manhã que nunca chega.
Déa Januzzi é jornalista e escritora
Meu comentário e o grito que está atravessado em minha garganta:
Nossa, Dea Januzzi foste severa, ao mesmo tempo altaneira e varonil. Falaste cobrando o necessário para que nossa pátria devolva com honra o que tem perdido por seus próprios filhos desalmados, sem brasilidade
Foi firme ao cobrar ,acho uma lástima, deixar uma herança maldita as futuras gerações
Teu grito, amiga contra a inercia com os velhos, as mulheres , as crianças. É… temos pouco ,sim, a comemorar amanhã ,nesse 7 de setembro.
Mas um grito fica atravessado na minha garganta, essa pátria é jovem, esplendorosa, e seus filhos se perderam,no mundo do ter , e ela mãe querida que pode fazer?
Mesmo em pranto hei de comemorar meu sete de setembro .
Viva o Brasil!!!!!
Bjs Dirce Saléh
Oh, pátria minha, acordei hoje com vontade de te dar colo, te acariciar e de te ninar. Passar a mão em teu rosto tão sofrido e maltratado, em tuas margens plácidas. Com um desejo ardente de beijar os teus olhos, que não conseguem mais ver a própria luz, encobertos pela descrença, pelas trevas do medo que congelam tuas veias. Teus sonhos foram roubados à luz do dia e ninguém fez nada.
Não consegues mais dar bons exemplos. O que fizeram contigo, pátria minha, que já não sabes o que é o bem ou o mal? Tenho vontade de chorar por ti, mas prefiro procurar um bálsamo para as feridas que abristes em tuas entranhas. São cicatrizes profundas, que marcam o teu solo e aprisionam o teu coração. São muitos os assassinos da pátria, que se envolvem em escândalos e mais escândalos. São os vampiros da pátria.
Nem todas as cruzes, as réstias de alho, as CPIs conseguem expurgar o mal, espantar os vampiros que sugam tua energia vital, a tua grandeza. Nem todos os incensos do mundo podem perfumar as tuas margens flácidas. Muito menos despertar o brado retumbante dessa gente tão cansada de promessas vãs. São mariposas que buscam a luz, mas acabam pisoteadas no chão.
Transformastes o teu ventre num grande presídio, onde os grilhões acorrentam os teus dias, onde a noite não é mais um lábaro estrelado. Que exemplo, mãe-pátria, estás dando aos teus filhos jovens que ainda precisam de ti? Perdeste o controle, as rédeas do teu galopar. O que podem fazer os teus filhos jovens, se os líderes hoje estão sendo formados nas penitenciárias dessa pobre pátria desvalida? Onde estão os teus filhos ilustres? Os teus heróis? Nem mesmo os ídolos do futebol conseguiram corresponder à tua ânsia. Nem eles puderam erguer, outra vez, o orgulho nacional. Nem todo o verde e amarelo da tua roupagem foi capaz de cobrir a violência sofrida por teus filhos.
O que fizeram de ti, pátria minha, que já não consegues mais ser amada e idolatrada por teus filhos? Levantei com vontade de fazer bolhas de sabão, para colocar os políticos, os ministros, os juízes que não souberam honrar o teu nome – e soprar essa bolha para bem distante de tuas fronteiras, para a solidão dos desertos ou para as terras geladas da Sibéria, onde seriam condenados ao degredo eterno. Onde estás Tiradentes, a morrer pela pátria? Onde estás Tomás Antônio Gonzaga a fazer sonetos enquanto esperas a liberdade do teu povo? Onde estás Felipe dos Santos, cujo corpo foi arrastado pelas ruas dessa pátria em nome de um ideal? Libertas quae sera tamen, para essa pátria sem comando.
Pátria minha será que não tens mais orgulho? Que entregastes os pontos e o ouro aos bandidos? A mãe-pátria envergonhada precisa de colo e afeto? Ou de uma outra Inconfidência? Minha pátria abandonada, por que deixas os jovens sem futuro, sem ídolos, sem modelos, sem valores. O que fazer com teus filhos jovens que não sabem mais o que é certo ou errado? Oh, pobre pátria, sem parâmetros para as futuras gerações. Que pátria é essa que não consegue mais dar Norte aos teus filhos? Que não vê os teus velhos? Que tapa os olhos para o envelhecimento populacional? Que violenta as mulheres? Que não abençoas as mães? Que estupra a dignidade de ser para ter?
Pobre a pátria cujos filhos são deserdados e não podem mais acreditar em nada. Nem no poder constituído. Oh, pátria minha, que não és mais gentil nem tão garrida. Como podes ser tão madrasta?
Oxalá, pátria amada, que não respeitas tua diversidade religiosa. Alto lá, candidatos ao poder: cada um com teu credo, mas todos unidos na fé. Cada um com teu mantra, com tua reza, com tuas bênçãos, com teus rituais. Oh, pátria dolorida que não respeitas os teus rios, que não olhas para o céu, que derrubas as tuas árvores, que destróis o teu verde, as tuas reservas, em nome do lucro e da ganância. Pátria, por que não tens cuidado com teus filhos diferentes? Por que queres curar teus filhos que abraçam outra orientação sexual? Oh, pátria minha, tens lugar para todos.
Oh, pátria desalmada, não vês as lágrimas dos teus filhos? A dor dos teus órfãos, que não confiam mais em ti? Que estão desamparados, entregues à própria sorte, sem fé, sem Deus, sem afeto, sem utopia? Que não reconheces a tua verdadeira cor? Os teus negros e índios? Que és selvagem com teus filhos?
A noite chegou, pátria sonâmbula, com todos os teus fantasmas. Os pesadelos tomaram conta dessa longa noite que não termina nunca, enquanto teus filhos se debatem desamparados de um lado ao outro desse berço nem tão esplêndido assim. Há um ruflar de tambores nesse caminho da forca. Mas espero abrir os olhos a tempo e despertar desse pesadelo, dessa escuridão que se fez sobre o Brasil, dessa manhã que nunca chega.
Déa Januzzi é jornalista e escritora
Meu comentário e o grito que está atravessado em minha garganta:
Nossa, Dea Januzzi foste severa, ao mesmo tempo altaneira e varonil. Falaste cobrando o necessário para que nossa pátria devolva com honra o que tem perdido por seus próprios filhos desalmados, sem brasilidade
Foi firme ao cobrar ,acho uma lástima, deixar uma herança maldita as futuras gerações
Teu grito, amiga contra a inercia com os velhos, as mulheres , as crianças. É… temos pouco ,sim, a comemorar amanhã ,nesse 7 de setembro.
Mas um grito fica atravessado na minha garganta, essa pátria é jovem, esplendorosa, e seus filhos se perderam,no mundo do ter , e ela mãe querida que pode fazer?
Mesmo em pranto hei de comemorar meu sete de setembro .
Viva o Brasil!!!!!
Bjs Dirce Saléh
domingo 07 setembro 2014 13:10 , em Cidadaniia