Justificativa
Este projeto tem como objetivo comemorar o dia da criança através do circo e aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
Tendo
como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade
ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a
criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a
curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem
utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual
ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento
integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças
causadas durantes sua criação ate os dias atuais.
OBJETIVO
GERAL
Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
· Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
· Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
· Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
· Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
· Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
· Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
· Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
Duração 2 meses
Conhecer a história do circo, valorizando a arte circense.
· Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
· Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
· Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
· Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
· Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
· Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
· Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
Duração 2 meses
Publico
alvo: educação infantil
CONTEÚDOS
programáticos
Natureza e sociedade
Natureza e sociedade
•Trabalhar sentimentos
•Jogos cooperativos
•Registro das Regras
•Respeito pelo próximo
•Corpo humano
•Mímica
•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
•Jogos cooperativos
•Registro das Regras
•Respeito pelo próximo
•Corpo humano
•Mímica
•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
· Movimento:
•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
· Nomes (reforço na escrita do próprio nome);
· Historias: sequências, personagens, enredo, memória.
· Exploração das histórias através da linguagem oral;
· Leitura
Matemática:
•Números/quantificação
•Formas Geométricas
•Classificação, seriação.
Matemática:
•Números/quantificação
•Formas Geométricas
•Classificação, seriação.
História do circo
O circo é uma expressão artística, parte da cultura
popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Há
referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império
Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida
fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em
arenas destinadas às apresentações (anfiteatros). Na Idade
Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e
bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações. Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o
formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as
apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as
apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).Embora
enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso,
principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com
palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapezistas. Os palhaços
brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha,
Arrelia, Torresmo e Piolin.
Você sabia?
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma
homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897. (Sua pesquisa)
Metodologia.
Iniciaremos o projeto com um pouco da historia do circo. Será
exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os
animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer
mais parte da arte circense. Identificaremos
alguns vídeos dos circos mais famosos.
O projeto
devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a
literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados
todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
•desenho
•Construção com sucatas
•jogos
•Sessão de filme
•Construção de painéis
•Dramatização
•Brincadeira dirigida
•Atividades de relaxamento
•Produção de textos coletivos
Avaliação:
O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.
•Construção com sucatas
•jogos
•Sessão de filme
•Construção de painéis
•Dramatização
•Brincadeira dirigida
•Atividades de relaxamento
•Produção de textos coletivos
Avaliação:
O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.
De acordo
com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.
Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.
Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm
http://www.infoescola.com/artes-cenicas/historia-do-circo/
https://www.youtube.com/watch?v=jRjGPMANzH4
https://www.youtube.com/results?search_query=videos+sobre+circo&oq=videos+sobre+circo&gs_l=youtube.3..0.5356.9808.0.10646.18.16.0.2.2.0.294.2285.5j4j6.15.0...0.0...1ac.1.sTaameszCdY
Circo no Brasil
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no
Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se
manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao
público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. As manifestações artísticas eram de acordo com a
aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela
determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O
palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia
sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão. O público
brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e
domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico,
pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos.
Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas
novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.
Circo Contemporâneo
Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circo
contemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de pai para filho como
antigamente. A primeira escola de circo surgiu no Rio de Janeiro em 1982,
chamada Escola Nacional de Circo. Nesta escola, jovens aprendem as
técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao
público. Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o
Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os
Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo
Brasileiro. Por Michele Borges
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