"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014

MOVIMENTO



ÁREA: Movimento
CONTEÚDO: Lateralidade
OBJETIVO: Desenvolver as noções de dentro-fora.
PROCEDIMENTOS: Uma caixa de papelão, suficientemente grande para que a criança caiba dentro dela. Pedir para que uma das crianças entre na caixa. Perguntar: Você(nome da criança), está dentro ou fora da caixa? Pedir para criança sair de dentro da caixa. Colocar objetos em cima e embaixo da caixa, ao lado.Pedir que os alunos fechem os olhos e a professora esconderá uma criança dentro da caixa, pedir para que os outros alunos adivinhem qual o colega que está dentro da caixa.

ÁREA: Movimento
CONTEÚDO:Contagem e percepção espacial
OBJETIVO: Quantidades
PROCEDIMENTOS: Os alunos serão incentivados a jogarem a bola nos pinos para derrubá-los, será feita a contagem de quantos pinos cada aluno derrubou e os resultados serão comparados aos dos colegas, será feita a pergunta: Quem derrubou mais pinos? Quem derrubou menos? Quem não conseguiu derrubar? Quem derrubou todos?

ÁREA: Movimento
CONTEÚDO: Brincadeira “ O Mestre Mandou”
OBJETIVO: estimular atenção, equilíbrio, velocidade e  coordenação motora.
PROCEDIMENTOS: O mestre ( no caso , a professora) dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou”, esse é um jogo que exige bastante atenção.

ÁREA: Movimento
CONTEÚDO: Coordenação Motora;
OBJETIVO: Estimular os movimentos, corporais;
 PROCEDIMENTOS: Corrida com roupas de papelão: abra os fundos das caixas(o tamanho varia conforme o tamanho da criança).Organize duas filas, a primeira criança de cada fila fila recebe a caixa e a “veste”; a caixa deve ficar em volta da cintura e a criança irá segura-lá com as duas mãos, ao sinal do apito, as crianças correm e contornam o cone.

MÚSICA






ÁREA: Música

OBJETIVO: Interagir e incentivar a prática das brincadeiras lúdicas e o convívio social; Estimular a imaginação e a criatividade para aprender a apreciar e fazer arte
CONTEÚDO: Alimentação
PROCEDIMENTOS:. 
O jogo funciona assim:

Será utilizada a música: A Sopa do Neném ( Palavra Cantada)

O que que tem na sopa do neném?( 2x)
será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É 1, é 2, é 3…
O que que tem na sopa do neném?( 2x)
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É 1, é 2, é 3…
O que que tem na sopa do neném?( 2x)
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É 1, é 2, é 3…
O que que tem na sopa do neném?( 2x)
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?!
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É 1, é 2, é 3…
O que que tem na sopa do neném?( 2x)
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É 1, é 2, é 3…
O que que tem na sopa do neném?( 2x)
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?

É 1, é 2, é 3…


Material: 1 panela e 2 colheres de pau
- Recorte cada desenho e plastifique como quiser. 
- Na aula, faça uma roda com as crianças sentadas e coloque a panela no meio da roda. Em seguida, pegue as colheres e diga que irá fazer uma sopa deliciosa, porém todos precisam colaborar para que dê certo. 
- Apresente cada ingrediente, cantando a música, sem o rádio, e diga que os que servem  para fazer a sopa vão para dentro da panela e os que não servem vão para fora (ao lado da panela). 
- Depois, distribua para cada criança 1 ingrediente ( um cartão). Os que sobrarem ficam com você. 
- Ligue o rádio e comece a brincadeira. Assim que os ingredientes vão sendo cantados, a criança que estiver com um deles o coloca dentro ou fora da panela. Até que todos 'usem' seus ingredientes, seja para a sopa ou não.
OBS:  Se a turma for muito pequena, o professor poderá ir pausando a cada ingrediente para ajudar a encontrar quem está com ele e se vai para dentro ou fora da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário