Planejamento Anual para Educação Infantil
PLANEJAMENTO ANUAL
LINGUAGEM
COMPETÊNCIAS 
 | 
HABILIDADES 
 | 
EIXOS COGNITIVOS 
 | 
· Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral; 
· Desenvolver e ampliar gradativamente suas 
possibilidades de comunicação oral, escrita; 
· Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de 
participação social. 
 | 
· Identificar os personagens da história contada pela professora; 
· Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história; 
· Respeitar e aceitar as regras de convivência; 
· Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras); 
· Expressar-se utilizando a pintura; 
· Identificar a 1ª letra do nome; 
· Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal; 
· Apreciar as atividades lúdicas 
compreendendo regras de jogos e brincadeiras; 
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano; 
· Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes; 
· Interessar-se por histórias de literatura. 
 | 
Linguagem Escrita 
· Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome; 
· Desenvolvimento motor; 
Linguagem Oral 
· Visualização das consoantes (alfabeto); 
· Conversas informais; 
· Percepção visual e auditiva; 
· Explorar gravuras; 
· Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas. 
Expressão Corporal 
· Noção de tempo e espaço; 
· Lateralidade; 
· Cantar fazendo gestos; 
· Conhecer a localização das partes do corpo; 
· Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar; 
· Participar de jogos e brincadeiras dirigidas. 
· Educação sensorial. 
 | 
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS 
 | 
HABILIDADES 
 | 
EIXOS COGNITIVOS 
 | 
· Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano; 
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para 
pensar logicamente com o 
intuito de resolver situações-problema; 
· Conhecer as figuras geométricas; 
· Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons; 
· Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia; 
 | 
· Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola; 
· Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma; 
· Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do 
espaço. Manusear diferentes objetos; 
· Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos 
fundamentais dos objetos; 
· Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento 
lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve; 
alto/baixo; 
· Identificar e relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;; 
· Vivenciar situações matemáticas através de 
brincadeiras e dramatizações. 
 | 
Grandezas e medidas (Conceitos) 
· Cheio/ vazio; 
· Grande/pequeno; 
· Dentro /fora; 
· Muito/pouco; 
· Em cima/ embaixo; 
· Áspero/liso; 
· Mole/duro; 
· Grosso/fino; 
· Alto/baixo; 
· Quente/frio; 
· Aberto/fechado. 
Formas geométricas 
· Triângulo; 
· Círculo; 
· Quadrado/Retângulo. 
Cores Primárias 
Noções de espaço 
· Agrupar objetos; 
· Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos; 
· Construções com blocos, maquetes e painéis; 
· Circuito de obstáculos; 
· Sistema de numeração; 
· Quantificação de 1 a 5 ·Visualização dos numerais de 0 a 10 
· Contagem oral de 1 a 10. 
· Agrupamento, classificação e seriação. 
 | 
NATUREZA E SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS 
 | 
HABILIDADES 
 | EIXOS COGNITIVOS | 
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, 
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse; 
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza; 
· Desenvolver cuidados simples de higiene 
com o corpo e o ambiente; 
· Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e 
solucionar problemas. 
 | 
· Compreender a importância da escola, 
da professora e dos colegas; 
· Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene; 
· Identificar os diferentes ambientes da escola; 
· Identificar as partes do corpo suas funções e características;. 
· Relacionar as características das pessoas 
que fazem parte da sua família; 
· Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio 
escolar; 
· Desenvolver os hábitos de higiene; 
· Identificar diferentes tipos de alimentos; 
· Estimular a atenção e a observação; 
· Valorizar a cultura brasileira e alagoana; 
· Explorar o meio ambiente e suas riquezas; 
· Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição; 
· Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias; 
· Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização; 
· Desenvolver a linguagem oral; 
· Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas; 
· Reconhecer o Natal, como data religiosa; 
 | 
Relações sociais 
· Eu; 
· Família; 
· Escola; 
· Hábitos de higiene corporal/saúde; 
Seres vivos e ambiente natural; 
· Meu corpo; 
· Animais; 
· Plantas; 
· Os sentidos; 
· Alimentação; 
· Meio ambiente; 
· Mudanças de tempo (Dia e noite); 
· As estações do ano. 
Trabalho 
· Meios de comunicação; 
· Meios de transportes; 
· Profissões. 
Cultura e tempo 
· Carnaval; 
· Circo; 
· Páscoa; 
· Índio; 
· Dia das mães; 
· Festa junina; 
· Dia dos pais; 
· Folclore; 
· Trânsito; 
· Pátria; 
· Bíblia; 
· Árvore; 
· Dia das crianças; 
· Natal. 
 | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário