Tema: Brincando com Cores e Formas
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .
Objetivos:
• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
Linguagem oral e escrita.
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam... desenhos na parede, roupas e sapatos dos alunos.
Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.
BOM DIA A TODAS AS CORES
Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.
No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.
Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha
Poesia "As Cores".
Música Arco íris(Xuxa)
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.
Artes visuais.
- Registrar com tinta de cores citadas na música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas, carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.
Matemática.
Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e formas.
Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.
Um redondo pode ser quadrado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário