"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014


sábado, 2 de abril de 2011

Sugestão de brinquedos feitos com materiais recicláveis....



Carrinho de garrafa pet.
Trenzinho feito de latas
Carrinho feito com garrafa de amaciante de roupas.
(álbum picassa)
Carrinho feito de caixinhas de leite ou suco.

carrinho feito com caixinhas de fósforo.
Caixinha feita com caixa de camisa e potinho de iogurte, para trabalhar cores/classificação.



Vai e vem de garrafa pet

Bilboquê feito com garrafa pet

 
Palhacinho feito com tampinhas,vidro de iogurte
 e tampa de amaciante de roupas.(EMEI Tejuco)

Sapinho feito de garrafa pet.
Dentinhos feitos de garrafa pet.

Pavão feito de garrafa pet( encontrado no album Picassa)
Latinhas com sementes para fazer sons...
(trabalhar audição)

Garrafas com água, corante,
pedrinhas ou grãos para fazer barulhos.

Cavalinho de garrafa pet




Coelhinho feito com embalagem de óleo.

Trenzinho feito com embalagens de sorvete,tampinhas
 de refrigerante e embalagens de Toddy(EMEI Tejuco)

Plano de aula /educação infantil

PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele



Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff



Justificativa: Trabalhar com a históriaMaria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própriaidentidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.


Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


               


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.




Marcar as quantidades no gráfico:

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário