| 
 
PRÉ 
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
  
I - PERÍODO PREPARATÓRIO 
OBJETIVO
 
  
 - Desenvolver coordenação motora fina.
  
- Discriminação esquerda direita.
  
- Organizar espacialmente os traçados no papel.
  
- Desenvolver coordenação viso-motora.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Exercícios para desenvolver:
 
 
 - esquema corporal;
 
- esquema espacial;
 
- orientação temporal;
 
- coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
 
- percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
 
- lateralidade.
 
- Desenvolver campo lingüístico.
 
 
ESTRATÉGIA
  
 - Exercícios gráficos em folhas.
  
- Jogos.
  
- Brincadeiras.
  
- Músicas.
  
- Histórias.
  
- Atividades com sucata.
  
- Cartazes.
  
- Atividades em caderno pedagógico.
 
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motora, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.
  
II – ALFABETIZAÇÃO 
1)- VOGAIS 
OBJETIVOS
  
 - Identificar, ler e escrever as vogais.
 
- Discriminar os sons oral e nasal.
 
- Discriminar sons aberto e fechado.
 
- Completar palavras de acordo com as figuras.
 
- Traçar vogais corretamente.
 
- Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
  
 
CONTEÚDO
  
Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas, minúsculas, de imprensa e cursivas. 
Exercícios para desenvolver o campo lingüístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental.
  
ESTRATÉGIA
  
 - Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
 
- Execução de exercícios gráficos.
 
- Cartazes.
 
- Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
 
- Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
 
- Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
  
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo. 
Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.
 
  
2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS 
OBJETIVO 
 
 - Identificar encontros vocálicos e vogais nasaladas.
 
- Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.
 
- Identificar o sinal gráfico ~ (til), ler e escrever.
 
 
CONTEÚDO
  
 - Encontros vocálicos em letras maiúsculas, minúsculas de imprensa e cursivas.
 
- Vogais nasaladas: ã, ão, ãe, õe.
 
- Desenvolver campo lingüístico e vocabulário.
  
 
ESTRATÉGIA
  
 - Apresentação dos encontros vocálicos e das vogais nasaladas em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
 
- Transcrição, cópias, ditados e exercícios.
 
- Leitura, recorte e colagem.
  
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
  
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS 
OBJETIVO 
 - Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
 
- Automatizar o processo de formação.
 
- Empregar corretamente o uso das famílias.
 
- Treinar a escrita.
 
- Executar os exercícios corretamente.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Palavras-chave, famílias silábicas.
 
- Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
 
- Ortografia.
  
 
ESTRATÉGIA
  
 - Apresentação das famílias silábicas através de: cartazes, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras.
 
- Exercícios gráficos orais e escritos, caderno ortográfico, cartilha, ditado, palavras cruzadas e etc.
  
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções. 
Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas. 
Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.
  
MATEMÁTICA
  
OBJETIVO
 
  
 - Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
 
- Identificar figuras geométricas.
 
- Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
 
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
 
- Ampliar os conceitos matemáticos.
 
- Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
 
- Conjuntos (unitário, vazio).
 
- Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
  
 
ESTRATÉGIA
  
Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
  
AVALIAÇÃO
  
Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos. 
Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
  
ARTES PLÁSTICAS
  
OBJETIVO
 
  
 - Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
 
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
 
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
 
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Desenho.
 
- Pintura.
 
- Impressão.
 
- Recorte.
 
- Alinhavo.
 
- Tapeçaria.
 
- Colagem.
 
- Modelagem.
 
- Dobradura.
 
- Montagem.
 
- Construção.
  
 
ESTRATÉGIA
 
  
 - Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
 
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
 
- Revista, jornal e sucata.
 
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
  
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
  
CIÊNCIAS 
OBJETIVO
  
 - Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
 
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
 
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
 
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
 
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
 
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
 
- Explorar o ambiente em que vive.
  
 
CONTEÚDO
  
 - As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
 
- Alimento/Culinária.
 
- Plantas/Horticultura.
 
- Animais.
  
 
ESTRATÉGIA
  
 - Explorar o meio em que estamos.
 
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
 
- Pinturas colagens, recortes.
 
- Horta.
 
- Passeios, excursões.
 
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
 
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
 
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
  
 
  
AVALIAÇÃO
  
Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
  
INTEGRAÇÃO SOCIAL
  
OBJETIVO
  
 - Adaptar a criança à escola e à vida social.
 
- Promover condições de um convívio agradável.
 
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
 
- Adquirir habilidades sociais.
 
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
 
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Eu/Família.
 
- Casa/Comunidade.
 
- Escola.
 
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
 
- Datas Comemorativas:
 
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  
 
ESTRATÉGIA
  
Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens. 
Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
  
AVALIAÇÃO
  
Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.
  
INGLÊS
  
OBJETIVO
  
 - Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
 
- Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
 
- Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
  
 
CONTEÚDO
  
 - Cores.
 
- Números.
 
- Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
 
- Músicas.
  
 
ESTRATÉGIA
  
 - Vídeo.
 
- Cartazes.
 
- Desenhos.
 
- Atividades gráficas.
 
- Pintura, colagem e recorte.
  
 
AVALIAÇÃO
  
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão. 
Pronúncia e o interesse.
  
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS 
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
 
 
 
 - Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
 
- Permitir que a criança seja independente.
 
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
 
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
 
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
 
- Mante-la ocupada.
 
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
 
 
 | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário