Jogos que despertam o raciocínio: Estratégias
Os
 professores das redes estaduais e municipais participaram de encontro 
em Unaí, onde foi trabalhado a importância  dos professores e 
especialistas da educação estarem norteando seus trabalhos nos   Eixos  
referencias do CEALE , onde descritores e capacidades/habilidades a 
serem trabalhadas embasam o bom desempenho dos profissionais da 
educação. O encontro foi todo em forma de oficinas, que podem ser 
desenvolvidas dentro ds salas de aula, sugestões muito interessante como
 a que segue:
Oficina Ciclo Complementar Ensino Fundamental - Matemática
 JOGO: CINCO EM LINHA
Caderno de atividades Pro-Ciência
Apresentação do problema
Apresentar o jogo iniciando a atividade com o seguinte problema:
Quem primeiro consegue cinco números em linha reta?
Objetivos
Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio. Gerar estratégias. Trabalhar adição ou subtração.
Materiais
-         02 tabuleiros de papel conforme modelo;
-         40 peças de emborrachado (20 vermelhas e 20 amarelas) ou tampinhas coloridas.
Desafio
Colocar cinco números em linha reta.
Levantamento de hipóteses
Explorar conceitos de geometria, possibilidades e estratégias para vencer o jogo verbalmente.
Experimentação
Discutir as regras do jogo antes de iniciar, em seguida, jogar.
As regras são:
Ø       Cada equipe recebe 20 peças ou tampinhas de cor diferente.
Ø       A primeira equipe a jogar escolhe dois números no tabuleiro menor indicando-as à equipe adversária.
Ø       Em
 seguida calculam, dizendo em voz alta, a soma dos números escolhidos, 
procurando este valor no tabuleiro maior e colocam sobre ele um de seus 
marcadores.
Ø       Uma vez colocada, a peça não pode ser retirada.
Ø       Se a equipe na sua vez errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ela passa a vez sem colocar nenhuma ficha.
Ø       Ganha
 o jogo a primeira equipe que conseguir cobrir cinco números seguidos do
 tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal).
Ø       Se
 nenhuma equipe conseguir colocar cinco peças em linha e o tabuleiro 
ficar completo, ganha o jogo a que tiver colocado mais peças no 
tabuleiro.
EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (1)
15 
 |    
19 
 |    
12 
 |   
23 
 |    
17 
 |    
32 
 |   
51 
 |    
11 
 |    
14 
 |   
EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (2)
34 
 |    
27 
 |    
38 
 |    
32 
 |    
47 
 |    
66 
 |   
26 
 |    
29 
 |    
31 
 |    
42 
 |    
36 
 |    
51 
 |   
70 
 |    
30 
 |    
33 
 |    
35 
 |    
29 
 |    
44 
 |   
63 
 |    
23 
 |    
26 
 |    
40 
 |    
55 
 |    
74 
 |   
34 
 |    
37 
 |    
49 
 |    
68 
 |    
28 
 |    
31 
 |   
83 
 |    
43 
 |    
46 
 |    
62 
 |    
65 
 |    
25 
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