"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


 

Jogos que despertam o raciocínio: Estratégias


Os professores das redes estaduais e municipais participaram de encontro em Unaí, onde foi trabalhado a importância  dos professores e especialistas da educação estarem norteando seus trabalhos nos   Eixos  referencias do CEALE , onde descritores e capacidades/habilidades a serem trabalhadas embasam o bom desempenho dos profissionais da educação. O encontro foi todo em forma de oficinas, que podem ser desenvolvidas dentro ds salas de aula, sugestões muito interessante como a que segue:
 
Oficina Ciclo Complementar Ensino Fundamental - Matemática

 JOGO: CINCO EM LINHA
Caderno de atividades Pro-Ciência
Apresentação do problema
Apresentar o jogo iniciando a atividade com o seguinte problema:
Quem primeiro consegue cinco números em linha reta?

Objetivos
Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio. Gerar estratégias. Trabalhar adição ou subtração.

Materiais
-         02 tabuleiros de papel conforme modelo;
-         40 peças de emborrachado (20 vermelhas e 20 amarelas) ou tampinhas coloridas.

Desafio
Colocar cinco números em linha reta.

Levantamento de hipóteses
Explorar conceitos de geometria, possibilidades e estratégias para vencer o jogo verbalmente.

Experimentação
Discutir as regras do jogo antes de iniciar, em seguida, jogar.
As regras são:
Ø       Cada equipe recebe 20 peças ou tampinhas de cor diferente.
Ø       A primeira equipe a jogar escolhe dois números no tabuleiro menor indicando-as à equipe adversária.
Ø       Em seguida calculam, dizendo em voz alta, a soma dos números escolhidos, procurando este valor no tabuleiro maior e colocam sobre ele um de seus marcadores.
Ø       Uma vez colocada, a peça não pode ser retirada.
Ø       Se a equipe na sua vez errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ela passa a vez sem colocar nenhuma ficha.
Ø       Ganha o jogo a primeira equipe que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal).
Ø       Se nenhuma equipe conseguir colocar cinco peças em linha e o tabuleiro ficar completo, ganha o jogo a que tiver colocado mais peças no tabuleiro.


EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (1)





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EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (2)



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